Buscar

6 graus - Documento sobre aquecimento global

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1º) Objetivo do vídeo: O principal objetivo do vídeo é chamar a atenção da humanidade para o que ocorrerá durante o aquecimento do mundo até chegar a 6 graus a mais. Além disso o vídeo alerta para as precauções, para que possamos mudar as nossas atitudes e práticas de emissão de carbono diante do planeta que pede socorro. É uma alerta para o futuro. 
No decorrer do vídeo eles demonstram graficamente como será e o que ocorrerá com o mundo com o aumento grau a grau e que será escassa a sobrevivência quando chegar ao sexto. 
As emissões de gases do efeito estufa continuam aumentando em ritmo acelerado, tornando necessárias ações urgentes para barrar o aumento esperado de seis graus na temperatura média global. 
O Planeta terra até então aumentou 0,8%, mas já é o suficiente para muitas mudanças climáticas em vários países, como por exemplo a Austrália, que vive uma temporada histórica de incêndios, assim como muitos outros fenômenos e desastres que servem de avisos dos riscos do aquecimento. 
O Aquecimento global não é simplesmente um aumento de temperatura, ele muda completamente o funcionamento do planeta. O vídeo alerta dizendo que para que não chegue aos seis graus a mais, é necessário a completa redução das emissões de gás carbônico ate o ano de 2015. O que será controverso ao ritmo de vida tecnológica e poluidora que o homem do século XXI está vivendo.
“Desde a gênese, portanto, a sustentabilidade pressupõe justiça social para as atuais efuturas,distendendo ao longo do tempo o compromisso de responsabilidade social. Não se trata de um capricho devontade ideológica. A tecnologia e o engenho humano adquiriram a capacidade de alterar o planeta em umafração do tempo histórico, como a comissão da ONU não deixou de notar: “No século passado [século 19],nem a quantidade de seres humanos nem a tecnologia tinham o poder de alterar de forma drástica ossistemas planetários. No fim do século [20], além de o número muito maior de pessoas e suas novasatividades terem esse poder, grandes mudanças não intencionais estão ocorrendo na atmosfera, nos solos enas águas, entre plantas e animais e nas relações entre todos esses elementos”
 (uniethos /meio_ambiente)
Baseados nesse fato, alguns cientistas estabeleceram a seguinte hipótese: com a elevação da temperatura média na superfície terrestre daqui a alguns anos a temperatura será 2ºC mais alta do que hoje, o gelo existente nas zonas polares irá se derreter. 
Conseqüentemente, o nível do mar subirá cerca de 1metro no próximo século, inundando a maioria das cidades litorâneas de todo o mundo. Os principais impactos ao meio ambiente são a redução da camada de ozônio, o efeito estufa, precipitação de chuva ácida, e o aumento da temperatura. 
2º) Modelo... “é uma idealização simplificada de um sistema que possui maior complexidade, mas que ainda assim supostamente reproduz na sua essência o comportamento do sistema complexo que é o alvo de estudo e entendimento.” (Winkipédia/modelocientífico)
 Os modelos podem ser úteis para:
- Definir um sistema ou problema; 
- Determinar os elementos de um sistema; 
- Sintetizar e avaliar alternativas de solução do problema; 
- Prever comportamentos e auxiliar planejamentos de ações futuras; 
- Avaliar as magnitudes das variáveis do sistema e realizar prescrições que tragam efeitos desejados sobre as saídas do sistema; 
- Prover documentação; 
- Prover treinamento; 
- Realizar controle.
 
A abordagem utilizada no vídeo remete explicação dos fenômenos através do modelos climáticos que servem como provas do aumento da temperatura da terra. Dentre os modelos apresentados no vídeo, temos o ciclo da água, que é visualizado através do degelo, inundações, aquecimento junto a evaporação e as chuvas. Também podemos observar o ciclo do carbono que é principal agente causador do aquecimento e outros.
 
3º) Se evidência através das práticas das indústrias, que em sua maioria, é de grande escala a utilização e produção de energia através de combustíveis fósseis, emitindo assim maior número de carbono na atmosfera. Nota-se na engenharia química que seus processos, mesmo com todo o avanço tecnológico empregado, a emissão de gases poluentes.
 
As indústrias químicas e refinarias de petróleos, por exemplo, emitem enxofre, chumbo, óxidos sulfúricos, óxidos de nitrogênio e muitas outras substancias que são toxicas e acarretam males incalculáveis para o meio ambiente. 
Todos esses poluentes são resultantes transformação de matérias primas, visto que esta gera a emissão de elementos químicos na atmosfera contribuindo para o efeito estufa e sucessivamente aquecimento da terra. 
O grande desafio para engenharia química deve ser o uso racional dos recursos naturais e insumos básicos em suas mais diversas atividades.As indústrias e empresas devem revisar seus conceitos, observando uma melhor forma de produzir sem agredir o meio ambiente. 
Muitas empresas, mesmo que estabilizadas não querem abrir mão de sua sustentabilidade econômica, a partir do momento que sabem que projetos sustentáveis custam mais e provavelmente afetará em seus rendimentos. Deixando assim seus interesses próprios a frente da responsabilidade com o mundo.
Profissionais da engenharia química  podem buscar pelo desenvolvimento tecnológico de seus processos para que haja a otimização da produção. 
Assim também como:
“- Reduzir o consumo de recursos minimizando o uso de energia, de materiais, de água e de terra, ampliando a reciclabilidade e a durabilidade dos bens e controlando o ciclo de vida dos materiais e produtos fabricados, desde a extração da matéria-prima até o descarte como resíduo; 
- Reduzir o impacto sobre a natureza, diminuindo as emissões atmosféricas que geram poluição e mudanças climáticas (como o aquecimento do planeta), assim como as descargas de água, deresíduos e de substâncias tóxicas, promovendo o uso de energia de fontes renováveis; 
e 
- Aumentar o valor dos produtos e serviços, fornecendo benefícios aos clientes, ampliando a funcionabilidade e a flexibilidade dos produtos e oferecendo serviços de upgrade, troca e manutenção.”
 (uniethos /meio_ambiente)
4º) Vemos no vídeo que a preocupação continua sendo a mesma pois ainda é grande a emissão de GEE, e os efeitos decorrentes desta ação humana está transformando, ou seja, destruindo todo o meio ambiente. 
Mostra que mesmo países lutando para reduzir a emissão, não foi suficiente para evitar o conseqüente aumento da temperatura da terra, e mostra também que nem todos os países que se comprometeram ao protocolo, conseguiram alcançar a meta de diminuição em 5%. Mas pode ser que com os acontecimentos e alertas gerais países tomem medidas eficientes para sobrevivência do planeta terra. 
O Protocolo de Kyoto é um instrumento internacional, ratificado em 15 de março de 1998, que visa reduzir as emissões de gases poluentes. Estes, são responsáveis pelo efeito estufa e o aquecimento global. 
O Protocolo de Kyoto entrou oficialmente em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005, após ter sido discutido e negociado em 1997, na cidade de Kyoto (Japão). Ele visa metas baixas de emissão de gases com efeito estufa na atmosfera o estabelecimento de metas de redução destas taxas de emissão. Os países devem colaborar entre si para atingirem o objetivo. 
O acordo sugere ações comuns como, por exemplo:
 - aumento no uso de fontes de energias limpas (biocombustíveis, energia eólica, biomassa e solar);
 - proteção de florestas e outras áreas verdes;
 - otimização de sistemas de energia e transporte, visando o consumo racional; - diminuição das emissões de metano, presentes em sistemas de depósito de lixo orgânico.
 - definição de regras para a emissão dos créditos de carbono (certificados emitidos quando há a redução da emissão de gases poluentes). 
O objetivo em
ambos os casos é mostrar também a complexidade internacionais para proteger o ambiente global, tendo como exemplo as mudanças climáticas.
 5º) A evolução da tecnológica tem seu tido seu papel importante na vida humana, mas trás consigo um grande peso para o planeta. Entre essas tecnologias estão as variáveis que influenciam nesse processo de liberação de gases na atmosfera e degradação. E essas variáveis se interligam porque teem o mesma funcionalidade que é promover o conforto e evolução humana, mas também com os mesmos efeitos negativos que é a degradação do meio ambiente.
 É necessária a consciência que em todo o tempo estamos produzindo CO2, seja por uma simples respiração, ou um processo de uma indústria, queima do combustível de um carro, com o desodorante aerossol, e muitas outras atividades diárias, como por exemplos:
 Queima do gás butano (Gás de cozinha):
 Máquinas industriais:
 
Experimentos em laboratórios:
Respiração:
 
 Utensílios domésticos:
6º) Diz que nem tudo está perdido ainda, pois especialistas acreditam que ainda podemos despertar do pesadelo, que até agora a temperatura só subiu 0,8 ºC, mas não temos muito tempo.
Completa a frase de esperança com incentivos de economia e diminuição de CO2 e possíveis reparos aos danos causados, como o uso de lâmpadas florecentes, o aumento da eficiência das usinas de carvão, contrução de barragens, economia nas casas, ultilização de placas solares, invenção do reator que forneça energia solar e espelhos solares cósmicos. Com o principal objetivo e esperança de parar com as emissões até 2015.
 REFERÊNCIAS
Disponível em : https://www.google.com.br
Disponível em : http://www.uniethos.org.br/_Uniethos/Documents/meio_ambiente.pdf
Disponível em : http://www.ipam.org.br/saiba-mais/abc/mudancaspergunta/O-que-e-mudanca-climatica-global-ou-aquecimento-global-/10/2
Disponível em : http://envolverde.com.br/noticias/mudanca-climatica-novo-relatorio-aponta-para-aumento-das-emissoes-e-cobra-acao-urgente/
Disponível em : http://simbiotica.org/impacto.htm
Disponível em : http://www.youtube.com/watch?v=eKDgWlj_Kxk
Disponível em : http://www.infosolda.com.br/biblioteca-digital/livros-senai/fundamentos/115-gas-carbonico.html
Disponível em :http://www.youtube.com/watch?v=sSHkhyXfgMY&feature=share
Disponível em : http://egqnarede.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/geografia/protocolo_kyoto.htm
Disponível em : http://egqnarede.blogspot.com.br/2010_10_01_archive.html

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais