Buscar

TEMAS SELECIONADOS DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CAROLINA FREITAS GONÇALVES CAMPOS POLO SANTO AMARO
	CURSO: PEDAGOGIA SEMESTRES: 1º.
	DISCIPLINA: TEMAS SELECIONADOS DE EDUCAÇÃO 
	PROFESSOR(A): Maria Izabel de Quadros Vivas \ Lilian de Jesus Almeida
ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO 1
Questão 01 – Considerando a Resolução aprovada pelo Conselho Nacional de Educação - RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006 que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura, responda:
Qual o principal foco da formação atual do pedagogo/a? 
O foco do pedagogo refere-se exclusivamente a aprendizagem do aluno, criando meios e estratégias e identificando o melhor tipo de metodologia, para facilitar o conhecimento do educando. Salientando ainda que o professor deve trabalhar, sempre levando em consideração a realidade de cada um.
O atual formato do curso habilita o pedagogo/a para atuarem quais níveis de ensino?
Educação infantil;
Anos iniciais do ensino fundamental;
Ensino médio na modalidade normal;
Cursos de educação profissional;
Área de serviços;
Apoio escolar.
O que diferencia a formação atual do curso de Pedagogia das versões anteriores?
Antigamente o curso de Pedagogia era destinado somente à sala de aula, enfim instituições de ensino, hoje em dia ela abrange diversas áreas de atuação, como: 
Pedagogia hospitalar - Efetuando trabalho com crianças e jovens que não podem realizar atividades no ambiente escolar.
Pedagogia empresarial – Identificando determinados profissionais que melhor se adaptam para determinadas funções.
Administração escolar – Organizando e gerenciando o estabelecimento de ensino em geral e trabalhando diretamente com os funcionários, delegando as regras necessárias para seu devido funcionamento.
Supervisão escolar – Orientando os professores com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino.
Assessoria pedagógica – Em serviços de propagar a cultura (centros culturais, museus, etc.) e de comunicação em massa (revistas, editoras, jornais, televisão, agências de publicidade e rádios). 
Terceiro setor (ONGs) – Para coordenar programas e projetos de natureza educativa nas áreas de saúde, meio-ambiente, trânsito, promoção social, lazer e recreação.
Questão 02 – Analisando a citação a seguir, explique o porquê da vinculação histórica entre o gênero feminino e o curso de Pedagogia:
 [...] dada à estreita associação entre as escolhas profissionais 
 de mulheres e a configuração de sua identidade de gênero, 
 qualifica-se a adequação à identidade feminina como um dos 
 motivos de escolha do curso de Pedagogia pelas mulheres [...] 
 (FAGUNDES, 2008)
O vínculo que existe entre o gênero feminino e a pedagogia se dá pela semelhança que a mulher traz em seu papel de mãe, esposa, dona de casa, papel de cuidar, servir, e educar possuindo mais jeito no trato com crianças. É bastante comum que a sociedade associe gênero feminino para exercer a docência, pelo fato da mesma gostar de cuidar de crianças e adolescentes.
Questão 03 – Exemplifique de que forma a pesquisa deve estar presente na formação do pedagogo\a, tendo como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia.
A pedagogia é uma importante ferramenta na formação do pedagogo, pois ela contribui para que ocorra um processo constante de verificação de um fato por meio de informes obtidos em diversas fontes sobre a prática pedagógica do docente, tornando possível um bom desempenho em sala de aula, preparando profissionais, inovadores, criativos, e construtor de sua própria arte de ensino. Segundo o:
 Art. 5º O egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a: ...
XIV – realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvam suas experiências não escolares; sobre processo de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e prática pedagógica.
Questão 04 – Justifique a importância do estudo dos temas educação no campo, dos povos indígenas e remanescentes de quilombos para sua formação e explique como pode haver a melhora dos indicadores sociais brasileiros a partir da promoção da educação nesses espaços.
É de suma importância que se estude sobre a Educação no campo, dos povos indígenas, e remanescentes de quilombos, pelo fator de existir não só no Brasil, mas no mundo diferentes culturas. O pedagogo por sua vez tem que aprender a lidar com diferentes tipos de povos, entender suas dificuldades, e saber suas reais necessidades educativas. Haverá melhora quando forem inseridos em obras especializadas, patenteando a educação escolar não só por ordem ética, mas como necessidade política e de justiça.
Questão 05 – Segundo matéria abaixo publicada no site de um jornal de grande circulação de São Paulo sobre os Indicadores Sociais levantados pelo IBGE no ano de 2010 o Brasil ainda tem muito a fazer para melhorar a qualidade da educação. Com base nesses dados e nos estudos realizados na disciplina, responda:
Existe relação entre os indicadores sociais apontados e os resultados educacionais obtidos pelas crianças nas escolas? Justifique.
Sim! 
Segundo Santos:
“... a indisponibilidade de água de boa qualidade, a má disposição dos dejetos, o inadequado destino do lixo e em consequência um ambiente poluído, são alguns dos demais fatores que contribuem para a incidência elevada de doenças parasitárias (SANTOS 2002).
Contudo, se a criança não vive em um local adequado para convivência com saúde, sua aprendizagem será prejudicada, pois ela estará favorável a adquirir diversos tipos de doenças, a mesma poderá contrair diferentes tipos de infecções parasitarias, incapacitando-a a desenvolver atividades físicas e intelectuais.
Cite 3 princípios necessários à promoção da educação para “Crianças em Risco Social e Pessoal” e cite um exemplo de experiência alternativa em educação voltada para este público.
Respeito, cuidado e paz.
A sociedade Filarmônica São Domingos situada na cidade de Saubara, é uma escola de música voltada para um desenvolvimento comunitário, que tem como objetivo, tirar as crianças das ruas, formando profissionais capacitados a atuarem em diversos locais como, por exemplo: Há músicos que atualmente participam da Banda do exercito Brasileiro, Policia Militar, Fuzileiros Navais e etc. Enfim está é uma iniciativa que realmente vem trazendo resultados benéficos para a sociedade.
 
Segundo o IBGE, no ano de 2010, cerca de 5 milhões de crianças entre um dia de vida e 14 anos - o equivalente a 10,9% do total nessa faixa etária - vivem em situação de risco, ou seja, em residências sem água tratada, sem rede de esgoto geral e sem coleta de lixo. O estudo mostra ainda que 39,4% dos alunos da rede de educação básica estudam em escolas sem esgoto e 10%, em colégios sem água potável. A situação mais crítica está no Nordeste, onde 19,2% das crianças não têm acesso a serviços básicos.
Disponível em: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100921/not_imp612930,0.phpAcessado em 26 de janeiro de 2012.

Outros materiais