Buscar

Ética e Responsabilidade Social - Aula 6 - Resumo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A ESCASSEZ DOS RECURSOS NATURAIS 
Recurso natural é qualquer insumo de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção.
Tecnologia e recursos naturais uma vez que há a necessidade da existência de processos tecnológicos para utilização de um recurso.
Recursos naturais e economia interagem de maneira bastante evidente, uma vez que algo é recurso na medida em que sua exploração é economicamente viável.
	Definição de recurso natural existem 3 tópicos relacionados:
Economia, Meio ambiente e Tecnologia.
	Os recursos naturais podem ser classificados em dois grandes grupos: os renováveis e os não renováveis. Recursos renováveis são aqueles que, depois de serem utilizados, ficam disponíveis novamente graças aos ciclos naturais (água, ar, biomassa etc.).
Os recursos não renováveis, são aqueles que não podem ser reutilizados.
Atenção: dentro dos recursos não renováveis há duas classes: a dos minerais não energéticos (fósforo, cálcio etc.) e dos minerais energéticos (combustíveis, fósseis e urânio).
Poluição é uma alteração indesejável nas características físicas, químicas ou biológicas da atmosfera, litosfera ou hidrosfera que causa ou pode causar prejuízo à saúde, à sobrevivência ou às atividades dos seres humanos e outras espécies.
A partir da revolução industrial, o crescente número de indústrias e a aglomeração da população nos grandes centros provocou sérios problemas de poluição do ar, da água e do solo.
É imprescindível que além das normas incriminadoras coexistam a fiscalização, a aplicação efetiva e consciente da população sobre a importância de preservar e tutelar esse recurso natural, enquanto não sobrevier este conjunto continuar-se-á a observar a impunidade e o aumento de animais em extinção.
Desenvolvimento sustentável: necessidade de profundas modificações nas relações entre os seres humanos e a natureza, imposta pelos riscos à sobrevivência planetária, estimula o conceito de desenvolvimento sustentável. Consiste em uma proposta de desenvolvimento econômico submetido à preservação ecológica e à supressão das injustiças sociais.
O conceito do desenvolvimento sustentável retira a prioridade do fator econômico – tão notável no modelo clássico de desenvolvimento – e transfere-a para as questões sociais e ambientais.
Os resultados econômicos passam a depender cada vez mais de decisões empresariais que levem em conta que: não há conflito entre lucratividade e questão ambiental; 
Clientes e comunidade em geral passam a valorizar cada vez mais o meio ambiente.
A noção de responsabilidade social empresarial decorre da compreensão de que a ação das empresas deve buscar benefícios para a sociedade, propiciar a realização profissional dos empregados, promover benefícios para os parceiros e para o meio ambiente, e trazer retorno para os investidores. A adoção de uma postura clara e transparente no que diz respeito aos objetivos e compromissos éticos da empresa fortalece a legitimidade social de suas atividades, refletindo-se positivamente no conjunto de suas relações.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais