Buscar

Gabarito da AP1 de Gestão da Interface Empresa x Sociedade 2015 2º

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP1
Período - 2015/2º
Disciplina: Gestão da Interface Empresa x Sociedade
Coordenador: Francisco Paulo de Melo Neto
Gabarito
1ª Questão: O capitalismo criativo mudou completamente o modo de gerenciar uma empresa e o seu negócio. Cite e explique ao menos um dos diferentes formatos assumidos pelo capitalismo criativo. 
O capitalismo criativo assume diferentes formatos, os quais enumeramos a seguir:
a criação de negócios voltados para o mercado das classes menos favorecidas (são as empresas que lançam produtos voltados para a base da pirâmide);
o desenvolvimento de produtos e serviços que visam à melhoria das condições de vida das populações mais pobres;
os negócios sustentáveis ou responsáveis, direcionados para a preservação ambiental e a promoção do desenvolvimento das comunidades locais;
as empresas que fomentam as atividades de empreendedorismo local, com ênfase na concessão de microcrédito.
(pg. 09)
2ª Questão: Defina o conceito de negócio ambientalmente responsável.
Um negócio ambientalmente responsável é fruto de um processo de gestão ambiental, social e economicamente sustentável. Tal processo é típico das empresas que atuam no trinômio negócio – sociedade – ambiente. Suas ações não priorizam apenas o crescimento do negócio, mas também a preservação ou a restauração do ambiente e o desenvolvimento da comunidade.
(pg. 18)
	
3ª Questão: Porque a questão ambiental tornou-se um fator estratégico para as empresas no mundo contemporâneo? 
Hoje, a questão ambiental extrapola o aspecto legal; é de vital importância para o sucesso de qualquer negócio.
	A empresa que causa danos ao meio ambiente, cujos produtos são nocivos à saúde das pessoas, e que não adota práticas sustentáveis tem a sua imagem deteriorada, perde mercado e clientes.
	(...). Daí a dimensão estratégica empresarial da questão ambiental.
 (pg. 73)
4ª Questão: Descreva algumas características das empresas que atuam como agentes locais e regionais do desenvolvimento sustentável.
São as seguintes as características das empresas que atuam como agentes locais e regionais do desenvolvimento sustentável:
Elevada preocupação com os entornos (a empresa investe na melhoria da qualidade de vida da população local e atua em parceria com o governo, ONGs e demais entidades da sociedade civil).
Fomento da economia local gerando emprego e renda (a empresa gera empregos diretos e indiretos na cidade e na região onde atua).
Orientação para a melhoria da infra-estrutura urbana e serviços sociais locais (sistema viário, calçamento de ruas, iluminação pública, saneamento básico, serviços de educação e saúde).
Fomento do empreendedorismo social e cívico de base local (apoio às lideranças locais, incentivo à criação de empreendimentos surgidos na própria sociedade e realização de ações de capacitação da mão-de-obra local).
Aprimoramento da gestão de políticas públicas locais (com sua atuação, a empresa estimula o governo local a criar e aprimorar suas políticas públicas sustentáveis).
Preservação ambiental (as empresas agem como entes protetores do meio ambiente local, investem em projetos conservacionistas e adotam práticas de gestão sustentável).
As empresas que assumem esse perfil se capacitam para assumir o seu papel de agente do desenvolvimento local.
 (pg. 135/136)
5ª Questão: O que são Negócios Sociais Sustentáveis (NSS) e qual a importância desses empreendimentos locais?
As comunidades, assistidas pelas empresas-cidadãs, pelos governos locais empreendedores e pelas ONGs e movimentos socioambientais atuantes nas regiões onde se localizam, desenvolvem seus próprios empreendimentos.
	São empreendimentos sociais que buscam viabilizar pequenos negócios locais com o objetivo de criar o sustento de membros da comunidade local e promover o seu autodesenvolvimento.
	É o que denominamos Negócios Sociais Sustentáveis (NSS).
	São, portanto, negócios gerenciados em bases comunitárias e fruto da atuação das organizações locais, como, por exemplo, cooperativas e ONGs.
Porque esses negócios são importantes? Porque geram trabalho e renda para populações de baixa renda, que estão à margem do mercado de trabalho e excluídas da cadeia produtiva local; aproveitam e desenvolvem o potencial dos moradores daquela comunidade; resgatam tradições culturais esquecidas e, assim, preservam a memória e a história da comunidade, seus costumes e tradições.
A geração de emprego e renda e, consequentemente, a inclusão social transformam a comunidade local. Tais ganhos – sociais, culturais e econômicos – geram desenvolvimento e tornam uma sociedade sustentável. Esse é o impacto social atingido por qualquer tipo de negócio dessa natureza.
(...).
Negócios sociais sustentáveis são empreendimentos que promovem a inclusão social, a geração de emprego e renda e contribuem para a criação de comunidades e de uma sociedade sustentável.
. 
(pg. 173/174)

Outros materiais