Buscar

ESTUDO DIRIGIDO 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – Campus XXIV
Colegiado de Engenharia de Pesca
Disciplina: Dinâmica das Populações Pesqueiras
Discentes: 03/011/2015
	ESTUDO DIRIGIDO 2 
1. Lavando em consideração a Biologia Alimentar dos organismos aquáticos, em especial, os peixes, de que forma é medida a eficiência ecológica da convenção alimentar?
2. Em referência ao estudo da alimentação, liste os cinco aspectos que apresentam os maiores esforços científicos de estudo.
3. O exame de certas características anatômicas de indivíduos aquáticos servem para ajudar determinar do nicho ecológico, que por sua vez define a função de uma espécie na cadeia trófica. Qual a principal finalidade na determinação do nicho ecológico?
4. Porque, a compreensão dos mecanismos e hábitos alimentares de espécies aquáticas é tão importante para o estudo dos mecanismos de nutrição.
5. Devido a variabilidade genética, processo adaptativo e a disponibilidade de distintos alimentos, a boca dos peixes foram gradativamente se adaptando para filtrar, sugar, raspar, arranhar, cavar, cortar, abocanhar e esmagar. Quais seriam as adaptações anatômicas apresentadas por animais que se alimentam de fito e zooplâncton? E quais as adaptações de organismos que capturam e ingerem grandes presas ou partes significativas delas?
6. Qual são os mecanismos de nutrição apresentadas pelos organismos marinhos (peixes)? Cite cada um deles e defina posteriormente.
7. Qual dos mecanismos de nutrição alavancados anteriormente são mais eficientes energeticamente e porque são?
8. A dieta alimentar é determinada através da análise do conteúdo estomacal, que compreende o conjunto de itens encontrados principalmente no estômago do indivíduo. No entanto, a contagem ou peso dos itens alimentares apresenta algumas dificuldades. Liste os quatro pontos que dificultam as análises de conteúdo alimentar. 
9. O estudo da dieta é feita através da análise quantitativa do conteúdo estomacal por três diferentes metodologias: numérica, volumétrica e gravimétrica. Defina cada método citado abaixo, referenciando a que tipo de mecanismo nutricional o mesmo é mais apropriado.
a) Participação numérica:
b) Frequência de ocorrência:
c) Sistemas de Pontos:
d) Grau de Repleção:
e) Volume do Conteúdo Estomacal:
f) Estimação Ocular:
10. Defina o que é Índice de Importância Relativa (IIR) e quais as categorias alimentares que os itens alimentares podem ser classificados, cite e diferencie cada um.
11. A dominância de uma determinada espécie está diretamente relacionada com sua capacidade de se reproduzir com sucesso, de se apropriar da maior quantidade de alimento disponível, o que maximiza seu potencial reprodutivo e faz reter uma grande porção do patrimônio genético da biocenose. O processo de dominância reprodutiva é regulada por duas situações, cite as mesmas e conceituei em seguida.
12. A população de uma espécie se renova em intervalos regulares, que são determinados por seu ciclo vital, através da reprodução dos seus indivíduos, de modo que é fundamental determinar quando e onde isto ocorre, e com que comprimento e idade machos e fêmeas atingem a condição fisiológica para realiza-la. Esses eventos formam a base de dois importantes mecanismos de proteção ao estoque captável. Apresente os dois, conceitue e descora sobre a importância de ambos.
13. A população possui vários mecanismos reprodutivos, pelos quais procura manter o equilíbrio no sucesso da desova. Se a quantidade de ovos, alevinos ou neonatos produzida for pequena como será o mecanismo reprodutivo? E se caso a quantidade de ovos for grande, como se dará o processo de reprodução?
14. A avaliação do processo de maturação, geralmente realizada apenas para espécie ovulíparas. É feita relacionando-se as características macroscópicas e anatômicas das gônadas, divididas em Microscópicos e Macroscópicos. Diferencie o processo de análise gonodal e os as aspectos da maturação observado em cada um desse mecanismos.
15. A desova pode ser classificada de acordo de acordo com dois critérios (intensidade e frequência), diferencie e conceitue cada um. O que ocorre quando a desova é total e periódica? O que ocorre quando a desova é parcelada e continuada? O que é Maturidade Fisiológica e Maturidade Funcional? O que fecundidade/fertilidade absoluta e relativa?
16. As espécies aquáticas têm capacidade para crescer continuamente em função de dois aspectos básicos. Quais são eles e porque isso ocorre?
17. O orçamento energético de um indivíduo é utilizado em quantidades dirigidas para a formação da massa corporal, no estágio juvenil, e da massa corporal e elementos reprodutivos, no estágio adulto. Qual a relação entre comprimente e volume? Defina o que é isometria, alometria positiva e negativa e quais as características que podem ser observadas em organismos que os apresentam? 
18. Defina o modelo de Esse modelo de Van Bertalanffy e qual sua função
19. Através da análise dessa imagem, o que podemos concluir levando em consideração a temperatura e a disponibilidade de alimento?
20. O estudo da idade e crescimento em peixes iniciou em 1892, quando sugeriram que as coortes podiam ser identificadas a partir da decomposição das sub distribuições de comprimento e que as modas correspondiam ao comprimento médio dessas coortes, dando origem ao “método da progressão modal”. Defina o que são coortes, o que seria moda e método da progressão modal.
21. O uso de anéis em estruturas rígidas no estudo da idade consolidou-se com os estudos de Leo (1910), que observou a existência de proporcionalidade do comprimento individual com tamanho da escama, que seria a base da técnica de retro cálculo do comprimento durante a formação dos anéis etários. Defina o que são anéis etários e como ocorre a formação dos mesmos?
22. Mais recentemente, foram introduzidos os métodos computacionais através do programa ELEFAN, aplicados principalmente a espécies de pequeno porte e para as quais seja difícil identificar anéis etários e zonas de crescimento em estruturas rígidas, ou modas nas sub distribuições do comprimento. Além do recurso computacional, quais são os outros mecanismos que podem ser empregados no estudo do crescimento e idade?
23. As escamas podem ser classificadas em quatro tipos: Cite todas elas e apresente quais são usadas no estudo do crescimento. 
24. Qual a constituição dos otólitos, localização e função? Como se dar o uso das vertebras e Conchas?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais