Buscar

Biografia - Tucídides

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Parte inferior do formulário
Tucídides
Tucídides (460? -395? a.C.) foi historiador da Grécia antiga. Escreveu a "História da Guerra do Peloponeso", onde registra a luta que ocorreu entre Esparta e Atenas, no séc. a.C.
Tucídides viveu em Atenas no momento em que a região atingiu o apogeu de seu esplendor econômico e cultural. Filho de nobres atenienses Oloros e Hegesipile.
Durante as lutas entre Esparta e Atenas, Tucídides, o general, era visto nos campos de batalha, acompanhando o desenrolar dos combates. Em dezembro de 424 a.C., os espartanos tomaram o porto de Íon, na cidade de Anfípolis, e Tucídides apesar de ter feito o possível para derrotar os invasores, os atenienses não lhe perdoaram. Sua carreira militar estava comprometida, foi considerado traidor, o que lhe valeu um longo exílio de vinte anos.
Na solidão do exílio, o militar tornou-se historiador. Sua narrativa "História da Guerra do Peloponeso", registra a emocionante história da Grécia antiga, a guerra entre Esparta e Atenas, ocorrida no século V a.C.
Tucídides que foi educado numa época em que os filósofos e poetas buscavam conhecer melhor o homem e a natureza, seguindo os critérios lógicos e racionais, reflete em sua obra essas preocupações. Com ele a História muda de feição, elimina o lendário e a narrativa de fábulas e anedotas, e assume um estudo documentado e compreensível do passado.
Tucídides define seu método de trabalho: "Quanto aos fatos, não achei conveniente retratá-los de acordo com o primeiro informante, nem segundo minhas impressões, mas apenas, após presenciá-los pessoalmente ou, quando obrigado a recorrer a outros testemunhos, depois de realizar sobre cada um deles uma pesquisa tão severa quanto possível.
Influenciado por Heródoto e outros historiadores que o antecederam, ele também introduziu na obra, discursos fictícios de alguns personagens históricas. Tucídides foi o primeiro ocidental a relatar a verdadeira história dos fatos onde os personagens não eram mitos. Sua obra composta de oito volumes, só foi interrompida com sua morte em (395?a.C.).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes