Buscar

simulado 1 pd

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FRANQUIAS E PARCERIAS COMERCIAIS
	
	Simulado: GST0444_SM_
	 Fechar
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desempenho: 9,0 de 10,0
	Data: 15/09/2015 19:45:52 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201408328028)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale V (verdadeira) ou F (falsa) para as assertivas a seguir:
 
(    ) O Sistema de franquias constitui uma das mais promissoras formas de parceria empresarial e é um mecanismo eficaz para expansão de pequenos negócios.
(    ) A forma pela qual a franqueado deverá instalar ou operar seu negócio é estabelecido pelo franqueador que deve controlar, supervisionar e orientar o desenvolvimento das atividades.
(    ) O negócio franqueado deve operar sob um nome comercial comum e de acordo com um formato padrão estabelecido e controlado pelo franqueador.
 
Com relação às assertivas acima, assinale a opção com a sequência correta.
		
	
	 V, F, V
	
	F, F, F
	
	F, F, V
	
	V, V, F
	 
	 V, V, V
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408342445)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Franquia ou franchising empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede a um franqueado:
		
	
	O direito de uso apenas da marca, associado ao direito de comercialização exclusiva ou semi-exclusiva apenas de produtos.
	 
	O direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de comercialização exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços.
	
	O direito de uso apenas da marca, associado ao direito de comercialização exclusiva ou semi-exclusiva apenas de serviços.
	
	Todas errads.
	
	O direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de comercialização apenas exclusiva de produtos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408511136)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma franquia deseja expandir-se internacionalmente. Ciente de que estará sujeita às legislações e adaptações culturais do país onde pretende ingressar, o franqueador celebra um contrato onde limita e obriga o franqueado a operar apenas em uma determinada região geográfica especificada no contrato estabelecido e firmado entre as partes, porém, permite ao mesmo subfranquear e/ou criar outras unidades individuais. Diante da situação fática descrita, pode-se afirmar que se trata de um exemplo de:
		
	 
	Franquia Máster;
	
	Franquia Regional;
	
	Franquia de Distribuição;
	
	Franquia Múltipla;
	
	Franquia de Desenvolvimento de área;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408840771)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A divisão das franquias em atuação geográfica observa o alcance que o franqueado tem de gerenciar um negócio. Sendo assim, assinale a alternativa que NÃO se refere a um tipo de franquia classificada por tal critério:
		
	
	Franquia Regional;
	
	Franquia Múltipla;
	
	Franquia Máster;
	 
	Franquia Individual;
	
	Franquia de Desenvolvimento de Área;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408290518)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	_______________ ocorre quando o franqueador recebe uma taxa para atuar como fornecedor de produtos, intermediando o processo de distribuição entre produtores e franqueados, além de cobrar os royalties e taxas de franquia de seus franqueados. Esta modalidade de franquia é a que mais tem se expandido no mercado.
		
	
	Franquia SImples
	 
	Franquia Mista
	
	Franquia Multipla
	
	Joint Venture
	
	Mini-Franquia
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408290526)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ao pagar essa taxa o franqueado passa a se beneficiar de compras (ou negociações) centralizadas, treinamento ou reciclagens constantes, orientação em questões comuns a toda a rede e "networking", ou seja, a possibilidade de estar constantemente trocando idéias e experiências com seus pares, a respeito de todos os aspectos da operação e gestão de seus negócios. Estamos nos referindo a :
		
	
	Taxa Comercial
	
	Taxa de Propaganda
	 
	Taxa de Franquia
	 
	Taxa de Royalties
	
	Taxa de Retorno
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408486002)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ABF (Associação Brasileira de Franchising) pode ser compreendida como uma entidade sem fins lucrativos. Criada em julho de 1987, tem como missão, segundo a própria ABF, divulgar, defender e promover o desenvolvimento técnico e institucional deste moderno sistema de negócios. A ABF oferece, dentre sua gama de atividades, o Selo de Excelência em Franchising - SEF e a análise de representações, sob a ótica da ética e dos fundamentos que regem o franchising, defendidos pela Comissão de Ética da entidade. Pautando-se pelo sigilo e obedecendo os preceitos éticos do sistema de franquias, os membros da comissão mantêm uma discrição na sua conduta, bem como em relação aos critérios que norteiam os seus trabalhos. Sendo assim, como outra forma de normatizar a atividade profissional, a ABF, criou o Código de Ética da Associação Brasileira de Franchising, tem como finalidade precípua:
		
	
	Regulamentar o Sistema de Franchinsing, editando normas de cumprimento obrigatório impostas à todos os franqueados e/ou franqueadores, estabelecendo sanções no caso de descumprimento ou desobediência de tais normas;
	
	Criar um ambiente de respeito mútuo e observação de regras sociais de urbanidade e boa convivência;
	 
	Disciplinar à conduta de Franqueadores, Franqueados, Fornecedores e Prestadores de Serviço do Sistema de Franchising, e, no que couber, de instrutores da Associação Brasileira de Franchising (ABF);
	
	Determinar de forma objetiva os direitos e deveres de todos associados;
	
	Estabelecer normas de conduta e boas práticas para atuação no Sistema de Franchising;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408497978)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Código de Ética da Associação Brasileira de Franchising (ABF) tem como finalidade precípua disciplinar à conduta de Franqueadores, Franqueados, Fornecedores e Prestadores de Serviço do Sistema de Franchising, e, no que couber, de instrutores da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A ABF possui vários objetivos. Dentre as alternativas abaixo, assinale a opção que não é um dos objetivos previstos no Código de Ética da ABF.
		
	
	Criar um ambiente de observação de regras sociais de urbanidade e boa convivência;
	
	Estabelecer normas de conduta e boas práticas para atuação no Sistema de Franchising;
	 
	Regulamentar a relação econômico-financeira entre Franqueador e Franqueado;
	
	Determinar de forma objetiva os direitos e deveres de todos associados;
	
	Criar um ambiente de respeito mútuo;
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408342449)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É correto afirmar quanto a Localização a Franquia:
		
	
	Fornece consultoria apenas para o arranjo físico da empresa, dependendo da modalidade de franquia. A consultoria da Franquia já é testada no mercado, dependendo do tipo de franquia e modalidade. O custo da consultoria é maior que no negócio independente.
	
	Fornece consultoria para escolha do local e arranjo físico da empresa, dependendo da modalidade de franquia. A consultoria da Franquia já é testada no mercado, dependendo do tipo de franquia e modalidade. O custo da consultoria é maior que no negócio independente.
	
	Não fornece consultoria para escolha do local e arranjo físico da empresa, dependendo da modalidade de franquia. A consultoria da Franquia já é testada no mercado, dependendo do tipo de franquia e modalidade. O custo da consultoria é menor que no negócio independente, (economia de escala).
	 
	Fornece consultoria para escolha do local e arranjo físico da empresa, dependendo da modalidade de franquia. A consultoria da Franquia já é testada no mercado, dependendo do tipo de franquia
e modalidade. O custo da consultoria é menor que no negócio independente, (economia de escala).
	
	Fornece consultoria apenas para escolha do local, dependendo da modalidade de franquia. A consultoria da Franquia já é testada no mercado, dependendo do tipo de franquia e modalidade. O custo da consultoria é menor que no negócio independente, (economia de escala).
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408342434)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual é o papel do SEBRAE?
		
	
	O papel do Sebrae consiste em facilitar o acesso dos pequenos empreendimentos ao crédito, de forma pioneira e indutora de mercado. Não só estabelecendo parcerias com instituições financeiras, como também auxiliando o empreendedor/empresário na tomada de decisão. Mas não analisa a situação econômico-financeira da empresa.
	 
	O papel do Sebrae consiste em facilitar o acesso dos pequenos empreendimentos ao crédito, de forma pioneira e indutora de mercado. Não só estabelecendo parcerias com instituições financeiras, como também auxiliando o empreendedor/empresário na tomada de decisão. Analisando a situação econômico-financeira da empresa, objetivando entender se o momento é propício para tomada do crédito.
	
	O papel do Sebrae consiste em facilitar o acesso dos grandes empreendimentos ao crédito, de forma pioneira e indutora de mercado. Não só estabelecendo parcerias com instituições financeiras, como também auxiliando o empreendedor/empresário na tomada de decisão. Analisando a situação econômico-financeira da empresa, objetivando entender se o momento é propício para tomada do crédito.
	
	Todas erradas.
	
	O papel do Sebrae consiste em facilitar o acesso dos pequenos empreendimentos ao crédito, de forma pioneira e indutora de mercado. Não só estabelecendo parcerias com instituições financeiras, como também auxiliando o empreendedor/empresário na tomada de decisão. Analisando a situação econômico-financeira da empresa, objetivando apenas verificar se a empresa tem condições de pagar os empréstimos contratados.
		 Gabarito Comentado.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais