Buscar

Ativ. Estruturada-Estágio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Introdução à Administração: A Administração é como elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao profissional da Administração combinar os meios na proporção adequada, sendo, para isso, necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições, pois, nenhuma organização dispõe de todos os recursos e a capacidade de processamento de informações do ser humano é limitada. Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração. Essa disciplina visou um conhecimento geral dos importantes conceitos da Administração, destacando o famoso e fundamental PODC. (Planejamento, Organização, Direção e Controle) as 4 funções administrativas da teoria Clássica e Neoclássica. As pessoas trabalham para alcançar objetivos através de seus esforços, para conseguir os resultados. Existem basicamente dois tipos de trabalho, o trabalho técnico e o trabalho administrativo falaremos aqui do trabalho administrativo. Quando falamos em administração o que vem a mente é gerenciar, tomar conta e é exatamente isto que o trabalho administrativo faz aplica o esforço físico e mental de uma pessoa para conseguir resultados gerenciando outras pessoas, quando estudadas separadamente são denominadas funções administrativas, quando estudadas em conjunto compõem o processo administrativo. O Processo é dinâmico, é contínuo.
TGA: A TGA trata do estudo da Administração das organizações. Nessa disciplina vimos os três tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa trabalhar com sucesso: a habilidade técnica, a humana e a conceitual:
Habilidade técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação. É muito importante para o nível operacional.
Habilidade humana: Consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas.
Habilidade conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato. É muito importante para o nível institucional.
Na medida em que se sobe para os níveis mais elevados da organização, diminui a necessidade de habilidades técnicas, enquanto aumenta a necessidade de habilidade conceitual.
A TGA se propõe a desenvolver a habilidade conceitual, embora não deixe de lado as habilidades humanas e técnicas. Em outros termos, se propõe a desenvolver a capacidade de pensar, definir situações organizacionais complexas, diagnosticar e propor soluções.
3- Gestão de Processos: Essa disciplina e mostrou que o gerenciamento de processos  tem sido referenciado com uma introdução ao gerenciamento holístico para alinhar processos de negócio das organizações com as necessidades dos clientes. Isto promove o negócio com efetividade e eficiência enquanto se esforça para obter inovação, flexibilidade e integração com a tecnologia. O gerenciamento de projetos procura obter a melhora dos processos continuamente. Isto pode, no entanto, ser descrito como otimização de processo. Ele permite que organizações sejam mais eficientes, mais efetivas e mais capazes de mudanças do que aquelas com foco funcional, com abordagem de gerenciamento tradicional hierárquico. São utilizados métodos, técnicas e ferramentas para analisar, modelar, publicar, otimizar e controlar processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.
4- Análise Organizacional: essa disciplina me possibilitou compreender que para se atingir objetivos empresariais, faz-se necessários que as organizações alinhem seu modelo estrutural aos projetos desenvolvidos por elas. A estrutura organizacional deverá acompanhar as necessidades das atividades desenvolvidas pelas organizações no sentido de atingir aos seus objetivos empresariais. A adequação do modelo estrutural ao projeto organizacional é fundamental para o alcance dos resultados esperados e planejados. Assim estudei as Origens dos Estudos da estrutura Organizacional;Desenho Organizacional;Tipos Tradicionais de Organizações; Desenho Departamental;Departamentalizações Modernas;Decisões Organizacionais Estratégicas;Desenho de cargos e tarefas. E através da análise desses tópicos os Administradores podem conhecer a estrutura de cada organização e assim saber quais técnicas melhor se aplicam em determinado tipo de organização, qual se adéqua melhor entre outros.
5- Contabilidade Gerencial: Essa disciplina pode me fazer aprender que a contabilidade não é mais um campo restrito aos conhecedores do sistema contábil e assim outros profissionais necessitam adquirir um conhecimento maior sobre o procedimento e descerramento de informações econômicas e financeiras das organizações, onde compartilham com os gerentes. A Contabilidade Gerencial foca a sua atenção com o que é necessário para auxiliar os administradores, ou seja, todo o pessoal que trabalha no interior da organização. Em contradição, a Contabilidade Financeira está atenta com as necessidades dos acionistas e dos agentes localizados no exterior do empreendimento. O campo gerencial produz os elementos fundamentais para dirigir o negócio. Os documentos ministrados pela Contabilidade 
Financeira são indispensáveis para que os indivíduos possam analisar a sua atuação financeira passada. Uma empresa irá depender do desempenho e habilidades dos seres humanos e do material que é disponibilizado para alcançar uma situação favorável.
OBS: obtive média 4,6
6- Macroeconomia: A macroeconomia estuda a economia em geral analisando a determinação e o comportamento dos grandes agregados como renda e produtos, níveis de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda, taxa de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. O enfoque macroeconômico pode omitir fatores importantes, mas estabelece relações entre grandes agregados e permite compreender algumas interações relevantes. A macroeconomia se preocupa com aspectos em curto prazo como desemprego, por exemplo. A macroeconomia possui algumas metas como aumentar o nível de empregos, estabilizar os preços, distribuir renda, crescer a economia, solucionar conflitos de objetivos. Analisar os ciclos do crescimento econômico e o papel das políticas públicas no equilíbrio macroeconômico, os quais limitam as alternativas dos países em desenvolvimento. Então é importante que os administradores percebam que é necessário ter uma visão generalizada, não só do que acontece na organização mas no mercado, pois só assim eles poderão analisar quais estratégias, planos serão interessantes praticar, levando em conta a realidade do ambiente externo a empresa.
7- Gestão da Cadeia de Suprimentos: O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos que são usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos, etc. Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na sua própria empresa e finalmente nos clientes. A gestão adequada da rede permite uma produção otimizada para oferecer ao cliente final o produto certo, na quantidade certa. O objetivo é, obviamente, reduzir os custos ao longo da cadeia, tendo em conta as exigências do cliente – afinal, isso é qualidade: entregar o que o cliente quer, no preço e nas condições que ele espera. Essa disciplina me apresentou a importância de todos os fatores da cadeia para que meu produto seja excelente em vários sentidos, não adianta apenas fazer um bom produto, se minha entrega é falha, por exemplo. Por isso precisamos entender cada elo dessa cadeia e assim conseguir alcançar os desejos organizacionais de ter seu produto considerado bom e sem problemas
ocasionados com logística, por exemplo. Assim a empresa tem capacidade de analisar qual transporte é mais adequado, menos oneroso, e que atenda a demanda do cliente. 
OBS: 6,00
8- Análise Textual: O conteúdo apresentado nesta disciplina foi de grande valia, pois obtive novos conhecimentos. Em relação a metodologia, houve momentos de dificuldades, as aulas são on line, mas consegui absorver muito do que foi explanado. Acredito que participei com empenho e dedicação das aulas, postando nas atividades dos fóruns no prazo estipulado, fazendo a pesquisa e sendo assídua nos encontros virtuais. Obtive, ainda, mais uma responsabilidade, pois tenho que acessar sempre que possível. Minha sugestão é em relação às máquinas, pois não temos computador suficiente para atender os acadêmicos.
OBS: 6,3
9- Metodologia da Pesquisa: O conteúdo contribuiu para que eu aprendesse mais sobre os modos de pesquisa e como utilizá-los. Destaco a disponibilidade da professora no auxilio das dificuldades que na realização das atividades encontramos na disciplina.
OBS: 6,5Quanto a minha avaliação foi boa, pois fiz todas as atividades da disciplina com êxito, apesar das dificuldades que encontrei ao longo da disciplina. 
10- Administração da Produção e Operações: Sobre a disciplina em questão avalio de forma positiva, considerando a relevância dos conteúdos estudados, o aprendizado adquirido durante o semestre, , onde foram mostradas várias maneiras de se trabalhar, ferramentas fundamentais para a realização das atividades, não só da referida disciplina, mas também servindo de suporte beneficiando à outras. A disciplina foi últil para o meu aprendizado como acadêmica e vou continuar usando e adquirindo mais conhecimento a cada semestre.
OBS: 6,1Acredito que fui uma aluna esforçada para cumprir com minhas responsabilidades de entrega de atividades no prazo estipulado e procurei sempre ajudar os meus colegas que algumas vezes tinham dificuldades nas realizações das atividades pedidas.
11- Contabilidade Básica: 6,0

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais