Buscar

Avaliando Aprendizado - Aula nº 6 2015

Prévia do material em texto

Exercício: Avaliando Aprendizado – Aula nº 6 
	
	Aluno(a): RITA DE CASSIA 
	Data: 12/10/2015 16:46:13 (Finalizada)
 CONTABILIDADE COMERCIAL E FINANCEIRA
	
	 1a Questão (Ref.: 201401458169)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O ______________ é o instrumento que o contabilista consulta quando vai fazer um lançamento contábil, pois indica qual conta deve ser debitada e qual conta deve ser creditada. É um agrupamento ordenado de todas as contas que serão utilizadas pela Contabilidade dentro de determinada entidade e visa padronizar e facilitar no momento de classificação dos documentos, bem como estabelecer normas de conduta para o registro das operações da entidade. O texto trata do:
		
	
	Balanço Patrimonial
	
	Diário
	
	Razão Contábil
	 
	Plano de Contas
	
	Diário Geral
	
	 2a Questão (Ref.: 201401689314)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A PLR adquiriu 5.000 unidades por $10 cada. Dessas, vendeu 3.800 por $25 cada uma para um cliente habitual e por este motivo concedeu um desconto de 10% sobre o valor da operação. Sabendo-se que a PLR é tributada pelo Lucro Real e que está sujeita a ICMS, PIS e COFINS, cujas alíquotas são, 18%, 1,65% e 7,60%, respectivamente, é correto afirmar que:
		
	
	Deverá recolher aos cofres públicos $742,50 a título de PIS
	
	Apurou um custo de vendas de $38.000
	
	Poderá compensar $8.100 sobre o valor do ICMS devido
	 
	Deverá recolher aos cofres públicos $2.698 a título de COFINS
	
	Apurou um lucro bruto de $21.612,50
	
	 3a Questão (Ref.: 201402138961)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Com relação aos impostos e taxas sobre vendas, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	
	O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é de competência dos Estados e Distrito Federal. Sua alíquota varia de acordo com as operações e também de acordo com o Estado (alíquotas interestaduais).
	
	O IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) é de competência da União (Governo Federal). Sua alíquota (taxa) varia de acordo com o produto.
	 
	O ISS (Imposto sobre Serviços) é de Competência dos Municípios e Distrito Federal. Sua alíquota varia de acordo com a legislação de cada município e de acordo com a natureza dos serviços prestados.
	 
	O PIS e COFINS são de Competência da União ( Governo Federal). A alíquota varia de acordo com o regime cumulativo e não cumulativo. No cumulativo tendo respectivamente 1,65% para PIS e 7,60% para COFINS, e o não cumulativo 0,65% para PIS e 3% para COFINS.
	
	O IVVC (Imposto sobre Venda a Varejo), era de Competência dos Municípios e Distrito Federal. Foi criado com a Constituição de 1988 e extinto com a Emenda Constitucional nº 3 de 1993. O IVVC tinha como fato gerador a venda, a varejo, de combustíveis líquidos ou gasosos, exceto vendas de óleo diesel e gás liquefeito para uso domiciliar.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401476149)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em relação às variações do patrimônio líquido não é correto afirmar que:
		
	
	quando o ativo é maior que o passivo e o passivo é igual a zero, teremos patrimônio líquido maior que zero, revelando inexistência de dívidas;
	
	quando o passivo é maior do que o ativo, teremos patrimônio líquido menor que zero, revelando má situação financeira e existência de passivo a descoberto.
	 
	quando o passivo é maior do que o ativo, e o ativo é igual a zero, teremos patrimônio líquido maior que zero, revelando ótima situação financeira, existência de bens e direitos e obrigações.
	
	quando o ativo é maior que o passivo, teremos patrimônio líquido maior que zero, o que revela a existência de riqueza patrimonial;
	
	quando o ativo é igual ao passivo, teremos patrimônio líquido igual a zero, revelando inexistência de riqueza própria;
	
	 5a Questão (Ref.: 201402020188)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A propósito da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social - COFINS, assinale a alternativa INCORRETA:
		
	 
	Sua base de cálculo compreende, de um modo geral, o valor do faturamento mensal, que compreende a receita bruta de venda de bens e serviços auferidas pela pessoa jurídica.
	 
	Por dentro, significa dizer que seu valor deverá ser incluído no valor das mercadorias, por ocasião da emissão da nota fiscal de venda.
	
	É de competência da União legislar sobre estes tributos (contribuições).
	
	Pode-se deduzir as devoluções de vendas e os descontos comerciais para apuração da base de cálculo, entre outros.
	
	Pode ser cumulativo ou não-cumulativo.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401714993)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A BRL S/A realizou as seguintes transações de compra e venda de mercadorias: Aquisição de 4.000 unidades de mercadorias por $2,50 cada uma. Venda de 2.800 unidades de mercadorias por $6,25 cada uma. Por se tratar de um cliente habitual, foi concedido um desconto na ordem de 2% do valor das vendas. Considerando que a BRL S/A tem apurado o PIS e Cofins no regime cumulativo, qual seria a variação percentual do lucro bruto, se a empresa utilizasse o regime não-cumulativo para estes tributos:
		
	
	O lucro bruto reduziria 10,1%
	 
	O lucro bruto aumentaria 2,7%
	 
	O lucro bruto reduziria 3,3%
	
	O lucro bruto reduziria 3,5%
	
	O lucro bruto reduziria 10,3%

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes