Buscar

Simulado MATERIAIS ELÉTRICOS 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Simulado: CCE0252_SM_201308273207 V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desempenho: 1,0 de 8,0
	Data: 09/11/2015 12:11:32 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201308952571)
	
	Para o resistor de quatro cores de resistência ôhmica de 0,15 ohms e percentual de tolerância de 10%, qual o código de cores?
		
	
Sua Resposta: ?
	
Compare com a sua resposta: Marrom (1), verde (5), prateado, prateado (10%)
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308461708)
	
	 
Um material é denominado diamagnético quando apresenta uma forma muito fraca de magnetismo, que persiste somente durante a aplicação de um campo magnético externo, H. Do ponto de vista microestrutural, os materiais diamagnéticos funcionam como ilustrado na figura a seguir.
Na figura, percebe-se que os dipolos magnéticos induzidos são contrários ao campo magnético e de pouca intensidade.
 
 
 
 
 
Sabendo-se que existem outras formas de magnetismo, explique de forma sucinta o que você entende por paramagnetismo.
		
	
Sua Resposta: ?
	
Compare com a sua resposta:
Paragmagnetismo é um tipo de magnetismo que ocorre em alguns materiais onde não há cancelamento total dos spin eletrônicos e dos momentos atômicos dispostos aleatoriamente. Ao se aplicar um campo magnético externo, há o ordenamento destes momentos magnéticos, aumentando a densidade do fluxo magnético no interior do material (ocorrendo a aproximação das linhas do fluxo magnético). Os materiais paramagnéticos apresentam permeabilidade magnética positiva.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308461248)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Uma das aplicações mais importantes dos indutores são os transformadores, que são dispositivos que tem a função básica de aumentar ou diminuir a tensão. Para que estes funcionem corretamente, é essencial a escolha do núcleo do indutor de acordo com suas propriedades magnéticas. (GUSSOW, Milton. Eletricidade básica. 2.ed. SÃO PAULO: Makron-Books, 1996).
Com relação aos indutores, podemos dizer que:
		
	
	Nos indutores com núcleo de Ferro, é comum a utilização de laminados ou pó particulado de Alumínio
	
	Nos indutores com núcleos de ar possuem indutância superior aos indutores de núcleos de Ferro, sendo capazes de armazenagem superior de energia magnética.
	 
	A utilização de ferro como núcleo em indutores diminui a indutância.
	
	Materiais amagnéticos são ideais para compor o núcleo de indutores, visto que aumentam a indutância do dispositivo.
	 
	Indutores com núcleos de ar são constituídos por várias espiras, com alta capacidade de armazenamento de campo magnético e pequena saturação de corrente.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308402006)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Os Cabos Coaxiais se aplicam às características das linhas de transmissão voltadas ao mercado de telecomunicações, controle de processos industriais, automação predial e comercial, no que se refere a interligação dos vários equipamentos utilizados nestes sistemas se considerando os parâmetros que devem ser observados na aquisição dos mesmos visando a compra de produtos de qualidade. Das alternativas abaixo, qual aquela que se apresenta na forma totalmente correta quanto ao cabo coaxial?
		
	
	O termo cabo coaxial se refere a condutores de seção circular dispostos no mesmo eixo geométrico. São formados por um condutor interno geralmente de cobre nú ou aço cobreado uma isolação de polietileno sólido ou expandido, uma blindagem sobre esta isolação, e finalmente a capa externa de papel.
	 
	O termo cabo coaxial se refere a condutores de seção circular dispostos no mesmo eixo geométrico. São formados por dois condutores em paralelo evuma isolação de polietileno sólido ou expandido, uma blindagem sobre esta isolação, e finalmente a capa externa de polietileno ou PVC.
	 
	O termo cabo coaxial se refere a condutores de seção circular dispostos no mesmo eixo geométrico. São formados por um condutor interno geralmente de cobre nú ou aço cobreado, uma isolação de polietileno sólido ou expandido, uma blindagem sobre esta isolação e finalmente a capa externa de polietileno ou PVC.
	
	O termo cabo coaxial se refere a condutores de seção circular dispostos em eixos geométricos difrerentes. São formados por um condutor interno geralmente de cobre nú ou aço cobreado, uma isolação de polietileno sólido ou expandido, uma blindagem sobre esta isolação, e finalmente a capa externa de polietileno ou PVC.
	
	O termo cabo coaxial se refere a condutores de seção circular dispostos no mesmo eixo geométrico. São formados por um condutor interno geralmente de cobre nú ou aço cobreado, uma isolação de polietileno sólido ou expandido, sem blindagem sobre esta isolação, e finalmente a capa externa de polietileno ou PVC.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308461163)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A popularização dos aparelhos de televisão tornou premente a intensificação dos meios de transmissão com freqüências moduladas em GHz, que deveriam então se estender por quilômetros. Para tanto, projetou-se o cabo coaxial mostrado na figura a seguir.
Com relação a estrutura do mesmo, somente uma opção não está correta, assinale-a:
 
		
	
	O elemento (1) é composto por um condutor de cobre comercial. É onde o sinal elétrico contendo a informação é transmitido.
	
	O elemento (3) é um condutor externo.
	 
	O elemento (4) é um material plástico externo, que tem a função de proteger o cabo coaxial.
	
	O elemento (2) é um material isolante externo.
	 
	O elemento (5) , interface entre os elementos (3) e (4) é uma cola condutora.
	
	 6a Questão (Ref.: 201308402003)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Engenharia de Cabos para Rede Telefônica recomenda o uso da família CIT. Das alternativas abaixo qual aquela que está totalmente correta quanto a especificação de um cabo CIT para os padrões dos modernos serviços?
		
	 
	Recomendado para instalações internas em centrais telefônica, edifícios comerciais, residenciais e industriais, ou aplicações que exijam segurança contra a propagação de fogo; · Fabricado com isolamento em papel, este cabo apresenta características elétricas estáveis quando da variação de temperatura, conferindo ao produto ótimo rendimento na transmissão de sinais analógicos e digitais; · Certificado de homologação ANATEL 0582-02-0256; · Blindagem em fita de poliéster metalizada.
	 
	Recomendado para instalações internas em centrais telefônica, edifícios comerciais, residenciais e industriais, ou aplicações que exijam segurança contra a propagação de fogo; · Fabricado com isolamento em termoplástico especial, este cabo apresenta características elétricas estáveis quando da variação de temperatura, conferindo ao produto ótimo rendimento na transmissão de sinais analógicos e digitais; · Certificado de homologação ANATEL 0582-02-0256; · Blindagem em fita de poliéster metalizada.
	
	Recomendado para instalações especificamente externas de telefonia e aplicações que exijam segurança contra a propagação de fogo; Fabricado com isolamento em termoplástico especial, este cabo apresenta características elétricas estáveis quando da variação de temperatura, conferindo ao produto ótimo rendimento na transmissão de sinais analógicos e digitais; · Certificado de homologação ANATEL 0582-02-0256; · Blindagem em fita de poliéster metalizada.
	
	Recomendado para instalações internas em centrais telefônica, edifícios comerciais, residenciais e industriais, sem aplicações que exijam segurança contra a propagação de fogo; Fabricado com isolamento em termoplástico especial, este cabo apresenta características elétricas estáveis quando da variação de temperatura, conferindo ao produto ótimo rendimento na transmissão de sinais analógicos e digitais; · Certificado de homologação ANATEL 0582-02-0256; · Blindagem em fita de poliéster metalizada.
	
	Recomendado para
instalações internas em centrais telefônica, edifícios comerciais, residenciais e industriais, ou aplicações que exijam segurança contra a propagação de fogo; · Fabricado com isolamento em termoplástico especial, este cabo apresenta características elétricas estáveis quando da variação de temperatura, conferindo ao produto ótimo rendimento na transmissão de sinais somente analógicos· Certificado de homologação ANATEL 0582-02-0256; · Blindagem em fita de poliéster metalizada.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308461141)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Existem materiais que apresentam polarização elétrica espontânea a nível microestrutural, ou seja, mesmo na ausência de campos elétricos externos, estes materiais apresentam dipolos elétricos. Isto ocorre em conseqüência da combinação de cargas elétricas pertencentes a íons de sinais contrários e a assimetria geométrica da rede cristalina que compõem a substância, como mostrado na figura a seguir.
 
 
 
(CALLISTER, WILLIAM D. Jr. Materials Science and Engineering - An Introduction, John Wiley & Sons, USA, 1997, Chapter 19).
 
Com relação a este tipo material, podemos afirmar:
		
	
	O material exemplificado na figura apresenta estrutura cúbica, o que provoca a assimetria dos íons posicionados nos vértices e nas faces do cubo.
	
	O material apresentado na figura apresenta estrutura hexagonal, garantindo o caráter assimétrico de sua estrutura e, portanto, a a presença microstrutural de dipolos elétricos.
	
	A assimetria se refere somente a quantidade de íons que compõem a substância, que é diferente para cada átomo que a compõe.
	 
	A assimetria microestrutural pode ser observada nas medidas dos lados da célula unitária que compõem o material mostrado na figura anterior.
	
	Este tipo de material mantém a polarização espontânea em qualquer temperatura, sendo adequado a utilização como condutor por não perder suas propriedades.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308401991)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Para satisfazer a Taxa de Transmissão e Ocupação dos Pares, os projetos de Engenharia em Cabos Telefônicos internos e externos devem considerar os parâmetros elétricos e as condições físicas da rede. Das alternativas abaixo, assinale a única verdadeira.
		
	 
	Os parâmetros elétricos podem ser Resistência elétrica, Atenuação, Perda de Retorno, outros Sinais e Crosstalk Next/Fext
	 
	As condições físicas podem ser Perda de Retorno, outros Sinais e Crosstalk Next/Fext
	
	As condições físicas podem ser Resistência elétrica e Atenuação.
	
	Os parâmetros elétricos podem ser Pupinização, Paralelos e Conexões
	
	Os parâmetros elétricos podem ser Pupinização, Paralelos, Resistência elétrica, Atenuação, Perda de Retorno
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308460863)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Contrariando o que se julgava definido, a partir de 1970, diversas linhas de pesquisa apresentaram como produto polímeros condutores, que chegavam a apresentar condutividade comparável a do Cobre.
Considerando os itens abaixo, assinale a opção correta:
		
	 
	Nos casos em que o peso do condutor é relevante, é interessante ter a opção de substituir o metal condutor por polímeros condutores.
	 
	No caso dos polímeros, a corrente elétrica gerada não depende da estrutura de elétrons presente.
	
	Todos os metais podem ser substituídos por polímeros condutores, nos casos que os primeiros atuam como condutores.
	
	A condutividade de um polímero condutor nunca será comparável a de um condutor não polimérico.
	
	Com o advento dos polímeros condutores, as luvas dos equipamentos de proteção individual poderão ser confeccionadas com este material.
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 201308460858)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Está provado que correntes superiores a 20mA são capazes de causar paradas respiratórias, conduzindo algumas vezes a morte.
Um dos objetivos de se utilizar equipamento de proteção individual composto de materiais isolantes elétricos é evitar este tipo de acidente.
Considerando o exposto, determine a opção que provavelmente só apresenta materiais isolantes elétricos.
		
	
	Ferro, madeira porosa e borracha.
	
	Silício, Prata, água pura salgada.
	
	Madeira, borracha, Platina e isopor.
	 
	Cobre, Ouro Níquel e Nitrato de Manganês.
	 
	Borracha, isopor, madeira e cerâmica genérica.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais