Buscar

UFRJ IS Durkheim

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
Curso de Relações Internacionais
Disciplina: Introdução a Sociologia
Professora: Joana Vargas (Klarissa Almeida Silva Platero)
Aluno: Juliano Leodonio Xavier Lima
1) Segundo Durkheim, como deve ser o método de estudo da Sociologia? (10 a 15 linhas)
Em uma visão positivista, fundamentalmente de Auguste Comte, de que a sociedade deve ser entendida como um organismo vivo, Durkheim concordava com o pressuposto de que as sociedades apenas se mantêm coesas quando de alguma forma compartilham sentimentos e crenças comuns. Em linhas gerais, Durkeim preocupava-se em avaliar qual método permitiria fazer o estudo de maneira cientifica, superando as deficiências do senso comum, assemelhando que esse método deveria ser aproximado com os adotados pelas ciências naturais. Para descrever e justificar a aplicabilidade do seu método Durkheim se utiliza de elementos propriamente pertencente às ciências naturais como por exemplo quando o mesmo entende que a sociedade adapta-se melhor a semelhança de uma árvore cujos ramos se orientam em sentidos opostos que uma linha geométrica evolucionista. Acreditava que era possível encontrar a fórmula suprema da vida social quando ainda se ignorava as diferentes espécies de sociedades, suas principais funções e suas leis. Para Durkheim, os seguintes fundamentos baseiam-se a metodologia do estudo sociológico:
Os fatos sociais devem ser tratados como coisas;
A análise dos fatos sociais exige reflexão prévia e fuga de ideias pré-concebidas;
O conjunto de crenças e sentimentos coletivos são a base da coesão da sociedade;
Destaca o estudo da moral dos indivíduos; e
A própria sociedade cria mecanismos de coerção internos que fazem com que os indivíduos aceitem de uma forma ou de outra as regras estabelecidas (a explicação dos fatos sociais deve ser buscada na sociedade e não nos indivíduos – os estados psíquicos, na verdade, são consequências e não causas dos fenômenos sociais)
2) Partindo da concepção de Durkheim sobre os dois tipos de solidariedade, discuta a relação entre moralidade e anomia nas obras deste autor. (20 a 30 linhas)
Ao analisar o fato social, Durkheim, se ocupou em identificar quais fatos levam os indivíduos a constituírem uma sociedade e como esta pode se manter coesa de forma a persistir ao longo do tempo, a esse fenômeno chamou-se de Solidariedade e distinguiu entre solidariedade social e moral, da forma como os membros de um grupo permanecem unidos, compartilhando um conjunto de valores e costumes. Para sistematizar o conceito de solidariedade Durkheim cria o conceito de (a) solidariedade mecânica, aquela das sociedades onde não há diferença entre os indivíduos; e (b) solidariedade orgânica, aquela na qual a consciência do coletivo apresenta menor extensão face ao individuo.
Durkheim, encontra-se preocupado em suas analises ao fato social e também a coesão social, a qual sua presença ou ausência é resultado da tensão entre dois conceitos: solidariedade e anomia. A solidariedade interna da sociedade, agora predominante a orgânica, funda-se sobretudo na integração de cada individuo na divisão do trabalho social, por outro lado a anomia caracteriza-se pela manifestação de desregramento tornando precária a vida e os laços sociais.
As anomias surgem quando a divisão do trabalho não produz contatos suficientemente eficazes entre os indivíduos nem regulações adequadas das relações sociais, impedindo a harmonia entre as funções.
Outro conceito trazido da massiva expansão da solidariedade orgânica (divisão do trabalho e corporativismo) é a crise da moralidade, na qual Durkheim caracteriza que o desaparecimento de antigos valores, não regulamenta novas relações, assim a sociedade torna-se incapaz de exercer freio moral sobre os seus membros deixando que entre eles haja solidariedade, ameaçando a coesão social.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais