Buscar

av1 metodologia cientifica 2° sem.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Vimos em nossa web aula que o levantamento bibliográfico é uma relação das bibliografias a serem utilizadas na pesquisa, sejam livros, artigos de periódicos, teses, folhetos e outros materiais bibliográficos sobre determinado assunto. É uma seleção de materiais que poderão ser utilizados como referência na construção de uma monografia, tcc ou qualquer trabalho acadêmico.
O levantamento bibliográfico, ou o levantamento das fontes de informação sobre o assunto, consiste em um procedimento técnico que compreende duas fases, quais são elas?
Alternativas:
a) Fase de execução e fase de apresentação;
b) Fase de coleta de dados e fase de redação;
c) Fase preparatória e fase de execução;
d) Fase de análise e fase de síntese.
2) "Você quer estudar o ensino de português no Brasil. Imagina quanto tempo você teria de ficar pesquisando para falar com profundidade sobre algo tão amplo, se é que seria um trabalho possível. Para resolver essa situação você pode se fazer (ou fazer ao tema) as seguintes perguntas: Ensino de Português no Brasil, onde? [...]. Quando? [...]. Com qual metodologia? [...]. Com base em qual teoria?" (Rosana Rogeri) (Disponível: http://www.docenciainloco.com/tcc/delimitar-tema-de-tcc-como-fazer/. Acesso em 30/07/15) Adaptado.
No texto acima a autora chama a atenção para a questão da "delimitação do tema de pesquisa". Com base nas informações da web aula 1 responda: o que é a "delimitação do tema"?
Alternativas:
a) A delimitação do tema é tudo aquilo que aparece na introdução do trabalho. Ali estão delimitados todos os temas seguintes.
b) A delimitação do tema é a definição do período histórico a ser pesquisado (Ex.: Antiguidade, Idade Média, Modernidade, etc).
c) É a definição do título do seu trabalho. A definição do título é a primeira coisa que o pesquisador deve estabelecer.
d) É a definição sobre o assunto, o período a ser pesquisado, a área, o idioma etc, para evitar temas fujam ao âmbito da pesquisa.
3) Vimos que uma das fases importantes da execução da pesquisa bibliográfica é a localização do material. Para facilitar a localização de livros o pesquisador poderá fazer uso de fichas que devem ser ordenadas pelo sobrenome do autor. Para localização de artigos de periódicos, a ordenação das fichas deve ser por ordem alfabética de título de periódicos.
A localização física dos documentos poderá ser feita através de dois instrumentos tradicionais básicos. Quais são eles?
Alternativas:
a) Catálogos da biblioteca da instituição e Catálogos coletivos.
b) Busca direta na internet ou através de entrevistas.
c) Entrevistas estruturantes ou coleta de dados.
d) Levantamento através de fichas ou coleta de dados.
4) A fase de leitura e documentação é uma das mais importantes da pesquisa científica, quaisquer que sejam as abordagens metodológicas adotadas. Essa documentação servirá de suporte, ainda, à análise de dados de uma pesquisa, no referencial teórico ou no estado da arte da literatura da área, como já enfatizado.
Em que momento a leitura e documentação deve ocorrer?
Alternativas:
a) Antes da obtenção do documento;
b) Após a obtenção do documento;
c) No momento que o pesquisador decidir;
d) Quando o orientador determinar
5) O fichamento é uma das fases da Pesquisa Bibliográfica, seu objetivo é facilitar o desenvolvimento das atividades acadêmicas e profissionais. Pode ser utilizado para fazer citações, conhecer o conteúdo, analisar o material, etc. Um fichamento poderá ser manual ou automatizado, mas basicamente deverá conter quatro elementos. Que elementos são estes:
Alternativas:
a) Assunto, referência, conteúdo, local;
b) Nome do autor, data, cronograma, estrutura;
c) Nome da obra, data, local, objetivos;
d) Nome do pesquisador, local, data, horário da pesquisa.

Outros materiais