Buscar

PLANEJ.de Carreira e Sucesso AV7,8,9,10.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PLANEJ.CAR.SUC.PROF. 2015.3 EAD AV7  EUNICE AMARO COELHO
	
	
		1.
		______________________________ é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). A lacuna pode ser preenchida com o termo:
	
	
	
	
	
	competência
	
	 
	empreendedorismo
	
	
	trabalho em equipe
	
	
	empregabilidade
	
	
	liderança
	
	
		2.
		Como vimos no curso, uma das definições para empregabilidade refere-se à capacidade de adequação do profissional ao mercado de trabalho. Ampliando esse horizonte, podemos definir melhor o conceito: empregabilidade é a capacidade de prestar serviços e obter trabalho remunerado utilizando-se da(s):
		
	
	
	
	 
	Competências.
	
	
	Indicações de amigos e parentes.
	
	
	Inteligência.
	
	
	Agências de empregos.
	
	
	Capacidade de se relacionar com as pessoas.
	
	
		3.
		Todo grande projeto depende da figura do empreendedor: indivíduo que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, obtendo resultados positivos. Tendo em mente o conceito de empreendedorismo, marque a única opção que NÃO pode ser considerada como uma característica do empreendedor:
	
	
	
	
	
	Ter interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio
	
	
	Mostrar capacidade de organização e planejamento
	
	
	Possuir Criatividade
	
	 
	Focar na segurança e não poder assumir riscos
	
	 
	Demonstrar gosto pela área em que atua
	
	
		4.
		Diferenciar-se dos demais, revalidar seu diploma, rever convicções, incorporar outros princípios, mudar paradigmas, sobrepor ideias antigas às novas verdades, este é o perfil do profissional que, trocando informações, dados e conhecimentos, poderá fazer parte do cenário das organizações do futuro. São mudanças socioculturais e tecnológicas que fazem repensar hábitos e atitudes frente às novas exigências do mercado. Qual das alternativas NÃO deve fazer parte do cotidiano de um indivíduo com autonomia profissional?
	
	
	
	
	
	Criatividade.
	
	
	Foco.
	
	
	Organização.
	
	
	Inovação.
	
	 
	Indecisão.
	
	
		5.
		A empresa, quando espera uma postura do profissional, funcionário que se adapta rapidamente às mudanças impostas (novas funções, novas estruturas organizacionais), significa que a empresa deseja que seu funcionário seja: Assinale a afirmativa CORRETA.
	
	
	
	
	 
	resiliente
	
	
	participativo
	
	 
	flexível
	
	
	coerente
	
	
	disponível
	
	
		6.
		Em relação ao sucesso profissional assinale a resposta correta
É O sucesso profissional não depende apenas do conhecimento técnico. Nesse contexto, o que fará diferença é justamente a capacidade de entender que é preciso ir além: ser flexível, ser criativo, resolver problemas inesperados, assumir riscos, querer ir além 
PLANEJ.CAR.SUC.PROF. 2015.3 EAD AV8  EUNICE AMARO COELHO
	
	
	
		O envolvimento das pessoas é fundamental para o sucesso de novas ideias nas atividades organizacionais. Trabalho em equipe ajuda mútua, visão do todo, estudo continuado, visão de carreira, domínio de idiomas e criatividade, fazem parte do cotidiano de muitos jovens que querem ascender profissionalmente hoje. Qual a importância do Planejamento de carreira NESTE CONTEXTO?
	
	
	
	
	
	Focar em ganhar muito dinheiro
	
	
	Avaliar o futuro profissional, visando o curto prazo
	
	
	Pesquisar e concluir é se necessário trocar de profissão
	
	 
	Perceber e intervir junto às necessidades da carreira
	
	
	Buscar profissões que tragam "poder"
	
	
		2.
		Assinale a alternativa que apresenta UNICAMENTE entidades pertencentes à Administração Pública classificada como INDIRETA:
	
	
	
	
	
	Empresas Públicas; Sociedades de Economia Mista; Escolas Públicas;
	
	
	Hospitais públicos; Sociedades de Economia Mista; Escolas Públicas.
	
	
	Ministérios; Polícias; Hospitais públicos;
	
	
	Banco do Brasil; Hospitais públicos; Escolas públicas;
	
	 
	Petrobrás; BNDES; Autarquias;
	
	
		3.
		Tendo em vista que se espera de um profissional, ao longo dos primeiros meses de trabalho na organização, resultados muito além daqueles negociados por ocasião da contratação, a pró-atividade, por parte do profissional, passa a ser um dos principais itens na sua avaliação de desempenho. Neste contexto, podemos afirmar que o que se espera de um profissional nos dias de hoje é:
		
	
	
	
	
	Uma indicação por boa avaliação
	
	 
	Um investimento na sua Empregabilidade
	
	
	Um processo seletivo para sua promoção
	
	
	A construção de uma estabilidade
	
	
	Um plano de carreira bem definido
	
	
		4.
		O planejamento de carreiras, sob a perspectiva da empresa, serve de base para:
		
	
	
	
	
	definir o tipo de trabalho desenvolvido pelo colaborador de acordo com cargo ocupado, para fins de realocação.
	
	
	avaliar cada pessoa da organização para que a administração possa contar com uma força de trabalho bem treinada e produtiva.
	
	 
	desenvolver ações de motivação, integração e melhoria da produtividade individual e grupal.
	
	
	determinar onde se deverá enfatizar o treinamento, oferecendo informações sobre a eficiência organizacional.
	
	
	desenvolver práticas de gestão de pessoas referentes ao desligamento e identificação do clima organizacional.
	
	
		5.
		O caminho para minimizar riscos na hora de mudar de área ou profissão passa obrigatoriamente pelo planejamento de carreira. O plano também é fundamental para quem sente que já está no rumo certo, mas busca ascensão profissional. De acordo com Ricardo Barbosa, diretor executivo da Innovia Training & Consulting, muitas vezes a insatisfação está relacionada mais ao desenvolvimento de carreira do que à escolha da atividade propriamente dita. - Exame.com (2013). A carreira deve ser construída levando-se em consideração alguns fatores dentre os quais NÃO PODEMOS CONSIDERAR QUE:
	
	
	
	
	 
	O mercado de trabalho é uma variável que apresenta pouca mobilidade e que é comum permanecer na mesma empresa.
	
	
	Há uma característica claramente evolutiva no cenário do mercado de trabalho.
	
	
	O profissional especialista em uma coisa só entra em extinção, dando espaço aqueles com diversas habilidades.
	
	
	O cenário em que as empresas estão expostas inclui tecnologia e competição acirrada, requerendo flexibilidade.
	
	
	O ensino superior é uma etapa do processo e que não estamos iniciando uma estrada estável e previsível.
	
	
		6.
		Administração pública é o conjunto de órgãos, serviços e agentes do Estado que procuram satisfazer as necessidades da sociedade, tais como educação, cultura, segurança, saúde, etc. Em outras palavras, administração pública é a gestão dos interesses públicos por meio da prestação de serviços públicos, sendo dividida em administração direta e indireta. A Administração pública que é formada pelas entidades que representam o braço empresarial do Estado, que concorrem de igual para igual com o mercado privado, como o Banco do Brasil, Petrobrás e BNDES, fazendo com que em alguns setores da economia o Estado resolveu investir, é denominada de: Administração indireta
	
	
PLANEJ.CAR.SUC.PROF. 2015.3 EAD AV9  EUNICE AMARO COELHO
		1 Com o aumento da velocidade dos carros, a segurança passou a ser um diferencial. Em 1958 foi fabricado o primeiro automóvel americano com cintos de segurança: o Chevrolet Corvette.
Tal exemplo pode ser, preferencialmente, inserido como: Inovação no produto
	
	
	
	
	
		2.
		A inovação: Resposta É a utilização prática, com sucesso, de novas ideias
	
	
	
	
		3.
		Conforme estudamos, parece ser óbvio que existem pessoas mais criativas que outras. Mas, no meio profissional, a criatividade precisa estar inserida coletivamente para gerar inovação ou solução. Inclusive, uma das técnicas mais eficazes para solucionar problemas ou gerar inovação é chamado de: Brainstorming
	
	
	
	
		4.
		É uma prática através da qual o desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores é fundamentado, que visa o aperfeiçoamento das habilidades, bem como uma maior visão da realidade em que estão inseridos, para a construção do conhecimento. O texto refere-se:
	
	
	
	
	
	Ao Foco em resultados.
	
	 
	À Educação Continuada.
	
	
	Às Competências Técnicas.
	
	
	À Fluência Digital.
	
	
	À Ética geral e profissional.
	
	
		5.
		Por volta de 1920, a Ferrari viu-se obrigada a pintar seus carros de corrida na cor vermelha. Criou um vermelho específico, o rosso corsa (vermelho de corrida). A cor ficou tão associada à marca que passou a designar um tipo de vermelho: vermelho Ferrari. Assinale a alternativa que corresponde à afirmação feita: Resposta Inovação na marca.
	
	
	
	
		Assinale a alternativa correta: A inovação vem depois da criatividade.
	
	
O Currículo é um documento que sintetiza, dentre outros itens, as qualificações, as competências e os objetivos de um indivíduo em relação à sua vida profissional. É necessário preocupar-se com o seu conteúdo e qualidade . Considerando as afirmativas a seguir, identifique as Verdadeiras (V) ou Falsas (F) em relação à importância de um bom currículo e assinale a alternativa correta:
I- Um bom currículo deve ser sucinto, claro e objetivo, sem rasuras ou informações inúteis.
II- Um profissional que sabe trabalhar suas qualidades pode ser visto pela organização como o candidato que possui o melhor potencial para a venda da marca da empresa
III- O formato e as informações constantes no currículo selam o seu destino: a lista de melhores candidatos ou a lata de lixo.
IV- Não deixe de informar todos os cursos realizados, mesmo aqueles não compatíveis com a área de atuação desejada
V, V, V e F
	
	
		2.
		Os processos seletivos geralmente ocorrem em etapas, a partir das quais o empregador pode, em diferentes momentos, observar, analisar e julgar as habilidades e competências dos profissionais interessados na vaga disponibilizada. Uma das etapas do processo pode ser a Entrevista, a qual possui como objetivo principal...
	
	
	
	
	 
	...coletar informações relevantes sobre o empregado, para a análise do preenchimento da vaga disponível
	
	
	...aplicar de maneira prática dinâmicas psicológicas para leitura e interpretação comportamental
	
	
	...corrigir a conduta do candidato, para a próxima etapa do processo seletivo
	
	
	...coletar mais informações sobre o empregador, para analise do real interesse na vaga disponível
	
	
	...observar o empregador em relação às suas competências e habilidades
	
	
		3.
		Entre as várias informações que colocamos em um currículo encontramos o item OBJETIVOS. Qual das definições abaixo está relacionada ao item citado?
 Resposta Consiste em mostrar claramente qual a área e cargo que você quer ocupar na empresa
	
	
	
	
	
		4.
		Podemos definir currículo como o percurso profissional de um indivíduo. Dentre as características listadas abaixo a única que enquadra-se dentre as características IDEAIS de um currículo é:
	
	
	
	
	
	Lista de todos os cursos realizados, independentemente de sua importância.
	
	
	Supervalorizar as atividades realizadas anteriormente para impressionar o recrutador.
	
	
	Listagem detalhada de todas as atividades de cada emprego anterior
	
	 
	Enumeração sintética de qualificações e atividades profissionais
	
	
	Lista extensa de dados pessoais
	
	
		5.
		Com a quantidade de informações que somos bombardeados no nosso dia a dia, a tendência natural é sermos seletivos com as informações que são essenciais. Pensando na posição do selecionador, ao receber centenas de currículos para análise, de que forma um currículo deve ser elaborado?Resposta de forma verdadeira e objetiva
	
	
	
	
	
		6.
		O currículo Vitae retrata o nosso percurso de vida profissional. Para  a maioria das empresas esse é o primeiro ítem avaliado em um candidato. Nesse contexto, um currículo bem elaborado pode ser um diferencial na obtenção de uma boa colocação nas empresas. Sendo assim, podemos afirmar que um currículo bem elaborado deve ter as seguintes características:
I -   Deve apresentar a trajetória profissional pessoal do candidato, enfatizando o seu crescimento;
II -  Deve retratar somente as características (habilidades e competências) que o candidato realmente possua;
III - Não deve ser adaptado (customizado) às características da empresa para a qual o profissional está se candidatando.
A alternativa correta: Somente as afirmatívas I e II estão corretas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais