Buscar

arte,criatividade e recreação-pronto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATPS DE ARTE,CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO
Pólo:Porto Seguro
Pedagogia
Tutora a Distância: Luciana Haddad Ferreira
Daiany Silva de Almeida– RA -447028
Giselle Fonseca Santos-RA-7536646292
Manoel De Oliveira Junior -RA-7903670222
Rafaela Azevedo Do Nascimento-RA-8113724230
Tony Cezar Moreira Suque-RA-7531651195
PORTO SEGURO / BA
15\10\2015
1
1
Etapa 1
relatando a memoria as memorias escolares
 Daiany
Essas brincadeiras eram utilizadas nas aulas de artes em minha época no ano de 1995.Continua sendo usadas por crianças até hoje ,tais como:
A amarelinha é uma brincadeira que eu brincava quando tinha 10 anos .
Desenhávamos com giz de cera e com caracteres de números , 
Pé de lata era outra brincadeira que andava em cima da lata e tinha que ter bastante equilíbrio se não podia cair .
O pé de lata e feito de lata de leite e entre outros, corda ou linha .servia para trabalhar nossa coordenação motora.
A pipa não era muito usada por meninas mas eu gostava de brincar e mais ainda do processo de construção.
 Gisele
 Eu era uma criança muito distraída e com uma coordenação motora muito desequilibrada, por meio das atividades aplicadas na sala de aula, como pinturas, colagem com papél e tesoura foram grandes contribuidores para melhorar a minha motrocidade. Na terceira série do ensino Fundamental I participava de um time de queimada (brincadeira em que grupo se divide em dois, usando bola) essa foi uma das primeiras atividades lúdicas a qual paticipei, a relevâcia dessa brincadeira pra minha formação foi mostrar á importância da sociabilidade facilitando o meu convívio e respeito com outras crianças na posição de humano. 
Ainda no Ensino Fundamental l por meio da dança figurativa fui asimilando a diferença entre direito e esquerdo, alto e baixa, frente atrás e denominando membros corporal, cores ou objetos, pois á medida que a letra da música iria pronunciando nomes, iriamamos apontando pros mesmos através de coliografias, era muito bom essa forma pedagogica de agregar conhecimento, pois divertiamos ao mesmo tempo que iriamos aprendendo.
Essas fotos foram tiradas em um evento escolar exposição de artes
 Manoel
Quando cursava no ensino fundamental as professoras ensinavam aos alunos vários trabalhos de artes, mostrávamos artesanatos, fantasias e a até mesmo atividade para ser feito uma confecção de uma mascara feito com gases hospitalares. Também ensinávamos origami feitos por papel e algumas decoração para presenteá-los para o dia das mães ,pais, natal e a páscoa.
 Foram realizados também, peças de teatro de contos de fada e confecção e criação de fantasias.
 Rafaela
Meu primeiro contato com a arte foi a 2º serie me recordo muito bem de uma aula de artes que a professora nos deu folha de papel oficio ,e pediu que os alunos desenha-se e pintasse para depois recortar bem pequeno,pois iríamos colar em vidro de maionese tinha muitas atividades de pintar com desenhos xerocadas mais fiquei encantada com a aquela arte de colar papel no vidro nunca esqueci.Alem disso aprendi e desenvolvi técnicas para teatro apresentando contos de fadas e confecção com artesanato.
 Toni Cezar
Uma das dinâmicas mais utilizadas por mim, e ao mesmo tempo a que mais me recordo chamava-se, complete o desenho. Onde deveríamos completar e pintar o desenho á nós sugerido. O principal objetivo a meu ver era favorecer o desenvolvimento, a expressividade e principalmente nossa criatividade.
		Trabalhar e favorecer estes tipos de trabalho favorecendo a arte na educação isso é muito significante para o aprendizagem do aluno alem disso para nós desenvolvemos técnicas que favoreceram a nossa maneira de aprender e ensinar,a criança tem uma participação importante nas práticas de arte na escola porem contribuem para o seu desenvolvimento cognitivo.Utilizando as diferentes linguagens,expressando suas idéias ,necessidade sentimentos e desejos,ela avança na construção de significados e enriquece sua capacidade de expressão.
		A construção do conhecimento se processa de maneira integrada e global,desta forma é necessário criar situações de aprendizagem oferecendo ao educando novas informações e propiciando experiências diversas.
	Assim participando de atividades que envolvam a arte,teatro,dança,música,pinturas e entre outros,a criança interage com o meio e com outro,criando cada vez mais as relações sociais,articulando seus interesses e pontos de vista com os demais,respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração.Cabe ao professor mediar com seu trabalho idéia que proporcionar aos educando de uma forma criativa e diferenciada ao seu plano de aula.
Etapa 2
Qual é o papel da arte na educação contemporânea
	Estudos já comprovaram a importância de atividades lúdica ou incentivadora da pratica artística na formação do individuo, contextos inseridos nos parâmetros curriculares das disciplinas de Educação Físicas e Artística priorizam esses métodos. Mas ainda notamos que, nem todas as escolas da rede pública segue esta proposta, prejudicando assim o desenvolvimento cognitivo do aluno. seguindo por esse contexto, questiona se qual o olhar da escola e professores, para aplicação e desenvolvimentos desses métodos pedagógicos? Relevância: A relevância desta Metodologia de ensino, possibilita a eficiência a aprendizagem do aluno, trabalhando a seu psicomotor, preparando o para as complexidades no campo afetivo tais como preparação para com perdas e ganhos, anseios, angustias e conflitos,tanto no convívio escolar quanto social, pois este ativa ás criatividades facilitando a interação com o mundo em que vivem, além de ser motivadora e prazerosa. Por intermédio de atividades lúdicas, faz se notório a divergência entre espaço de aprendizagem e espaço de lazer? Explique. Inquietações mais relevante: Diante dos textos lidos para conclusão desta pesquisa, pode se notar que a disciplina de Artes aplicada apropriadamente acomoda um conjunto de mecanismo ao qual indúz o indivíduo a pensar, questionar e a ser crítico construtivamente . Compreendendo a sua importância, deve se ter um olhar mais abrangente a respeito de seu ensino pedagógico,não limitando apenas ao seu material, como, corte e recortes, pinturas entre outros, mas que se atentem a abordar sobre a sua história já nas séries iniciais do Ensino Fundamental, importante também que esse contato da criança com a Arte não se limitem apenas no seu convívio escolar, mas no dia a dia, como visitas a galerias museus e exposições, tornando o cidadãos conhecedor de diversas culturas, aplicará em respeito a diferentes etnias,religião e costumes. Sabemos que a aplicação do ensino de Artes em geral,no convívio escolar, já foi visto como um mero passa tempo,tendo a sua relevância desvalorizada e até criticada.E nos dias atuais, como a Arte vista, por partes do educador, educando e pais?
	A partir dos estudos sobre as artes na escola, foi possível verificar que na escola vêm ganhando espaço ao longo dos tempos, desempenhando diversas funções, possibilitando assim a melhoria da qualidade da educação, uma vez que proporciona a criança o desenvolvimento cognitivo, a criatividade, a imaginação, a curiosidade e tantos outros fatores. 
	Desta forma, a arte na escola contribui de forma significativa para o desenvolvimento da criança, contribui para a interdisciplinaridade e também no processo de ensino e aprendizagem. Foi possível verificar ainda que a arte visual contribui para que a criança tenha percepção e imaginação a partir do que ela esta vendo.
	Observou-se ainda que a cor, o som e o movimento são expressões que a criança desenvolve sua percepção de ouvir, de interpretar e também de percepção da cor, principalmente na diversidade de cores para chamar a atenção da criança. Vale salientar que estes três fatores são muito utilizado nas escolas como
uma alternativa de atrair a atenção da criança.
	Outra arte muito apresenta no ambiente escolar é a arte de brincar, sendo uma das mais completas na escola, onde a criança através do brincar a criança desenvolve sua potencialidade como o cognitivo, afetivo, lateralidade, a percepção, a compreensão de mundo, do outro, a convivência, a motricidade, entre outros. 
	A arte na escola desempenha um papel de suma importância, onde a criança envolve e adquire conhecimento de forma prazerosa. Assim, o professor não deve trabalhar a arte como se ela fosse mais um conteúdo na escola para preencher o tempo dos alunos, mas de forma contextualizada e articulada com as demais disciplinas e áreas do conhecimento. Uma vez que a arte esta presente em todas as rotinas escolares e também na vida, na história, e no dia a dia. Ela faz com que, o indivíduo pense e repense no seu universo. A arte está no meio da geografia, da história, da filosofia, da língua portuguesa, da matemática, enfim ela não fica somente numa caixinha, grade curricular, e sim para nossa existência. 
	Na contemporaneidade, as obras sustentam aquilo que elas representam, ou seja, a representação de algo ideal, belo, contemplativo, na arte, cede lugar a uma produção que exige uma reflexão mais aberta, cujos códigos são muitas vezes 
	incompreensíveis numa primeira leitura. Assim, vale destacar que a arte na escola vem mudando constantemente de forma a realizar através delas uma releitura do mundo, onde a criança pode fazer uma inter-relação entre o presente e o passado e a contemplação da arte através das áreas do conhecimento. 
	Neste sentido, é necessário que o educador deixe de lado a arte do passado para trabalhar com a arte atual, para trazer uma nova forma de linguagem para o ambiente escolar, principalmente para a sala de aula, levando os alunos a uma compreensão da produção artística atual, ou seja, moderna, para que ele possa compreender o mundo que o cerca através da leitura de suas varias mini estações e formas existentes na arte contemporânea. 
	O educador deve trabalhar a arte de forma a atender as necessidades de seus alunos, fazendo com que eles compreendam a arte na contemporaneidade de forma a realizar sua própria leitura e também suas concepções enquanto seres em desenvolvimento para compreender a realidade e também as formas das expressões artísticas existentes na sociedade atual.
	Assim, pensar a arte na contemporaneidade é levar em conta o tempo presente e também o termo que marca o período vivenciado. O contemporâneo se estabelece a partir de manifestações distintas da arte moderna, embora existam diversos movimentos modernistas, como o cubismo e o dadaísmo. Porém, mesmo com todo o problema para identificar a arte contemporânea, é possível dizer que é indissociável, ou melhor, a arte contemporânea é um desdobramento da arte moderna. 
	Neste sentido, o professor deve deixar bem claro durante as aulas de arte sobre o que é uma arte atual e o que foi produzido no passado, para que a criança tenha essa percepção a partir do que apresenta o presente e o passado, para que ela possa compreender os métodos, regras, técnicas que caracterizam a arte do passado e a arte atual. 
 Etapa 3
 Plano de aula
 Tema:atividades do campo expressivo e artístico. 
Sub-tema:A importância da dança para o desenvolvimento infantil 
Duração: três semanas (50 min. cada aula) 
Série: Primeiro ano do ensino Fundamental I
 Objetivo:Ativar a expressão corporal dos alunos, por meio de ilustrações inseridas na letra musical, e que já são conhecidas pelos mesmos. 
trabalhar: cognitivo,imaginação ,movimento e criatividades,afetividades psicomotora por meio de lateralidade. Recursos materiais:aparelho de DVD,televisão 
Conteúdos:Danças figurativas
 Metodologia:compreensão e aproximidade com a expressão corporal através da psicomotrocidade afetiva e cognitivo do aluno por intermediário da letra abordada pela música.
 Avaliação:cooperação e proveito dos alunos ,dialogando com os mesmos após a aula ,interesse dos alunos propondo novos possibilidade ritmos ,trabalhar a comunicação entre os alunos.
4 etapa 
	Pressupõem-se que a arte, é uma das maiores ferramentas de avaliação que os educadores podem contar, utilizando-a, pode-se avaliar o grau de desenvolvimento mental das crianças, suas predisposições, seus sentimentos, além de estruturar a capacidade criadora, desenvolver o raciocínio, a imaginação, a percepção e o domínio motor. Como sabemos as crianças dão os seus primeiros passos no ambiente escolar através da arte, reagindo positivamente aos estímulos artísticos mesmo antes de aprenderem a ler e escrever sabe-se que nessa fase as atividades de arte fornecem grandes oportunidades uma vez que põem ao seu alcance os mais diversos tipos de material para manipulação e apreciação. Ao conduzirmos um grupo de crianças para um determinado museu, com determinadas características estéticas específicas para a sua faixa etária, percebe-se que a capacidade de mobilizar, florar os sentimentos humanos e de despertar reflexões é impactante, prazeroso e ao mesmo tempo desafiador. Pois Teremos a oportunidade de absorvermos o melhor de cada criança, cada uma em seu modo particular vivenciando essa experiência única. Em escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental a organização do Com relação à arte, exige que se esclareçam quais posicionamentos sobre arte e sobre educação escolar, estão sendo assumidos. A contra partida desse posicionamento implica, também, na seleção de linhas teóricos-metodológicas para se obter resultados satisfatórios. existem teorias que podem contribuir para o desenvolvimento estético e crítico dos alunos, principalmente no que se refere aos processos de apreciação artística. 
São teorias que incorporam o relacionamento com as práticas e o acesso ao conhecimento da arte, mas sem a pretensão de atingir uma verdade única. O próprio conceito de arte tem sido objeto de diferentes interpretações: arte como técnica, materiais artísticos, lazer, processo intuitivo, liberação de impulsos reprimidos, expressão, linguagem, comunicação e outros. Trabalho de professores e alunos com a arte implica exclusivamente a explicação, do que se entende por arte e por sua importância no cotidiano da escola. A importância da arte na vida da criança, é grandiosa pois colabora para o seu desenvolvimento expressivo, para a construção do seu poder de iniciativa pessoal e para o desenvolvimento de sua criatividade, tornando-a um indivíduo mais sensível e que vê o mundo com outros olhos. Os seres humanos são dotados de criatividade e possuem a capacidade de aprender e de ensinar. A criatividade da criança precisa ser trabalhada e desenvolvida, e é por meio do trabalho realizado com a arte nas escolas que isso será possível e necessário.
Referencias Bibliográficas
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 130p.
 GODOY, Kathya Maria Ayres. O espaço da dança na escola. In: KERR, Dorotéa Machado (org.). Pedagogia Cidadã: Caderno de formação: artes. São Paulo.Páginas & Letras; Unesp. Pró-Reitoria de Graduação, 2007.
 
BRASIL.Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular para a educação infantil: Introdução. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembrode 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.
 
CUNHA, Susana Rangel V. Cor, som e movimento: a expressão plástica, musical e dramática no cotidiano da criança. Porto Alegre: Mediação, 2002.
 
DUARTE JR., João Francisco. Por que arte-educação? Campinas SP: Papirus, 2011.
 
FERREIRA, Luciana Haddad (Org). Arte de olhar, percurso em educação. Campinas: Ílion Editora. 2011.
 
FRIELDAMANN, Lurdi. Arte e ensino: uma possível educação estética. In: Revista em aberto, Brasília, V. 21, nº 77, p. 41-49, jun. 2007. 
 
 
http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/modalidades/eja-plano-618045.shtml
>Acesso em 27 maio 2014.
http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/jovens-15-17-anos-estao-eja-639052.shtml?page=3 >Acesso em 27 maio 2014
http://www.ceped.ueg.br/anais/ivedipe/pdfs/artes/poster/474-1242-1-RV.pdf >Acesso em 30 jul.2013

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais