Buscar

AV CONSULTORIA INTERNA DE RH 2015

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Consultoria interna de RH
	Segundo a contextualização de Carla Uchoa, publicado no site da ABRH- RJ, O aumento da competitividade nos negócios e o entendimento de que a gestão de pessoas é fator de diferenciação vêm criando a  necessidade de que a área de Recursos Humanos tenha uma atuação mais estratégica dentro das organizações.
 
Consultoria interna é um modelo de atuação da área de Recursos Humanos que visa viabilizar uma atuação mais estratégica através da proximidade com as áreas de negócio. Desta forma, a área de Recursos Humanos pode estar mais envolvida com os detalhes de cada negocio e participar de forma mais ativa, contribuindo na construção da estratégia e executando ações que agreguem valor, impulsionando o projeto empresarial.
 
Com base na conceituação da consultoria organizacional, escreva os pontos principais que fundamentam a importância da consultoria organizacional nas empresas atuais.
		
	
Resposta: A CONSULTORIA AGE DE FORMA ESTRATÉGICA, POIS PROCURA DESCENTRALIZAR AS INFORMAÇÕES SOBRE OS PROJETOS DE RH, ESTANDO MAIS PERTO DE ÁREAS IMPORTANTES VISANDO A EXECUÇÃO DOS RESULTADOS DO NEGÓCIO. ELA TAMBÉM É IMPORTANTE QUANDO MINIMIZA CUSTOS ADICIONAIS COM A SUA IMPLANTAÇÃO POR TER PROFISSIONAIS TREINADOS E VALORIZADOS DENTRO DA PRÓPRIA ORGANIZAÇÃO. SUAS AÇÕES AGREGAM VALOR A CADA PROCESSO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO.
	
Gabarito:
O aluno deve escrever ao menos um dos aspectos citados no conceito, sendo: Essencialmente, a consultoria é o produto de um trabalho que pressupõe a integração de dois tipos diferentes de ¿know-how¿: o técnico, específico sobre o assunto, e o decorrente da vivência organizacional e do conhecimento de suas peculiaridades contextuais, políticas e culturais. A atuação da consultoria pede competência em estabelecer uma relação de ajuda, uma parceria profissional do consultor com as pessoas que necessitam desse tipo de apoio. Considera o conjunto de atividades desenvolvidas pelo profissional de modo a ajudar o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente de trabalho.
	
	Alguns autores colocam que um dos pontos mais importantes na atuação do consultor interno é funcionar como um agente de mudanças. Como você descreveria esse papel.
		
	
Resposta: O CI ATUA COMO AGENTE DE MUDANÇAS A MEDIDA QUE ATUA DE MODO ESTRATÉGICO. ELE É O PROFISSIONAL QUALIFICADO QUE DEVE PASSAR CONFIABILIDADE A TODOS OS SEUS CLIENTES INTERNOS VISANDO UMA PARCERIA NO QUE TANGE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. ELE PROPÕE JUNTO AO SEU CLIENTE INTERNO SOLUÇÕES PARA QUE TODO O PROCESSO INTERNO DE UMA ORGANIZAÇÃO ALCANCE OS RESULTADOS ESPERADOS. TAMBÉM POR CONHECER PROFUNDAMENTE O NEGÓCIO E A CULTURA DA EMPRESA, ELE ACABA POR PROPOR IMPLEMENTAÇÕES DE PROJETOS EM ÁREAS AFINS COM O INTUITO DE ALCANÇAR OS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS.
	
Gabarito: O consultor interno deve assumir a responsabilidade de assessorar seu cliente interno no processo de produzir uma mudança através da redefinição de papéis, da missão, dos negócios e dos níveis de responsabilidade da empresa e de suas áreas.agente de mudança
	
	A consultoria pode ser vista, de forma simplista, como uma relação de ajuda. Pode-se afirmar que a consultoria sustenta-se sobre três pilares:
		
	Opção Não Respondida
	Profissionalismo; assistencialismo; parceria
	Opção Não Respondida
	Assistencialismo; experiência; cliente
	Opção Não Respondida
	Parceira; assistencialismo; confiabilidade
	Opção Marcada Opção Certa
	Profissionalismo; confiabilidade; parceria
	Opção Não Respondida
	Experiência; confiabilidade; cliente
	
	A consultoria autônoma possui como características básicas ser realizada por:
		
	Opção Não Respondida
	Empresas com grandes grupos de consultores.
	Opção Não Respondida
	Ex-colaboradores da organização.
	Opção Não Respondida
	Analistas de RH da organização, atuando sozinhos na liderança de projetos.
	Opção Não Respondida
	Colaboradores da empresa de qualquer área que atuam de maneira informal.
	Opção Marcada Opção Certa
	Profissional qualificado que atua de forma independente, sem vínculo empregatício com a organização-cliente.
	
	Segundo Orlickas, o processo de implantação de uma consultoria interna de RH terá maior probabilidade sucesso se seguir algumas etapas. Aquela que se refere a Fazer um benchmarking se caracteriza por:
		
	Opção Não Respondida
	Gerir as exceções do trabalho do consultor irá proporcionar maior agilidade nas ações ao invés de, a todo o momento, ele precisar consultar a direção de RH haja vista que a implantação de novo modelo de trabalho exige a revisão dos produtos de RH.
	Opção Não Respondida
	Implantar plano sistemático de rotatividade dos Consultores Internos pelas diversas áreas da empresa, no sentido de evitar que se perca a identidade funcional tendo em vista que o Consultor é funcionário da área de RH e parceiro do cliente.
	Opção Não Respondida
	Iniciar um processo de simplificação dos trâmites administrativos e operacionais visando à renovação do sistema, composta pela criação de um banco de dados e pelo investimento em software e hardware.
	Opção Marcada Opção Certa
	Pesquisar a atuação de organizações de ponta que se destacam pela sua forma de gerir pessoas por meio da participação em grupos informais de RH, associações de classe, palestra e conferências visando aprender com outros modelos e analisando o que deve ser adaptado à empresa.
	Opção Não Respondida
	Minimizar os conflitos por meio da conscientização de todos os funcionários da empresa. Em diferentes medidas, todos devem receber as informações referentes à necessidade, ao objetivo e às conseqüências desse processo.
	
	Segundo Orlickas o papel do consultor Interno de RH é eminentemente:
		
	Opção Não Respondida
	Assistencial
	Opção Não Respondida
	Assessoria
	Opção Marcada Opção Certa
	Estratégico
	Opção Não Respondida
	Administrativo
	Opção Não Respondida
	Operacional
	
	A evolução no modelo de Gestão de RH desde a Administração de Pessoal mostra que, atualmente, a consultoria interna de RH é o modelo mais adequado às modernas organizações. Em qual opção encontra-se a característica deste modelo, considerando a "Concepção sobre o Emprego das Pessoas":
		
	Opção Não Respondida
	As pessoas são valorizadas pela hierarquia.
	Opção Marcada Opção Certa
	Valorização das competências pessoais e do capital Intelectual.
	Opção Não Respondida
	Pessoas são alocadas de acordo com suas especializações profissionais.
	Opção Não Respondida
	Valorização da Especialização e Experiência das pessoas.
	Opção Não Respondida
	Valorização somente da Experiência.
	
	A fase preliminar da implantação da consultoria interna é a:
		
	Opção Não Respondida
	Definição do problema
	Opção Não Respondida
	Elaboração dos objetivos
	Opção Marcada Opção Certa
	Formação e qualificação dos consultores internos
	Opção Não Respondida Opção Certa
	Mobilização de competências internas
	Opção Não Respondida
	Elaboração da estratégia
	
	Assim como um gestor de RH, um Consultor Interno de RH precisa de sólidos conhecimentos sobre a moderna gestão de pessoas. Contudo, isto não basta. Marque a opção INCORRETA sobre o que mais o CI de RH precisa conhecer/dominar:
		
	Opção Não Respondida
	Habilidades de Interação Social.
	Opção Não Respondida
	Conhecimentos sobre a Administração Empresarial.
	Opção Não Respondida
	Sólidos conhecimentos sobre a organização.
	Opção Marcada Opção Certa
	Ter sólidos conhecimentos sobre a organização não é tão necessário assim, já que suas habilidades e atitudes é que mais importam na sua atuação.
	Opção Não Respondida
	Habilidades de Análise e Solução de Problemas.
	
	
	
	A direção da empresa LUZ S/A. , decidiu implementar e manter os procedimentos específicos de Consultoria Interna
de RH, visando fortalecer a atuação estratégica da gestão de recursos humanos. Podemos esperar como consequência:
		
	Opção Não Respondida
	a revisão dos processos da área de marketing.
	Opção Não Respondida
	a valorização dos processos da área financeira.
	Opção Não Respondida Opção Certa
	a revisão da maneira de gerir os recursos humanos.
	Opção Marcada Opção Errada
	a valorização do planejamento estratpégico.
	Opção Não Respondida
	a valorização dos processos da área jurídica.
	
	
	Segundo Peter Drucker(200), a Era do conhecimento está emergindo e, diferentemente da Era industrial, nesta nova sociedade a criação e gerenciamento do conhecimento serão fatores decisivos no ambiente competitivo. Conforme o texto citado sobre a ¿Era de conhecimento¿ o foco é no ambiente, apresente uma característica da antiga gestão da " Era industrial."
		
	
Resposta: O foco era no indivíduo.
	
Gabarito: A característica da antiga gestão da" Era industrial." o foco era interno.
	
	
	Explique a relação entre as estratégias de negócio e a estratégica específica da área de recursos humanos.
		
	
Resposta: A estratégia do negócio é garantir sua perinidade a longo prazo e pra isso precisa que seus recursos humanos estejam preparados, por isso a área de RH está cada vez mais atuando com consultorias. As estratégias de recursos humanos devem está alianhadas as estratégias do negócio.
	
Gabarito: A estratégia de longo prazo adotada por uma empresa irá requerer uma estratégia específica da área de recursos humanos, que será traduzida em prioridades e detalhada em um plano de ação. As ações ou atividades a serem implementadas por RH deverão ser definidas e implementadas de forma a assegurar a direta contribuição para a realização da estratégia de negócio.
	Em artigo publicado em meio digital www.consultoriainternaderh.com, pela autora Elizenda Orlikas relata a importância da implantação da consultoria interna de recursos humanos e a necessidade de dentro de uma estrutura organizacional, atuar de forma multidisciplinar. Dentro desse processo, o consultor é um facilitador que efetua diagnósticos, propõe soluções, sugere sugestões e críticas. A autora relata ainda sobre as fases da implantação da consultoria interna de RH. Com base nos estudos realizados, assinale a única alternativa que apresenta etapas da implantação de Recursos Humanos.
		
	Opção Não Respondida
	Acompanhamento constante; Adequação de perfis; Valorizar o background e a competência individual;
	Opção Marcada Opção Errada
	Revisões e reavaliações; Gerir os obstáculos; Os gestores de linha como gestores de RH;
	Opção Não Respondida Opção Certa
	Conscientização de todos; Adequar segurança e medicina do trabalho; Fazer um Benchmarking;
	Opção Não Respondida
	Desburocratização e racionalização; Acompanhamento constante; Definição do papel do consultor interno;
	Opção Não Respondida
	Definição do papel do consultor interno; Profundo comprometimento com a alta direção; Tornar a área de RH numa área de negócios;
	A consultoria interna de RH pode proporcionar oportunidades e riscos para a organização. Riscos aos quais o consultor interno de RH está sujeito são, por exemplo, sofrer pressão dos executivos da organização, sofrer preconceito dos colegas, ou ainda, ser desacreditado por ambos. Contudo, lançar mão da consultoria interna também proporciona grandes oportunidades. Uma delas pode ser identificada a seguir. Após ler atentamente todas as alternativas, identifique aquela que expressa corretamente uma destas oportunidades:
		
	Opção Não Respondida
	Os custos da consultoria interna são muito baixos. Por isso, os executivos podem dispor da verba que seria aplicada na contratação de consultor externo para outra finalidade. Surge, desta forma, grandes oportunidades de investimento que, quase sempre, proporcionam ganhos de capital importantes para a organização.
	Opção Não Respondida
	É incontestável que a grande oportunidade que surge com o uso da consultoria interna é a de poder conhecer melhor a qualidade da gestão dos executivos. O consultor interno possui total autonomia e isenção permitindo a ele apontar claramente as falhas, sejam técnicas, sejam de comportamento, dos executivos podendo corrigi-las utilizando, se necessário, sua autoridade dentro da estrutura organizacional.
	Opção Marcada Opção Errada
	Compreendendo o mercado de trabalho o consultor interno procura identificar as potencialidades do cliente e amplia-las com a aplicação de metodologias de mentoring e coaching. Desta forma, garante o maior desempenho dos empregados, melhorando a sua qualificação para quando ele deixar a organização.
	Opção Não Respondida Opção Certa
	As soluções encontradas para os problemas e seus efetivos resultados podem ser melhor acompanhados e avaliados tanto pelo consultor interno como pelo cliente, considerando a proximidade e a presença constante do consultor no local do trabalho. A avaliação imediata, consequência dessa proximidade, permite ajustes e correções mais rápidas e precisas, sempre que for o caso.
	Segundo Orlickas, o processo de implantação de uma consultoria interna de RH terá maior probabilidade sucesso se seguir algumas etapas. Aquela que se refere à Aplicação do Job Rotation se caracteriza por:
		
	Opção Não Respondida Opção Certa
	Implantar plano sistemático de rotatividade dos Consultores Internos pelas diversas áreas da empresa, no sentido de evitar que se perca a identidade funcional tendo em vista que o Consultor é funcionário da área de RH e parceiro do cliente.
	Opção Não Respondida
	Minimizar os conflitos por meio da conscientização de todos os funcionários da empresa. Em diferentes medidas, todos devem receber as informações referentes à necessidade, ao objetivo e às conseqüências desse processo.
	Opção Marcada Opção Errada
	Pesquisar a atuação de organizações de ponta que se destacam pela sua forma de gerir pessoas por meio da participação em grupos informais de RH, associações de classe, palestra e conferências visando aprender com outros modelos e analisando o que deve ser adaptado à empresa.
	Opção Não Respondida
	Iniciar um processo de simplificação dos trâmites administrativos e operacionais visando à renovação do sistema, composta pela criação de um banco de dados e pelo investimento em software e hardware.
	Opção Não Respondida
	Gerir as exceções do trabalho do consultor irá proporcionar maior agilidade nas ações ao invés de, a todo o momento, ele precisar consultar a direção de RH haja vista que a implantação de novo modelo de trabalho exige a revisão dos produtos de RH.
	Como sabemos, há uma fase preliminar da implantação da consultoria interna, como parte da nova atuação da gestão estratégica de RH na empresa moderna e pró-ativa. Trata-se de um investimento da empresa no sentido da melhoria contínua e, assim, do desenvolvimento organizacional. Assinale a fase a qual estamos nos referindo:
		
	Opção Não Respondida
	capacitação de analistas de sistemas e informação.
	Opção Não Respondida
	qualificação dos fornecedores.
	Opção Não Respondida
	formação de eletricistas.
	Opção Não Respondida
	planejamento de carreira operacional.
	Opção Marcada Opção Certa
	formação e qualificação dos consultores internos.
	Exercida por profissionais que se especializa em aconselhamento gerencial. Falamos de:
		
	Opção Não Respondida
	Consultoria Autonoma
	Opção Não Respondida
	Consultoria Externa
	Opção Marcada Opção Certa
	Consultoria Exclusiva
	Opção Não Respondida
	Consultoria Associada
	Dentre as características esperadas do Consultor Interno de RH, destacam-se: I. Amplo domínio da melhor teoria e das práticas de administração empresarial; visão sistêmica. II. Sólidos e atualizados conhecimentos sobre a moderna gestão de RH e suas implicações estratégicas. III. Plena compreensão e
utilização das diferentes abordagens e ferramentas usuais em consultoria. IV. Facilidade no relacionamento interpessoal e intragrupal para que a comunicação com o(s) cliente(s) se faça de modo empático e eficaz no processo da relação de ajuda. V. Perspicácia na análise de situações complexas e de formulação de opções de solução adequadas levando em conta as opiniões, possibilidades e limitações do cliente. Assinale:
		
	Opção Não Respondida
	As afirmações I, II e III são falsas.
	Opção Não Respondida
	Apenas as afirmações I, II e V são verdadeiras.
	Opção Não Respondida
	Apenas as afirmações II, IV e V são verdadeiras.
	Opção Marcada Opção Certa
	As afirmações I, II, III, IV e V ão verdadeiras.
	Constituem conceitos de consultoria, exceto:
		
	Opção Não Respondida
	Conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor que ajudam o cliente a perceber e agir sobre fatos que ocorrem em seu ambiente
	Opção Não Respondida
	Fornecimento de determinada prestação de serviço por profissional qualificado
	Opção Marcada Opção Certa
	Exercício de determinada profissão por profissional desqualificado
	Opção Não Respondida
	Exercício de determinada prestação de serviços por profissional qualificado
	Opção Não Respondida
	Arte de influenciar as pessoas que nos pedem para fazê-lo
	Comente o benefício da implantação do modelo de consultoria interna sobre a atuação dos gestores da empresa na supervisão de suas equipes.
		
	
Resposta: beneficio de uma consultoria interna sera de baixo custos, e também propociona grandes oportunidades. e necessario atuar de forma deciplinar na análise.
	
Gabarito: A presença dos consultores internos junto aos seus clientes, os diretores, gerentes e chefes das diversas áreas na organização, também faculta a transferência de idéias sobre a moderna tecnologia de gestão de pessoas, gerando uma convergência de conhecimentos e atitudes que afetam positivamente o desempenho desses líderes executivos.
	Para ter maior possibilidade de sucesso na implantação da Consultoria Interna de RH, recomenda-se fazer um Benchmarking. Por que esta ação é recomendada e como pode ser feita?
		
	
Resposta: fazer um benchmarkig e recomendada com a colaboração de todos.
	
Gabarito: O benchmarking é recomendado porque auxiliará os consultores internos a ver como empresas de ponta se destacam no gerenciamento das pessoas. Ou seja, trocar informações com os melhores nesta área, analisando antes o que pode ser ou não adequado à empresa. Uma forma de realizar um benchmarking é frequentar grupos informais de RH, associações de classe, palestras e conferências sobre o tema.
	É um fator complicador para o sucesso nos processos de mudanças nas organizações:
		
	Opção Marcada Opção Certa
	A centralização na execução das políticas e procedimentos de Recursos Humanos pelas diferentes áreas funcionais.
	Opção Não Respondida
	O exercício multidisciplinar da função gerencial.
	Opção Não Respondida
	A predominância de uma cultura organizacional baseada na inovação.
	Opção Não Respondida
	A validação integral dos projetos de mudança pela alta direção.
	Opção Não Respondida
	O treinamento prévio de consultores internos para cada projeto.
	O papel do consultor pode ser resumido na seguinte frase:
		
	Opção Não Respondida
	¿é um agente de estagnação para a empresa¿
	Opção Não Respondida Opção Certa
	¿é um agente de mudanças para as empresas contratantes¿
	Opção Marcada Opção Errada
	¿é um agente contratante de conflitos para as empresas contratantes¿
	Opção Não Respondida
	¿é um agente de captação de recursos, somente¿
	Opção Não Respondida
	Nenhuma das respostas anteriores
	Na busca de assegurar a competitividade organizacional, torna-se necessário:
		
	Opção Não Respondida
	alinhamento das áreas financeira e tecnológica da organização com a estratégia genérica do negócio.
	Opção Não Respondida
	alinhamento de estratégia do negócio com a estratégia das áreas existentes em empresas de mesmo segmento.
	Opção Não Respondida
	apenas as área de produção e pesquisa estarem alinhadas a uma estratégia genérica do negócio.
	Opção Não Respondida
	alinhamento de estratégia do negócio com a estratégia das áreas existentes em empresas de outro segmento.
	Opção Marcada Opção Certa
	alinhamento das estratégias de cada uma das áreas da organização à estratégia genérica do negócio.
	Alguns aspectos positivos decorrentes da implantação da consultoria Interna de Recursos Humanos estão listados abaixo. Assinale a alternativa que NÃO indica um desses aspectos:
		
	Opção Não Respondida
	Menor custo.
	Opção Não Respondida
	Job rotation entre consultores internos.
	Opção Não Respondida Opção Certa
	Resistência a mudança.
	Opção Não Respondida
	Consultor interno como funcionário da empresa.
	Opção Marcada Opção Errada
	Proximidade entre cliente interno e consultor interno.
	Para Chiavenato, Idalberto (2008), o conhecimento é a moeda mais valiosa do século XXI, podendo assim, ser utilizada como subsídio no alcance da vantagem competitiva. Sendo assim, assinale os fatores que compõem e que podem sofrer impactos nas organizações?
		
	Opção Não Respondida
	Estratégico, visionário, parceria, compromisso, curto prazo, consultivo, foco nos negócio e no cliente e proativo.
	Opção Marcada Opção Errada
	Estratégico, visionário, parceria, compromisso, longo prazo, administrativo, foco nos negócio e no cliente e proativo.
	Opção Não Respondida
	Estratégico, burocrático, parceria, compromisso, longo prazo, consultivo, foco nos negócio e no cliente e proativo.
	Opção Não Respondida
	Estratégico, visionário, parceria, compromisso, longo prazo, consultivo, foco na atividade e no cliente e proativo.
	Opção Não Respondida Opção Certa
	Estratégico, visionário, parceria, compromisso, longo prazo, consultivo, foco nos negócio e no cliente e proativo.
	Abaixo estão descritas algumas da etapas que compõe um trabalho de consultoria, exceto:
		
	Opção Não Respondida
	Identificação ou constatação de causas
	Opção Marcada Opção Certa
	Implementar ações sem o conhecimento do cliente
	Opção Não Respondida
	Propor soluções
	Opção Não Respondida
	Estudo de alternativas viáveis
	Opção Não Respondida
	Realizar levantamento de informações
	Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve as POLÍTICAS a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
		
	Opção Marcada Opção Errada
	Independente para que o consultor poder implantar as mudanças que forem necessárias.
	Opção Não Respondida
	Implícita, informal e não necessariamente relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
	Opção Não Respondida Opção Certa
	Explícita, formalizada e relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
	Opção Não Respondida
	Explícita, formalizada e não necessariamente relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
	Opção Não Respondida
	Implícita, informal e relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
	O modelo de consultoria interna de RH tem como objetivo:
		
	Opção Não Respondida
	Demitir funcionários
	Opção Não Respondida Opção Certa
	Antecipar as tendências de RH
	Opção Marcada Opção Errada
	Tomar decisões estratégicas
	Opção Não Respondida
	Nenhuma das respostas anteriores
	Opção Não Respondida
	Elaborar campanha de marketing
	Para Orlickas, a consultoria interna de RH é um processo
de mudança e pode gerar medos e ansiedades gerando, normalmente, oposições a serem superadas pelo Consultor, portanto, ele deverá estar preparado para identificar o tipo de resistência para superá-la. A postura mais adequada para resolver dificuldades geradas por Alegação de Falta de Tempo para Gerir seus próprios RH é:
		
	Opção Não Respondida Opção Certa
	Demonstrar que atrasos no projeto comprometeram o andamento do projeto, esta postura normalmente atenua a resistência na medida em que o cliente presencia a adesão das demais pessoas da equipe e da organização.
	Opção Não Respondida
	Deixar o cliente desabafar a sua ansiedade e medo pode ser uma solução, além de mostrar que você está à procura de soluções e não só apontar problemas evitando colocar o seu cliente em situações delicadas.
	Opção Não Respondida
	Esclarecer que a atividade de consultoria interna não visa eliminar cargos, pois todas as tarefas continuarão a ser realizadas ¿ interna ou externamente e a organização poderá desenvolver, em paralelo, um processo de preparação de funcionários para assumirem funções noutras áreas ou oferecer apoio para recolocação, se for o caso.
	Opção Não Respondida
	Trazer o cliente para a realidade fazendo perguntas que exijam também uma resposta objetiva, identificando soluções reais, e não paliativas, para os problemas por ele apresentados.
	Opção Marcada Opção Errada
	Responder calmamente, sem mostrar constrangimento ou irritabilidade a fim de proporcionar ao cliente sentimento de segurança nas respostas e no processo.
	Sabemos que a função do RH evoluiu, passando de operacional e burocrática a estratégica. Sobretudo, o RH precisa estar mais próximo do cliente interno. Diante desta afirmação, pergunta-se: Para que implementamos uma Consultoria Interna de RH numa empresa?
		
	
Resposta: Para se ter uma organização estratégica, resultando em melhores resultados, na busca da melhoria continua, a consultoria interna busca falhas na organização independente do setor, e elabora ações a fim de corrigir esses erros e automaticamente obter melhores resultados.
	
Gabarito: Para que as informações referentes às políticas de pessoal sejam disseminadas, entendidas e praticadas em toda a organização. Isto permitirá suporte aos gestores de cada área na prática de gestão de pessoas e o mais adequado atendimento às expectativas de pessoal.
	Para o autor Leite, Luiz Augusto Mattana da Costa (2005), a maioria dos empregados das organizações concentra seus esforços em suas atividades, com foco no cumprimento de metas e prazos, em busca de resultados, concentrando suas energias exclusivamente nos problemas do dia a dia. Neste contexto, o papel de catalisador, incentivador de talentos e interações mais criativas e produtivas entre os empregados deve ser desempenhado pelo consultor como sua grande prioridade. Diante disto, marque os atributos do capital humano relacionadas as pessoas e ao contexto?
		
	
Resposta: O capital humano hoje é que faz a imagem da empresa, bons profissionais agregam valores a organização; toda empresa bem sucedida no mercado, investa no seu capital humano. Uma equipe boa não é aquela que só foca na produtividade,mas sim em manter um bom clima, uma boa relação interpessoal com seus colegas e gestores, isso deve ser considerado algo importante pelo consultor interno, afinal qualidade de trabalho é um dos itens que atrai e retém talentos em uma organização.
	
Gabarito: Para as pessoas são habilidades, competências, atitudes e conhecimentos e, por conseguinte, do contexto dizem respeito a estrutura organizacional, cultura corporativa incentivos, equipes autônomas e empowerment.
Nova Imagem (24).bmpNova Imagem (38).bmpNova Imagem (34).bmpNova Imagem (20).bmpNova Imagem (17).bmp
	No entendimento de Neves Jr., em função da carga de trabalho rotineiro o pessoal interno não consegue desenvolver e executar novos projetos. Nesses casos, o Consultor é contratado para desenvolver e viabilizar estas ações que irão proporcionar sensíveis ganhos à organização. Por exemplo, caracteriza um Projeto voltado para os Trabalhos de Avaliação Conjunta:
		
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	Viabilização de ações para obtenção de empréstimos, financiamentos de equipamentos, planos de marketing, Programas de Relacionamento, Planejamento estratégico, etc., de forma a liberar recursos em um prazo significativamente menor que um leigo.
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	Necessidade de uma opinião independente sobre determinado projeto ou procedimento na empresa minimizando as possibilidades de falhas no projeto e evitando-se gastos futuros não previstos.
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	Dinamização dos processos de desenvolvimento de pessoal por meio da realização de eventos formais e informais que visem o despertar do potencial dos funcionários visando seu crescimento profissional.
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado_x.gif http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif
	Atuação, junto aos executivos da organização, para a análise de processos e/ou análise de dados e informações estratégicas que irão definir os caminhos a serem trilhados.
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	Transferência de know-how ao pessoal interno e terceirizado para que possam fazer o trabalho sozinho preparando a equipe em novas técnicas ou abordagens ou ainda repassando informações sobre novos produtos.
	Para Crocco e Guttmann, a maneira pela qual um produto da consultoria é oferecido é denominada:
		
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	Estilo
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	Método
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	Modalidade
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	Gênero
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado_x.gif http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif
	Tipo
	Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve a CONCEPÇÃO SOBRE AS PESSOAS a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
		
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	Cumprimento da legislação trabalhista
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	Alocamento de pessoal conforme experiência
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	Cumprimento das rotinas operacionais
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado_x.gif http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif
	Valorização das competências e do Capital Intelectual
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	Valorização das Experiências
	Uma consultoria de qualidade levará em conta:
		
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	As condições de saúde dos trabalhadores
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	As condições do clima do planeta
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado_x.gif http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif
	As condições reais da empresa e do mercado
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	As decisões do presidente da república, somente
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	Nenhuma das respostas anteriores
	Em relação à atuação da consultoria:
		
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	Pede competência em estabelecer relações de conflitos
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	Nenhuma das respostas anteriores
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
Pede competência em definir metas da empresa
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	Pede competência em decidir ações estratégicas
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado_x.gif http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif
	Pede competência em estabelecer uma relação de ajuda
	Constitue um tipo de consultoria praticada por profissionais especializados que atuam como parceiros de empresas de consultoria organizacional. Estamos diante do conceito de consultoria:
		
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	Exclusiva
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	Nenhuma das respostas anteriores
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado_x.gif http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif
	Associada
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	Autônoma
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	Interna
	A competência FOCO NO CLIENTE poderia significar a adoção de determinados comportamentos pelos seus funcionários, como por exemplo. Marque a alternativa que NÃO condiz com a questão:
		
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	atender às solicitações dos clientes dentro do prazo estipulado;
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	direcionando ações para a busca rápida de soluções.
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	ser solícito no trato com os clientes
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado_x.gif http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif
	manter uma atitude arrogante
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	estar atento ao que é solicitado pelo cliente ¿ com paciência e capacidade de escutar
	A consultoria pode ser vista, de forma simplista, como uma relação de ajuda. Pode-se afirmar que a consultoria sustenta-se sobre três pilares:
		
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado_x.gif http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_nao.gif
	Experiência; confiabilidade; cliente
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	Assistencialismo; experiência; cliente
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif http://simulado.estacio.br/img/imagens/peq_ok.gif
	Profissionalismo; confiabilidade; parceria
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	Profissionalismo; assistencialismo; parceria
	http://simulado.estacio.br/img/Imagens/quadrado.gif
	Parceira; assistencialismo; confiabilidade
	Segundo Peter Drucker(200), a Era do conhecimento está emergindo e, diferentemente da Era industrial, nesta nova sociedade a criação e gerenciamento do conhecimento serão fatores decisivos no ambiente competitivo. Conforme o texto citado sobre a ¿Era de conhecimento¿ o foco é no ambiente, apresente uma característica da antiga gestão da " Era industrial."
		
	
Sua Resposta: qqq
	
Compare com a sua resposta: A característica da antiga gestão da" Era industrial." o foco era interno.
	Quais os principais objetivos de uma consultoria interna de RH?
		
	
Sua Resposta: Os principais objetivos são, analisar o o ambiente interno da empresa, perceber onde esta o foco causador do problema e apresentar solução para a organização
	
Compare com a sua resposta: Em primeiro lugar prover a organização de informações descentralizadas de um projeto de consultoria interna de Recursos Humanos, mas também porque a área de RH exige inovação. As empresas que o fizeram, implantaram uma consultoria interna de RH, estavam preocupadas não apenas em facilitar a tramitação da comunicação e informação, mas também oferecer um melhor atendimento ao seu cliente interno, indo ao encontro das reais necessidades de seus colaboradores, aproximando-se deles.
	Um dos motivos para que as empresas modernas implantem a consultoria interna é:
		
	Opção Marcada Opção Certa
	O aproveitamento das competências existentes em seus quadros de funcionários
	Opção Não Respondida
	O aproveitamento dos conhecimentos dos filhos dos funcionários para atividades da empresa
	Opção Não Respondida
	O levantamento das expectativas dos trabalhadores para posterior processo de admissão
	Opção Não Respondida
	O levantamento das expectativas dos trabalhadores para posterior demissão
	Opção Não Respondida
	Nenhuma das respostas anteriores
	Para Orlickas, a consultoria interna de RH é um processo de mudança e pode gerar medos e ansiedades gerando, normalmente, oposições a serem superadas pelo Consultor, portanto, ele deverá estar preparado para identificar o tipo de resistência para superá-la. A postura mais adequada para resolver dificuldades geradas por Alegação de que outras Organizações já tentaram sem Bons Resultados é:
		
	Opção Não Respondida
	Demonstrar que atrasos no projeto comprometeram o andamento do projeto, esta postura normalmente atenua a resistência na medida em que ele presencie a adesão das restantes pessoas da equipe e da organização.
	Opção Não Respondida
	Deixar o cliente desabafar a sua ansiedade e medo pode ser uma solução, além de mostrar que você está à procura de soluções e não só apontar problemas evitando colocar o seu cliente em situações delicadas.
	Opção Não Respondida
	Responder calmamente, sem mostrar constrangimento ou irritabilidade a fim de proporcionar ao cliente sentimento de segurança nas respostas e no processo.
	Opção Marcada Opção Certa
	Esclarecer que a atividade de consultoria interna não visa eliminar cargos, pois todas as tarefas continuarão a ser realizadas ¿ interna ou externamente e a organização poderá desenvolver, em paralelo, um processo de preparação de funcionários para assumirem funções noutras áreas ou oferecer apoio para recolocação, se for o caso.
	Opção Não Respondida
	Trazer o cliente para a realidade fazendo perguntas que exijam também uma resposta objetiva, identificando soluções reais, e não paliativas, para os problemas por ele apresentados.
	¿Conjunto de ações tomadas metodicamente, a partir do diagnóstico de uma situação-problema, para alcançar uma solução satisfatória (objetivo)¿. O conceito descrito refere-se a:
		
	Opção Marcada Opção Errada
	Consultoria interna por processo
	Opção Não Respondida
	Consultoria interna por finalidade
	Opção Não Respondida
	Nenhuma das respostas anteriores
	Opção Não Respondida
	Consultoria externa
	Opção Não Respondida Opção Certa
	Consultoria interna por projeto
	A competência é a inteligência prática para situações que se apóiam sobre os conhecimentos adquiridos e os transformam com tanto mais força, quanto mais aumenta a complexidade das situações.Sendo assim, qual é o conhecimento mais marcante no perfil de um consultor interno de RH:
		
	Opção Não Respondida Opção Certa
	Resiliência
	Opção Não Respondida
	Perspicácia na análise de situações complexas
	Opção Não Respondida
	empatia em relação aos sentimentos das pessoas
	Opção Não Respondida
	relacionamento interpessoal
	Opção Marcada Opção Errada
	Compreensão e utilização das diferentes abordagens e ferramentas usuais em consultoria
	Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve os OBJETIVOS a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
		
	Opção Não Respondida
	Cumprimento das rotinas operacionais e da legislação trabalhista
	Opção Não Respondida
	Valorização das experiências dos funcionários
	Opção Marcada Opção Errada
	Valorização das competências e do Capital Intelectual e Humano
	Opção Não Respondida Opção Certa
	Ajustamento
das estratégias de RH às estratégias organizacionais preparando-a para o futuro
	Opção Não Respondida
	Alocamento de pessoal conforme experiência e processo de treinamento
	Alguns aspectos positivos decorrentes da implantação da consultoria Interna de Recursos Humanos estão listados abaixo. Assinale a alternativa que NÃO indica um desses aspectos:
		
	Opção Não Respondida
	Consultor interno como funcionário da empresa.
	Opção Não Respondida
	Proximidade entre cliente interno e consultor interno.
	Opção Marcada Opção Certa
	Resistência a mudança.
	Opção Não Respondida
	Menor custo.
	Opção Não Respondida
	Job rotation entre consultores internos.
	O Job Rotation ¿ consiste na rotatividade dos consultores internos pelas diversas áreas da empresa. São benefícios de sua aplicação:
		
	Opção Não Respondida
	promover contato entre os clientes internos e os clientes externos.
	Opção Não Respondida
	evitar que práticas inadequadas sejam implantadas na empresa.
	Opção Não Respondida
	não há informações que comprovem a validade de sua aplicação nas organizações.
	Opção Não Respondida
	trata-se de uma prática onerosa, complexa, inviável e, não recomendada.
	Opção Marcada Opção Certa
	evitar a perda de identidade funcional e enriquecimento de atuação.
	A consultoria autônoma possui como características básicas ser realizada por:
		
	Opção Não Respondida
	Analistas de RH da organização, atuando sozinhos na liderança de projetos.
	Opção Não Respondida
	Ex-colaboradores da organização.
	Opção Marcada Opção Certa
	Profissional qualificado que atua de forma independente, sem vínculo empregatício com a organização-cliente.
	Opção Não Respondida
	Empresas com grandes grupos de consultores.
	Opção Não Respondida
	Colaboradores da empresa de qualquer área que atuam de maneira informal.
	Quando observamos as características do perfil profissional e pessoal de um consultor interno de RH, é identificado um profissional que busque agir meticulosamente na composição de um perfil profissional que possa atuar realmente como um ajudador, um conselheiro, um solucionador de problemas com as habilidades e atitudes compatíveis com o papel.
Com base na afirmação do enunciado, descreva as formas usuais de como achar/buscar/selecionar este profissional, que atenda as especificidades narradas.
		
	
Resposta: Além dos conhecimentos técnicos, Esse profissional deve possuir facilidade de relacionar-se com os outras pessoas (relacionamento interpessoal), devendo assim manter diálago com todos os seterores da organização. Esse profissional também deve estar preparado para lidar com situações problema, para assim buscar e propor soluções que de fato vão modificar a maneira de condizir os projetos da empresa, ou seja ser resiliente.Esse profissional deve ter empatia, ou seja, se colacar no lugar do cliente interno, que está passando por uma situação díficil, e por ocasião não compreendendo a melhor maneira de se solucionar o problema. E por último esse profissional deve possuir pespicásia para que diante das situações mais complexas, ele consiga visualizar o mellhor caminho para o resultado final.
	
Gabarito:
O aluno deve citar as duas formas usuais utilizadas, sendo: Dentre as muitas empresas que adotaram a consultoria interna de RH, algumas admitiram que esses consultores internos poderiam ser os próprios executivos e técnicos, selecionados dentre os que tivessem mais competência e motivação para o exercício do papel.
 
Outras empresas optaram por selecionar os mais aptos e predispostos e submetê-los a um treinamento específico e intensivo de modo que seus conhecimentos, habilidades e atitudes fossem potencializados em proveito da atuação profissional de um efetivo consultor interno.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): De forma geral, atendeu aos aspectos requeridos na questão.
	Segundo Luiz Augusto Mattana da Costa Leite (CMC e Vice- Presidente do IBCO), em artigo publicado na HSM Online e no IBCO - Instituto Brasileiro de Consultoria Interna, observa que o Consultor educa, não ensina! E estabelece a seguinte narrativa: "As organizações estão incorporando, crescentemente, conceitos e processos de aprendizagem em suas práticas gerenciais e operacionais. O trabalho do consultor se dá a partir de, pelo menos, quatro dimensões que têm relação direta com a aprendizagem: relação de ajuda, mudança, intervenções e implementação com autonomia decisória do cliente." Especificamente sobre a quarta dimensão, "A implementação com autonomia, sabemos que sua responsabilidade total é do cliente,dono do problema. Se tiver cabeça moderna, preferirá aplicar os princípios da organização de aprendizagem (learning organization), onde o processo produtivo é enriquecido por práticas de educação continuada. Na sociedade do conhecimento, quem não aprende, desaprende." Com base nos estudos realizados e com o enunciado, desenvolva seu entendimento, sobre a importância da implementação da consultoria interna de recursos humanos.
		
	
Resposta: A consultoria interna é importante na integração das aréas da organização, fazendo com que a comunicação seja facilitada auxiliando os processos da empresa. O consultor interno é um profissional que por ser um colaborador da própria organização, já possui conhecimento do negócio e também aproveita as competências que já possui,e podendo com mais facilidade entender os problemas e popor soluções para atender o cliente interno.
	
Gabarito: Resposta: O aluno deve estabelecer uma narrativa coerente aos estudos realizados, sobre a temática abordada.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): De forma geral, atendeu aos aspectos requeridos na questão.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais