Buscar

destilação simples

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução
Substância pura é a substância (ou composto) formada exclusivamente por partículas (moléculas ou aglomerados) quimicamente iguais. Os compostos orgânicos nem sempre são obtidos na sua forma pura, sendo frequentemente acompanhados de impurezas. A purificação de substâncias é um processo muito importante em laboratórios de química e indústrias.
Devido à dificuldade de encontrar substâncias puras na natureza, tais substâncias são produzidas em laboratórios por processos de fracionamento de misturas ou métodos de purificação. Um conjunto de substâncias puras se obtém uma mistura ¹ seja ela homogênea ou heterogênea.
Na mistura homogênea ocorre a dissolução de duas ou mais substâncias solúveis entre si apresentando, assim, uma única fase (porção que apresenta aspecto visual uniforme), já na mistura heterogênea pode apresentar duas ou mais fases, entendendo assim que as substâncias não são solúveis entre si.
Para separar substâncias puras existem várias técnicas como: Destilação simples, fracionada, por arraste a vapor e dentre outros. O método mais utilizado e importante é a destilação simples ¹, pois através dela pode-se purificar e separar substâncias. Com a destilação simples ocorre a separação de dois ou mais líquidos que tenham pontos de ebulição diferentes, ou impurezas não voláteis (tal como um sólido) presentes na solução.
Em outras palavras, trata-se da evaporação de um líquido mais volátil seguido do esfriamento do vapor para promover sua condensação em outro recipiente, enquanto o liquido menos volátil permanece no balão volumétrico na forma de resíduo.
OBJETIVO 
O objetivo dessa prática experimental é aplicar a destilação simples na mistura de Cloreto de Sódio e Água, onde ocorrerá à separação dos compostos e a observação da substância condensada se estará totalmente pura e para isso será realizado dois testes:
Teste A- Identificação do Íon cloreto )
Teste B-Identificação do Íon sódio (
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 
MATERIAIS UTILIZADOS 
Um suporte universal com garras para o condensador (Figura 1.1)
Um condensador simples (Figura 1.2)
Uma manta de aquecimento de 100 ml (Figura 1.3)
Um bastão de vidro (Figura 1.4)
Balão Volumétrico de fundo redondo de 100 ml (Figura 1.5)
Termômetro com escala de -10ºC a 110ºC (Figura 1.6)
Rolha perfurada para adaptação no termômetro (Figura 1.7)
Quatro tubos de ensaio (Figura 1.8)
Mangueira para entrada e saída do condensador (Figura 1.9)
Um funil (Figura 2.1)
Balança de precisão (Figura 2.2)
Um frasco de Erlenmeyer (Figura 2.3)
Béquer (Figura 2.4)
Vidro de relógio (Figura 2.5)
Pipeta volumétrica (Figura 2.6)
Proveta (Figura 2.7)
 
 Figura1. 1-Suporte universal Figura 1.2- Condensador Simples
 
 Figura 1.3- Manta de Aquecimento Figura 1.4- Bastão de vidro 
 
 Figura 1.5- Balão Volumétrico Figura 1.6- Termômetro
 
 Figura 1.7- Rolha adaptada Figura 1.8- Tubo de ensaio 
 
Figura 1.9- Mangueira de entrada e saída Figura 2.1- Funil
 
 Figura 2.2- Balança de precisão Figura 2.3- Frasco de Erlenmeyer
 
 Figura 2.4- Béquer Figura 2.5- Vidro de relógio 
 
 Figura 2.6- Pipeta volumétrica Figura 2.7- Proveta
MATERIAIS EXPERIMENTAIS 
80 ml de água destilada 
20 g de Cloreto de Sódio
50 ml de Nitrato de prata (AgN)
100 ml de Ácido Nítrico (HN)
METODOLOGIA 
Primeiramente colocou-se uma porção de cloreto de sódio no relógio de vidro para a pesagem, onde terá que conter 20g. Após isso será feita a mistura no béquer com o bastão de vidro das 20g do Cloreto de Sódio com os 80 ml de água destilada,antes de colocar a mistura no balão volumétrico, colocaram-se pequenos cacos de porcelanas, tendo como objetivo evitar o super aquecimento em pontos isolados impedindo de ocorrer uma ebulição muito exarcebada.
 Com isso colocou-se com o funil apenas 50 ml da mistura no balão volumétrico que por sua vez foi medida pela proveta por apresentar medidas aproximadas. Por conseguinte ligou-se a mangueira para o resfriamento do condensador de modo que fique completo de água, depois desse procedimento ajustou-se o balão volumétrico ao condensador e regulou-se o termômetro no balão volumétrico de modo que não fique nem raso e nem profundo.
Após isso ligou-se a manta de aquecimento para iniciar o agitamento das moléculas da solução, que por sua vez ao chegar a uma determinada temperatura, a água por ser mais volátil que o cloreto de sódio e por apresentar menor ponto de ebulição,irá evaporar primeiro. Assim o cloreto de sódio permanecerá no balão volumétrico por ser menos volátil que a água.
Com a evaporação da água o vapor irá passar pelo condensador, por apresentar paredes frias, o vapor irá se condensar voltando ao estado líquido. Depois de algum tempo toda a água estará no frasco de Erlenmeyer no seu estado puro.
No entanto não se tem certeza se a água destilada está totalmente pura, para isso será realizado dois testes:
 Teste A- Identificação do Íon Cloreto (), depois da destilação ocorrida pegou-se dois ml da água destilada e dois ml do restante da mistura que continha no tubo volumétrico, onde ambas foram colocadas em um tubo de ensaio. Para o teste ser realizado deve-se pegar o primeiro tubo que contem água destilada (tubo A) e o segundo tubo que contém a mistura do tubo volumétrico (tubo B) e colocar cinco gotas de nitrato de prata e notar sua coloração. Ao fazer isso nota-se que após colocar cinco gotas de nitrato de prata no tubo A, sua coloração não muda. Provando, assim, que a água destilada está totalmente pura. Porém,quando se coloca cinco gostas no tubo B observa-se que sua coloração não permanece a mesma, ficando branca. Concluindo, assim, que no tubo B contem presença de Íons Cloreto.
Teste B- Identificação do Íon Sódio (,primeiramente para o teste ser realizado deve ocorrer à limpeza do bastão de vidro com o ácido nítrico. Com isso em dois tubos de ensaio coloca-se dois ml da água destilada (tubo A) e dois ml do restante da mistura (tubo B). Seguindo isso, pega-se o bastão de vidro já limpo com ácido nítrico e o coloca no fogo para a secagem.Com o bastão de vidro seco coloca-o dentro do tubo A, repetindo assim no tubo B, notando se haverá presença de cristais de cloreto de sódio. Ao fazer isso nota-se que ao colocar o bastão de vidro no tubo A observa-se que não houve presença de cristais. Provando, assim, que a água destilada esta totalmente pura. No entanto, ao fazer o mesmo procedimento no tubo B, nota-se que ao colocar o bastão de vidro dentro do frasco houve presença de cristais. Concluindo, assim, que há presença de Íons sódio. 
Através do gráfico ² 1.1 temperatura versus o tempo observa-se que a substância simples possui um comportamento diferente da mistura em relação a T.E e T.F devido à diferença entre os materiais utilizados, pois a substância simples só depende do seu processo de evaporação diferentemente da mistura por haver dois ou mais elementos sendo que cada elemento possui seu determinado tempo de ebulição. E o processo se torna mais difícil.
Gráfico 1.1
CONCLUSÃO
Depois das análises experimentais, conclui-se que na separação das misturas (água e cloreto de sódio) a destilação simples é o método apropriado, pois a diferença de ebulição dos dois elementos são bem distintos e pela a pressão de vapor obtém-se a separação da mistura facilitando a destilação. E para provar a eficácia desse método foi feita a análise da água após
a destilação, contudo não foi encontrado nenhum resíduo de cloreto de sódio na água destilada. 
Referência 
¹ M.G.Constantino. G.V.J.da Silva, P.M. Donate, Fundamentos de química experimental Editora Edusp Universidade de São Paulo 2011.
 ² http://espetacularquimica.blogspot.com.br/2013/11/substancias-e-misturas.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais