Buscar

psico aula 7

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Psicologia II
Aula 7
Gênero e Sexo
Qual a diferença entre sexo e gênero?
É a construção cultural coletiva dos atributos da masculinidade e feminilidade. Esse conceito foi proposto para distinguir-se do conceito de sexo, que define as características biológicas de cada indivíduo.
Para tornar-se homem ou mulher é preciso submeter-se a um processo que chamamos de socialização de gênero, baseado nas expectativas que a cultura tem em relação a cada sexo. Dessa forma, a identidade sexual é algo construído, que transcende o biológico.
O sistema de gênero ordena a vida nas sociedades contemporâneas a partir da lingua­gem, dos símbolos, das instituições e hierarquias da organização social, da representação política e do poder. Com base na interação desses elementos e de suas formas de expres­são, distinguem-se os papéis do homem e da mulher na família, na divisão do trabalho, na oferta de bens e serviços e até na instituição e aplicação das normas legais.
A estrutura de gêneros delimita também o poder entre os sexos. Mesmo quando a nor­ma legal é de igualdade, na vida cotidiana encontramos a desigualdade e a iniquidade na distribuição do poder e da riqueza entre homens e mulheres.
Durante séculos, as mulheres foram educadas para submeterem-se aos homens. A "domesticação" da mulher foi consequência da necessidade dos homens assegurarem a posse de sua descendência. O fato de que a maternidade é certa e a paternidade apenas presumível (ou incerta) sempre foi um fantasma para a organização da cultura patriarcal. O controle da sexualidade e da vida reprodutiva da mulher garante a imposição das regras de descendência e patrimônio e, posteriormente, um sistema rígido de divisão sexual do traba­lho. Assim, a mulher passa a ser tutelada por algum homem, seja pai, tio ou marido.
Este sistema de divisão sexual do trabalho, cuja finalidade primeira foi a de regula­mentar a reprodução e organizar as famílias, acabou por dar aos homens e mulheres uma carga simbólica de atributos, gerando uma correlação entre sexo e personalidade que foi interpretada como característica inerente aos sexos. Atribuiu-se à natureza de homens e mulheres aquilo que era da cultura. Pensar que a mulher é frágil e dependente do homem ou que o homem é o chefe do grupo familiar pode levar as pessoas a concluírem que é natural que os homens tenham mais poderes que as mulheres e os meninos mais poderes que as meninas.
Este tipo de pensamento sempre justificou o autoritarismo masculino, interpretando a violência do homem contra a mulher como algo natural. Isso impregnou de tal forma nossa cultura que, assim como muitos homens não assumem que estão sendo violentos, muitas mulheres também não reconhecem a violência que estão sofrendo.
Sexo e gênero
Sexo e gênero não são sinônimos.
 
Sexo diz respeito às características fisiológicas relativas à procriação, à reprodução biológica - diferenças sexuais são físicas.
 
Gênero seria determinado pelo processo de socialização e outros aspectos da vida em sociedade e decorrentes da cultura, que abrange homens e mulheres desde o nascimento e ao longo de toda a vida - diferenças de género são socialmente construídas.
Conjunto de arranjos através dos quais a sociedade transforma a biologia sexual em produtos da atividade humana e nos quais essas necessidades transformadas são satis­feitas. Este sistema incluiria vários componentes, entre outros adivisão sexual do trabalho e definições sociais para os géneros e os mundos sociais que estes conformam.
A questão da hierarquia de gênero
Numa sociedade patriarcal, a autori­dade social efetiva sobre as mulheres é exercida através dos papéis de pai e de marido. Sob as condições patriarcais, as mulheres às vezes exercem autoridade através do papel de mãe em oposição aos outros papéis familiares, tais como esposa, filha, irmã, ou tia.
O patriarcado é uma forma de hierarquia, em que os homens detêm o poder e as mulheres são subordinadas.
 
O poder social atualmente é identificado com atributos considerados como masculinos. Pessoas do sexo masculino ou feminino podem desempenhar papéis, através dos quais o poder pode ser exercitado, mas eles permanecem como papéis masculinos.
ATENÇÃO
A posição de gênero é um dos eixos essenciais para a manutenção do poder na hierarquia social, que é essencialmente masculina no seu topo e tem estratégias de fragmentação (por classes, por idades, por grupos ou culturas minoritárias). Assim, essa hierar­quia nos leva a viver rivalidades e lutas entre pessoas jovens e idosas, pobres e ricas, negras e brancas, mulheres e homens. Essas relações antagónicas estruturam a dependência e a submis­são.
O que é subordinação e como se expressa?
Subordinação pode ser definida como uma relativa falta de poder. Em termos de autoridade social, um grupo subordinado tem pouco ou nenhum controle sobre a tomada de decisões que afetam o futuro daquele grupo. 
 
Podemos falar em subordinação de gênero quando as mulheres não estão no controle das instituições que determinam as políticas que afetam as mulheres, tais como os direitos repro­dutivos ou a paridade nas práticas de emprego. Discriminação nos salários e nas promoções são exemplos da subordinação das mulheres na nossa sociedade.
O ser humano tem como aspiração maior a busca de prazeres. A percepção do prazer varia de pessoa a pessoa, de acordo com sua história pessoal e social. As normas sociais, que mudam em cada cultura, norteiam a busca deste prazer, interferindo nos comportamentos, determinando o que é permitido, o que é proibido, quando é permitido e quando é proibido. Para isto, existem leis explícitas em documentos oficiais e outras que se constroem no dia-a-dia.
Prevenção, cidadania e poder
PREVENÇÃO
Ato ou efeito de prevenir-se. Preparo antecipado e preventivo.
CIDADANIA
São os direitos políticos e os deveres do indivíduo para com o Estado.
PODER
Capacidade ou possibilidade de fazer uma coisa. Direito de agir, de decidir, de mandar
Direitos e deveres
Segundo a organização mundial de saúde, uma pessoa sexualmente saudável precisaria:
Ter capacidade de desfrutar e controlar o comportamento sexual e reprodutivo.
Estar livre de medo, vergonha, culpa, tabus e outros fatores 
psicológicos inibidores de uma resposta sexual ou que prejudiquem suas relações de sexo.
Estar livre de distúrbios orgânicos, doenças e deficiências que interfiram nas funções sexuais e reprodutoras.
Os métodos contraceptivos são de fundamental importância, não só no controle à natalidade, mas também, na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, principalmente da AIDS, gonorreia e sífilis. Observem que durante uma relação sexual transmitimos e recebemos muitas coisas, o sentimento e o prazer parecem ser o que mais importa. Contudo, não doamos e percebemos apenas sensações. O nosso corpo possui substâncias, secreções, líquidos etc. que também são passadas ao outro. E é por aí que doenças, as chamadas DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis podem causar transtornos a nossa vida. A maioria dessas DST tem cura. Entretanto, aquelas causadas por vírus ainda não têm cura.
São vários os métodos anticoncepcionais:
Naturais: duchas, coito interrompido, tabela.
Artificiais: geleias e cremes espermicidas, preservativos 
masculinos (camisinhas), diafragmas, dispositivos intrauterinos 
(DIU), pílulas anticoncepcionais, preservativos femininos.
Esterilizantes: vasectomia, ligação tubária.
Modelos e estereótipos sexuais
Qual a importância da educação sexual para o desenvolvimento e a maturidade sexual?
Chama-se sexualidade a todas as formas, jeitos, maneiras como as pessoas expressam a busca do prazer. Quando se entende que a sexualidade está apenas vinculada ao aspecto da relação sexual se diz genitalidade, isto é centrada nos genitais. Esta abordagem, apesar de restritiva, nos leva a pensar que sobre a relação sexual é preciso ainda
muito diálogo, pois pairam dúvidas, culpas, medos, pressões e repressões.
Educação masculinizante que reforça e estimula estereótipos “machistas”, implicitando e explicitando a ideia de que o homem, em relação à mulher, deve ser mais corajoso, inteligente, racional, poderoso, competitivo, agressivo e menos emotivo.
Educação feminilizante que torna a mulher mais passiva, amorosa, emotiva (menos racional, competitiva, corajosa inteligente, etc.)
Quando jovens contrariam os padrões, por pensamento ou comportamento, os pais se preocupam com as suas identidades e definições de papéis, pois os desvios trazem principalmente conotações homossexuais. Isto porque na sociedade brasileira a demarcação dos papéis sociais decorrentes do sexo ainda se faz de forma rígida e estereotipada. E a forma de expressão da sexualidade vai depender muito do papel social desempenhado por homens e mulheres.
Apesar da constatação de que novos padrões de comportamento para homens e mulheres já começam a ser ensaiados, sobretudo nas gerações mais jovens, a educação de meninos e meninas continua buscando perpetuar os velhos padrões.
Pais e educadores nem sempre se dão conta disso e, muito frequentemente, não param para pensar no assunto. Assim, nascer menino ou menina já traz em si, quase automaticamente, uma predestinação do desempenho adulto esperado para aquela criança. Desde a gestação nota-se uma expectativa muito grande em relação ao sexo da criança e para que estes ideais sejam alcançados a família e a escola são instituições sociais vigilantes e eficientes: os brinquedos e os jogos deverão ser selecionados e adaptados, a fim de atingirem tais objetivos. Na nossa sociedade, os papéis sociais dos homens têm sido nítida e fundamentalmente diferentes dos das mulheres.
Diferenças de expectativa e de cumprimento de papéis
Homem
Viril, corajoso, forte, protetor.
Carrinhos e metralhadoras.
Homem não chora.
O adolescente terá liberdade.
Pode ficar nas festas até tarde.
Começa a beber e fumar mais cedo.
O rapaz pode e deve ter experiências sexuais variadas.
Não importa a qualidade e sim a quantidade, o que o torna mais admirado e invejado na medida em que isto demonstra o seu valor como homem.
Gravidez: Para o adolescente apenas uma cordial reprovação.
MULHER
Mãe, esposa, mulher meiga e dócil, companheira suave, forte para aguentar, sentimental, leal e complemento do marido.
Bonecas, brincam de casinha, fazem comida e cuidam das crianças.
A adolescente será mais presa em casa.
Menina fuma às escondidas.
A moça se guarda para o casamento.
A adolescente quando engravida e dito que a moça “deu um mau passo”, “perdeu-se”.
Dito assim parece que estamos simplesmente repetindo chavões (exemplo do avião). Mas quando se pensa no significado de tudo isto, que as crianças vão assimilando sem questionar esta herança de valores e padrões sociais, percebe-se melhor o significado que estamos dando a cada ritual diário, a cada pensamento estereotipado que emitimos. Uma grande desvantagem da predeterminação destes papéis é a frustração que impõe aos indivíduos na busca de realização pessoal. Ao ser manipulada para atingir determinada expectativa, decorrente do papel sexual, a pessoa é impedida de seguir suas inclinações naturais e realizar-se em harmonia com suas características individuais. E é condenada a repetir mediocremente o padrão esperado. Ou será fatalmente discriminada, por ousar “ser diferente”.
Psicologia II
Aula 7
Segundo a organização mundial de saúde, uma pessoa sexualmente saudável precisaria: 
I - Ter capacidade de desfrutar e controlar o comportamento sexual e reprodutivo. 
II - Estar livre de medo, vergonha, culpa, tabus e outros fatores psicológicos inibidores de uma resposta sexual ou que prejudiquem suas relações de sexo. 
III - Estar livre de distúrbios orgânicos, doenças e deficiências que interfiram nas funções sexuais e reprodutoras. 
As alternativas I, II e III estão corretas
O sistema de divisão sexual do trabalho, cuja finalidade primeira foi a de regulamentar a reprodução e organizar as famílias, acabou por dar aos homens e mulheres uma carga simbólica de atributos, são esses:
I - Atribuiu-se à natureza de homens e mulheres aquilo que era da cultura.
II - Pensar que a mulher é frágil e dependente do homem.
III - O homem é o chefe do grupo familiar e, com isso, os homens tenham mais poderes que as mulheres e os meninos mais poderes que as meninas.
Assinale a alternativa correta:
As afirmativas I, II e III estão corretas
O processo que é determinado pela socialização e outros aspectos da vida em sociedade e decorrentes da cultura, que abrange homens e mulheres desde o nascimento e ao longo de toda a vida é considerado:
Gênero
De acordo com o que estudamos na aula 7 sobre Gênero e Sexo, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. 
I - Sexo diz respeito as características anátomo-fisiológicas relativas a procriação, à reprodução biológica. 
II - Gênero diz respeito a como a sociedade vê a relação que transforma um macho em um homem e uma fêmea em uma mulher. 
III- Ser homem e ser mulher é uma construção social que não tem variação em função da época e sociedade em que se vive.
As afirmativas I e II estão corretas.
Várias campanhas são veiculadas pelo governo no sentido de orientar os cidadãos na adequada atitude diante do sexo. Segundo a organização mundial de saúde, uma pessoa sexualmente saudável precisaria:
I - Ter capacidade de desfrutar e controlar o comportamento sexual e reprodutivo.
II - Estar livre de medo, vergonha, culpa, tabus e outros fatores psicológicos inibidores de uma resposta sexual ou que prejudiquem suas relações de sexo.
III - Estar livre de distúrbios orgânicos, doenças e deficiências que interfiram nas funções sexuais e reprodutoras.
Assinale a alternativa correta:
As afirmativas I, II e III estão corretas
Quando jovens contrariam os padrões, por pensamento ou comportamento, os pais se preocupam com as suas identidades e definições de papéis, pois os desvios trazem principalmente conotações homossexuais. Isto porque: 
I - Na sociedade brasileira a demarcação dos papéis sociais decorrentes do sexo ainda se faz de forma rígida e estereotipada.
 II - A forma de expressão da sexualidade vai depender muito do papel social desempenhado por homens e mulheres. 
III- Apesar da constatação de que novos padrões de comportamento para homens e mulheres já começam a ser ensaiados, sobretudo nas gerações mais jovens, a educação de meninos e meninas continua buscando perpetuar os velhos padrões. 
Marque a alternativa correta:
As alternativas I, II e III estão corretas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes