Buscar

resumo HPV

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O que é HPV:
O Human Papiloma Virus, ou HPV, é um vírus que vive na pele e nas mucosas dos seres humanos, tais como vulva, vagina, colo de útero e pênis. É uma infecção transmitida sexualmente (DST). A ausência de camisinha no ato sexual é a principal causa da transmissão.
Coceira e verrugas na região genital são os principais sintomas, embora, na maioria das vezes, o HPV não apresente sinais.
Caso a doença seja diagnosticada, é importante que o tratamento seja feito pelos dois parceiros.
Transmissão 
A relação sexual é a principal forma de transmissão. É importante destacar que a mulher infectada pode transmitir para o bebê durante o parto normal. Outra forma de contágio é o compartilhamento de objetos de higiene pessoal.
É preciso estar atento ao HPV, pois o portador ao manusear seus órgãos sexuais, pode ampliar a área de infecção, por exemplo, do pênis para o ânus.
Por isso, na presença de algum dos sintomas, procure um médico especialista.
Obs: O vírus do HPV pode ser eliminado espontaneamente, sem que a pessoa sequer saiba que estava infectada
Tratamento
. Uma vez feito o diagnóstico, porém, o tratamento pode ser clínico (com medicamentos) ou cirúrgico: cauterização química, eletrocauterização, crioterapia, laser ou cirurgia convencional em casos de câncer instalado.
Recomendações
* Lembre-se que o uso do preservativo é medida indispensável de saúde e higiene não só contra a infecção pelo HPV, mas como prevenção para todas as outras doenças sexualmente transmissíveis;
* Saiba que o HPV pode ser transmitido na prática de sexo oral;
* Vida sexual mais livre e multiplicidade de parceiros implicam eventuais riscos que exigem maiores cuidados preventivos;
* Informe seu parceiro/a se o resultado de seu exame para HPV for positivo. Ambos precisam de tratamento;
* Parto normal não é indicado para gestantes portadoras do HPV com lesões genitais em atividade;
* Consulte regularmente o ginecologista e faça os exames prescritos a partir do início da vida sexual. Não se descuide. Diagnóstico e tratamento precoce sempre contam pontos a favor do paciente.
Prevenção
A vacinação é o método mais eficiente contra o HPV.  A aplicação da vacina é recomendada, principalmente, para mulheres na faixa dos 9 aos 26 anos. A vacina, que ainda não está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde) – apenas na rede privada –, já têm sido usada para prevenir o câncer do colo do útero.
O HPV também está relacionado com o câncer de pênis e ânus. Por isso, cuide da sua saúde! Adote o uso de preservativo na relação sexual e consulte sempre seu médico para a realização do exame de rotina.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais