Buscar

Laranja Mecanica - sinopse e resenha

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nome: Jéssica Daiane Silva R.A: 1561284295
Resenha sobre o filme: Laranja Mecanica
Sinopse 
Alex é um jovem que possui uma personalidade impulsiva e inclinada para atos de ultraviolencia, lider de um grupo de jovens que abusam do uso de drogas e realizam diversos ataques as pessoas de sua cidade, abusos sexuais, roubos, e brigas com guangues rivais. Com o passar do tempo, cansados da liderança autoritária de Alex seus seguidores armam uma emboscada durante um assalto e o jovem acaba preso.
Na prisão, em busca de uma forma rápido para a liberdade, Alex encontra a oportunidade perfeita através de método experimental oferecido pelo ministro do interior chamado ''Método Ludovico" e se candidata para testes.
Através de longas exposições obrigatórias a cenas de violência e aplicação de remédios que induzem ao mal-estar, que relatados pelo próprio Alex como sensaçãoes de experiencia de ''Quase morte" de tamanha intensidade. 
Esperavasse que esta assimilação tornasse Alex incapacitado de participar ou até mesmo testemunhar atos de violência.
Após o termino do tratamento e uma humilhante apresentação, onde Alex era exposto a situações que testariam seu auto controle mediante a violencia, e como resultado ficado inercia, ele é tido como ''curado'' de seu comportamento nociso a sociedade e encontra finalmente a liberdade.
Aparentemente o ''Método Ludovico'' de reabilitação havia sido um sucesso, mas o tratamento também deixou sequelas psicologicas em Alex.
Resenha
Segundo a visão Behaviorista, todo comportamento pode ser condicionado através de estimulos e considerando isto o filme ilustra a possibilidade de tratamento de um jovem sociopata através de métodos contidos na teoria de condicionamento.
O tratamento Ludovico assimilava cenas de violência ao mal estar provocado por um soro, assim gerando um estimulo negativo que sucessivamente tornaria as reações de Alex totalmente aversivas a todo tipo de violência, como podemos ver na cena mostrada após o tratamento onde exposto em frente a uma plateia, Alex fica sozinho no palco, entra, então, um ator e começa a agredi-lo com palavras e agressões fisicas. Ao sentir vontade de revidar o jovem é tomado por uma ânsia de vomito e não consegue reagir de outra forma, então, é forçado a lamber o sapato do ator para poder ser livre, logo sem saída, Alex acaba lambendo o sapato. Logo após uma atriz entra agora no palco, nua e se apróxima de Alex que sente vontade de tocá-la, mas à medida que se aproxima dela, é novamente tomado por uma ânsia de vômito e enjoos. Ao final das demonstrações, o Ministro do Interior fala que o método funciona para correção da violência em criminosos e o mais interessante é que o padre, que trabalha com os detentos, fala que assim ele perderia toltamente o livre arbítrio pois agiria de forma mecânica a partir de então, mesmo assim o resultado é aceitavél como um sucesso e Alex é liberado para o convivio social.
O problemas começam quando o jovem incapacitado de reagir estas exposições de violência é atacado pelas pessoas que conhece, Alex se torna alguém passivel de todo tipo de abuso, e até mesmo o fato de pensar em reagir o faz passar mal.
Após ser torturado com um estimulo negativo radical da 9ª sinfonia de Beethoven, Alex não vê outra saida a não ser o suicidio. 
Com a fama de ser o primeiro ''curado'' pelo tratamento Ludovico havia gerado uma discussão sobre os direitos de Alex, o Ministro teme que a situação do jovem o força perder poder politico e através de uma cirurgia reverte o condicionamento. Essa situação também é interessante pois mostra como o condicionamento pode ser usado para manipulação e controle para fins de puro interesse politico. É claro que o filme é uma critica exagerada aos métodos de condicionamento, porém ilustra e abre para a discução os pontos positivos e negativos do Behaviorismo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais