Buscar

Ética e responsabilidade social - Aula 9 - Resumo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Para implantar a Responsabilidade Social dentro de uma empresa é preciso vontade da diretoria em realiza-la, pois causará impactos nos: Objetivos, missão, valores, cultura, estratégias e próprio significado da empresa.
Existe uma série de certificações que levam a empresa a ser considerada realmente uma empresa que tenha responsabilidade social, dentre elas:
ISO 14000
ISSO 26000
Certificação NBR 16000
Certificação AS 8000
	Origem da ISSO
Teve uma contribuição para melhorar as condições de trabalho, aumento a produtividade e mantendo a qualidade. (Taylor, Fayol e outros).
A preocupação com a qualidade levou ao surgimento, em 1947 de uma entidade denominada INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZTION (Organização Internacional de Padronização). Sua sede fica na cidade de Genebra (suíça). Ela é mais conhecida pela sua sigla ISO, que em grego significa “igualdade”.
Principal atividade da ISO é elaborar padrões para especificações e métodos de trabalho em várias áreas de conhecimento da sociedade.
	O nome genérico ISSO 9000 representa todo o conjunto de documentos relacionados à sistematização de atividade para garantia da qualidade.
A ISO ficou popularizada pela série 9000, ou seja, as normas que tratam de sistema para gestão e garantia da qualidade nas empresas.
	ISO 14000 é especifica sobre o meio ambiente. Ela é um conjunto de normas que definem parâmetros e diretrizes para a gestão ambiental por parte das empresas, tanto privadas quanto públicas. Tais normas foram elaboradas objetivando diminuir o impacto provocado pelas empresas ao meio ambiente.
A proposta é que as empresas sigam as normas ISO 14000, reduzindo significativamente os danos ao meio ambiente.
As empresas que implantam os processos indicados pela ISO recebem certificado ISSO 14000 declarando aquelas ao mercado como empresas que têm responsabilidade social, pois se preocupam com a questão ambiental.
	A empresa que tiver por objetivo a certificação ISO 14000 deve seguir rigorosamente a legislação ambiental do país, treinar e qualificar os funcionários para também seguirem as normas e diagnosticar os impactos ambientais das suas atividades, visando diminuir os prejuízos.
	A ideia da criação da ABNT (associação Brasileira de Normas Técnicas) surgiu da necessidade de se elaborar normas técnicas brasileiras para a tecnologia do concreto, em substituição às inúmeras normas utilizadas pelos diversos laboratórios de ensaio do país.
Esses laboratórios tinham leis muito discrepantes entre si. Estas foram relacionadas pela ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland – desde a sua fundação, em 1937.
	NBR 16000 – Objetivos da normalização.
Economia: proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos.
Comunicação: proporcionar meios mais eficientes na troca de informação entre o fabricante e o cliente, melhorando a confiabilidade das relações comerciais e de serviços.
Segurança: Proteger a vida humana e a saúde.
Proteção do consumidor: prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos.
Eliminação de Barreiras técnicas e comerciais: evitar a existência de regulamentos conflitantes sobre produtos e serviços em diferentes países, facilitando o intercâmbio comercial.
	NBR 16000 é uma norma da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), lançada em 2004, que contém critérios no que tange à proteção da criança, ao trabalhador em regime semiescravo, à saúde, à segurança e à discriminação, de maneira sistêmica e bem planejada. Determina que a empresa crie um sistema de gestão de Responsabilidade Social Eficaz.
	SA 8000, Elaborada pela organização não governamental norte-americana Council on Economic Priorities Accreditation Agency (Cepaa), atualmente Social Accountability International (SAI), foi o primeiro padrão passível de certificação elaborada por especialista e representantes de stakeholders.
Baseia-se num sistema de gestão e estabelece requisitos baseados nas diretrizes internacionais de Direitos Humanos e da ONU, nas convenções da OIT e nas convenções da ONU sobre direitos das crianças.
É adotada mundialmente por organizações que desejam ser reconhecidas pela manutenção de condições dignas de trabalho e respeito aos direitos fundamentais do trabalho.
Tem sido utilizada principalmente por empresas que possuem unidades de produção ou fornecedores em países onde a fiscalização e o controle das condições de trabalho são precários.
	A SA 8000 é restrita à relação da empresa com seu público interno, isto é, para aquelas empresas que ainda têm preocupação em resolver questões internas de responsabilidade social.
A NBR 16000 é mais completa, sistematizada e bem planejada.
ISO 26000 surge para ser a primeira norma internacional de responsabilidade social empresarial. Foi durante uma reunião do comitê de política de consumidores da ISSO (Copolco), em 2001, que se cogitou, pela primeira vez, a criação de uma norma global de responsabilidade social corporativa. No entanto, o documento passou a ser discutido em 2006. Desde então, uma série de encontros do comitê organizador já ocorreram em diversas partes do mundo. Diretrizes para uma conduta sustentável. A Norma internacional tem a proposta de servir como um importante norte para as corporações e não como uma certificadora. Os sete princípios da ISO 26000 são: Responsabilidade; Transparência, Comportamento Ético; Consideração pelas partes interessadas; Legalidade; Normas internacionais; Direitos Humanos.
OHSAS é uma sigla em inglês para Occupational Health and Safety Assessment Services, cuja tradução é Serviços de Avaliação de Saúde e Segurança Ocupacional. O seu foco é a qualidade no que tange à saúde e à segurança no trabalho.
	Crise ambiental e desenvolvimento sustentável.
O domínio da tecnologia moderna em relação ao meio natural trouxe consequências negativas para a qualidade da vida humana e do meio ambiente.
Crise ambiental: caracterizada pelos problemas socioambientais existentes no planeta terra.
A permanência do modo tradicional de desenvolvimento apresenta sérios riscos à continuidade da vida.
O desenvolvimento sustentável é a expressão utilizada para alertar sobre a necessidade de uma radical modificação nas relações do homem com o meio ambiente.
	Certificado e relatórios.
Avaliação de impacto ambiental chamado de estudo de impacto ambiental/relatório de impacto ao meio ambiente, ou EIA/RIMA: documentos que avaliam os impactos ambientais decorrentes da instalação de um empreendimento e estabelecem programas para o monitoramento e estabelecem programas para o monitoramento e o abrandamento desses impactos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais