Buscar

Ética e responsabilidade social - Aula 7 - Resumo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ações predadoras do homem agridem a natureza de tal forma que colocam em risco a própria espécie humana.
Mata atlântica é o segundo bioma mais ameaçado de extinção do planeta, só fica atrás de Madagascar, apesar disso, a mata atlântica ainda mantém índices altíssimos de biodiversidade (um dos maiores do mundo). – Amazônica.
A emissão e acumulação de gases na atmosfera, como dióxido de carbono, é conhecida mundialmente como efeito estufa. Entre suas principais causas, estão a queima de combustíveis fósseis, a devastação e a queima de áreas florestais, como a Floresta Amazônica.
Clima e Efeito estufa: O clima da terra é um produto de interações complexas da atmosfera, oceanos, calotas glaciais, seres vivos e até mesmo rochas e sedimentos. Nessa interação, estão presentes vários gases naturais. Estão aqueles que provocam o famoso efeito-estufa em virtude de seu acúmulo (acúmulo este influenciado pela ação humana).
Principais Gases-Estufa da atmosfera: Vapor d’água é um dos constituintes variáveis do ar atmosférico, chegando ter 4% em volume.
As principais reservas de carbono da natureza, liberado durante a fotossíntese, são a biota, o solo e os oceanos. Isto representa cerca de 14% do teor total de CO2 da atmosfera.
O metano é o segundo gás-estufa em importância produzido durante a decomposição anaeróbica. O óxido nitroso é ainda mais potente que o metano, e sua eficácia é cerca de 23- vezes superior à do CO2.
Segundo Legget (1992), gases-estufa são aqueles que provocam a retenção da radiação infravermelha na atmosfera, aquecendo a superfície da terra, além da camada inferior da atmosfera.
Kirchhoff afirma que as queimadas em todo o mundo representam 25% do CO2 produzido por todas as fontes de produção, sendo as queimadas na região tropical responsáveis por 11,2 , desse total.
É dever promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente. (Artigo 225, Parágrafo VI).
A educação ambiental é um processo permanente que articula conhecimentos, atitudes e valores, e não apenas uma transmissão de informações. Ela envolve a participação individual em processos coletivos, trabalhando desde a perspectiva local até a global.
Educação ambiental: consegue mudar a visão da pessoa em relação ao local onde vive;
Envolve a família e a coletividade;
É obrigatória em todos os níveis de ensino, mas não é uma disciplina;
Estimula o senso crítico e a compreensão da complexidade dos aspectos que envolvem a realidade em torno de si;
Não tem uma proposta fechada de metodologia ou prática.
A educação ambiental não é uma disciplina, mas um processo permanente que combina conhecimentos, atitudes e valores.
Para ver o universal e o imanente espírito da verdade face a face é preciso ser capaz dde amar a mais ínfima das criaturas como se ama a si próprio. E um homem que a isso aspira não pode ser omisso em nenhum aspecto da vida.
Responsabilidade Social: empresas afinadas com as atuais mudanças organizacionais realizam ações de responsabilidade social empresarial (SER) para contemplar seus stakeholders, sejam eles seus proprietários, sócios ou acionistas, diretores, funcionários, prestadores de serviços, fornecedores, clientes, governo, meio ambiente e comunidade.
Em algumas sociedades, a responsabilidade social empresarial tornou-se um comportamento econômico adquirido: exigências da sociedade civil em relação à dimensão ética das ações empresariais.
	Sociedade e Estado: envolvimento mais sistemático da iniciativa privada com a temática da responsabilidade social revela a crescente percepção de que a solução dos problemas sociais é responsabilidade de todos, e não apenas do estado.
	Responsabilidade social e filantropia: noção de responsabilidade social atrelada ao mundo empresarial pode ser considerada recente, visto que o que havia anteriormente era a prática da filantropia.
	As ações de filantropia, motivadas por razões humanitárias, são isoladas e reativas, enquanto o conceito de responsabilidade social possui amplitude mais significativa.
	Filantropia configura-se como doação eventual, não estabelecendo vínculos efetivos e permanentes da empresa com a comunidade.
	Um projeto efetuado sob o conceito de responsabilidade social deve construir laços permanentes com a comunidade, constituindo polos de interação social.
	A responsabilidade social consiste em projetos elaborados para a potencialização de talentos e o desenvolvimento da autonomia dos cidadãos.
	O conceito de responsabilidade social empresarial é compatível com uma nova orientação do capitalismo, na qual as empresas são estimuladas a ampliar seus horizontes além dos seus objetivos de lucro.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes