Buscar

Av2 - Administração - Responsabilidade Social e Ambiental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Av2 - Administração - Responsabilidade Social e Ambiental
1) Para melhorar a eficiência do processo produtivo, faz-se mister que a empresa implemente a gestão ambiental em suas atividades, utilizando estratégias e ferramentas como o Benchmarking Ambiental e os Multistakeholders, que potencializem seu processo. Sobre esses dois conceitos, analise as afirmativas a seguir:
I - O Benchmarking Ambiental consiste em comparar as ações socioambientais de qualquer empresa às da líder no ramo; sua intenção é confrontar situações e procedimentos dentro das organizações, promovendo resultados positivos na área ambiental por meio da análise e da aplicação da experiência (boas práticas) de terceiros. 
II - As ações dos Multistakeholders em nada se relacionam com o processo de Benchmarking. 
III - A estratégia do Benchmarking visa a, basicamente, comparar e copiar, para melhorar o próprio negócio, aplicando as metodologias concorrentes, em igual teor, dentro da própria empresa. 
IV - Observar o que os concorrentes fazem ajuda a melhorar o próprio negócio, por isso o Benchmarking Ambiental vai muito além de uma mera comparação: avalia a qualidade, a estratégia e os serviços relacionados à sustentabilidade da concorrência, aumentando o próprio padrão de exigência.
V - Multistakeholders é um processo de troca mútua. Os stakeholders de um determinado setor se reúnem com líderes dos outros setores da sociedade e trocam experiências a fim de melhorar suas práticas e seus resultados.
A alternativa correta é:
Alternativas:
a) Apenas II e III estão corretas. 
b) Todas estão corretas, exceto a I.
c) I, IV e V estão corretas
Alternativa assinalada 
d) Apenas a V está correta.
2) "O desenvolvimento sustentável deve atender às necessidades do presente, sem comprometer o atendimento das necessidades de gerações futuras." A definição de um conceito tão debatido atualmente foi publicada em 1987, no Brundtland Report, relatório emitido pela Comissão Mundial das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (World Commission on Environment and Development). E para promover esse desenvolvimento sustentável, é importante que sejam realizadas ações através de um projeto de responsabilidade socioambiental. Sobre esse tema, é incorreto afirmar que:
Alternativas:
a) Devem ser descritas as deficiências e potencialidades da região onde o projeto será implantado, sendo necessário também estabelecer claramente as metas que se pretende atingir, levando em consideração a população que será diretamente beneficiada e o local onde se desenvolverá o projeto. 
b) O incentivo e o investimento do setor público em parceria com a iniciativa privada para a construção de mais estradas e a aquisição de veículos pelas classes mais pobres, o que fomentaria o aumento do fluxo de carros nas ruas e o consumo de combustíveis fósseis, é um exemplo de projeto de responsabilidade socioambiental.
Alternativa assinalada 
c) O projeto sustentável deve ter início após a identificação das características dos habitantes ou trabalhadores locais e das necessidades do entorno. 
d) É imprescindível observar a viabilidade do projeto, para não correr o risco de que ele fique somente no papel por falta dos recursos necessários a sua execução.
3) A evolução tecnológica, científica e dos sistemas de produção e consumo, bem como as recentes preocupações da humanidade em relação aos problemas socioambientais trouxeram consigo a resignificação do termo Desenvolvimento Sustentável, tanto em nível teórico quanto prático. Assim, Desenvolvimento Sustentável, atualmente, significa:
I - Compreender o meio ambiente de modo articulado com as questões sociais, tais como: saúde, habitação e educação, estimulando a alienação da população acerca das questões ambientais. 
II - Crescimento econômico com utilização dos recursos naturais, porém com respeito ao meio ambiente, à preservação das espécies e à dignidade humana, de modo a garantir a satisfação das necessidades das presentes e futuras gerações. 
III - Sinônimo do crescimento econômico, com atividades de incentivo ao desenvolvimento do país, seguindo modelos de avanço tecnológico e científico. 
IV - Um resultado que pode ser alcançado somente através de políticas e diretrizes governamentais de estímulo à redução do crescimento populacional do país, tendo em vista que a dinâmica demográfica exerce forte impacto sobre o meio ambiente em geral e os recursos naturais em particular. 
A alternativa correta é:
Alternativas:
a) I e II estão corretas.
b) III e IV estão corretas.
c) Apenas II está correta.
Alternativa assinalada 
d) Todas estão corretas.
4) Para ser ambiental e socialmente responsável, uma empresa deve organizar-se adequadamente através da própria gestão ambiental. Sabendo da importância desse conceito, julgue a veracidade ou a falsidade das afirmações a seguir:
() Administrar o descarte correto dos resíduos sólidos e diminuir o gasto de papel em todos os setores da empresa são as principais atividades da Gestão Ambiental. 
() A Gestão Ambiental visa a ordenar as atividades humanas para que estas originem o menor impacto possível sobre o meio. 
() Na Gestão Ambiental observa-se desde a escolha das melhores técnicas para o bom aproveitamento dos recursos naturais até o cumprimento da legislação e a alocação correta de Recursos Humanos e financeiros.
() A Gestão Ambiental é a administração que visa, de forma racional e sustentável, a realizar as práticas que garantam a conservação e a preservação da biodiversidade.
A sequência correta encontra-se em:
Alternativas:
a) F; V; V; V.
Alternativa assinalada 
b) V; V; V; V.
c) F; F; V; V.
d) V; V; V; F.
5) A responsabilidade social é uma forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos (stakeholders) com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. Considerando o contexto acima, é correto afirmar que as empresas adotam ações de responsabilidade social com o objetivo de:
Alternativas:
a) Gerar emprego e renda às populações mais pobres do entorno onde está instalada, em cumprimento à legislação.
b) Implementar ações sociais e ambientais que as diferenciem dos concorrentes, ao mesmo tempo em que possam agregar valor aos seus produtos, além de cumprir suas obrigações legais.
Alternativa assinalada 
c) Atender aos anseios de seus funcionários e da comunidade de seu entorno, aumentando a satisfação dos mesmos e, consequentemente, a quantidade e a qualidade da produção.
d) Realizar ações altruístas como forma de compensar tanto possíveis lucros obtidos sobre deteriorações ambientais quanto atitudes que tenham reforçado as desigualdades sociais.
1C 2B 3C 4A 5B

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais