Buscar

ATIVIDADE Sociologia Jurídica II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATIVIDADE - HISTÓRIA DO ENSINO JURÍDICO
1. A criação dos curso jurídicos,  em 1827, teve duas funções básicas. Indique-as. O que significa dizer que sua criação foi uma opção política?
R – A) Sistematizar a ideologia político-jurídico do liberalismo, com a finalidade de promover a interação ideológica de Estado Nacional projetado pelas elites;
 B) A formação da burocracia encarregada de operacionalizar esta ideologia, para a gestão do Estado Nacional;
Por que os mesmos cursos Jurídicos ,nasceram com o intuito de se constituir uma elite política fortemente unida às razões do Estado, que se pusesse à frente dos negócios públicos, e pouco a pouco substituir a tradicional burocracia.
2. Indique as principais características do ensino jurídico nos períodos: Império, República Velha, 1930-1972, 1972-1993 e atualmente.
R – No período Imperial; Totalmente controlado pelo governo central, ser o Jusnaturalismo a doutrina dominante, serem os cursos o local de comunicação das elites econômicas.
 República Velha; Novos currículos, procurando dar maior profissionalização aos egressos, possibilidade da criação das faculdades livres, possibilitando o acesso da classe média, questionamentos da metodologia de ensino que era e continuou sendo à aula conferência o método pedagógico adotado, desvinculação entre a instância educacional e a realidade;
 1930 a 1972; Pouca coisa mudou em relação à qualidade do ensino Jurídico , proliferação de faculdades de Direito por todo país , com isso pensou se na crise do Direito e da sua cultura, em geral a qualidade permaneceu em baixo nível e o conteúdo desvinculado da realidade social.
 1972-1993; Em 1972, através da Resolução nº 3 do conselho Federal de Educação, introduziu-se no país um novo currículo mínimo para os cursos de Direito , que vigora até hoje.Este traz consigo uma flexibilidade visando a sua adaptação às realidades regionais e ao mercado de trabalho, no entanto não houve o resultado esperado.
 Atualmente; vive-se a era da tecnologia e da informática, mas o conhecimento e o ensino do Direito continuam na era da dogmática , ou seja, não se progrediu o quanto deveria.
 
3. Fale sobre o legado de San Tiago Dantas para a educação jurídica.
R- Político , Jurídico e Intelectual;
 Defensor da democracia e da liberdade .
4. Indique as funções básicas dos cursos jurídicos nos anos 90 e compare com o quadro atual.
R- Política ; divulgação da ideologia dominante , técnica; Formação técnica em Direito e econômica; singular exército acadêmico.
Atualmente; suas funções básicas são: pacificadora, garantia da liberdade, interação e legitimação do Poder .
5. Indique as razões da crise do ensino jurídico nos anos 90 e compare com o quadro atual. 
R- Mudanças pelas quais tem passado o País nos últimos anos , levando a uma intensa produção Legislativa; ampliação de cursos e de vagas nas faculdades e universidades, consequentemente aumentando o número de profissionais no mercado de trabalho, metamorfoses na realidade social nacional, que cada dia exige do advogado uma visão mais ampla, entre outros;
Atualmente, observa-se claramente, uma preocupação com o aspecto pedagógico. Não se limita a fixar um currículo mínimo e atividades obrigatórias, muito além disso, fixam-se os objetivos a serem trabalhados durante o curso.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais