Buscar

Bacia do Paraná

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE DO ESTADO BAHIA – UNEB
Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias - DCHT
Campus XXIV – Professor Gedival Sousa Andrade
Curso de Bacharelado em Engenharia de Pesca
Docente: Paulo Ribeiro
Disciplina: Dinâmica das Populações Pesqueiras
Componentes:
Charles Araújo
Diogo Cunha
Edwy Maciel
Bacia do Paraná
Xique-Xique – BA
2015
Introdução
A Bacia do Paraná é uma ampla região sedimentar do continente sul-americano que inclui porções territoriais do Brasil meridional, Paraguai oriental, nordeste da Argentina e norte do Uruguai, totalizando uma área que se aproxima dos 1,5 milhão de quilômetros quadrados. A bacia tem uma forma ovalada com eixo maior N-S, sendo seu contorno atual definido por limites erosivos relacionados em grande parte à história geotectônica meso-cenozóica do continente. O flanco leste da bacia, aí compreendido o trecho entre o Sudeste brasileiro e o Uruguai, foi profundamente modelado pela erosão em função do soerguimento crustal associado ao rifte do Atlântico sul, tendo a remoção de seção sedimentar sido estimada em até 2.500 m (Zanotto, 1993).
2
Histórico
A Bacia do Paraná é uma típica bacia flexural de interior cratônico, embora durante o Paleozoico fosse um golfo aberto para sudoeste para o então Oceano Panthalassa. A gênese da bacia está ligada à relação de convergência entre a margem sudoeste do antigo supercontinente Gondwana, formado pelos atuais continentes América do Sul, África, Antártica e Austrália, além da Índia, e a litosfera oceânica do Panthalassa, classificando a bacia, pelo menos no Paleozóico, como do tipo antepaís das orogenias Gondwanides.
3
Localização
Nascente: Nasce próximo a cidade de Diamantino (Mato Grosso), drena áreas importantes como o pantanal mato-grossense;
Curso: O rio corre para o sul, formando divisas e fronteiras entre Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Paraguai e Argentina.
Foz: Une-se ao Rio Uruguai, para formar o estuário do Rio da Prata que desemboca no Oceano Atlântico.
Vazão: Possui uma vazão média anual de 15.620 m³/s, volume médio anual de 495 Km3 e uma área de drenagem de1.237.000 Km² , formada por 8 sub- bacias.
4
Características
O rio mais importante é o Paraná que recebe as águas de muitos afluentes como, por exemplo, rio Tietê, Paranapanema e Grande.
Rio Tietê			Rio Ivaí
Rio Paranaíba			Rio Iguaçu
Rio Grande			Rio Pardo
Rio Amambaí			Rio Aporé
Rio Verde			Rio Dourados
Rio Sucuriú			Rio Piquiri
Rio Paranapanema
5
Características
Apresenta muitas quedas d'água, mas é navegável em alguns trechos, sendo o principal deles entre Tietê e Paraná.
Seu registro sedimentar compreende rochas depositadas do período Ordovianoao Cretáceo, abrangendo um intervalo de tempo entre 460 e 65 milhões de anos atrás. Sua espessura máxima, superior a 7000 m na sua porção central, é constituída por rochas sedimentares e ígneas. A Bacia do Paraná é rica em restos de animais e vegetais fósseis.
6
Estoques
Naturais: Os principais recursos naturais extraídos na Bacia do Paraná são: carvão mineral; água subterrânea (Aquífero Guarani) com 1,2 milhões km² e 46 mil Km³, cerca de 70% está no Brasil ; folhelho betuminoso; materiais para construção civil e indústria de transformação. Outros recursos encontrados na Bacia do Paraná são urânio e gás natural, ambos com uma jazida cada.
Minerais: Ágata, ametista, arenitos asfálticos; argilas vermelha e refratária, basalto, calcário, cobre, caulim, ouro, rochas ornamentais e varvito (na forma de lajotas);
Além disso, a maior parte dos solos apresentam elevada fertilidade química e/ou física, permitindo uma exploração agropecuária intensiva e rentável
7
Produção e potencial Pesqueiro
As reservas hídricas brasileiras estão representadas pelas principais bacias hidrográficas, tendo todo este potencial hídrico uma serie de possibilidades econômicas, tais como produção de hidroeletricidade, reserva de água para irrigação, reserva de água potável, produção de biomassa (cultivo e pesca de organismos aquáticos), transporte, recreação e turismo. 
Para a FAO (2204), a produção de organismos aquáticos é de fundamental importância para o fornecimento de proteínas de origem animal (segurança alimentar) e geração de emprego e renda.
8
Produção e potencial Pesqueiro
As maiores e principais bacias fluviais existentes no Brasil são a Amazônica, Paraná, São Francisco, do Nordeste e do Leste (Menezes, 1972; Paiva, 1983; Petrere, 1989), nas quais ainda são deficientes as informações básicas sobre as relações filogenéticas dos peixes e seus hábitos de reprodução, alimentação e crescimento.
Na Aquicultura O Brasil possui - seja em produção ou em consumo - um grande potencial de mercado para os produtos aquícolas. Apesar desse potencial, historicamente, o país tem participado no cenário mundial da atividade de forma tímida para quem detém 12% da água doce do planeta, 3,5 milhões de km² de Zona Econômica Exclusiva, 8.500km de costa, além de clima, diversidade de espécies aquáticas.
9
Produção e potencial Pesqueiro
A Bacia do Paraná possui uma área de 877.000 km² com uma vazão de 11.000 m³/s e uma precipitação de 1.385 mm/ano. A diversidade de espécies está estimada em cerca de 600 e a produção pesqueira em 15.000 mil ton./ano.
10
11
Referências
http://www.panoramadaaquicultura.com.br/paginas/Revistas/35/pesqueira.asp
12

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais