Buscar

TRABALHO EM GRUPO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
SUMÁRIO
31. INTRODUÇÃO.........................................................................................................�
2. DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4 
2.1 A PRÁTICA PROFISSIONAL: INSTRUMENTAÇÃO PARA A AÇÃO....................4 
3. CONCLUSAO..........................................................................................................8
4. REFERÊNCIAS........................................................................................................9
��
INTRODUÇÃO
 O objetivo deste trabalho é por meio desta capacidade adquirida no exercício profissional que os assistentes sociais modifiquem transformem os meios e os instrumentos existentes. Adéquam as condições existentes, transformando-as, Suas ações são portadores de instrumentalidades.
 
 Deste modo a instrumentalidade é tanto condição necessária de todo trabalho social. Para que todo procedimento alcance proporções de promoção social e a superação da pratica ativista do profissional do serviço social. O serviço social lida com pessoas que tem suas singularidades e mesmo com situações equivalentes, tem suas particularidades, veem de forma diferente as mesmas situações. Por isso as ações devem ser planejadas de modo a identificar e evidenciar forças e não fragilidades dos diversos sujeitos envolvidos nesse processo.
 
 Requisita um perfil profissional culto crítico e capaz de formular e recriar e avaliar proposta que apontem para a progressiva democratização das relações sociais. Exige para tanto um compromisso ético político com os valores democráticos e competência teórica e metodológica na teoria critica em sua lógica de explicação da vida social.
2 DESENVOLVIMENTO.
 A realidade social é complexa, heterogênea e os impactos de qualquer intervenção dependem de fatores que são externos a quem quer seja-inclusive ao Serviço Social.
 
 Em outras palavras, os instrumentos e técnicas de intervenção não podem ser mais importantes que os objetivos da ação profissional. Se partirmos do pressuposto que cabe ao profissional apenas ter habilidade técnica de manusear um instrumento de trabalho, Assistente Social perdera a dimensão do porquê ele está utilizando determinado instrumento. Sua pratica se torna mecânica, repetitiva, burocrática.
 Assim, pensar a instrumentalidade do Serviço Social é pensar para além da “especificidade” da profissão: é pensar que são infinitas as possibilidades de intervenção profissional, e que isso requer, nas palavras de Iamamoto(2004),” tomar um banho de realidade” Compreendemos que o exercício profissional do assistente social constitui-se por uma totalidade formada a partir de uma unidade dialética entre três dimensões, quais sejam: teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. Tal unidade refere-se a uma unidade na diversidade, em que são preservadas as particularidades de cada dimensão (SANTOS, 2003). 
 
Observação participante
Trata-se de uma observação participante o assistente social, além de observar, interage com outro e participa ativamente do processo de observação.
Entrevista individual e grupal
Entrevistar é mais do que apenas “conversar”: requer um rigoroso conhecimento teórico-metodológico (Silva1995), a fim de possibilitar um planejamento serio da entrevista, bem como a busca por alcançar os objetivos estabelecidos para sua realização.
Dinâmica de grupo
É uma técnica que utiliza jogos, brincadeiras, simulações de determinadas situações, com vistas a permitir que os membros do grupo produzam uma reflexão acerca de uma temática definida. No caso do Serviço Social, uma temática que tenha relação com o objeto de sua intervenção as diferente expressões da “questão social”.
Reunião
Assim com a dinâmica de grupo as reuniões são espaços coletivos. São encontros grupais, que tem como objetivo estabelecer alguma espécie de reflexão sobre determinado tema. Mas, sobretudo, uma reunião tem como objetivo a tomada de uma decisão sobre algum assunto.
Mobilização de comunidades
Trabalhar em comunidade significa compreende-la dentro de um contexto econômico, social, política e cultural de uma sociedade dividida em classes sociais – e que ela não está descolada da totalidade da realidade social. Significa criar estratégias para mobilizar e envolver os membros de uma população.
Visita domiciliar
Segundo AMARO (2003), “é uma prática profissional, investigativa ou de atendimento, realizada por um ou mais profissionais, junto aos indivíduos em seu próprio meio social ou familiar”, a autora também nos revela que a entrevista possui pelo menos três técnicas embutidas como: a observação, a entrevista e a história ou relato oral.
O Acompanhamento Social
É um procedimento técnico de caráter continuado, e por período de tempo determinado, no qual é necessário que haja vínculo entre o usuário e o profissional.
O acompanhamento sócio familiar é feito quando detectado na entrevista a necessidade de se fazer encaminhamentos diversificados.
Os Encaminhamentos
 
É um procedimento de articulação da necessidade do usuário com a oferta de serviços oferecidos, sendo que os encaminhamentos devem ser sempre formais, seja para a rede socioassistencial, seja para outras políticas. Quando necessário, deve ser procedido de contato com o serviço de destino para contribuir com a efetivação do encaminhamento e sucedido de contato para o retorno da informação.
 Como prática profissional, o Assistente Social deve coordenar e executar programas de enfretamento à pobreza, que assegurem a elevação da autoestima, o acesso a bens, serviços e renda para segmentos mais vulnerabilizados pela situação de pobreza e exclusão social, desenvolver programas voltados para o atendimento aos grupos de maior risco, realizar e disponibilizar estudos e pesquisas no âmbito das Políticas Sociais.
 Quanto às atribuições do assistente social enquanto prática profissional deve coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas e projetos na área de Serviço Social; prestar informações e elaborar pareceres na área de atuação do Serviço Social; planejar, coordenar, executar atividades socioeducativas; estabelecer parcerias e contatos institucionais; atuar como facilitadora de processos de formação de lideranças e organização comunitária; planejar, coordenar e realizar reuniões e palestras na área de atuação do Serviço Social; elaborar relatórios técnicos e analíticos; treinar, avaliar, supervisionar e orientar estagiários de Serviço Social.
 
 Os instrumentos técnico-operativos utilizados pelo assistente social do Programa Acesso à Cidadania são: folha de produção diária, conversas informais, documentação, Reunião, observação, entrevistas, fichas de cadastro, encaminhamentos, registros, acompanhamento social, relatórios e visitas domiciliares. 
 A prática profissional não se confunde com a prática social, mas está inserida nela e isso faz com que a Teoria Social de Marx seja fundamental para o assistente social comprometido com a transformação social, mas não esgote uma prática profissional interventiva, e além do conhecimento teórico precisa-se de outros tipos de conhecimentos como, por exemplo, o conhecimento procedimental que venham a suprir necessidades de uma determinada prática social a prática profissional do assistente social.
 O Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação, como especialização do desenvolvimento do seu trabalho e os Assistentes Sociais atua no campo das políticas
sociais. Tendo como foco principal a defesa dos direitos humanos e a eliminação de todas as formas de desigualdades e injustiças sociais.
 
 Nesta perspectiva o instrumental técnico-operativo dos Assistentes Sociais fundamentam-se em ações do nível de planejamento, assessoria, projetos e ação direta estimuladora da participação dos sujeitos sociais, na defesa de seus direitos e no acesso aos mesmos. O cotidiano da intervenção profissional é marcado pelo atendimento as demandas e requisições da classe trabalhadora, que dizem respeito ao atendimento às necessidades básicas da população, na qual, se faz necessário a realização de estudos e pesquisas para avaliar a realidade. 
 Os instrumentais técnico-operativos não são apenas as fichas de triagem, visitas domiciliares, encaminhamentos, entre outros. O Serviço Social atualmente está inserido dentro de uma perspectiva dialética, em que se acredita na dinâmica social, onde a sociedade está diversificada e entregue à transformação. É nesta perspectiva que o Serviço Social está procurando se adequar, sendo também dinâmico e criativo para atender as demandas que crescem na medida em que cresce as desigualdades sociais.
	
Conclusão
 Conclui -se este trabalho sobre a instrumentação por ação do serviço social. A instrumentalidade do serviço social é pensar para além da especificidade da profissão é pensar que são as infinitas as possibilidades de intervenção profissional e que isso requer tomar realidade do exercício profissional do serviço social. Com a pratica profissional o assistente social deve coordenar, executar programas de enfrentamento a pobreza que assegurem a elevação da alto-estima dos indivíduos. A pratica profissional não se confunde com a pratica social, mas está inserida nela e isso faz com que a teoria de Marx seja fundamental para o assistente social.
Referencias
www.fema.com.br/wp-content/uploads/2014/04/pdf_1jornada4.pdf assistente social em sua prática profissional nos diferentes espaços sócio- ocupacionais de ... Em outras palavras, eles são empregados para dar ação a uma.
https://tecnicasinterventivas.wordpress.com/2011/09/03/a-pratica-do-assistente-social-conhecimento-instrumentalidade-e-intervencao-profissional/
http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/instrumentos-e-tecnicas-de-atuacao-profissional-5972095.html
ABBESS/CEDEPSS. Diretrizes gerais para o curso de serviço social. Rio de janeiro 1996.
Art 4°. São competências do Assistente Social:
II. elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil(CFESS:2002,p.17)
Sistema de Ensino Presencial Conectado
serviço social
 
 A PRÁTICA PROFISSIONAL: INSTRUMENTAÇÃO PARA A AÇÃO.
Rolim de Moura
2015
A PRÁTICA PROFISSIONAL: INSTRUMENTAÇÃO PARA A AÇÃO.
Trabalho de grupo apresentado à disciplina de Atividades Interdisciplinar da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR
Prof.ª Maria Angela Santini, Valquíria Apª. Dias Caprioli, Clarice Kerkamp 
Rolim de Moura
2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes