Buscar

Portifolio Individual 4º Semestre Gestão Empresarial ok

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO	�
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1 MERCADO DE UM ATUARIO...............................................................................4
2.2 ATUARIA NA GESTÃO EMPRESARIAL..............................................................5
2.3 O ATUARIO NO FUTURO.....................................................................................6
2.4 MERCADO DE RISCO E OPERAÇÕES ..............................................................7
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9
REFERENCIAS.........................................................................................................10
��
INTRODUÇÃO
O tema proposto neste trabalho tem uma grande importância para a nossa formação, pois nos faz ter uma noção maior sobre as atuações de um empresário na empresa, de um atuário e as principais formas de gestão financeira e orçamento empresarial. 
Cada matéria tem uma grande importância para a formação de cada aluno. Elas têm suas principais características, suas funções que unidas formam um grande profissional contábil. Todas mas matérias que estudamos nesses oito semestres nos formam para ser um profissional contábil.
A gestão financeira tem a sua importância pois com ela a empresa ira melhorar os resultados obtidos assim como aumentar o seu patrimônio. A noção de atuarias tem como objetivo calcular os riscos apresentados pela empresa, além de aprofundar um pouco mais sobre o INSS e suas areas de atuação.
DESENVOLVIMENTO
Nos dias de hoje, com a grande recessão na economia, na alta do dólar e as elevações nas taxas de desemprego, um profissional vem se destacando no mercado de trabalho, o Atuário. 
O Atuário é o profissional preparado para mensurar e administrar riscos, sendo capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo. Esse profissional possui vários campos de atuação, tais como Fundo de pensões; Órgãos de Fiscalização; Previdência Social e etc.
Por ser um profissional que administra riscos, tem um ganho mensal muito bom, estando em 1º lugar da lista de melhores profissões segundo o G1.
Cecil Bykerk da Academia Americana de Atuários diz: “Quem tem a habilidade em matemática ou estatística pode encontrar oportunidades gratificantes como atuário. A carreira é um desafio, e está em constante evolução. É um processo da aprendizagem ao longo da vida”.
2.1 MERCADOS DE UM ATUÁRIO
Atuaria pode ser entendida como sendo a ciência da avaliação de riscos e do calculo dos prêmios e reservas relativas as operações de seguros. Normalmente, divide-se em ramo vida e ramo não-vida. O ramo vida trata das consequências das principais contingencias da vida (nascimento, morte, doença, invalidez, desemprego, aposentadoria) e o ramo não-vida são todos os demais (veículos, fogo, transportes, responsabilidade civil, habitacional, garantia de obrigações contratuais).
 O objetivo fundamental do profissional de atuaria e desenvolver ações estratégicas para o diagnostico de problemas e a construção de modelos matemáticos para a avaliação e mensuração desses riscos. O atuário e também um profissional capacitado para trabalhar gerencialmente no âmbito das diferentes atividades das instituições de previdência e de seguros, bem como em outros ambientes empresariais do mercado financeiro e de capitais.
No Brasil, o interesse pelo assunto se iniciou com os atuários sociais ligados as Caixas de Previdência existentes e aos Institutos que se constituíam (IAPM, IAPI, IAPB) e os atuários das Seguradoras.
Principais áreas de atividade do Atuário são: 
•Empresas Seguradoras: nas atividades de calculo de prêmios, acompanhamento de contratos de apólices, planejamento de produtos, avaliação atuarial dos planos, assessoria técnica; 
•Entidades Fechadas de Previdência Privada ou Fundos de Pensão: nas atividades de avaliação e acompanhamento atuarial, estudos de novos planos de benefícios, avaliação de desempenho de carteira de aplicações;
•Entidades Abertas da Previdência Privada e Bancos: nas atividades de avaliação e acompanhamento atuarial, desenvolvimento de produtos (planos de benefícios), avaliação de desempenho de carteira de aplicações; 
•Órgãos Governamentais do ramo de seguro (tais como IRB - Instituto de Resseguros do Brasil, SUSEP - Superintendência de Seguros Privados e Secretaria de Previdência Complementar): que aprovam planos previdenciários e de seguros em geral e acompanham e normatizam essas áreas;
•Empresas de Capitalização: desenvolvendo produtos e elaborando notas técnicas;
•Mercado Financeiro: na avaliação dos riscos financeiros, "rating" de empresas financeiras, estratégia de investimentos.
2.2 ATUARIA NA GESTÃO EMPRESARIAL
	Segundo o Instituto Brasileiro de Atuária (2010), o Atuário é o profissional que deve estar apto para mensurar e administrar riscos. A base de conhecimento necessária para atuação profissional compreende conhecimentos em teorias e aplicações matemáticas, estatística, economia, probabilidades e finanças. O atuário seria um verdadeiro arquiteto financeiro e matemático social capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo.
	Pode-se perceber até aqui que a atuaria, assim como outras ciências como a administração, a economia e a contabilidade; ampliou seu campo de estudo de tal forma e adequar-se aos avanços tecnológicos (enquanto ferramentais) e à nova estrutura econômica mundial na qual a abertura e a internacionalização de capital das empresas são recorrentes.
	Ao se falar do profissional atuário contemporâneo, então, já não é suficientemente completa a consideração de que este está voltado exclusivamente ao estudo e aplicações de técnicas de avaliações de riscos para empresas de seguros ou de previdência. Também há uma face desses profissionais voltada ao estudo de aspectos sociais econômicos e financeiros, fornecendo subsídios para os processos decisórios de investimentos.
	Para Mendonça “[...] qualquer atividade financeira que envolve riscos deveria ter um atuário” (apud SILVA, 2008, p,1). As diferenciações de preço dos prêmios de seguros são importantes ao garantirem a saúde financeira das entidades.
	Uma empresa requer um detalhamento do seu patrimônio, para que se faça uma reserva em que, em situações de pouca produtividade ou de gastos imprevistos, ela esteja preparada para a ocasião. Esse é uma das funções do atuário, não só nas empresas privadas, mais como também em órgão públicos que requer uma atenção maior, pois lida com altos e baixos todos os dias das bolsas de valores.
	Uma gestão empresarial de boa qualidade traz com sigo um atuário que mostra, através de seus conhecimentos, lugares de bons investimentos e situações de risco para a empresa.
2.3 O ATUARIO NO FUTURO
	Assim como na maioria das profissões, algumas características são essenciais ao profissional que deseja exercer a atividade atuária. O conhecimento e domínio das metodologias e técnicas matemáticas e estatísticas são apenas o principio, capacidades de percepção ambiental, agilidade, comunicabilidade entre outros são adjetivos mais do que esperados nesse tipo de profissional.
	Prova de que se trata de uma área em expansão, no Brasil existem pelo menos dezessete cursos que formam profissionais atuários. Ainda há muito campo de para o crescimento da oferta, uma vez que, se comparando com outros cursos mais conhecidos; o de Ciência Atuarial não atingiu um numero representativo.
	Fica evidente que a amplitude de atuação do profissional atuário vem aumentando à medida que novas operações que envolvam riscos são implementadas no mercado.
	Podemos esperar que o mercado de atuação do atuário cresça bastante em função
de alguns fatores que envolvem a situação que o pais vem enfrentando recentemente
Ampliação da classe consumidora e ascensão da classe C, que tem como uma das consequências o aumento patrimonial, mas também sua iniciação no mercado de investimentos.
As noticias relativas às oportunidades oferecidas pelo país estão ganhando o mundo e, consequentemente, muitos recursos financeiros estão adentrando nosso mercado na forma de investimentos de riscos nos mercados voláteis de comercialização de ações.
Aumento de investimentos em grandes projetos de infraestrutura que de mandam seguros de grande montante de cobertura que acionam o que se denomina de resseguro, fomentando este mercado, bem como o do cosseguro.
Abertura regulamentar do país em termos contábeis, adequando nossas normas e regulamentos de evidenciação patrimonial às normas internacionais. Dentre essas normas estão àquelas relacionadas à correta mensuração dos ativos das entidades, o que tem demandado muito trabalho de avaliação de riscos e capacidade de geração de renda, entre outros.
	A SUSEP – Superintendência de Seguros Privados (órgão vinculado ao Ministério da Fazenda que regulamenta os seguros privados no Brasil – estabelece que os objetivos do trabalho do atuário passem pela exposição de suas análises “[...] a respeito da adequação de cada provisão técnica, e de outros parâmetros de solvência, fazendo as devidas considerações a respeito das particularidades dos produtos da seguradora.” (SUPERINTEDÊNCIA DE SEGUROS PRIVADOS, 2010).
2.4 MERCADO E RISCO DE OPERAÇÃO
	Sabemos que predominantemente o cargo de atuação da Ciência Atuarial é o de seguros e previdência por envolverem riscos significantes tanto para quem adere a esses sistemas como para quem os opera.
	O mercado de Seguros, conforme destacamos, representa um importante elemento integrante da economia de qualquer nação, merecendo muita atenção por parte dos órgãos reguladores.
	Como estamos nos referindo a atividades de riscos e de relevância para o mercado, não poderíamos deixar de mencionar a atividade mobiliária gerida pela Comissão de Valores Mobiliário – CVM -, e que oferece muitas oportunidades de investimentos, porém com relativos riscos aos investidores.
	A avaliação atuarial executada sobre as atividades organizacionais é geralmente feita pelas próprias empresas a fim de atender à legislação, bem como garantir sua própria sustentabilidade econômica e financeira.
	Trata-se de um mecanismo importante de gestão e por isso a atividade atuarial pode ser considerada algo que supera a exigência legal, servindo como uma espécie de monitoramento da capacidade de adimplemento que a organização gestora dos fundos e seguros possui em cada momento.
	O risco é a mais fiel expressão do ato de investir, investir significa assumir riscos, independentemente da sua intensidade.
	Diante da condição natural de incerteza vivenciada em um mercado financeiro, todo investidor ou seu administrador financeiro procura avaliar onde, quando e como investir seus recursos, sempre com vista à obtenção de resultados.
	O fator determinante dessa decisão é o grau de aversão que o mesmo possui em relação ao risco e o nível de retorno esperado, justificando a razão de assumir certa parcela desse risco.
	Os estudos relacionados ao assunto em questão partem do presente processo de que todos os investidores possuem aversão ao risco; assim, sua preferencia é sempre de maximizar o retorno e minimizar o risco.
	O trabalho do atuário em relação às operações financeiras está relacionado a identificação e à mensuração dos riscos inerentes a cada operação ou ao conjunto de operações desenvolvido pelas entidades.
	O maior interessado no trabalho de identificação e mensuração desse risco, sem duvida, é o próprio investidor, que passa a contar com o apoio de cálculos e pareceres que lhe orientam sobre quais são as operações mais seguras para oferecerem os retornos desejados a parti de seus investidores.
CONCLUSÃO
 O principal objetivo, ao compreender uma área de atuação profissional, consiste em apreender os conhecimentos teóricos sobre ela até aplica-la no contexto diário da atuação profissional.
A formação conceitual e as bases metodológicas adquiridas por profissionais de áreas como a contabilidade, atuária, economia e administração de empresas têm visado justamente garantir recursos para que se evitem decisões equivocadas e que possam comprometer a organização diante dos desafios de um mercado cada dia mais competitivo.
Neste trabalho proposto, vimos uma profissão que está crescendo a cada ano, as suas áreas de atuação no mercado, além de perceber como ele auxilia na gestão empresarial.
REFERÊNCIAS
http://www.sebraemais.com.br/noticias-midia/administracao-financeira-facilita-a-tomada-de-decisoes
http://www.gestaoempresarial-br.com.br/livre/fluxo_caixa.php
http://www.portal-gestao.com/item/2148-risco-e-retorno.html
http://www.ecrconsultoria.com.br/biblioteca/artigos/controladoria-estrategica/o-orcamento-empresarial-como-ferramenta-de-gestao
Fonte: CATHO EDUCAÇÃO EXECUTIVA - Cursos Online, Cursos executivos, Cursos de formação, MBA, MBA Online, Artigos
Livro: Regis Garcia. Noções de Atuaria/Editora e Distribuidora Educacional S.A 2014
Sistema de Ensino Presencial Conectado 
 ANDRESSA LEAL BATISTA 
gestão empresarial
Cachoeiro de Itapemirim
2015
ANDRESSA LEAL BATISTA 
gestão empresarial
Trabalho interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral na disciplina de Ciências Contábeis
Cachoeiro de Itapemirim
2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?