Buscar

SIMULADO AV2 GESTÃO DA QUALIDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201201425016)
	
	O PDCA é um método de gestão que orienta o processo de tomada de decisão para o estabelecimento das metas, dos meios e ações necessárias para executá-las e acompanhá-las a fim de garantir a sobrevivência e o crescimento da organização. O que significa a sigla PDCA?
		
	
Sua Resposta: Também conhecido como ¿Ciclo de Deming¿, o PDCA é uma das primeiras ferramentas de gestão da qualidade e permite o controle do processo. É um método amplamente aplicado para o controle eficaz e confiável das atividades de uma organização, principalmente àquelas relacionadas às melhorias,possibilitando a padronização nas informações do controle de qualidade e a menor probabilidade de erros nas análises ao tornar as informações mais entendíveis
	
Compare com a sua resposta: P = Planejar; D = executar/fazer; C = checar/verificar e A = agir
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201425028)
	
	Existem três níveis de auditoria: de primeira parte, de segunda parte e de terceira parte. No que consiste uma auditoria de primeira parte?
		
	
Sua Resposta: A auditoria de primeira parte é a Auditoria de Qualidade conduzida pela origem de seus próprios sistemas. Consiste na auditoria dos processos internos da organização.
	
Compare com a sua resposta:
- Auditoria de Primeira Parte - É uma Auditoria de sistema de qualidade conduzida por uma organização nos seus próprios sistemas. O propósito é assegurar à gestão que os sistemas da qualidade da organização estão alcançando os objetivos da qualidade. Estas auditorias podem ser efetuadas tanto pelo pessoal da própria organização (desde de que não tenham participação direta nas ações que estão sendo auditadas) ou por alguém externo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201790019)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Maria José gestora de uma multinacional, determinou a abertura de uma filial de sua organização aqui no Brasil. Para que ela pudesse acompanhar o desempenho dessa nova filial, solicitou aos seus analistas de processos, que registrassem os processos que são desenvolvidos na matriz, de modo a poder implementá-los nessa nova filial. Para que isso fosse feito de forma confiável, os analistas usaram uma ferramenta da qualidade conhecida como:
		
	
	Brainstorming
	 
	Fluxograma
	
	Diagrama de Pareto
	
	Matriz BCG
	
	Matriz GUT
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201789975)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	VIVA TRANQUILO empresa de segurança física e patrimonial, está analisando a sua expansão para uma determinada região cujos índices de criminalidade e assaltos tem aumentado muito. Afim de conhecer melhor essa região, o gestor da VIVA TRANQUILO precisou conhecer e acompanhar os processos que outras organizações de segurança fazem nessa mesma região. Com isso, a VIVA TRANQUILO pode adequar seus processos e dessa forma, criar um diferencial competitivo. Foi preciso então, usar uma ferramenta da qualidade conhecida como:
		
	
	Matriz GUT
	
	5W 2H
	
	Fluxograma
	
	Diagrama de Pareto
	 
	Benchmarking
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201834298)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A CONFIANÇA DE TODOS, organização do ramo de seguros, resolveu investigar através de análises, as origens de determinados sinistros (ocorrências) e o que os mesmos estavam acarretando ou poderiam acarretar de ruim para os seus clientes. Dessa forma, com as informações obtidas das análises, a CONFIANÇA pôde oferecer tipos de seguros diferenciados que viessem a dar mais tranquilidade aos seus clientes e ao esmo tempo, estaria atendendo à sua missão organizacional. Para essa análise foi utilizada a seguinte ferramenta de qualidade:
		
	 
	Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe)
	
	Matriz GUT
	
	Matriz SWOT
	
	Fluxograma
	 
	Brainstorming
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201404206)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um grande desafio para Geraldo, gerente de operações de uma grande empresa, é identificar as causas dos problemas existentes. Com o objetivo de facilitar essa identificação, ele utilizará uma das sete ferramentas de qualidade. Qual a mais indicada nesse caso específico?
		
	 
	Diagrama de Ishikawa
	
	5W2H
	
	Gráfico de Pareto
	
	Matriz GUT
	
	Fluxograma
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201834236)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) estabeleceu alguns parâmetros para selecionar os atletas tendo em vista, as Olimpíadas que serão disputadas na Cidade do Rio de Janeiro em 2016. Esses parâmetros fazem parte dos processos de apuração do desempenho dos atletas a serem convocados. Dessa forma, foi preciso que os desempenhos dos atletas fossem monitorados e de acordo com os resultados do monitoramento, decidir quais atletas irão fazer parte da delegação brasileira que disputarão as Olimpíadas. O COB então decidiu usar uma ferramenta que pudesse atender à essa necessidade. Indique que ferramenta nas alternativas, foi usada:
		
	 
	Ciclo de Deming ou PDCA
	
	Diagrama de Ishikawa ou Causas e Efeitos
	
	Matriz SWOT (Forças Fraquezas Riscos e Oportunidades)
	
	Diagrama de Pareto
	
	Matriz GUT (Gravidade Urgência e Tendência)
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201878377)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Deparando com o aumento da incidência de defeitos nas peças produzidas, ao optar pela Ferramenta da Qualidade conhecida como Fluxograma, o Gerente de Qualidade está decidindo: Saber em que parte do processo há erro. Identificar a causa fundamental do problema. Preparar melhor os operadores das máquinas. Medir o grau de gravidade do tipo de defeito. Mudar os processos de fabricação das peças.
		
	 
	Saber em que parte do processo há erro.
	
	Preparar melhor os operadores das máquinas.
	
	Identificar a causa fundamental do problema.
	
	Mudar os processos de fabricação das peças.
	
	Medir o grau de gravidade do tipo de defeito.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201392055)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Balanced Scorecard (BSC) permite aos executivos traduzir os objetivos estratégicos em um conjunto de indicadores de desempenho, trabalhados em quatro perspectivas que são:
		
	
	Clientes, Processos Internos, produção e crescimento/aprendizagem.
	
	Finanças, recursos humanos, processos internos e crescimento/aprendizagem.
	 
	Finanças, clientes, Processos Internos e crescimento/aprendizagem.
	
	Clientes, recursos humanos, produção e crescimento/aprendizagem.
	
	Finanças, produção, processos internos e clientes.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201892382)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Estudamos que o Balanced Scorecard (BSC) se baseia em quatro perspectivas para monitorar o desempenho da empresa. Uma dessas perspectivas se refere a Clientes, que tem por principal objetivo:
		
	
	aumentar investimento interno.
	 
	aumentar disponibilidade de produtos.
	
	aumentar o ritmo operacional
	 
	diminuir a rotatividade.
	
	aumentar a produção.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais