Buscar

1ª Prova de Psicologia da 138 e da 139

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1ª PROVA de PSICOLOGIA da 138
1-Caiu um texto e pediu para comentar com base nas Teorias Psicológicas.
Depende do texto, mas deveria ser fácil: só falar sobre algumas das teorias (Behaviorismo radical/cognitivo – Skinner –, Teoria do Apego – Bowlby –, Psicologia Evolucionista, Genética Comportamental, Natureza e Experiência – combinadas –, Desenvolvimento Cognitivo – Piaget –, Tarefas Psicossociais – Erikson –, Perspectiva Sistêmica do Desenvolvimento).
2-Um paciente chega falando que sua mulher está grávida de 6 meses. A princípio ficou espantado, mas depois entendeu. Mas falou que seu maior medo era saber como ser um bom pai. Como você abordaria o paciente? 
A resposta é muito relativa, mas eu colocaria algo relacionado à dança do apego, ou seja, dizendo que o relacionamento dele com o filho(a) iria se desenvolver naturalmente, que o nascimento do filho iria provocar nele um sentimento de afeto e amor e que o momento pelo qual ele estava passando é muito comum, e os pais conseguem se sair bem após verem o filho.
3 Um bebê de meses não pára de chorar e a mãe não consegue acalmá-lo. Você faz vários exames e não encontra nada. O que você diria à mãe?
Inicialmente pensei em cólica, mas não sei se seria encontrado ou não nos exames. De qualquer jeito o conselho para a mãe seria que ela tivesse uma maior proximidade com o bebê, com contato físico direto, massagens e levar o bebê próximo a si no estilo canguru, além das técnicas de embalar e enfaixar. Seria legal falar também que o choro ajuda a fixar a relação entre bebês e pais, já que é o primeiro sinal de comunicação de uma criança.
 
4-O que é ser pró-social? Comente o apego seguro e explique por que crianças com apego seguro são geralmente mais pró-sociais? 
Diria que ser pró-social é realizar atos de ajuda para com os outros, podendo ser esses atos egocêntricos ou altruístas. Geralmente bebês com apego seguro se desenvolvem em crianças e pessoas mais pró-sociais devido a serem mais autoconfiantes, não terem tanta tendência de internalização ou externalização e serem mais felizes, caso não passem por algum evento traumatizante, o que poderia influenciar nesses aspectos.
5- Qual é a importância de brincar para o desenvolvimento infantil?
Sobre o brincar eu acho que o principal que se deve falar diz respeito ao brincar de faz de conta ou imaginativo, que é importante, pois ajuda as crianças a exercitarem papéis de adultos, ensina a necessidade de aderir a regras e normas, servindo como um "treinamento para a vida adulta". Além disso, brincar deixa a criança mais feliz, e permite que ela se relacione com outras crianças, aumentando sua sociabilidade.
6- Cite e discorra sobre 4 quesitos que devem ser avaliados em uma criança que apresenta dificuldades na escola.
Essa é meio chatinha. Acho que colocaria TDAH, problemas em casa, relacionamentos na escola (tendência de externalização ou internalização) e perda da motivação intrínseca para aprender. 
1ª Prova de Psicologia 139
-Porque a imaginação é importante na prática da medicina?
-O que é coorte e porque deve-se considera-la na análise de um paciente?
-Estilos parentais
-Uma mãe chega no consultório com seu filho de 5 anos dizendo que ele está agressivo com os colegas na escola, às vezes até batendo nas outras crianças. Como você abordaria essa mãe?
-Qual a importância do estado emocional de uma grávida e quais as consequências de alterações emocionais no desenvolvimento da gravidez

Outros materiais