Buscar

aula2segind engcivil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
1ª PESQUISA – HIPÓCRATES, SÉCULO IV AC. ESTUDOU O EFEITO DO CHUMBO NA SAÚDE DOS OPERÁRIOS
1700 – PUBLICADO LIVRO:”DE MORBIS ARTIFICUM DIATRIBA”, CUJO AUTOR, BERNADINO RAMAZZINI, FOI CONSIDERADO PAI DA MEDICINA DO TRABALHO.
1802 – PARLAMENTO BRITÂNICO APROVOU A PRIMEIRA LEI DE PROTEÇÃO AOS TRABALHADORES: LEI DE SAÚDE E MORAL DOS APRENDIZES.
1833 – SURGE A LEI DAS FÁBRICAS.
 1919 – CRIADA A ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT), EM CUJA CARTA CONSTITUÍDA PREVÊ A OBRIGAÇÃO DE SERVIÇOS DE INSPEÇÃO, REPARAÇÃO DE AT E DO.
1981 – A OIT FORMULOU O CONJUNTO DE PRINCÍPIOS QUE PASSA A CONSTITUIR A BASE DA “PREVENÇÃO DE RISCOS PROFISSIONAIS”.
*
TEORIA DA CULPA
HAVERIA SEMPRE UM CULPADO PELO ACIDENTE DE TRABALHO 
TEORIA DO RISCO PROFISSIONAL
TODA ATIVIDADE TEM UM RISCO INERENTE A ELA, INDEPENDENTE DA CULPA DE A OU B
*
TEORIA DO RISCO SOCIAL
A SOCIEDADE COMO UM TODO DEVE ARCAR COM O ÔNUS DO AT, UMA VEZ QUE SE BENEFICIA DO TRABALHO REALIZADO NOS LOCAIS DE TRABALHO ONDE OCORREM OS AT
TEORIA DA REPARAÇÃO DO DANO
OBRIGA-SE A EMPRESA A RODEAR O SEU EMPREGADO DE MEDIDAS COLETIVAS E INDIVIDUAIS NO SENTIDO DE NÃO SOFRER ACIDENTES, CUMPRINDO E FAZENDO CUMPRIR A LEI.
*
PRIMÓRDIOS DO SÉCULO XX – REPARAÇÃO DO DANO.
MEADOS DO SÉCULO XX – GESTÃO DO CONTROLE DE RISCOS.
PASSOU-SE DO CONCEITO DE FERIMENTOS, PARA O CONCEITO DE PERDAS POR ACIDENTES; DO CONCEITO DE ATOS INSEGUROS E CONDIÇÕES INSEGURAS, PARA O DE ATOS E CONDIÇÕES ABAIXO DE PADRÕES ESTABELECIDOS.
ATUALMENTE - CONSIDERA-SE QUE A SEGURANÇA NO TRABALHO É PARTE INTEGRANTE DA GESTÃO GLOBAL DA EMPRESA.
*
Gestão em SST 
Uma nova fase Sistema ISO anunciou norma de gestão em SST para 2016 Converter ações de Saúde e Segurança do Trabalho realizadas dentro das empresas em resultados concretos com efetiva redução de acidentes e agravos relacionados ao trabalho é um desafio que ainda se impõe aos profissionais da área. A experiência de 40 anos de atuação dos SESMTs (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) tem demonstrado que é necessário superar o simples cumprimento da legislação e dos atos puramente reativos a ocorrências indesejáveis e avançar para o patamar seguinte. Já é tempo de aplicar saúde e segurança dentro de um sistema de gestão, seja ele próprio ou certificado como no caso da OHSAS 18001.
*
O mais importante é que as atividades realizadas na empresa estejam inseridas em um método que seja capaz de prevenir acidentes e/ou doenças por meio do conhecido ciclo do PDCA (planejamento, ação, verificação e análise). Melhor ainda, se o sistema de gestão em SST estiver integrado aos demais sistemas de gestão da empresa como às áreas de Qualidade, Meio Ambiente, Informação. Para o consultor João Cândido de Oliveira, da JCO & Associados uma das vantagens importantes de se utilizar um sistema de gestão de SST integrado aos demais sistemas é a melhoria do clima no local de trabalho. "É impossível pensar num ambiente saudável quando o nível de acidente é alto. A insegurança no trabalho desestabiliza principalmente as relações entre empregador e trabalhador, o que não favorece a produtividade e a qualidade", sustenta Oliveira.
*
A
C
I
D
E
N
T
E
DE
T
R
A
B
A
L
H
O
 
“Acidente deTrabalho é aquele que ocorrer pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou a perda, ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.
 
 Acidente de Trabalho é toda ocorrência que interfere no andamento normal do trabalho, envolvendo, além do trabalhador, outros fatores de produção e resultando em : perdas pessoais, de materiais ou pelo menos de tempo. 
*
*
*
DADOS DOS ACIDENTES DO TRABALHO DE 2011
     O número total de acidentes de trabalho registrados no Brasil aumentou de 709.474 casos em 2010 para 711.164 em 2011.
*
Analisando as 5 macro regiões demográficas, a região Sudeste conta com o maior número de acidentes de trabalho, com um total de 387.142 ocorrências, cerca de 70% do total nacional. Em seguida, a região Sul registra 153.329 casos, a região Nordeste 91.725, região Centro-Oeste 47.884 e, por fim, região Norte, com 31.084 acidentes.
*
TIPOS DE AT PREVISTOS NA LEGISLAÇÃO 
BRASILEIRA
ACIDENTES TÍPICOS – são os que provocam lesões imediatas (cortes, fraturas, queimaduras) e a capacidade para o trabalho se reduz após o acidente.
DOENÇAS PROFISSIONAIS – são doenças como a silicose e as dermatoses, paulatinamente contraídas em função da exposição continuada a algum agente agressor presente no local de trabalho.
ACIDENTES DE TRAJETO – são os acidentes sofridos pelos empregados ainda que fora do local e horário de trabalho, como os ocorridos no percurso da residência para o trabalho ou deste para aquele. 
*
*
ACIDENTE SEM PERDA DE TEMPO: É aquele que não impede o empregado de voltar ao trabalho no mesmo dia, ou no dia imediato ao do acidente, no horário regulamentar.
ACIDENTE COM PERDA DE TEMPO: É aquele que impede que o empregado volte ao trabalho no mesmo dia, ou no dia imediato ao do acidente, no horário regulamentar.
CLASSIFICAÇÃO
*
*
 EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
De acordo com as situações mostradas nas fotos 1 e 2 , como você classificaria os AT ilustrados? Justifique.
2. Estudo de caso:
Um operário ao trabalhar com a massa de cimento, em canteiro de obras, adquiriu uma dermatose que causou ferimentos em suas mãos. Você considera esse fato como um AT? Justifique.
 FOTO 1
 FOTO 2
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais