Buscar

MORFOLOGIA PORTUG.Avaliando

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MORFOLOGIA PORTUG. 
	Período Acad.: 2015.3 EAD (G) / EX
Como vimos em nossas aulas, há vários critérios de classificação do termo PALAVRA. Assim, assinale a alternativa a que se refere a seguinte citação: Este critério não deve ser observado isoladamente, como afirma Mattoso Câmara, pois o sentido depende da forma, ou seja, a palavra é um somatório de forma e sentido, como mostra o exemplo da letra A abaixo, em que a palavra xadrez assume dois sentidos ¿ uma para cada personagem ¿, independente dos componentes que a formam. Além disso, muitos processos de formação não mudam a classe das palavras, como mostra o exemplo B, em que a palavra coisa é, nos três exemplos, um substantivo, mesmo no grau diminutivo. 
Resposta: Semântico
		A palavra COISA, pode assumir diversos sentidos em nossa Língua, por diversas razões. Se dissemos: Que coisa linda! para uma pessoa, significa que coisa = pessoa. E assim sucessivamente. Estamos, portanto, diante de um critério:
	
	
	
	
	 
	Semântico
Sabemos que o conceito de PALAVRA pode ser definido de acordo com vários critérios. Dentre eles, há um que se baseia na caracterização da estrutura do vocábulo, aqui se verificando a aceitação ou não da combinação das formas, conforme mostrado abaixo nas palavras sublinhadas:
Dez doleiros giraram U$ 2,4 bi em 42 contas nos EUA.
Esse critério de classificação de PALAVRA é o: Resposta; Mórfico
		 linguagem é um sistema de sinais auditivo-orais, articulados, de emprego numa comunidade. Articular significa agrupar unidades menores numa outra maior, todas caracterizadas por uma parcela significativa, ou distintiva. Dessa forma, pertence à primeira articulação da linguagem:
	
	
	
Resposta Os morfemas
		Para a dupla articulação da linguagem, estabelecida pelo linguista André Martinet, as funções das unidades de articulação, para a 1ª articulação e para a 2ª articulação, respectivamente, são Resposta significar e distinguir.
	
	
	
		Avaliando 3
Entre as opções abaixo, indique qual é o item no qual o sufixo "AL" não indica a mesma ideia que tem no vocábulo "MENSAL": Resp LARANJAL
O vocábulo (ostentando) apresenta em sua estrutura os seguintes elementos mórficos: 
Resposta radical ostent-, a vogal temática -a, o tema ostenta e a desinência -ndo.
O morfema pode ser considerado, de forma ampla, como
 RESPOSTA menor unidade significativa da língua
		Sabemos que, como vimos nas aulas anteriores, a morfologia é a parte da gramática que estuda as partes que compõem uma palavra ou vocábulo. Quando olhamos uma palavra, independentemente da escolaridade, somos capazes de perceber que ela é composta por partes. Essas partes são chamadas de:REsposta Morfema
O prefixo que aparece em "empobrecidos" traduz a mesma ideia do prefixo notado em "enfraquecer".

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais