Buscar

fórum A - CIÊNCIA DOS MATERIAIS 2015.2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HELEM BORGES!
Queridos alunos,
Sejam bem vindos ao nosso fórum A.
O tema deste fórum é:
A luz do conceito de tensão e dos esforços apresentados na aula 3, discorra sobre um dos esforços normais e contribua apresentando um exemplo de aplicação.
Abraços
Resposta: Boa noite,HELEM BORGES!
conforme a Aula 3.
Em resumo o conceito de tensão se da por uma medida de intensidade de força que tem sua ação nas partículas de uma seção virtual do corpo do material deformável,sendo dividida ainda como tração e compressão.
Já esforço se define pela força(s) aplicada sobre um corpo que promova mudança em sua forma,seja tracionando ou comprimindo.
Exemplo: o esforço de compressão onde a força axial aplicada induz a redução do volume da peça a ser comprimida ,causando uma diminuição do espaço entre as moléculas ,ao primeiro momento fazendo uma reação elástica ,depois com a continuidade da compressão ,se atinge um estagio chamado de tensão de escoamento onde a fase  plastica se inicia ,determinando a deformação definitiva do material que esta sendo posto a prova ,e um tipo de tratamento usado nos materiais .(forma de tratamento),por causar estress nos materiais por diminuir o espaço entre as partículas ,o modulo de elasticidade pode ser medido,para fins científicos,nos chamados ensaios de compressão.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais