Buscar

PATOLOGIA BÁSICA - AULA 7

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Parte superior do formulário
				  PATOLOGIA BÁSICA
		Atualizar Página 
	 
	Lupa
	 
	
	
	Fechar 
	Exercício: SDE0139_EX_A7_200901227121 
	Matrícula: 200901227121
	Aluno(a): PABLO LUIZ SANTANA VELASCO 
	Data: 31/10/2015 20:56:05 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 200901289533)
	Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (0) 
	
	Todo processo inflamatório é realizado com a participação de células e de seus mediadores. Dentre estes mediadores, os metabólitos do ácido araquidônico destacam-se pela participação em diferentes funções, incluindo quimiotaxia e ativação de polimorfonucleares. Assinale a sentença que apresenta exemplo desses importantes mediadores lipídicos: 
		
	
	PAF e Óxido nítrico
	
	Eotaxina e IL-8
	
	TNF e IL-5
	
	Prostaglandina e Leucotrienos
	
	Histamina e serotonina
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200901815978)
	Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (0) 
	
	A alteração celular que pode ser interpretada como uma tentativa do organismo de substituir um tipo celular exposto a um estresse em um tipo celular mais apto a suportá-lo, como no caso do epitélio pseudoestratificado colunar ciliar do trato respiratório, submetido cronicamente a irritação pela fumaça do cigarro, passa a ser do estratificado pavimentoso é conhecida como:
		
	
	Neoplasia 
	
	Metaplasia 
	
	Atrofia 
	
	Hiperplasia 
	
	Hipertrofia 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200901288055)
	Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (0) 
	
	Sabe-se que na pessoa que fuma as células epiteliais colunares ciliadas presentes na traquéia e nos brônquios sofrem uma adaptação perante o estímulo nocivo e persistente das substâncias tóxicas do cigarro. Desse modo, o epitélio colunar ciliado é geralmente substituído por um epitélio escamoso estratificado. Assinale a alternativa que condiz com esse tipo de adaptação celular:
		
	
	metaplasia escamosa. 
	
	hiperplasia escamosa. 
	
	hipertrofia colunar
	
	displasia escamosa.
	
	atrofia colunar.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200901289513)
	Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (0) 
	
	Um paciente de 51 anos, sexo masculino, tabagista há mais de 10 anos apresentou em broncoscopia alteração celular reversível na qual as células adultas do epitélio traqueal ciliado foram substituídas por células escamosas estratificadas não-ciliadas. Este processo refere-se:
		
	
	Hiperplasia 
	
	Atrofia 
	
	Hipertrofia 
	
	Displasia 
	
	Metaplasia 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200901480252)
	Fórum de Dúvidas (5)       Saiba (0) 
	
	O HPV É UM VÍRUS QUE POSSUI TROPISMO PELAS CÉLULAS EPITELIAIS. AO ALCANÇAR O NÚCLEO DESTAS CÉLULAS, O HPV INIBE O MECANISMO DE APOPTOSE. DESTE MODO, A CÉLULA TORNA-SE IMORTALIZADA E PODE SE MULTIPLICAR INDETERMINADAS VEZES. NA PELE OCORRE FORMAÇÃO DE VERRUGAS E NOS ÓRGÃOS GENITAIS FORMAM-SE OS CONDILOMAS. QUAL TIPO DE ALTERAÇÃO CELULAR O HPV CAUSA À ESTAS CÉLULAS EPITELIAIS?
		
	
	HIPERTROFIA 
	
	APLASIA 
	
	DISPLASIA 
	
	HIPERPLASIA 
	
	METAPLASIA 
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200901295275)
	Fórum de Dúvidas (2 de 5)       Saiba (0) 
	
	Durante uma consulta ginecológica, Ângela, 34 anos, descobriu que apresentava uma lesão nodular móvel na mama esquerda. Lesões nodulares nas mamas, podem ser diagnosticadas com boa precisão através da punção aspirativa por agulha fina (PAAF). Dessa forma, a aspiração do conteúdo de massas palpáveis associada à palpação é crucial para a definição do diagnóstico. Após a aspiração, deve-se preparar o esfregaço colocando uma gota do material aspirado em uma lâmina e fixando-o imediatamente, ainda úmido, em álcool etílico a 95%. À microscopia pretende-se observar, nas lâminas coradas, o conteúdo aspirado de um nódulo mamário pela técnica PAAF. É importante destacar que nessa técnica, o conteúdo aspirado consiste em células do tecido mamário. Foi observado um aumento no número de células sem a presença de alterações, ou seja, houve um aumento da proliferação das células, mas com diferenciação normal. Como é chamada essa alteração celular? 
		
	
	Metaplasia.
	
	Displasia.
	
	Hiperplasia.
	
	Hipertrofia.
	
	Neoplasia.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	Fechar 
	
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais