Buscar

Visita ao HEMEPAR: Doação de Sangue e Medula Óssea

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
LEONARDO A. DOS SANTOS ESCALIANTE
VISITA AO HEMEPAR
Relatório sobre a visita ao HEMEPAR apresentado à disciplina Estágio Obrigatório de Observação A
Professora: Aline Borsato Hauser
CURITIBA
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................03
2 DOAÇÃO DE SANGUE..........................................................................04
3 DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA.............................................................06
4 CONCLUSÃO.........................................................................................07
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................08
INTRODUÇÃO
	O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná – HEMEPAR é uma instituição pública e tem por função coordenar a Política Estadual de Sangue. A rede do HEMEPAR possui sedes em várias outras cidades do estado e atende cerca de 380 hospitais em todo o Paraná. A visita foi realizada no prédio do Hemocentro Coordenador em Curitiba, que atua recrutando doadores e coletando sangue ou medula óssea, cuidando de seu armazenamento e encaminhamento para as cidades necessárias, além do atendimento ambulatorial.
DOAÇÃO DE SANGUE
A doação de sangue, apesar de muitos mitos, não traz nenhum malefício à saúde, já que a quantidade de sangue doado é reposta em poucos dias após a doação. Mesmo assim, muitas pessoas relutam em doar sangue, achando que é obrigatório doar após a primeira vez, ou que pode ter o sangue modificado devido à retirada de certa quantidade do organismo.
Para poder doar sangue, é necessário que o doador passe por uma bateria de exames para que seja assegurada a qualidade do sangue e que o receptor do sangue doado não corra riscos. Existe uma faixa etária para que a doação possa ser realizada que vai desde os 16 anos (devidamente autorizados e acompanhados pelos responsáveis) até os 65 anos e possuir peso superior a 50 quilos.
São necessários alguns requisitos para poder doar sangue, tais como boa alimentação, possuir no mínimo 6 horas de repouso na noite anterior, não ter ingerido bebida alcóolica 4 horas antes da doação e possuir uma boa saúde. Os homens podem doar sangue a cada 60 dias e as mulheres a cada 90 dias.
Todo doador ao chegar na recepção deve realizar um cadastro e possuir em mãos documento de identificação com foto e endereço atual pelo qual será enviada a carteirinha de doador. Em seguida, a pessoa é encaminhada para a avaliação clínica, onde serão avaliados peso, altura, pressão arterial e preencherá o formulário de questões pessoais. Vale ressaltar a importância de tal questionário que será indispensável para a determinação da janela imunológica do paciente. Logo após ter respondido o questionário, o paciente passa por uma triagem hematológica onde será determinado a presença de anemias, falciformidade, etc. Após todos esses passos serem concluídos, o paciente finalmente vai para a coleta sanguínea que é realizada em uma sala separada, tem uma duração de 6 a 13 minutos e são coletados cerca de 450mL de sangue e mais algumas amostras para exames.
Após a coleta das amostras, são realizados exames de sorologia e testes de tipo sanguíneo.
O sangue coletado na bolsa é fracionado em 4 hemocomponentes:
Concentrado de hemácias que podem ser utilizadas em um prazo de no máximo sete dias
Concentrado de plaquetas que pode ser utilizado em no máximo cinco dias
Concentrado de plasma que podem ser utilizados em até um ano
Crioprecipitado que possui fatores de coagulação
Após o fracionamento, o sangue aguarda os resultados dos testes sorológicos para poder ser liberado.
Após todo o processo de coleta, o paciente é encaminhado para um lanche. Todo o processo de doação tem a duração de aproximadamente uma hora.
 
DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA
	Além da doação de sangue, o HEMEPAR também oferece a disponibilidade de doação de medula óssea que é destinada a pacientes que são produtores de células sanguíneas anormais.
	Os critérios exigidos para a doação de medula óssea são: ter entre 18 e 55 anos e fornecer identificação e endereço. O fornecimento do endereço completo e atualizado no caso da doação de medula óssea é de grande importância, pois, uma vez cadastrado, o doador será contatado, quando houver necessidade, para realizar os testes caso possua interesse.
	São coletados 15mL de medula óssea para a realização de testes de tipagem e a verificação da compatibilidade do doador com o receptor. Se a compatibilidade for constatada, novamente o doador é contatado para que a doação seja realizada efetivamente.
	A coleta de medula óssea é realizada em uma cirurgia com duração de aproximadamente 90 minutos e consiste na inserção de uma agulha na região pélvica posterior do doador. Cerca de 10% da medula óssea é retirada e esta é reposta pelo corpo do doador em poucos dias.
CONCLUSÃO
	Ao término da visita concluímos que todos os procedimentos realizados no HEMEPAR visam a garantia da qualidade do sangue ou medula óssea que são coletados. Todos os exames realizados têm por finalidade proporcionar maior segurança ao receptor. Ficou visível também que os laboratórios possuem aparelhagem adequada pra uma boa realização dos procedimentos e os funcionários envolvidos são bem qualificados, proporcionando um bom atendimento desde o cadastro até o fim da coleta.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.sesa.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=448 – data de acesso: 07/11/2011

Outros materiais

Materiais recentes