Buscar

Relaxamento de Prisão Flagrante - Modelo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTRO JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA DO JURI DA COMARCA DE ______
Distribuição por dependência
ao Inquerito Policial nº
BELARMINO sobrenome, nacionalidade, estado civil, profissão, Identidade nº, CPF nº, residência e domicílio, vem, respeitosamente, por meio de seu advogado, à presença de Vossa Excelência, requerer o RELAXAMENTO DA PRISÃO EM FLAGRANTE, com fulcro no artigo 5º, inciso LXV, da Constituição Federal, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas, visando declaração de nulidade do auto de prisão em flagrante nº___ com a correspondente expedição de alvará de soltura.
I – DOS FATOS:
Na data de xx/xx/xxxx, o requerente, teve sua residência invadida, no período de repouso noturno, por uma pessoa não identificada. Temeroso pela conduta mal intencionada do invasor, abriu a janela efetuou a ermo alguns disparos de arma de fogo em direção ao quintal. Nesse momento verificou que havia atingido o invasor em região letal levando ao óbito.
Em ato contínuo, o requerente dirigiu-se a autoridade policial competente com fito de comunicar o ocorrido e auxiliar nas investigações.
Ocorre Excelência, que após relatar o fato ao Excelentíssimo Doutor delegado, o requerente recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de homicídio.
II – DO DIREITO:
Diante das circunstancias do fato em comento a Constituição da República em seu art. 5º, inc. LXV diz que a prisão ilegal deverá ser relaxada imediatamente. In verbis.
Constituição Federal
Art. 5º ...............
LXV - a prisão ilegal será imediatamente relaxada pela autoridade judiciária;
A situação fática não preenche em nenhuma das hipóteses elencadas no art. 302 e incisos do CPP para efetivação da prisão em flagrante. Quais sejam:
Código de Processo Penal 
Art. 302: Considera-se em flagrante delito quem:
I – está cometendo a infração legal;
II – acaba de cometê-la;
III – é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser ele autor da infração;
IV – é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos, ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração.
Por não se adequar a nenhum dos mandamentos legais que justifiquem a prisão em flagrante pede-se, contudo o imediato relaxamento dessa prisão ilegal, nos termos do art. 310, I, do Código de Processo Penal, uma vez que não houve prisão em flagrante delito, sendo direito do cidadão de ser preso quando não em flagrante delito somente por decisão judicial fundamentada, nos termos do art. 5º, LXI, da Constituição Federal.
Não sendo o presente caso de prisão preventiva e muito menos de prisão em flagrante, por não preencher os requisitos legais, pede-se o deferimento do pedido de conceder-lhe a sua liberdade, expedindo-se o competente alvará de soltura.
III – DO PEDIDO:
Ante o exposto, requer a Vossa Excelência, uma vez provada a inexistência de flagrante delito, determinar o relaxamento da prisão, colocando o requerente em liberdade.
Que seja ouvido o representante do Ministério Público e expedindo-se o competente alvará de soltura em favor do requerente, como medida de justiça.
Nesses termos,
Pede e espera deferimento.
Local, data.
 
Nome do Advogado
OAB nº

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais