Buscar

aula3engcivil (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
A
C
I
D
E
N
T
E
DE
T
R
A
B
A
L
H
O
 
“Acidente deTrabalho é aquele que ocorrer pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou a perda, ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.
 
 Acidente de Trabalho é toda ocorrência que interfere no andamento normal do trabalho, envolvendo, além do trabalhador, outros fatores de produção e resultando em : perdas pessoais, de materiais ou pelo menos de tempo. 
*
Consequências dos Acidentes
       Um acidente de trabalho é determinado por múltiplos fatores de que não nos percebemos ou cujo efeito não entendemos em muitas situações. Por outro lado, quando desencadeado, dá origem a consequências vastas, de diversa ordem, com efeitos induzidos aos mais variados níveis. Em todos os casos qualquer acidente tem, sempre, consequências individuais, familiares, sociais e econômicas.
*
Qualquer acidente do trabalho acarreta prejuízos para o acidentado, para a empresa, para a Nação.
Se encararmos o acidente do ponto de vista prevencionista (onde não há necessidade de efeito lesivo ao trabalhador em virtude da ocorrência), a simples perda de tempo para normalizar a situação já representa um custo. 
*
Por exemplo, a queda de um fardo de algodão mal armazenado, em principio, teria como consequências: 
o empregado encarregado do rearmazenagem despenderá esforço para o trabalho, inclusive passando pelo risco inerente a atividade, desnecessário se o armazenamento inicial tivesse feito corretamente; 
O empregador pagará duas vezes pelo serviço armazenagem; há perda de produção pela necessidade de execução do serviço varia vezes.
*
Se, no exemplo anterior, um trabalhador for atingido pelo fardo e necessitar de um afastamento temporário para recuperação, cita-se como consequência: o operário ficara prejudicado em sua saúde; o empregador arcara com as despesas do salário do acidentado, do dia do acidente e dos seguintes 15 (quinze) dias; a empresa seguradora (no caso o INSS) pagará as despesas de atendimento médico e os salários a partir do 15º dia até o retorno do acidentado ao trabalho normal.
Percebe-se que o próprio país é afetado com todo o conjunto de efeitos negativos dos acidentes do trabalho.
*
CONSEQUÊNCIAS DOS  ACIDENTES DE TRABALHO Muitas vezes, pior que o acidente em si, são as suas consequências. 
Todos sofrem: · a vítima, que fica incapacitada de forma total ou parcial, temporária ou permanente para o trabalho; · a família, que tem seu padrão de vida afetado pela falta dos ganhos normais, correndo o risco de cair na marginalidade; 
*
 as empresas, com a perda de mão-de-obra, de material, de equipamentos, tempo e, conseqüentemente, elevação dos custos operacionais;
 a sociedade, com o número crescente de inválidos e dependentes da Previdência Social. Sofre, enfim, o próprio país, com todo o conjunto de efeitos negativos dos acidentes do trabalho.
*
*
*
*
Quais são os custos dos acidentes e doenças do trabalho para as empresas? 
Há dois tipos de custos, os segurados (DIRETOS) e os não segurados (INDIRETOS). Os segurados são os mais visíveis: é quanto as empresas gastam com seguro de acidentes de trabalho. Os não segurados são menos visíveis e mais diluídos. 
. 
Em linhas gerais pode-se dizer que o custo do acidente é o somatório dos custos diretos e indiretos envolvidos.
C = CD + CI
*
Custo Direto:
É o custo mensal do seguro de acidentes do trabalho. Não tem relação com o acidente em si. A contribuição é calculada a partir do enquadramento da empresa em três níveis de risco de acidentes do trabalho essa porcentagem é calculada em relação à folha de salário de contribuição e é recolhida juntamente com as demais contribuições arrecadadas pelo INSS.
1% para a empresa de riscos de acidente considerado leve
2% para a empresa de risco médio
3% para a empresa de risco grave
*
CUSTO INDIRETO OU NÃO SEGURADO:
 Engloba todas as despesas, não atribuídas aos acidentes, mas que se manifestam como conseqüência indireta dos mesmos. Não são de responsabilidade da entidade seguradora, ficando o seu ônus a cargo dos empregadores.
Os principais itens dos custos indiretos são:
Salários pagos durante o tempo perdido por outros trabalhadores, na hora do acidente e após o mesmo;
Salários adicionais pagos por trabalhos de horas extras, em virtude do acidente;
*
Salários pagos a supervisores durante o tempo despendido em atividades decorrentes do acidente;
Salários pago ao acidentado, não cobertos pela seguradora;
Diminuição da eficiência do acidentado ao retornar ao trabalho;
Despesa com treinamento do substituto do acidentado;
Custo do material ou equipamento danificado nos acidentes;
Custo eventual de interferência na produção (retardamento de entrega, multas, etc.)
*
Em caso de acidente com morte ou invalidez permanente ainda devemos considerar o custo da indenização que deve ser pago mensalmente até que o empregado atinja a idade de 65 anos.
*
Embora os custos para o empregador aumentem,em função da gravidade do acidente, certamente é o trabalhador quem mais perde:
Preço de uma vida?
Preço da perda de uma mutilação?
Como calcular os prejuízos morais?
Como calcular o valor do sofrimento?
*
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
Quais as perdas consequentes dos AT tanto do ponto de vista humano, quanto do ponto de vista financeiro e da Nação?
Com base no AT relatado identifique os possíveis custos consequentes desse AT.
*
DEVEM SER BUSCADAS NAS DISFUNÇÕES QUE PODEM SER INTRODUZIDAS NO SISTEMA ATRAVÉS DE: FALHA DE PLANEJAMENTO, FATOR PESSOAL OU AINDA FALHA NAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS . 
CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE INSEGURANÇA.
FATOR PESSOAL DE INSEGURANÇA
É a origem, de caráter humano ou material, relacionada com o acidente, pela materialização de um risco, resultando em danos
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais