Buscar

Avaliação de saude do trabalhador

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201102140204)
	Pontos: Sem Correç.  / 1,5
	A composição do SESMT deverá ser dimensionada conforme grau de risco e número de empregados do estabelecimento, lembrando que quando se tratar de empreiteiras ou empresas prestadoras de serviço, este dimensionamento deverá ser baseado no grau de risco onde a prestação de serviço esteja sendo executada. Atualmente tem se discutido a inserção do odontólogo do trabalho na equipe do SESMT. Descreva o significado de grau de risco.
		
	
Resposta:
	
Gabarito: O grau de risco refere-se ao potencial que o trabalho tem de causar acidentes ou doenças e varia de 1 a 4. * Empresas com menos de 50 funcionários não são obrigadas a ter um SESMT, independente do grau de risco.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201102246693)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	LEIA O TRECHO SEGUINTE: "NOS DIAS SEGUINTES AO INCÊNDIO, AS AUTORIDADES CONCLUÍRAM QUE UMA SÉRIE DE ERROS CONTRIBUIU PARA O RESULTADO TRÁGICO. ELES VÃO DESDE A SUPERLOTAÇÃO DA BOATE, PASSANDO PELA IMPRUDÊNCIA DOS MÚSICOS NO USO DE ARTEFATOS PIROTÉCNICOS IMPRÓPRIOS PARA AMBIENTES FECHADOS ATÉ AS FALHAS DE FISCALIZAÇÃO DO PODER PÚBLICO, QUE PERMITIU O FUNCIONAMENTO DE UM ESTABELECIMENTO SEM CONDIÇÕES DE SEGURANÇA E EM SITUAÇÃO IRREGULAR" (G1, 27/01/2014). UMA DAS MAIORES TRAGÉDIAS OCORRIDAS EM NOSSO PAÍS, O INCÊNDIO DA BOATE KISS ILUSTRA A FALTA DE OBEDIÊNCIA, DENTRE OUTRAS QUESTÕES, ÀS DETERMINAÇÕES DE UMA NORMA REGULAMENTADORA QUE ABORDA O TEMA DAS SAÍDAS DE EMERGÊNCIA.
ASSINALE A ALTERNATIVA QUE INDICA A NORMA CORRETA:
		
	
	NR 32
	
	NR 7
	 
	NR 23
	 
	NR 26
	
	NR 6
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201102140390)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O PCMSO deverá obedecer a um planejamento em que estejam previstas as ações de saúde a serem executadas durante o ano, devendo estas ser objeto de relatório anual. O PCMSO será composto por profissionais da área da saúde devidamente capacitados.
		
	 
	Por profissionais da área da saúde devidamente capacitados.
	
	Por médicos , engeheiros.
	
	Por enfermeiros e médicos.
	
	Por médicos.
	
	Por empresários e médicos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201102253838)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os diferentes serviços de saúde no trabalho (Medicina do Trabalho, Saúde Ocupacional e Saúde do Trabalhador) possuem diferentes características. Assinale a alternativa que aponta as características corretas de: I Medicina do Trabalho / II Saúde Ocupacional / III Saúde do Trabalhador, respectivamente:
		
	
	I Ações de saúde focadas no estabelecimento de limites de tolerância / II Ações de saúde intersetoriais / III Ações de saúde com foco em programas de uso de EPI.
	
	I  Ações centrada na figura do fisioterapeuta / II  Ações prioritariamente de promoção da Saúde / III Ações fortes de vigilância.
	 
	I Ações de saúde por parte de pessoas da confiança do empresário / II Ações de saúde com foco multidisciplinar / III Ações de saúde intersetoriais.
	
	I Ações de saúde com foco multidisciplinar / II Ações de saúde com foco em programas de uso de EPI / III Ações de saúde focadas no estabelecimento de limites de tolerância.
	
	I  Atuação intersetorial / II  Participação direta dos trabalhadores em questões de trabalho / III Ações centradas na figura do fisioterapeuta.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201102582925)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os professores, bancários, jornalistas, químicos, dentre outros profissionais, possuem normas específicas apontadas pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). A que assunto da CLT este tema se refere? Assinale a alternativa correta:
		
	 
	Categorias especiais de trabalhadores
	
	Organização sindical
	
	Convenções coletivas de trabalho
	
	Jornada de trabalho
	
	Contratos individuais de trabalho
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201102582917)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Leia o exemplo abaixo: No dia 1º de dezembro é comemorado o dia Mundial de Luta contra a Aids. A CIPA de um Hemocentro identificou um aumento dos acidentes por perfuro-cortantes no ano corrente, e decidiu realizar um evento no dia 1º de dezembro para que o tema do risco no trabalho fosse abordado com os trabalhadores de modo a sensibilizá-los para a prevenção de acidentes. Considerando o exemplo citado, a ação de identificação do aumento de acidentes por perfuro-cortantes consiste em um dos objetivos da Saúde do Trabalhador descritos a seguir. Assinale a alternativa correta:
		
	
	Tratamento de agravos
	
	Prevenção de doenças
	
	Reabilitação
	 
	Vigilância em saúde
	 
	Identificação de riscos
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201102123571)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Luvas descartáveis, avental, máscara facial, viseira ou óculos de proteção, conforme a NR 6, são
		
	
	Medidas de proteção aos acidentes de percurso.
	
	Medidas de proteção aos microrganismos
	 
	Equipamentos de proteção individual.
	
	Cabe ao empregado substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado.
	
	Equipamentos de proteção coletiva.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201102210860)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Entende-se por saúde do trabalhador, para fins da Lei Orgânica da Saúde (Lei 8080/90), um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho. Ainda sobre a lei supracitada é incorreto dizer que:
		
	
	O dever do Estado de garantir a saúde consiste na reformulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
	
	A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais;
	
	Garante informação ao trabalhador e à sua respectiva entidade sindical e a empresas sobre os riscos de acidente de trabalho, doença profissional e do trabalho, bem como os resultados de fiscalizações, avaliações ambientais e exames de saúde, de admissão, periódicos e de demissão, respeitados os preceitos da ética profissional.
	 
	O dever do Estado exclui o das pessoas no que diz respeito a garantia da saúde e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201102210862)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No que concerne ao conceito legal de acidente de trabalho, podemos afirmar que seja: I- Todo aquele que ocorre pelo exercício do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença, que cause morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. II- Todo aquele resultante do exercício do trabalho, isto é, cuja ocorrência se verifica na execução do trabalho ou enquanto o empregado é considerado no seu desempenho, ainda, que em certos casos, fora do respectivo lugar e horário. III- Todo aquele que ocorre pelo exercício ou meramente planejamento do trabalho, a serviço da empresa, provocando lesão corporal, perturbação funcional ou doença, que cause morte, perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. IV- Todo aquele resultante do exercício do trabalho, isto é, cuja ocorrência se verifica na execução do trabalho ou enquanto o empregado é considerado em seu local e horário de desempenho.
		
	 
	As opções
III e IV estão corretas;
	 
	As opções I e II estão corretas;
	
	Apenas a opção III está correta;
	
	As opções I, II e III estão corretas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201102140362)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Citar 04 tipos de EPIs.
		
	
Resposta: OCULOS DE PROTEÇÃO, LUVAS DESCARTAVEIS,MÁSCARA FACIAL, AVENTAL.
	
Gabarito: - Jalecos, óculos, luvas, botas, capacetes, respiradores, protetores auditivos, entre outros.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Ok!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais