Buscar

FILOSOFIA DA EDUC AV7 EUNICE AMARO COELHO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FILOSOFIA DA EDUC AV7 EUNICE AMARO COELHO
	
	Disciplina: CEL0468 - FILOSOFIA DA EDUC. 
	Período Acad.: 2015.3 EAD (G) / EX
Filosofia Moderna – Parte III Aula 7
1 A preocupação fundamental de Bacon é com formulação de um método que evite o erro e coloque o homem no caminho do conhecimento correto. Essa é uma concepção de pensamento crítico contida na teoria: RESPOSTA Dos ídolos
2 Paulo Freire tem como visão um processo educativo voltado para a emancipação dos homens. Fez uma crítica contumaz à educação de sua época denominada por ele : 
RESPOSTA Educação bancária.
	
	 
	
	
		O Ceticismo de David Hume pode ser interpretado a partir do questionamento que dirige dois princípios ou pressupostos fundamentais da tradição filosófica. São eles RESPOSTA I e II estão CORRETAS
I.  A noção de causalidade, ou seja, a crença na existência de um princípio causal que relaciona os fenômenos naturais, constituindo-se em uma lei universal, explicando a racionalidade do real em termos da relação causa-efeito, e estabelecendo assim um nexo, um elo causal entre tudo o que acontece.
II.  A crítica à identidade pessoal, sustentando que não podemos ter nenhuma representação de nossa mente independente de nossa experiência, ou seja, de nossas impressões sensíveis e da maneira como as elaboramos.
III. O argumento do cogito como sendo um ponto de partida radical, de uma certeza, pois depende da noção de pensamento.
Assinale a alternativa correta:
	
	
4 O ponto de partida de sua filosofia é uma concepção de natureza humana representada pela famosa ideia segundo a qual o homem nasce bom, a sociedade o corrompe, à qual se acrescenta a ideia de que o homem nasce livre e por toda parte se encontra acorrentado. 
RESPOSTA . Jean-Jacques Rousseau
5 De acordo com a teoria dos ídolos de Francis Bacon, qual dos ídolos que são consequência das características individuais de cada homem, de sua constituição física e mental e das influências que sofre do meio? 
RESPOSTA Ídolos da Caverna
	
6 
		Locke afirma que todas as nossas representações do real são derivadas de percepções sensíveis, não havendo outra fonte para o conhecimento. Portanto, não existem ideias inatas. Isto é, o conhecimento não é inato, mas resulta da maneira como elaboramos os dados que nos vêm da sensibilidade por meio da experiência. Isso significa dizer que: 
RESPOSTA A mente é como uma folha em branco, a "tábula rasa", na qual a experiência deixa as suas marcas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes