Buscar

proc 6

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Processo
Aula 6
Transformações societárias do final do século XX
Exemplo: Férias coletivas da GM em S.J. Campos/SP, em agosto de 2011, para diminuir a produção. 
Produção cai e fábricas ampliam férias coletivas
Mas o que foi a crise dos anos 70?
O período que se sucedeu após o segundo pós-guerra foi de expansão do capitalismo. Essa fase foi marcada pelo crescimento da economia, criação de postos de trabalho, ampliação de salários e uma forte intervenção do Estado. Esse período ficou conhecido como keynesianismo-fordismo, devido, segundo Mota, a uma articulação entre gestão da produção e ação estatal.
Saiba mais
Para essa efetivação, foi fundamental a intervenção do Estado que, no lastro das políticas keynesianas, atuou na criação de mecanismos estatais para a reprodução ampliada dos trabalhadores, dividindo com a patronal uma parte desses custos.
Outro ponto importante foi a construção do pacto fordista-keynesiano. Esse pacto foi marcado pela mobilização dos trabalhadores que, por intermédio de sua ação, obtiveram significativas conquistas (tiveram parte de suas demandas atendidas), fato que veio a implicar em mudanças na legislação trabalhista e em medidas de proteção social.
 
Qual a saída encontrada para a crise?
No Brasil, segundo nos conta Mota, o processo de reestruturação produtiva tem início nos anos 80 com a informatização produtiva, a implantação dos programas de qualidade total e dos métodos de gestão participativa.
Processo
Aula 6
Segundo alguns especialistas há uma diferença entre a crise de 1929 e a de 1970:
A de 1970 seria uma crise de rentabilidade, diferente da crise de 1929, que teria sido de superprodução.
O pacto fordista keynesiano baseava-se na demanda de questões ______________. no aumento da produção e consumo operário e na relação entre Estado, Capital e trabalho. 
Trabalhistas.
A ______________________ associa-se à uma adoção de uma forma flexível de organizar a produção. 
Reestruturação da produção.
A ____________ foi marcada pela expansão do capitalismo, crescimento da economia, criação de postos de trabalho e intervençõ do Estado.
Crise dos anos 1970.
O pacto ___________ baseava-se na incorporação das demandas trabalhistas, no aumento da produção e do consumo e na relação entre capital, Estado e trabalho.
Fordista-keynesiano.
Em relação a crise capitalista, estudada na aula 6, a afirmação: ¿Foi fundamental a intervenção do Estado que, no lastro das políticas keynesianas, atuou na criação de mecanismos estatais para a reprodução ampliada dos trabalhadores, dividindo com a patronal uma parte desses custos¿, faz referência a que década:
Década de 70

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais