Buscar

Prova Teórica 1 - Sedimentologia UFES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA
10 Avaliação Teórica da Disciplina “Sedimentologia”
Professor: Caio Turbay 
Data: 12/10/14
ATENÇÃO:
- Este exercício de avaliação deverá ser respondido a mão e entregue na sexta-feira, dia 17/10/2014, às 08:00 horas, na secretaria do Departamento de Geologia. O professor estará no local até as 08:10 e QUALQUER ATIVIDADE ENTREGUE APÓS ESTE PRAZO NÃO SERÁ ACEITA.
- O exercício deverá ser feito em dupla e a nota terá peso de 80%. Os 20% restantes serão relativos ao exercício prático em anexo.
- Respostas com estilos de texto muito parecidos ou mesmo idênticas não serão avaliadas;
-Todas as respostas contidas no exercício deverão ser embasadas nos livros listados abaixo e ao final de cada questão deve constar o capítulo, a(s) página(s) e parágrafos que auxiliaram cada resposta:
* SUGUIO, K. Geologia Sedimentar. São Paulo: Edgard Blücher, 2003. 400 p.
* WALKER, R. G. & JAMES, N. P. Facies Models, Response to Sea Level Changes. Geological Association of Canada, 1992.
Questão 1- Faça uma relação entre área fonte e sedimentos, salientando os fatores climáticos, intempéricos, erosivos e de transporte que atuam na definição da composição final dos materiais presentes em uma bacia sedimentar; (2,0 pontos)
Questão 2- Liste quatro processos deposicionais gravitacionais subaéreos e quatro subaquosos, descrevendo para cada um deles as características do depósito e a(s) fácies associadas; (1,0 pontos)
Questão 3- Explique a relação entre deposição de sedimentos, subsidência de bacias e o nível de base de erosão; (2,0 pontos)
Questão 4- Descreva cinco estruturas sedimentares trativas, relacionando-as ao número de Froude e as respectivas formas de leito. Ilustre sua resposta; (2,0 pontos)
Questão 5- Conceitue fácies e associação de fácies de acordo com WALKER, R. G. & JAMES, N. P (1992); (2,0 pontos)
Questão 6- Diferencie através de uma tabela e exemplifique através de ilustrações os seguintes ambientes de sedimentação: a) leque aluvial; b) Sistema fluvial entrelaçado; (1,0 pontos)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais