Buscar

Empreendedorismo - Prova objetiva 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina(s):
Empreendedorismo
Questão 1/10
Sobre Criatividade e Inovação, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O talento criativo é simplesmente ocorrência, fundamenta-se em uma base natural e, em grande parte, revela-se por um trabalho educativo que supõe a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades, destrezas e também de qualidades pessoais.
II. As tarefas criativas são mais motivadoras do que as tarefas puramente repetitivas. Na verdade, criar é algo que pertence à natureza humana. Realizamo-nos por intermédio de valores criadores, de valores vivenciais e de atitudes. Reconhecer e estimular o processo de crescimento criativo promove o desenvolvimento da personalidade.
III. Quando falamos em criatividade em uma empresa, estamos nos referindo à faculdade de tomar as práticas vivenciadas (passado), os conhecimentos e as percepções do momento presente para associar, selecionar, reestruturar e transformar todo esse volume de informações em combinações singulares que produzirão efeitos diferentes e inovadores para todos os meios interno e externo.
IV. Ao inserirmos o processo criativo no âmbito de uma empresa, é necessário que sejam descartados alguns conceitos e preconceitos, como o de que, para ser criativo, é necessário ter um dom ou talento natural. Todos têm condições de desenvolver habilidades criativas em seu próprio contexto.
	A	Apenas as proposições I e II estão corretas. 
	B	Apenas as proposições II, III e IV estão corretas.
Você acertou!
O talento criativo não é simplesmente ocorrência, fundamenta-se em uma base natural e, em grande parte, revela-se por um trabalho educativo que supõe a aquisição de conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades, destrezas e também de qualidades pessoais (SERTEK, 2012, p.101).
	C	
Apenas as proposições II e IV estão corretas.
	D	
 Apenas as proposições I e III estão corretas.
Questão 2/10
Na visão do empreendedorismo, analise o parágrafo a seguir e analise a qual conceito ele condiz. Assinale a alternativa correta.
 
“Refere-se à capacidade da pessoa em desenvolver competências que enriqueçam o seu repertório de ações, para aproveitar oportunidades, a fim de satisfazer às necessidades dos clientes”.
	A	Potencial empreendedor.
POTENCIAL EMPREENDEDOR refere-se à capacidade da pessoa em desenvolver competências que enriqueçam o seu repertório de ações, para aproveitar oportunidades, a fim de satisfazer às necessidades dos clientes (SERTEK, 2012, p.81).
	B	Percepção dos consumidores.
	C	Treinamento e capacitação.
	D	Potencial consumidor.
Questão 3/10
Não é preciso ser um grande especialista para concluir que os processos correntes nas empresas, quaisquer que sejam, devem ser revistos e aprimorados continuamente, e a metodologia proposta por esta ferramenta é indispensável. Os significados que primeiro vêm à mente quando esta ferramenta é citada são: “mensuração e padrão de referência e busca constante por um desempenho sempre superior para que a empresa torne-se Classe Mundial no mercado onde atua”. Com relação às fórmulas para identificar oportunidades, sobre qual ferramenta o parágrafo acima se refere?
Assinale a alternativa correta.
	A	Benchmarking.
Você acertou!
Mensuração e padrão de referência são quesitos atribuídos ao benchmarking (SERTEK, 2012, p. 131).
	B	Identificar oportunidades.
	C	Observar tendências.
	D	Observar deficiências.
Questão 4/10
Observe o conceito a seguir e, em seguida, assinale a alternativa que corresponde à definição do mesmo.
 
“Remuneração periódica pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados pelo franqueador ao franqueado”.
	A	Juros.
	B	Royalties.
Você acertou!
De acordo com a Lei de Franquia Brasileira (Lei 8.955/94), os royalties são definidos como sendo a “remuneração periódica pelo uso do sistema, da marca ou em troca dos serviços efetivamente prestados pelo franqueador ao franqueado” (slides Aula 06).
	C	Receita.
	D	Lucros.
Questão 5/10
Como é chamado o conhecimento adquirido por meio das experiências ao longo da vida, sem, entretanto, estar sistematizado ou formalizado dentro de uma determinada disciplina?
Assinale a alternativa correta.
	A	
Conhecimento tácito.
O conhecimento tácito é o ponto de partida, o conhecimento adquirido por meio das experiências ao longo da vida, sem, entretanto, estar sistematizado ou formalizado dentro de uma determinada disciplina (SERTEK, 2012, p.71).
	B	
Conhecimento sistêmico.
	C	
Conhecimento explícito.
	D	
 Conhecimento induzido.
Questão 6/10
O Plano de Negócios é um documento por meio do qual o empreendedor deve avaliar a viabilidade ou não de se abrir o negócio. Analise as proposições a seguir e marque V para as verdadeiras ou F para as falsas em relação aos benefícios que esse plano traz ao empreendedor. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
( ) Possibilita uma melhor visão do conjunto. 
( ) Clareia as etapas do negócio, pois é um documento-chave para fazer as revisões e retificar o rumo. 
( ) Norteia as decisões a serem tomadas com os demais sócios (se existirem).
( ) Fornece um panorama geral sobre a concorrência, apesar de não fornecer expectativa de potencial de lucro.
	A	
V – F – V – F.
	B	
V – F – V – V.
	C	
V – V – V – F.
Você acertou!
: Podemos dizer que a importância do plano para o empreendedor dá-se pela possibilidade de melhor visão do conjunto; Clareza das etapas do negócio, pois é um documento-chave para fazer as revisões e retificar o rumo; Nortear as decisões a serem tomadas com os demais sócios (se existirem), que também devem compartilhar da mesma visão do negócio, sendo absolutamente necessário para obter apoio de investidores e de fornecedores. Contudo, o último item está errado, pois o plano de negócios fornece e verifica ou define a expectativa de potencial de lucro (SERTEK, 2012, p. 215).
 
	D	
F – V – F – V.
Questão 7/10
As empresas, visando favorecer o crescimento profissional e pessoal de cada funcionário, criaram a função do empowerment. Assinale a alternativa que apresenta a característica dessa função.
	A	Ouvir os clientes nas mais variadas instâncias de produtos.
	B	Criar condições para que os funcionários subalternos adquiram o poder de decisão.
Você acertou!
O empowerment é uma situação que se estabelece para criar condições para que os funcionários subalternos adquiram o poder de decisão, de modo que favoreça o crescimento profissional e pessoal de cada um (SERTEK, 2012, p.66).
	C	Não cometer erros durante o processo de criação dos produtos.
	D	Centralizar as decisões na chefia, a qual tem o poder supremo.
Questão 8/10
O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo os riscos calculados. Sobre o empreendedor e suas habilidades, analise as sentenças a seguir e, em seguida, marque V (verdadeiro) ou F (falso). Em seguida, assinale a alternativa correta.
 
Inovação é sinônimo de invenção.
Invenção é a primeira utilização comercial de um novo produto, processo, aparelho ou sistema.
Rapidez de adaptação às mudanças torna-se um fator diferencial competitivo.
Uma ideia precisa ser revolucionária para se tornar um grande negócio.
	A	F – V – F – V.
	B	V – V – F – V.
	C	F – F – V – F.
Inovação não é o mesmo que invenção; Inovação é a primeira utilização comercial de um novo produto, processo, aparelho ou sistema; Rapidez de adaptação às mudanças torna-se um fator diferencial competitivo; Uma ideia não precisa ser revolucionária para se tornar um grande negócio (slides aula 03).
	D	V – F – V – F.
Questão 9/10
O mundo dos negócios está cheio de empreendedores que partem direto do sonho à realidade árdua da empresa, sem antes se prepararem e avaliarem com realismo os desafios do empreendimento. Saber se a oportunidade é real, se o sonho atende às necessidades do mercado, é garantir que o resultado final não se torne uma frustação pessoal, associado a prejuízos
financeiros. Esse é o grande desafio que levará afinal a um final feliz. Uma das áreas em que o domínio deve ser claro, para que as necessidades e desejos dos clientes sejam atendidos, é a área do Planejamento de Marketing do negócio. Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as definições básicas que devem conter em um plano de marketing de negócios.
 
( ) Mercado consumidor, identificação do público alvo/perfil do consumidor em potencial.
( ) Análise competitiva/oportunidades e ameaças, bem como fornecedores.
( ) Concorrência e acesso ao público-alvo.
( ) Legalização da empresa e formas de financiamento.
	A	V – V – F – V. 
	B	V – F – F – F. 
	C	F – V – V – V. 
	D	
V – V – V – F.
Você acertou!
Um plano de marketing deve conter a definição do mercado consumidor; a identificação do público/perfil do consumidor em potencial; análise competitiva/oportunidades e ameaças; os fornecedores; a concorrência; o acesso ao público-alvo/eleição da mídia/ espaço de mercado: imediações-cidade-estado-região. A legalização da empresa e as formas de financiamento são definições que devem estar contidas no Planejamento Econômico Financeiro do Negócio (SERTEK, 2012, p. 219).
Questão 10/10
Leia o parágrafo a seguir e, na sequência, assinale a alternativa que expressa o tipo de autoridade correspondente.
 
“Pode e deve dar orientações sobre o que deva ser realizado, porém, convém envolver e dar espaço para os colaboradores. Mesmo que uma ordem deva ser dada, sempre é possível dar liberdade para os colaboradores determinarem o modo ou os meios de cumpri-la”.
	A	Autoridade do conhecimento.
	B	Autoridade de staff.
	C	Autoridade de linha.
Você acertou!
AUTORIDADE DE LINHA: pode e deve dar orientações sobre o que deva ser realizado, porém, convém envolver e dar espaço para os colaboradores. Mesmo que uma ordem deva ser dada, sempre é possível dar liberdade para os colaboradores determinarem o modo ou os meios de cumpri-la (SERTEK, 2012, p.62).
	D	Autoridade inexperiente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes