Buscar

PROVA OBJETIVA ECONOMIA

Prévia do material em texto

PROVA OBJETIVA - ECONOMIA
Disciplina(s): 
Introdução ao Estudo da Economia
	Data de início: 
	14/09/2015 17:12 
	Prazo máximo entrega:
	14/09/2015 18:12 
	Data de entrega:
	14/09/2015 17:38 
Questão 1/10
As principais variáveis macroeconômicas são determinadas nos quatro principais mercados – o de bens e serviços, o de trabalho, o financeiro e o de câmbio – dependendo das forças de oferta e demanda, cujos fatores estão indicados no quadro a seguir.
Assinale a alternativa que indica corretamente o tipo de mercado 2.
 
	
	A
	Mercado monetário
	
	B
	Mercado cambial
	
	C
	Mercado de bens e serviços
	
	D
	Mercado de trabalho
De acordo com Tebchirani (2011, p. 85), os fatores Taxa de Salário e Nível de Emprego são mensurações econômicas que contribuem para análises sobre o mercado de trabalho.
Questão 2/10
Do ponto de vista organizacional, o sistema financeiro nacional está dividido em dois subsistemas: o subsistema normativo e o subsistema operativo. O subsistema normativo é composto pelo Conselho Monetário Nacional, pelo Banco Central do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O subsistema operativo é composto por alguns mercados.
 
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que indica corretamente o mercado descrito abaixo.
 
Ambiente onde são realizadas colocações diretas de títulos de propriedade (ações) ou de dívida (bônus, debêntures etc.) para redução dos custos associados às operações individualizadas de crédito. As operações desse mercado exigem regras de padronização, procedimentos transparentes e informações públicas aos investidores.
	
	A
	Mercado monetário
	
	B
	Mercado de crédito
	
	C
	Mercado de capitais
Você acertou!
De acordo com Tebchirani (2011, p. 132), o mercado de capitais é o ambiente onde são realizadas colocações diretas de títulos de propriedade (ações) ou de dívida (bônus, debêntures etc.) para redução dos custos associados às operações individualizadas de crédito. As operações desse mercado exigem regras de padronização, procedimentos transparentes e informações públicas aos investidores.
	
	D
	Mercado de câmbio
Questão 3/10
De forma realista, podemos considerar que as firmas não conseguem prever as quantidades demandadas e, consequentemente, suas receitas. Entretanto, um maior conhecimento dos custos fixos e das variáveis possibilita fixar preços e projetar resultados de forma mais objetiva.
O quadro abaixo apresenta as principais características de estruturas de mercado clássicas, cujo poder de influência nos preços reflete seu maior ou menor poder.
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que indica corretamente a estrutura clássica de mercado descrita na coluna 3.
	
	A
	Oligopólio
Você acertou!
De acordo com Tebchirani (2011, p. 71), o oligopólio é uma estrutura de mercado com as seguintes características: poucas firmas, produtos padronizados ou diferenciados, considerável controle sobre o preço (principalmente se houver cooperação e formação de cartéis) e fortes barreiras à entrada.
	
	B
	Concorrência monopolística
	
	C
	Concorrência perfeita
	
	D
	Monopólio
Questão 4/10
A análise puramente numérica dos fenômenos econômicos não deve isolar as complexas relações sociais sobre as quais repousa a teoria. Tampouco podem ser desconsiderados aspectos políticos, históricos, geográficos e culturais específicos. Embora o estudo da economia tenha múltiplos aspectos, algumas ideias centrais aparecem de forma recorrente, representadas pelos princípios econômicos.
De acordo com contexto abordado, assinale a alternativa que define corretamente o princípio “governos, em certas circunstâncias, podem melhorar os resultados do mercado”.
	
	A
	Quando, por exemplo, o preço da uva aumenta, as pessoas tendem a comer outras frutas em razão de seu alto custo. Ao mesmo tempo, produtores de uva decidem contratar mais pessoas e aumentar a área destinada à produção desse alimento, pois o benefício para a sua venda aumentou.
	
	B
	Predominam hoje, mundialmente, as economias cujas decisões são descentralizadas (característica das economias capitalistas de mercado), em que milhões de consumidores e de empresas interagem com base em interesses próprios, orientados pelos preços. As economias dos países comunistas, que operavam fundamentadas em decisões centralmente planificadas, entraram em colapso, representando uma importante mudança nas últimas décadas a nível mundial.
	
	C
	Existem situações em que a intervenção governamental na economia promove melhoria da eficiência (o melhor uso dos recursos) e da equidade (distribuição dos resultados). Conhecidas como falhas de mercado, essas situações envolvem externalidades e, também, o poder de mercado exercido por empresas no sentido de influir indevidamente nos preços. Outra forma de intervenção é a utilização de instrumentos, por meio da política econômica governamental, para estabilizar a economia (evitar oscilações excessivas na produção ou no nível de emprego, por exemplo).
Você acertou!
Tebchirani (2011, p. 19) explica da seguinte maneira o princípio “governos, em certas circunstâncias, podem melhorar os resultados do mercado”: Existem situações em que a intervenção governamental na economia promove melhoria da eficiência (o melhor uso dos recursos) e da equidade (distribuição dos resultados). Conhecidas como falhas de mercado, essas situações envolvem externalidades e, também, o poder de mercado exercido por empresas no sentido de influir indevidamente nos preços. Outra forma de intervenção é a utilização de instrumentos, por meio da política econômica governamental, para estabilizar a economia (evitar oscilações excessivas na produção ou no nível de emprego, por exemplo).
	
	D
	Tomar decisões exige a comparação de custos e benefícios dos vários cursos de ação. Para avaliar corretamente a situação, precisamos estar cientes da exigência de custos implícitos (ocultos).
Questão 5/10
Desequilíbrios externos são conceituados como saldos negativos nas transações correntes, não financiados por capitais privados autônomos, o que ocasiona perda de reservas ou necessidade de financiamento oficial.
 
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que apresenta a causa a que se refere o desequilíbrio descrito a seguir.
 
Alterações no fluxo de importações/exportações decorrentes do protecionismo praticado pelos nossos parceiros comerciais. Podem se referir ao esgotamento de recursos internos destinados à exportação, ao lançamento de sucedâneos às nossas exportações e a alterações nas preferências dos consumidores.
	
	A
	Keynesianismo
	
	B
	Perda de competitividade das exportações
	
	C
	Desequilíbrios cíclicos conjunturais
	
	D
	Variações estruturais
De acordo com Tebchirani (2011, p. 150), as variações estruturais representam alterações no fluxo de importações/exportações decorrentes do protecionismo praticado pelos nossos parceiros comerciais. Podem se referir ao esgotamento de recursos internos destinados à exportação, ao lançamento de sucedâneos às nossas exportações e a alterações nas preferências dos consumidores.
Questão 6/10
Mercados competitivos (em concorrência perfeita) apresentam as seguintes características: mercado atomizado, produto homogêneo, transparência e ausência de barreiras à entrada.
 
Assinale a alternativa a que se refere o conceito descrito abaixo.
 
As informações relevantes (preço, qualidade, condições contratuais etc.) são conhecidas por todos os participantes de determinado mercado. Por exemplo, vendedores e compradores de soja conhecem perfeitamente o preço praticado, o volume de produção e as expectativas do mercado internacional.
	
	A
	Mercado atomizado
	
	B
	Produto homogêneo
	
	C
	Transparência
Tebchirani (2011, p. 62) descreve transparência da seguinte maneira: as informações relevantes (preço, qualidade, condições contratuais etc.) são conhecidaspor todos os participantes de determinado mercado. Por exemplo, vendedores e compradores de soja conhecem perfeitamente o preço praticado, o volume de produção e as expectativas do mercado internacional.
	
	D
	Ausência de barreiras à entrada
Questão 7/10
Tendo em vista que o mercado, por meio de um sistema de preços, não consegue cumprir adequadamente algumas funções, cabe ao setor público realizar algumas tarefas.
 
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa a que se refere a tarefa descrita abaixo.
 
Aumentar o nível de emprego e reduzir a instabilidade dos preços por meio da política econômica.
	
	A
	Função alocativa
	
	B
	Função distributiva
 
	
	C
	Função estabilizadora
De acordo com Tebchirani (2011, p. 110), na função estabilizadora o setor público intenta aumentar o nível de emprego e reduzir a instabilidade dos preços por meio da política econômica.
	
	D
	Resultado nominal
Questão 8/10
Monopólios derivam da existência de barreiras à entrada de novas firmas no mercado, sendo estas determinadas por algumas circunstâncias.
De acordo com o contexto abordado, considere as seguintes afirmativas:
I. Exigência de elevado volume de capital em virtude da engenharia do projeto e da escala mínima de operação.
II. Domínio da patente, enquanto esta não cai em domínio público, em face da inovação tecnológica desenvolvida para produzir o bem ou o serviço.
III. Não controle das matérias-primas básicas.
IV. Concessões do poder público.
 
Assinale a alternativa que indica as afirmativas que podem ser consideradas como verdadeiras enquanto circunstâncias que determinam existências de barreiras à entrada de novas firmas no mercado.
	
	A
	Apenas I
	
	B
	Apenas I e II
	
	C
	Apenas I, II e IV
Você acertou!
De acordo com Tebchirani (2011, p. 72), as alternativas I, II e IV são verdadeiras.
	
	D
	Apenas I, II e III
Questão 9/10
Demanda é a quantidade de determinado bem/serviço que o consumidor deseja adquirir em determinado período, o que depende, principalmente: do preço do bem/serviço, do preço de outros bens/serviços, da renda do consumidor, do/da gosto/preferência do consumidor, de fatores sazonais e da disponibilidade de crédito e do cenário econômico.
 
A respeito da lei geral da demanda, considere o quadro e o gráfico abaixo.
 
Conforme indicado no quadro e no gráfico, o comportamento dos consumidores revela-se inversamente relacionado no que diz respeito às quantidades demandadas e ao preço de um bem, considerando-se que permanecem inalterados os demais fatores determinantes do preço. Ou seja, a curva presente no gráfico, que representa a demanda do consumidor por um bem/serviço, é de inclinação descendente (declividade negativa), indicando que, a preços mais baixos, o indivíduo demanda mais mercadoria. Tal comportamento é condicionado pelas seguintes condições: efeito-substituição, efeito-renda e lei da utilidade marginal decrescente.
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que descreve o efeito-renda corretamente.
	
	A
	Tem como objetivo a geração de lucros por meio da produção de bens e serviços, mediante a combinação de capital e trabalho e sob a coordenação de um empresário.
	
	B
	À medida que o preço de uma mercadoria reduz, os consumidores passam a usá-la em substituição a mercadorias similares, cujos preços não foram alterados.
	
	C
	Uma redução no preço de determinada mercadoria aumenta o poder aquisitivo (a renda real dos consumidores), e isso permite que tais consumidores comprem mais unidades desse mesmo produto. Além de um estímulo ao consumo, o declínio do preço permite, também, o acesso ao mercado considerado de pessoas com menor poder aquisitivo.
De acordo com Tebchirani (2011, p. 39), no efeito-renda, uma redução no preço de determinada mercadoria aumenta o poder aquisitivo (a renda real dos consumidores), e isso permite que tais consumidores comprem mais unidades desse mesmo produto. Além de um estímulo ao consumo, o declínio do preço permite, também, o acesso ao mercado considerado de pessoas com menor poder aquisitivo.
	
	D
	Um indivíduo busca (demanda) determinado produto pela satisfação ou pela utilidade que ele oferece. Quanto mais unidades de uma mercadoria um indivíduo consumir por unidade de tempo, maior será a utilidade total. Embora esta aumente, a utilidade marginal (extra), resultante do consumo de cada unidade adicional, diminui por saturação.
Questão 10/10
Bens e serviços apresentam sensibilidade específica às variações de preços e da renda, as quais são medidas pela elasticidade, um mecanismo útil para a determinação de políticas e de estratégias empresariais ou de política econômica.
De acordo com o contexto abordado, assinale a alternativa que indica corretamente a medida de elasticidade descrita abaixo.
 
Mede a sensibilidade da demanda em relação às mudanças de preços, sendo influenciada pelos seguintes fatores: disponibilidade de bens substitutos, essencialidade, peso no orçamento do consumidor e horizonte temporal.
	
	A
	Elasticidade-preço cruzada
	
	B
	Elasticidade-preço da demanda
De acordo com Tebchirani (2011, p. 47), a elasticidade-preço da demanda mede a sensibilidade da demanda em relação às mudanças de preços, sendo influenciada pelos seguintes fatores: disponibilidade de bens substitutos, essencialidade, peso no orçamento do consumidor e horizonte temporal.
	
	C
	Elasticidade-renda da demanda
	
	D
	Elasticidade-preço da oferta

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes