Buscar

ISAY WEINFELD

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE PAULISTA
Rayanne Cruz Rodrigues
ISAY WEINFELD:
“A arquitetura tem de causar infartos”
Goiânia, GO.
2015
UNIVERSIDADE PAULISTA
Rayanne Cruz Rodrigues
ISAY WEINFELD:
“A arquitetura tem de causar infartos”.
Projeto de pesquisa apresentado pelos alunos da Universidade Paulista – Campus Flamboyant, como requisito para obter aprovação total a matéria Arquitetura e Urbanismo.
Goiânia, GO.
2015
"O luxo na arquitetura não é diferente do luxo na vida. Luxo é ter em sua casa aquilo que te deixa feliz” 
(Isay Weinfeld)
RESUMO
Isay Weinfeld nasceu em São Paulo, em 1952. Formado em Arquitetura pela Universidade Mackenzie de São Paulo, onde posteriormente ministrou aulas nessa mesma instituição. 
Possui um currículo vasto na área de cenografia, design de mobiliário e está sempre em busca de novos desafios, onde cada trabalho é único e feito sobre medida para cada cliente, Isay não gosta de se repetir.
Já ganhou inúmeros prêmios, entre eles o grande prêmio Mipim Architectural Review Future Project Award 2009. Lançou em 2009 o livro Isay Weinfeld pela Bei Editora, escrito pelo jornalista e arquiteto americano Raul Barreneche. Entre seus clientes estão edifícios comerciais, restaurantes e hotéis de renome e residências. Em sua própria definição que sempre procura inserir o elemento surpresa, o inusitado, a descoberta, a arquitetura tem de causar infartos.
Palavra chave: Arquitetura; biografia; projetos; obra;
ABSTRACT
Isay Weinfeld was born in São Paulo in 1952. He graduated in Architecture from Mackenzie University in Sao Paulo, where he later taught classes at the same institution.
It has a great track record of scenery area, furniture design and is always looking for new challenges, where each job is unique and made on measure for each customer, Isay does not like to repeat.
Has won numerous awards, including the grand prize Mipim Architectural Review Future Project Award 2009. Launched in 2009 Isay Weinfeld the book by Bei Publisher, written by American journalist and architect Raul Barreneche. Clients include commercial buildings, restaurants and renowned hotels and residences. In its own definition that always seeks to insert the element of surprise, the unexpected, the discovery, the architecture has to cause heart attacks.
Keyword : Architecture; biography ; projects; work
INTRODUÇÃO
Isay Weinfeld iniciou sua carreira na década de 70, fazendo arte conceitual, ou seja, instalações e exposições em museus, pelo Brasil. Durante o curso de Arquitetura, fazia curtas metragens, onde trabalhou com pessoas que, no futuro, tiveram enorme influência em sua carreira. 
Em 1977 produziu um longa metragem chamado Fogo e Paixão, com participações de artistas renomados, sendo alguns deles Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Regina Casé, entre outros. Seus projetos com cenografia foram paralelos aos seus trabalhos com arquitetura que tiveram origem já no terceiro ano de faculdade, onde trabalhou com um arquiteto suíço, que Isay considera como o introdutor da séria arquitetura interior no país, inclusive das universidades Brasileiras, aonde chegou a incluir cursos de Arquitetura, mas veio a falecer antes de ministrar as aulas.
Tendo a oportunidade de trabalhar junto com arquitetos criadores de grandes projetos, isso contribuiu potencialmente em sua formação e dando-lhe uma visão mais completa sobre arquitetura. Afirma que a arquitetura não é uma coisa separada do resto, por isso, desde cedo soube a importância do interior, do mobiliário, da escala do homem. 
Atualmente possui um escritório com mais de 30 anos, faz trabalhos dos mais variados modelos, inclusive é conhecido como profissional por seus projetos tão diferenciados. Ele lida com seus projetos como se fossem roupas de alta costura, deve ser feito com as mais perfeitas linhas e específico para cada cliente.
ISAY WEINFELD
Isay Weinfeld, nascido em São Paulo em 1952. Graduado pela Universidade Presbiteriana na Mackenzie onde posteriormente lecionou Teoria da Arquitetura e também deu aula na Expressão Cinética na Faculdade de Comunicação da FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado.
Isay Weinfeld atua como arquiteto há quase 40 anos, mantém-se desde 1973 um escritório de caráter multidisciplinar, sua atividade hábil e profissional vai além da arquitetura, a qual já conta inúmeras obras-primas. Possui outros talentos que é reconhecido pelos seus trabalhos nos ramos de expografia (design de exposição), cenografia, design de mobiliário e está sempre em busca de novos desafios, onde cada trabalho é único; assim aumentando ainda mais sua lista de premiações recebidas.
Observamos os traços da paixão de Weinfeld pelo palco e cinema em seus projetos, isso fica evidente na organização da circulação, por exemplo, o corredor não tem função apenas de ligar os cômodos, mas sim uma experiência sonora em si mesma. Sua engenhosa arquitetura com grandes volumes mesclam o abstrato e o tátil, combinando, por exemplo, superfícies detalhadas em madeiras como ipê, peroba e sucupira, à pedra portuguesa ou ainda a ricas texturas de pedras (ex:arenito). Essa composição de materiais trás sobras, calor, cor e textura.
Em uma entrevista para a revista aU, afirmou que seu processo de criação é caseiro e que só usa as novas tecnologias quando lhe for conveniente, mostrando não ser dirigido por elas.
Apresenta uma diversificada lista de premiações, podemos citar o grande prêmio Mipim Architectural Review Future Project Award 2009, Weinfeld se tornou referência como profissional no setor. Lançou em 2009 o livro Isay Weinfeld pela Bei Editora, escrito pelo jornalista e arquiteto americano Raul Barreneche. Entre seus clientes estão lojas-conceito, restaurantes e hotéis de renome e residências.
O volume de obras assinadas por esse arquiteto é tão ampla e relevante que a editora Beĩ se propõe pela segunda vez a lançar um livro com teor enciclopédico, tendo-o em foco. Em 2008, o livro Isay Weinfeld reuniu o melhor de seus projetos residenciais. Agora, o nome é o mesmo, mas é a vez de as obras comerciais serem apresentadas ao público. A edição é composta por 17 projetos. Entre eles, as filiais da Livraria da Vila, da Forum, do Clube Chocolate e da Havaianas, além do retumbante Hotel Fasano e da charmosa Forneria San Paolo. Para que a leitura seja completa e acessível a todos, além das belas fotografias do livro, cada projeto conta com uma sinopse, produzido pelo jornalista e arquiteto norte-americano Raul A. Barreneche. A publicação é disponível no português e inglês. O lançamento desta grande obra, com quase 400 páginas que ocorreu no dia 23 de março, na Livraria da Vila do Shopping JK.
Segue a linha minimalista, uma construção limpa e sem excessos, outras características marcantes são as cores neutras e materiais industriais modernos. Seu trabalho pode ser definido como preciso e de uma sensibilidade tocante. Os espaços minimalistas são criações de espaços tridimensionais, com configuração volumétrica e planos perpendiculares. Essa tendência não busca um conceito de “pouco” e sim prioriza as atribuições mais importantes, além de minimizar a diversidade visual.
Seus projetos, sendo residencial, comercial, institucional ou mobiliário independente da tipologia, é uma aula de arquitetura, é sempre uma fonte de inspiração. Ele traz além de tudo, orgulho e esperança para um futuro melhor da arquitetura brasileira. Hoje após muitos prêmios o reconhecimento internacional já se faz presente em sua vinda, com méritos de uma arquitetura sempre de muita qualidade.
A presença da luz é outro fator importante para a composição dos elementos dos projetos minimalistas, com grande preocupação com as fachadas e sua transparência. Outro elemento marcante na composição de obras de Weinfeld é a presença da vegetação e jardins, com grandes vazios, janelas, emoldurando a paisagem. Para ele arquitetura com caixa de ângulos retos é emocionante, que
abre de fora a fora para revelar um amplo jardim. 
Isay trabalha com uma arquitetura precisa, de uma sensibilidade tocante, em todos os níveis da arquitetura, começando pelas excepcionais residências, passando pelas lindas e inteligentes lojas, chegando aos consistentes prédios.
Em uma entrevista que deu para a revista ISTOÉ, Weinfeld disse que o gosto da elite nacional brasileira, em geral, começa ao se observar a arquitetura de São Paulo e perceber como as pessoas precisam de certos símbolos para se sentir ricas e poderosas. Elas precisam morar em edifícios com nomes complexos (ou em outros idiomas), “o edifício não pode chamar Panorama, tem que chamar Champs-Elysées. Não pode ter uma entrada de automóvel, tem que ter um port cocher”. A elite precisa desse tipo de símbolos para se sentirem importantes. Isay conta que, o deixa muito incomodado é ver como a elite brasileira, é pobre quando se diz respeito a educação, ” Quando vejo - e vejo sempre - pessoas em carros de luxo jogando maço de cigarro pela janela”.
O arquiteto considera Paris a cidade mais bonita do mundo. E a cidade que mais gosta é Londre, com sua mistura de centro urbano com cidade de interior. Não tem como referência o trabalho de Niemeyer, mas o considera maravilhoso. Tem o cinema e a música como principais inspirações, muito mais que qualquer arquitetura. 
Prêmios arquitetônicos:
*1991- pela residência Goldfarb
*1992-Projeto para concurso do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura
*1994-pelo projeto da loja Giovanna Baby – Morumbi Shopping
*1999-pelo projeto da agência de publicidade F/Nazca Saatchi & Saatchi
*2000-pela loja Forum. Pela residência Inglaterra. 
“Prêmio Rino Levi” pela residência Inglaterra.
*2002-Menção Honrosa pelo projeto da discoteca “Disco”. 
Menção Honrosa pelo projeto do restaurante Forneria San Paolo.
*2004-Prêmio “exaequo”, pela loja Clube Chocolate, peça Praça da Amauri e pela residência Casa Marrom.
-Melhor design contemporâneo, pelo bufê Zezinho na feira Decorex em Londres, Inglaterra.
CRONOLOGIA DE PROJETOS
Clube Chocolate
Local: São Paulo				Ano: Maio 2003.				Área Construída: 1734 m².
Umas lojas multimarcas dividida em três pavimentos e uns restaurantes no subsolo. O edifício tem iluminação natural, grandes vãos onde as peças estão em exposição.
A obra quando executada usou peças metálicas e concreto armado por causa do curto prazo para ser construído e das dimensões do lote. Na cobertura, grandes vigas metálicas treliçadas, apóiam-se em alvenaria e suportam pisos inferiores, há uma passarela de inox onde se situa a vitrine no primeiro nível da loja. Uma escada de aço que dá acesso aos andares superiores ou ao subsolo. O bar e o restaurante se abrem para um jardim com areia e palmeiras, que representa o Rio de Janeiro.
 
Casa Branca
Localização: São Paulo
Área construída: 957 m²
Ano: 2004
A porta da rua abre-se para um pequeno pátio, completamente branco. À esquerda, uma escada de poucos degraus leva a uma antecâmara onde tudo é preto. Uma obra de Jenny Holzer é a única peça na sala. Adiante ainda, um hall de pé-direito altíssimo, inundado de luz natural, serve à exposição de muitas das obras da coleção e à articulação entre as salas de estar e jantar, a sala de TV e as escadas que levam aos andares superior e inferior.
No primeiro andar ficam todos os três quartos da casa; no terraço de cobertura, uma sala de ginástica e um terraço. O subsolo abriga as áreas técnicas e de apoio – garagem, casa de máquinas, lavanderia e dependências do caseiro, abertas para um pátio interno.
Casa Marrom
Local: São Paulo
Ano: 2004			
Área construída: 635 m²
Os proprietários sendo um casal informal que buscavam um espaço confortável e acolhedor onde poderiam receber visitas, e dois filhos adolescentes. O nome da casa foi determinado pela cor marrom da madeira Ipê que há na fachada; também usou concreto armado e vidro.
São quatro pavimentos, no superior fica os quartos dos filhos, suíte e uma sala íntima, na parte superior há brises de madeira para garantir privacidade e proteção solar, e em cima foi implantado um teto-terraço sendo privilegiado pela vista.			O primeiro piso privilegiou ambientes abertos e integrados com área social (com portas deslizantes que também funcionam como divisórias para alguns espaços) que está ligado ao jardim, com sala de estar e a cozinha. Na área externa fica o lazer com a piscina e churrasqueira. A sala é rebaixada para o proprietário sentar no sofá e tocar na piscina. A entrada é a poucos metros do nível da rua.
Casa Grécia
Local:	São Paulo
Ano: 2009
Área construída: 1923 m²
É um projeto residencial, onde os proprietários pudessem receber amigos e familiares, com vários entretenimentos: sala de cinema, de sauna, de recreação, ginásio para prática de esportes e uma piscina para prática de esportes.
Um dos fatores mais importantes para implantação da casa foi a existência de grandes árvores no terreno, que fez com que a casa se desenvolvesse ao redor delas.
Implantada ao fundo, no alto do terreno. O acesso à casa, a partir da garagem onde o proprietário mantém uma coleção de carros antigos, no pavimento inferior. Escadas que atravessam um jardim interno levam ao piso superior, onde se encontra as áreas de estar e os dormitórios. Uma área com grande vegetação, local de circulação e jardins internos em que é de materiais de acabamentos diferentes como madeira (área social), concreto aparente (escritório), placas pré-moldadas de concreto (dormitórios) e placas pré-moldadas de concreto jateado (sala de jantar e área de serviço). A casa possui iluminação e ventilação natural, os espaços internos tem relação com as partes externas, que garante o conforto climático para a residência.
Edifício Oka
Local: Vila Madalena/São Paulo-SP
Ano: 2011
Incorporadora: Idea! Zarvos
Com oito unidades residenciais, apartamentos de 360m² a 550m², tem acesso a rua no ponto mais alto do terreno e acima deste nível serão oito pavimentos, sendo cinco apartamentos, um por andar, e um triplex.	
Com sua configuração em cascata, o projeto tira partido da topografia do terreno, que tem um desnível de 19 metros. Na rua de trás, em vez de muro foi projetado uma loja.	Localizado na Rua Girassol, possui academia, quadra de esportes, piscina, sauna e vestiários.
Com volumetria dinâmica e instigante e com topografia íngreme do terreno e a solicitação da construtora que o edifício contemplasse apartamentos com programas diferentes, desde que o desalinhamento dos andares é de certa forma decorrência dessa necessidade de ajustar programas tão diferentes a um mesmo esqueleto estrutural, comum a todos os pavimentos, direcionando-o a conceber uma construção escalonada como solução harmoniosa para um melhor relacionamento entre o edifício e seus vizinhos aproveitando o máximo à vista privilegiada e a arborização da região.
Casa Sumaré
Local: São Paulo
Ano: 2007
Área Construída: 600m²
Projetada para um designer contemporâneo que desejava um local para: morar, trabalhar, praticar natação e balé e receber confortavelmente amigos e clientes. 
O formato é parecido com dois blocos retangulares, com aparência moderna desde o exterior. A casa foi construída com concreto, combinado com aço, madeira e vidro. Uma casa com ateliê, piscina dentro da casa de 20 metros de comprimento por 2 de largura junto ao espaço onde pode ser feito exercício, variadas áreas para convívio, com dois dormitórios e todos os cômodos compatível há uma residência. Apresenta iluminação natural no pavimento inferior, pouco abaixo do nível da rua, onde fica as dependências do caseiro e o ateliê do proprietário. No pavimento intermediário, acima ao nível da rua, ficam as salas, cozinha e um jardim. No pavimento superior ficam os dormitórios do proprietário e das visitas. Há na cobertura um deck de madeira, uma área ao ar livre.
 
 
Havaianas
Local: São Paulo/SP
Ano: 2009
Área construída: 300m²
Projetar uma loja para um
ícone fashion como às havaianas, onde se localiza nos pontos mais caros do mundo e onde no qual sua venda se encontra em alto custo, e isso instigou e deu graça ao trabalho.·. 
Isay quis transpor o que a marca nos chama a atenção que é a busca de conforto, bem-estar, brasilidade. 
Um espaço que representasse tranqüilidade, com vegetação, sem portas ou vitrines e intensa iluminação natural. Em vista para rua tem uma área de estar, nível abaixo em um vão-livre de pé-direito duplo, sendo ocupado por barracas de feira, contêiner com modelos tipo exportação, um cilindro apresentando as novidades (bolsas, meias, toalhas,...); e um cubo onde tem a história das Havaianas. Tem um espaço rebaixado para customização e produtos da linha para crianças. Nos fundos no sub-solo tem escritórios e depósitos, e há um meio andar elevado com um pequeno jardim, para uso de funcionários.
 
Fasano Las piedras Hotel
Localização: Punta del Este, Uruguai
Área construída: 43.000,00 m²
Ano: 2010
Combina casas particulares, bangalôs de hotel e outras amenidades – spa, centro equestre, campos de polo e 3km de praia. O restaurante ocupa completamente uma das alas do prédio em forma de U, com mesas tanto no salão, como na varanda – esta última aberta para um pequeno pátio. A piscina foi instalada na parte mais alta do terreno, com vista privilegiada da paisagem ao redor, tendo ainda a vantagem de estar em uma depressão natural entre as pedras. 
Ao lado dela foi colocado um container de aço corten para abrigar os vestiários, o bar e o lounge que atende os hóspedes na piscina. O spa consiste de um volume térreo, retangular, em concreto aparente. 
Todas as salas alocadas no perímetro da construção deixam ao centro um espaço para um pequeno jardim descoberto, em torno do qual se organiza a circulação. A escolha dos materiais e a luz filtrada que entra através das aberturas nas paredes de concreto e dos domos contribuem para um clima de serenidade em todos os ambientes. 
 
Casa Cubo
Local: São Paulo/SP
Ano: 2011
Área Construída: 715 m²
O programa de hospedagem e apoio a artistas foi distribuído no interior de um bloco cúbico, contendo todas as instalações necessárias para funcionar como residência convencional, em que foi ideia de um casal de colecionadores de arte. 
O branco predominante na paleta de cores, piso de cimento queimado que deixa toda atenção para a exposição de diversas obras de arte como: esculturas suspensa criadas por Antony Gormley, além de outras obras, a casa possui uma coleção de móveis exuberantes.·. 
A entrada fica no térreo, onde fica cozinha, lavabo e sala de refeições. O hall dá acesso a um amplo salão para realização de eventos e exposições, com ambiente de estar aberto para o jardim dos fundos.
No mezanino apoiado sobre a laje do térreo, encontra-se a biblioteca e é marcado por três elementos: uma estante que se estende por toda a parede do fundo; abaixo desta, por toda a extensão, uma estreita abertura envidraçada; e, por último, uma escada helicoidal revestida em madeira, que conduz ao pavimento superior onde estão as 3 suítes e uma sala de estar mais reservada; no subsolo fica a garagem, dois dormitórios e área de serviço. 
ESTUDO DE CASOS
O Edifício W305
Projeto comercial em estrutura de concreto, com materialidade em metal e vidro. Localizado em São Paulo, no bairro Vila Madalena. Construído no ano de 2011, pela construtora DP Unique. Número de pavimentos: três subsolos, térreo, oito pavimento e mais a cobertura. Fachada: Painéis pré-fabricados em concreto; Caixilhos de aço galvanizado, pintura preta e madeira natural; Composição de vidros transparentes.
O arquiteto Isay Weinfeld começou a elaboração do projeto em abril de 2007. A obra começou em outubro de 2008 e foi inaugurada em janeiro de 2011. O projeto está localizado na Vila Madalena, um bairro boêmio e alternativo da Zona Oeste em São Paulo e se destaca por possuir uma linguagem arquitetônica forte diante dos edifícios ao seu redor, utilizando técnicas do modernismo.					
A entrada é discreta em que quase não se percebe por quem passa pela rua. A primeira vista do W305: um pequeno corredor leva à recepção deste edifício comercial que se vê ao longe no boêmio bairro paulistano da Vila Madalena. 
No terreno de formato “L” com 1120 m², tendo seu lado mais estreito perpendicular a rua, se alargando no centro do quarteirão, atrás de pequenas casas; a ideia do cliente era construir um prédio simples, mas que não perdesse o charme do bairro, no entanto o projeto se divide em dois volumes transparência e opacidade, em que de um lado é pré-fabricado de concreto, e do outro há transparência à estrutura.
O primeiro bloco, longo, que é perpendicular em relação à rua, é um maciço recortado por aberturas não lineares - ora janelas, ora portas-balcão -, em que o interior fica resguardado de uma excessiva insolação nas fachadas leste e oeste. Painéis pré-moldados de concreto fazem o fechamento do bloco, dando um ar industrializado, logo contrastado pelos terraços que abrigam uma simpática árvore a cada dois andares, e que proporcionam uma sensação de aconchego a quem utiliza o escritório.		O segundo bloco, recuado em relação à rua e com fachadas voltadas a norte, sul e leste, tem moderada exposição ao sol e é envidraçado em todas as faces, com caixilhos que se alternam entre alumínio e madeira. A transparência chega até ao sistema estrutural: colunas de concreto atravessam os andares e, aparentes, integram-se aos escritórios, podendo ser vistas da rua. Aqui, o concreto da estrutura do edifício divide espaço com os tirantes metálicos dos mezaninos.
Composto por oito andares distribuídos em doze unidades de escritório, querendo unir escritórios dos dois blocos.
 As unidades variam entre 80 m2 e 250 m2, possuindo um pé-direito de 5,12 m - o que possibilita ao cliente construir até dois mezaninos. 
Terraços e pequenos balcões contribuem ainda para dar aos ambientes um clima fresco, relaxado e descontraído. A caixilharia modulada, a disposição das prumadas de instalações e o piso elevado oferecem às unidades grande flexibilidade e liberdade de customização.
Com rigor na forma, usou fachada livre, em que a estrutura é independente e janela em fita, que deu liberdade à fachada. Transportou o jardim para o terraço recuperando o solo usado pelo edifício; usando a planta livre, uso da alvenaria que não tem função estrutural. Os pilotis permitiram a circulação livre no térreo do prédio. O caráter pós moderno ficou por conta da mistura de materiais como vidro e madeira, além do mix de caráter reservado (maciço) e exposto (vidro) usados nos blocos. Uma característica marcante do projeto é o despojamento que está presente nos seguintes materiais – (painéis pré-moldados de concreto na fachada, aço galvanizado/madeira na caixilharia e malha metálica nas áreas técnicas), no layout dos escritórios, nas áreas comuns e nos usuários para quem pensamos o Edifício.
Há anos vem ocorrendo à ocupação e transformação de agrupamentos de casas em bares, restaurantes, lojas e galerias de arte que se instalam na região e assim trás ao bairro um público jovem e moderno. 						
No térreo, onde fica um grande espaço de estar e uma cafeteria e no envolto um jardim, que dá sensação de conforto na simplicidade das linhas nos poucos ornamentos, e por ser próximo as pequenas residências, dá para se sentir em casa. O deck de cobertura completa o edifício para os escritórios do último pavimento e três subsolos de garagem, e um bicicletário.
		
 		
Fachada Norte				 			Fachada Oeste
Corte transversal						Corte Longitudinal
Planta 1º Pav. e Mezanino			 Planta 1º Pavimento
 
Implantação						Planta térreo
Isay Weinfeld conseguiu englobar diversos aspectos arquitetônicos em seu projeto moderno. O edifício W305 garante uma boa circulação por meio do pé-direito duplo e da utilização de técnicas de conforto ambiental que resulta em um ambiente relaxado e descontraído
para trabalho. O vasto espaço oferece uma flexibilidade maior no layout da planta e permite um ótimo fluxo. A obra comporta apenas 12 unidades de escritório em oito pavimentos e acaba “perdendo” muito espaço com o pé-direito duplo e ao mesmo tempo “ganhando” em qualidade de espaço.
O EDIFÍCIO 360°
Quando o arquiteto Isay Weinfeld iniciou a concepção do Edifício 360 graus, em São Paulo, havia algumas premissas com as quais ele deveria trabalhar. A primeira delas era que a torre, de uso residencial, tivesse mais de 20 andares, aproveitando o zoneamento que permitia a construção de edifícios altos. 
O objetivo de Weinfeld era criar a ideia de casas suspensas, a estrutura seria elevada incorporando a “técnica dos pilotis” (característico da arquitetura moderna, é uma a construção do tipo que a estrutura é sustentada por pilares de concreto armado)
O edifício 360º conquistou o Mipim ar Future Projects Awards, oferecido pela revista inglesa de arquitetura, The Architectural Review, nas categorias residencial e "overall winer", o melhor de todas as categorias. Também conquistou o prêmio Master imobiliário 2013, na categoria empreendimento residencial. 
 Situado em São Paulo, Capital. Conta com 62 apartamentos suspensos, com uma área que é um “quintal”, quintal de fato, não terraço, projetados como verdadeiros espaços de estar, amplos, iluminados e arejados. O edifício comporta sete tipos de apartamentos, combinados na medida de 2, 3 ou quatro por andar, em seis diferentes arranjos. 
Sua estrutura parece ser encaixada, como se possuísse diferentes blocos, postos um em cima do outro, capazes de se movimentarem como um cubo mágico, dando um aspecto dinâmico para a fachada. 
As janelas da sala interna e dos quartos se estendem por toda a largura da parede inteira, sem alcançar o chão, mas oferecendo uma vista extremamente vasta, um diferencial do que se ver no mercado imobiliário.
Possui uma varanda ampla e com espaçosa profundidade, como se ali existisse uma mistura de sala de estar com uma sala aberta. (Imagens extraídas:http://www.archdaily.com.br/br/01-147758/edificio-360-graus-isay-weinfeld)
Possui seis metragens distintas: 127 m2, 154 m2, 170 m2, 200 m2, 250 m2 e duas coberturas de 446 m2 cada uma. Cada uma contemplam duas ou quatro vagas de garagem. Toda essa variada opções de plantas é interessante não apenas para dar o aspecto de cubo mágico, mas também para proporcionar um aspecto interessante no perfil dos moradores. Os apartamentos menores não possuem dependência de empregada. Ao invés disso, há na área comum uma lavanderia para uso de todos os condôminos, com máquina de lavar e de secar e tábuas de passar. Ao lado da lavanderia foi criada uma working station (estação de trabalho) com três computadores, para que enquanto a pessoa espera a máquina lavar sua roupa, possa-se ocupar com outras coisas. Possui também, um charmoso salão de festas com uma vista panorâmica. A cozinha é separada do salão apenas por uma bancada, sem paredes. 
A piscina tem forma de raia e fica ao lado da sauna. Há ainda sala de fitness, parquinho e brinquedoteca, que aperfeiçoam as ofertas de lazer e área comum. 
Outra coisa atraente na paisagem do 360º é o espelhod´água que corre por todo o prédio. De determinados pontos, a água dá a sensação de desembocar no horizonte, como se fosse um fundo infinito. 
Num quesito mais humano, há ainda a tirada de não haver elevador de serviço. São apenas três deles. Na hora de tirar o lixo, por exemplo, um é separado para isso. No resto do tempo, todo mundo usa todos eles.
O FASANO LAS PIEDRAS HOTEL
Considerado ponto de encontro da América do Sul desde 1950, Punta del Este com seu descontraído espírito uruguaio, foi o local escolhido pela família Fasano para o seu primeiro empreendimento fora do Brasil. O hotel Fasano Las Piedras é um projeto que mixa o rústico e o chique ao apresentar construções engastadas na rocha. O terreno de 480 hectares abriga sofisticados bangalôs que trabalham os conceitos de luxo, estética e integração com a assinatura inconfundível de Isay Weinfeld.
Localizado em uma área privilegiada, no ponto mais alto de La Barra, o hotel tem praia privada às margens do rio Maldonado e uma das mais belas vistas do pôr-do-sol da costa do país.O projeto privilegia a elegância rústica do campo em 32 bangalôs. Os bangalôs possuem cerca de 60 metros quadrados e são caixas de concreto aparente, sem telhas. Todos possuem piso de ipê e uma ampla varanda. Há também outras 12 suítes de 120 metros quadrados. O mobiliário, garimpado pelo proprietário dá o tom dos ambientes do Fasano Las Pietras casando rusticidade com contemporaneidade.
Isay Weinfeld, autor do projeto de implantação e arquitetura, não poderia ter sido melhor escolhido para este empreendimento, já que seu estilo segue uma linha similar a das casas da região, que utilizam vidros grandes, sem telhado aparente, projetos que adotam os caixotes minimalistas feitos com linhas retas que tanto atraem os visitantes interessados na arquitetura local. Os interiores dos espaços, áreas comuns e quartos, são acolhedores por conta dos revestimentos em madeira, mobiliário de couro e tapetes. Dão a sensação de estar em casa.
O complexo abriga casas particulares, bangalôs de hotel e outras amenidades – spa, centro equestre, campos de polo e 3km de praia no Riverside do Arroyo Maldonado -, numa ampla área de 480 hectares, dominada por uma paisagem dramática e deslumbrante: árida, rochosa e de vegetação esparsa e rasteira.
O empreendimento conta com piscina interna climatizada, saunas seca e à vapor, academia de ginástica, salas de massagem, centro equestre, campos de pólo e de golfe e quadras de tênis.
A antiga residência foi completamente remodelada e expandida, de forma a abrigar a recepção do hotel e o Restaurante Las Piedras. Erigido no ponto mais alto da propriedade, com vistas privilegiadas do entorno: na área interna, paredes, piso, portas, janelas e forro de madeira foram mantidos; na área externa, um novo deck de madeira, rebaixado, foi anexado ao existente. Interligado ao anexo foi construído um volume inteiramente novo, para abrigar a cozinha e as dependências de apoio: de concreto aparente e ligeiramente mais baixo que a construção de pedra, mantém uma relação respeitosa com esta e não destoa absolutamente na paisagem rochosa. O restaurante ocupa uma das alas do prédio em forma de U, com mesas no interior do salão e na varanda, aberta para um pequeno pátio. Construído sobre uma colina rochosa, o restaurante oferece uma vista única de Las Piedras e as cidade ao seu redor. Seja a espaçosa varanda ou o salão interno, esculpido nas pedras, cada ambiente tem um charme próprio, em equilíbrio total com a natureza ao seu redor.
O spa consiste de um volume térreo, retangular, em concreto aparente. Todas as salas (de tratamento, sauna seca e úmida, piscina e relaxamento e suíte privativa), alocadas no perímetro da construção, deixam ao centro um espaço para um pequeno jardim descoberto, em torno do qual se organiza a circulação. A escolha dos materiais e a luz filtrada que entra através das aberturas nas paredes de concreto e claraboias contribuem para um clima de serenidade em todos os ambientes.
A piscina ao ar livre foi instalada na parte mais alta do terreno, com vista privilegiada da paisagem ao redor, tendo ainda a vantagem de estar em uma depressão natural entre as pedras com água corrente natural. Ao lado da piscina foi colocado um container de aço corten para abrigar os vestiários, o bar e o lounge que atende os hóspedes na piscina. Um dos destaques do Fasano Las Piedras é o bar que possui uma paisagem exuberante, perfeitamente integrada aos traços do arquiteto. 
Plantas Hotel Fasano
SQUARE NINE HOTEL
	Square Nine Hotel localiza-se em distrito de Belgrado (Republica da Sérvia), próximo à Praça dos estudantes (Studentski Trg), em uma área que ainda permitia novas construções no centro histórico.
O projeto nasceu do desejo do proprietário para que se fizesse o diferencial no distrito histórico, com área construída de 6800 m².
	Sua arquitetura foi marcada pela linguagem contemporânea, imprimindo um caráter luxuoso e ao mesmo tempo familiar, onde nas duas últimas décadas só existia em hotéis internacionais não comprometidos com a identidade da cidade tinham sido edificados.				As características do projeto não se sobressaem ou opõe aos dos vizinhos, pelo contrário, segue o ritmo de escalas de suas fachadas (com aberturas) e com arquitetura circundante combinando a moderada saturação de sua paleta de cores e respeitando as tipologias dos edifícios existentes. 
No interior os materiais da paleta utilizados foram: pedra, espelhos com molduras de bronze e revestimentos em madeira clara e escura, resultando em um ambiente aconchegante com atmosfera elegante.
No térreo, as áreas sociais são amplas e integradas como o lobby, o restaurante e uma piazzeta que se desenvolvem em sucessão. No subsolo, uma piscina é acompanhada de sala de ginástica, spa e sauna, enquanto na cobertura, um pequeno bar tem visão para a cidade.
Os apartamentos projetados e construídos são de três modelos: quartos duplos de 32 m² ou 47 m², e suítes de 90m², ocupando 5 andares do prédio, ao todo são 45 unidades. E a cada andar dispõe de um hall diferente junto aos elevadores, com peças de mobiliário únicas e inusitadas.	 Um clima agradável de discreto refinamento e aconchego com intuito de agradar os hospedem para que possam retornar com frequência. 
Tudo foi escolhido com muita cautela como a madeira, pedra e couro, os mobiliários (variada seleção de peças vintage, de design nórdico ou norte-americano, datada dos anos 30 aos 60) e os muitos objetos que foram comprados em antiquários locais que contribuem e caracteriza um ambiente elegante, despojado, modesto e sofisticado.
Planta 1
Planta 2
Planta 3
Planta Térreo
Corte 1
	
	
		
Fachada
CASA IPORANGA
Construída na praia de Iporanga, no litoral norte de São Paulo em meio à mata Atlântica, esta casa é cercada por uma vegetação de coqueiros, bromélias e outras plantas nativas da região, a mesma foi projetada para uma família de ascendência árabe. Uma casa projetada para um casal, duas crianças juntamente com suas visitas e funcionários.
Em um terreno de frente à praia, cercado ainda por uma exuberante vegetação nativa. Não havia qualquer restrição significativa, técnica ou legal, ao projeto e construção da casa. 
Ainda assim, as condições naturais e geográficas do terreno exigiam muita atenção, principalmente na implantação da casa. 
Nos limites do lote não há muros ou qualquer outra barreira que o separe dos vizinhos, além de uma cerca-viva.
O programa foi distribuído em dois volumes retangulares, como ‘caixas’ apoiadas uma sobre a outra. 
 
No volume inferior, foram alocadas todas as áreas sociais e de serviço, as salas de jantar e estar, aliás, integradas num espaço único, abrem-se totalmente para a varanda, a piscina e o mar.
 
 No volume superior, um extenso ‘musharabi’. Material em alumínio pintado de branco. A mesma traz privacidade visual e protege do impacto do sol, além de tamisar a luz que invade o espaço interno. Compondo todos os cinco dormitórios, e a suíte principal conta ainda com um grande terraço voltado para a praia. 
 
Ao ar livre, junto à piscina, foi instalada uma sala de estar rebaixado, com chão de areia e cobertura em lona de algodão branca, um espaço perfeito para se tomar um lanche ou simplesmente relaxar.
Sobre a areia, à beira da piscina, há uma sala de estar coberta com lona que pode ser usada eventualmente. Este é um ambiente acolhedor e informal apropriado para oferecer lanches, almoçar, desfrutar de um bom livro ou apenas para relaxar. 
Uma das características arquitetônicas utilizada nesta obra foi o desenvolvimento de uma arte moderna, onde o revestimento externo é um material em alumínio que se torna um brises ao abrir as janelas.
 
Pode se destacar as cores e materiais que fazem uma linda arte e ao mesmo tempo uma proteção térmica, já que, o local esta sujeito à insolação excessiva.
Térreo
Pavimento Superior 
Fachadas
RESTAURANTE GERO
O Restaurante Gero, localizado no bairro da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, está situado em um lote de esquina, encostado a um pequeno prédio vizinho. Os 830 m² de construção térrea ocupam praticamente todo terreno, liberando uma área pavimentada ao redor que acompanha a curva da esquina como uma extensão das calçadas.
O projeto foi desenvolvido a partir da definição de três zonas funcionais bem distintas e claramente identificadas no edifício.  A primeira delas, contida em uma caixa de tijolos aparentes, abriga em sequência longitudinal: hall de recepção, sala de espera, adega, bar e sanitários. Esta caixa de tijolos define a fachada cega do edifício que recebe, na extremidade da esquina, um nicho de aço corten com a porta principal em vidro temperado com película leitosa.
A segundo zona funcional - com superfície maior do que a do salão principal – corresponde às cozinhas e às áreas de técnicas de apoio ao preparo e estocagem de alimentos, bem como aos vestiários e sanitários para funcionários e à área administrativa. 
Uma das decisões de projeto que evidencia e ressalta a importância  das atividades ligadas à elaboração dos alimentos, é a exposição em vitrine  da cozinha destinada à preparação das massas, logo à entrada.
As zonas de trabalho e apoio do restaurante dividem com o salão uma grande área definida por cobertura inclinada a partir da laje do bloco frontal de tijolos onde está apoiada.
Uma abertura em shed, no ponto de encontro das duas coberturas, contribui para a iluminação interna e cria uma faixa de vidro leitoso, iluminada, que coroa a fachada principal.
O salão se abre, a partir do bar, em direção ao terraço coberto por pérgula e ao pequeno jardim gramado e confinado entre muros. 
Nos espaços amplos oferecidos aos clientes predominam os tons castanhos da madeira do forro, dos móveis e da parede de tijolos aparentes, em contraste com os tons claros do piso, das paredes e dos revestimentos.
A iluminação natural  indireta que banha o ambiente a partir das aberturas do shed e da varanda, aumentam a sensação de conforto térmico e acolhimento, particularmente importante para um restaurante situado numa   cidade à beira mar  com  clima quente e úmido.
 Projetado por Isay Weinfeld, em 2011, possui uma área construída de 830 m² e com o terreno de 1480 m². Localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeir. Tipo de projeto Bares e Restaurantes.
CONCLUSÃO
Neste trabalho foi apresentada toda a história de Vida e de todas as obras do arquiteto Isay Weinfeld desde os primórdios, e um pouco sobre as normas que seguem seus projetos arquitetônicos conforme suas ideias e raciocínio, lembrando que é importante para todo arquiteto levar em consideração todos os regulamentos legais e éticos.
Apresentamos também a sua forma de desenvolver seus projetos, analisando cada obra e suas particularidades, definições de plantas baixas, elevações e cortes e o que consiste detalhadamente cada um. Utilizando de várias figuras; dessa forma exploramos todo o seu trabalho arquitetônico que ocupa um cargo importante na arquitetura brasileira contemporânea. 
Em virtude dos fatos mencionados concluímos que foi de suma importância esse trabalho para o nosso aprendizado, nos trouxe conhecimento através do arquiteto referência Isay Weinfeld.
REFERÊNCIAS
http://www.archdaily.com.br
http://www.skr.com.br
http://isayweinfeld.com
http://simonde.com.br
http://www.academia.edu/5837232/Isay_Weinfeld

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais