Buscar

SST CAP 11 Á 17 Respostas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Capitulo 11
Ex.01 – A principal diferença está no que é desejável ou não ao indivíduo. Barulhos que incomodam são classificados como ruídos, já os atribuídos com prazer são considerados som.
Ex.02 – O efeito conjunto de múltiplas fontes sonoras agindo ao mesmo tempo em um ambiente consiste na reverberação, que deve ser controlada tanto nos níveis superiores (excesso que aumenta a sensação de barulho) quanto nos níveis inferiores (insuficiência de reflexão acústica que causa desconforto nas comunicações).
Ex.03 – A frequência de um som é popularmente associada com o timbre ou tom. Um fenômeno acústico que apresente baixa frequência nos oferece a sensação de um som grave, aqueles que revelar altas frequências é o chamado agudo.
Ex.04 – Sim. Só basta saber se o maquinário com o qual ele trabalho possui uma quantidade de decibéis suficiente para produzir a surdez.
Ex.05 – Através da NC, foi possível estabelecer parâmetros para recomendações dos níveis de ruídos em diversos ambientes típicos. A avaliação de ruídos deve seguir a sistemática estabelecida pelas normas NBR 10151 e NBR 10152, desdobramentos da antiga NB-101.
Ex.06 – Os meios de prevenção, envolve duas ações-tipo, a prevenção de processos de intoxicação, seja evitando sua ignição (os subprocessos que disparam um comportamento agressivo dos elementos do ambiente sobre a pessoa humana), seja pelo isolamentos na fonte (impedindo que um processo tóxico disparado chegue a se propagar no meio ambiente de trabalho).
Ex. 7 Não somente a surdez mais o estresse também, ocorreria mas nem semprea surdez temporária, parcial e total com o tempo.
Ex. 8 Independentemente se o ruído provocado for pouco com, o tempo reposição vai agravando, então a melhor medida sempre é a promoção e proteção a saúde, diminuindo transtornos futuros tanto ao empregado como ao empregador.
Capitulo 12
Ex. 01 – As radiações ionizantes são aquelas que se caracterizam pela sua habilidade de ionizar átomos da matéria com que interagem. Radiações não ionizantes são aquelas que não produzem, ou seja, não possuem energia capaz de produzir emissão de elétrons de átomos ou moléculas com os quais interagem Comprimento de onda (alfa = 200m), frequência < 300MHz.
Ex.02 – Tipos de Radiação não Ionizantes: Micro-ondas, Raios Infravermelhos, Raios ultravioletas e Laser.
Ex.03 – Origem das Radiações Ionizantes: Raio X, Radiação gama, Radiação beta, Radiação alfa e Nêutrons.
Ex.04 – Ondas de rádio ( 3 kHz a 300 GHz e 10 Km a 1 mm), Micro-ondas (0,3 GHz a 300 GHz e 1 m a 1 mm), Infravermelho ( 1 THz a 430 THz e 0,7 micrometros a 300 micrometros), Luz visível (400 THz a 750 THz e 700 nm a 400 nm), Raios Ultravioletas (750 THz a 300 PHz e 400 nm a 15 nm), Raio X (30 a 3000 PHz e 50 a 5000 vezes a luz visível).
Ex.05 – As ondas eletromagnéticas primeiramente foram “vistas” por James Clerk Maxwell e depois confirmadas por Heinrich Hertz Maxwell, que as notou a partir de equações de eletricidade e de magnetismo, revelando sua natureza e simetria.
Ex.06 – A radiação IV está dividida segundo seus efeitos biológicos, de forma arbitrária, em três categorias: Radiação infravermelha curta, média e longa. A radiação Infravermelho médio/longo causa efeitos danosos, como queimaduras térmicas ou sensação de queimação, entretanto todas as faixas da radiação possuem efeitos biológicos de regeneração celular.
Ex.7- Raios gama é um tipo de radiação eletromagnética de alta frequência que é produzida por elementos radioativos que se desintegram.É útil na medicina Núclear e na energia nuclear.
Ex.8- É a radiação eletromagnética (ou raios ultravioletas ) com um comprimento de onda menor que a da luz visível e maior que a dos raios x, de 380mm a 1mm, pode ser subdividida em UV próximo 380-200mm, UV distante 200-10mm e UV extremo 1-31mm. Pode ser utilizada em dispositivos com o objetivode manter a assepsia de certos estabelecimentos comerciais, outro uso é a aceleração da polimerização de certos compostos.
Ex.9 – Radiação infravermelha é uma radiação não ionizante na porção invisível do espectro eletromagnético que está adjacentes aos comprimentos de onda longas, ou final vermelho do aspecto da luz invisível . É utilizada em aparelhos que detectam se uma pessoa está com a temperatura elevada nos aeroportos.
Ex.10- Infravermelho médio/longo é absorvido pela camada superior da pele e causa efeitos térmicos danosos, como queimaduras térmicas ou sensação de queimação.
Ex.11- Os fatores mais importantes para a absorção das ondas são: constantes dulétrica, condutividade geometria e conteúdo de água do meio.
Ex.12- Tumores de mama há pouca evidência que os campos magnéticos não tem efeito de promover tumores ; estudos em laboratórios com sistemas celulares e animais não encontram nenhum efeito bem fundamentado; de campos de frequência , em um grande número de estudos epidemiológicos, não resultou nenhuma evidência consistente da existência de efeitos reprodutivos adversos.
Ex.13- Grande variedade de danos em tecidos provocados por elevações de temperatura; sensibilidade de vários tipos provocados por elevações térmicas e etc.
Ex. 14- Vestiário adequado. Equipamentos adequados e responsabilidade no momento do serviço.
Ex.15- A luz é uma gama de comprimentos de onda a que o olho humano é sensível. Trata-se de uma onda eletromagnética que se situa entre as radiações infravermelhas e as radiações ultravioletas.
Ex.16- Aplicações das radiações ionizantes : 
Radioterapia 
Tomografia
Braquiterapia 
Mamografia
Mapeamento com radiofármacos 
Radiografia
Radiosótopos 
Ex.17 - Segundo a norma da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) é o conjunto de medidas que visam proteger o homem, seus descendentes e seu meio ambiente contra possíveis efeitos indevidos causados por radiação ionizante proveniente de fontes produzidas pelo homem e de fontes naturais modificadas tecnologicamente. Essas medidas estão fundamentadas em três princípios básicos: 
- Justificação
- Otimização
- Limitação de doses individuais
Ex.18- Delimitação de zonas e áreas (controladas e de vigilância),
Selagem
Limitar o acesso
Utilizar equipamentos de proteção individual
Proibir a comida e a bebida, o fumar, mascar chicletes, manusear lentes de contato, a aplicação de cosméticos e ou produtos de higiene pessoal ou armazenar alimentos para consumo nos locais de uso de radiação e áreas adjacentes.
Lavar as mãos:
Antes e após ao manuseio de materiais radioativos, após a remoção das luvas e antes de saírem do laboratório.
Antes e após o uso de luvas.
Antes e depois do contato físico com pacientes.
Antes de comer, beber, manusear alimentos e fumar.
Depois de usar o toalete, coçar o nariz, cobrir a boca para espirrar, pentear os cabelos.
Mãos e antebraços devem ser lavados cuidadosamente (o uso de escovas deverá ser feito com atenção).
Manter líquidos antissépticos para uso, caso não exista lavatório no local.
Evitar o uso de calçados que deixem os artelhos à vista.
Não usar anéis, pulseiras, relógios e cordões longos, durante as atividades laboratoriais.
Não colocar objetos na boca.
Não utilizar a pia do laboratório como lavatório.
Usar roupa de proteção durante o trabalho. Essas peças de vestuário não devem ser usadas em outros espaços que não sejam do laboratório (escritório, biblioteca, salas de estar e refeitório).
Afixar o símbolo internacional de “Radioatividade” na entrada do laboratório. Neste alerta deve constar o nome e número do telefone do pesquisador responsável.
Presença de kits de primeiros socorros, na área de apoio ao laboratório.
O responsável pelo laboratório precisa assegurar a capacitação da equipe em relação às medidas de segurança e emergência
Providenciar o exame médico periódicos;
Adoção de cuidados após a exposição à radiação.
Capítulo 13
Ex.1- Um dos principais causadores dos acidentes com materiais perfurocortante é a falta de atenção dos profissionais na hora de utilizar esses materiais, também a negligência com as normas de segurança podem causar esse tipo de acidentes.
Ex.2- NR 04 – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho
NR 05 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA
NR 06 – Equipamentos de Proteção Individual – EPI
NR 07 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO
NR 15 – Atividades e Operações Insalubres
NR 16 – Atividades e Operações perigosas
NR 23 – Proteção contra Incêndio
NR 26 – Sinalização de Segurança
NR 32 – Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Assistência à Saúde
Ex.3- 
Risco de Queda: risco de fraturas e até a perda da vida do trabalhador;
Trabalho em locais altos;
Usar cinto devidamente conectado através dos mosquetões nos cabos guia;
Capacitação e Treinamento do trabalhador para a prevenção e para o uso do equipamento de proteção individual – EPI;
O empregador deve assegurar que a equipe possua os recursos necessários para as respostas a emergências.
 
Cap 14
Ex. 1- Ergonomia é uma disciplina científica focada na interação do ser humano com os artefatos sob a perspectiva da ciência, engenharia, design, tecnologia, etc. Aplica as informações sobre o comportamento humano, as habilidades, limitações e outras características dos seres humanos.
Ex.2- São eles
- Aspectos físicos: estão relacionadas aos que caracterizam as atividades físicas do ser humano.
- Aspectos Cognitivos: Estão focados no processos mentais que envolvem a percepção, Memória e processamento das informações.
Ex.3- O objetivo da ergonomia é”adaptar o trabalho ao ser humano” e não o forçar como ocorre erroneamente em muitas situações de trabalho.
Ex.4- O ser humano : Caracteristicas físicas, fiiológicas, cognitivas, psicológicas e sociais.
A máquina : Equipamentos, ferramentas, mobiliário e instalações.
Ex.5- Refere-se ao estudo do tamanho e proporções do corpo humano.
Proporcionar boas condições de trabalho aos trabalhadores, bem evitar acidentes do trabalho
Ex.6- No projeto de pontos de trabalho ( espaço, mobiliário, ferramentas, etc).
Ex.7- Assento : O principio básico na alocação de assentos é que existe um assento mais adequado para cada tipo de função. Além da adequação para cada tipo de trabalho desempenhado, o assento deve ser ajustado às dimensões antropométricas do usuário.
Bancada de trabalho: A altura da bancada de trabalho depende do trabalho desempenhado, se é de precisão, de esforço elevado, etc.
8) Lida ( 2005) define a biomecânica ocupacional como o estudo da interação entre o trabalho e o homem sob o ponto de vista dos movimentos musculoesqueléticos envolvidos e suas consequências. A biomecânica auxilia na determinação dos limites fisiológicos e da capacidade de recuperação do organismo.
9) Trabalho muscular dinâmico : O caracterizado por uma sequencia rítmico de concentração e extensão da musculatura em trabalho. Trabalho muscular estático: Caracterizado por um estado de contração prolongado na musculatura, o que geralmente implica um trabalho de manutenção da postura.
10) São 3, as posturas adotadas. 
Deitada: Não há concentração de tensões em nenhuma parte do corpo, o sangue flui livremente.
De pé: Exige o trabalho estático do sistema musculoesquelético (trabalho estático dos membros inferiores).
Sentado: Exige menos esforço estático do que o de pé.
11) As articulações, em conjunto aos segmentos corporais, devem ser mantidos em posição neutro, tanto quanto possível.
A área de trabalho deve ser mantida próximo ao corpo ( tronco ), levando-se em consideração as propriedades durante a realização das atividades das tarefas.
12) Manejo é a maneira pela qual o homem realiza um “engate”, uma pressão nos instrumentos manuais. Os princípios da utilização são: 
Buscar postura neutra 
Relacionar a melhor ferramenta que se adapte a atividade
Manutenção periódica
Aumento do diâmetro da área da pressão
Etc.
13) Que o ser humano faz a função de tomadas de decisões e aciona a maquina através de um movimento ou gesto e a maquina fica com o processo de operação do processamento de informação, que depois volta para o ser humano em forma de informação de forma compreensível para ser operador.
14) De maneira geral, devem : 
Consideras as características
Possuir maneiras que facilitam a descriminação 
Localizado na área de alcance do operador 
Ser facilmente diferenciado entre as pessoas 
Etc.
15)
 Habilidade psicomotora
Habilidades perceptuais e sensoriais 
Respostas efetivas a maturação
Atenção, aprendizagem e memória.
Linguagem e comunicação 
Resolução de problemas e tomadas de decisão 
Dinâmica e trabalho em grupo.
16) Ergonomia cognitiva com os processos mentais de acordo com as informações a serem detectadas, tais como percepção, memória, raciocínio e respostas motoras, conforme afetam interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema.Seu principal enfoque sempre é o trabalhador.
17) O erro humano é uma decisão ou comportamento do homem impróprio ou indesejado a eficiência, segurança ou desempenho do sistema. Guimarães (2006) afirma que a abordagem ergonômica sugere que o erro normalmente é do sistema e não necessariamente do ser humano.
18) O trabalho em turnos, a monotonia, a fadiga, a motivação, a idade, o sexo e as deficiências físicas.
19) Monotonia : Pode ser considerada a reação do individuo a trabalho que não compreendem ações consideradas interessantes, ao trabalho repetitivo prolongado, de controle e vigilância.
Fadiga: É o cansaço e consequentemente a diminuição de estímulos físicos, mentais e psicológicos do Sr humano. Estresse no trabalho: É a reação do organismo a uma situação ameaçadora, afetando principalmente a parte emocional da pessoa. 
Ex.20- Seguir o regulamento da norma regulamentadora nº 17 do Ministério do trabalho e Previdência Social.
Ex.21- Esta Norma Regulamentadora visa a estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
Capitulo 15
Ex.1- Primeiramente, estes profissionais podem sofrer tais acidentes porque estão expostos aos riscos dos mesmos, podem ainda acontecer acidentes quando estes profissionais agem com negligencia, imprudência e até mesmo imperícia.
Ex.2- 
NR- 04 Serviços esp. Em eng. De seg. e medicina do trabalho
NR-05 CIPA
NR-06 EPI
NR-07 PCMSO
NR-09 PPRA
NR-15 Atividades e operações insalubres.
NR-16 Atividades e operações perigosas
NR-17 Ergonomia
NR-20 Líquidos combustíveis e inflamáveis 
NR-23 proteção contra incêndio
NR-26 Sinalização de segurança
NR-32 Segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de assistência á saúde.
Ex.3- Envolva pesquisa de campo
Ex.4- 
Bota convencional, protetor auricular, capacete, uniforme, óculos de de segurança.
luvas 12.000 V, botas 12.000 V, manga de segurança 12.000V, máscara, capacete.
protetor facial, luvas, vestimentas específica (com equivalências em chumbo de 0,25 mm Pb ou 0,50 mm Pb. Normalmente esse tipo de EPI possui um comprimento de 100 cm, protegendo, dessa forma, a parte frontal do corpo, desde o tórax até a altura dos joelhos, possuindo uma parte enriquecida em chumbo, a qual protege a parte posterior do corpo, mais especificamente os pulmões.
Ex.5- Para ser expedido o Certificado de Aprovação é necessário amostra do EPI.
Ex.6- Sim, pois com a utilização dos equipamentos necessários evita-se acidentes inclusive com riscos de morte. Ex: um funcionário que passava embaixo de uma laje foi atingido por um tijolo que caiu do 7º pavimento, o trabalhador não sofreu nenhum dano pois estava com capacete, já este foi totalmente danificado.
Ex.7- Associe os agentes de riscos ao IPI conveniente:
( 1 ) Queda de material sobre a cabeça.
( 2 ) Trabalhos de picote amento de concreto
( 3 ) Jateamento de agua, pintura lixamento
( 4) Projeto de partículas na face e na cabeça.
( 5 ) Nível de ruído elevado.
( 6 ) Serviço de soldagem e ou/corte a quente
( 7 ) Serviços de soldagem( necessidade contra fagulha incandescente. )
( 8 ) Trabalho em altura
a mais de 2 metros
 ( 9 ) manipulação de materiais ou peças pesadas.
( 7 ) óculos de segurança de ampla visão
( 4 ) protetor facial acoplado a capacete
(5 ) protetor auricular 
(3 ) avental de raspa
( 1 ) capacete
( 8 ) cinturão de segurança tipo paraquedista.
( 6 ) óculos de segurança contra impactos 
( 2 ) luva de Raspa
( 9 ) calçado de segurança com biqueira de aço.
 
Ex.8- São obrigatoriamente o fornecimento de Epi´s para todos os trabalhadores de qualquer indústria.
Capítulo 16
Ex.1- – Informar o sistema de urgência/emergência.
Ex.2- 1° Ligar no serviço de emergência 
       2°Em segundo verificar se existe alguem com instruçoes para realizar o procedimento de limpar as vias aereas por congestionamento de comida
Se nao houver um profissional capacitado  por perto e voce tiver conhecimentos podera fazer o procedimento com a vitima ate a chegada de um profissional no lugar
Abraçando por tras da vitima com as maos bem firmes abaixo da caixa toracica e pressionar com forca em direçao ao seu corpo e para cima
Se a pessoa nao consegue mais ficar em pe esta inconsciente ou incostada e voce ja nao tem mais forca a manobra pode ser aplicada com ela sentada ou deitada
OBS: Não importa se a pessoa esta ficando sem reação, parecendo estar desfalecida.Inicie a manobra o quanto antes sem parar.
Ex.3- 
a)
Primeiro, enxágue o corte com água fria e lave a região em torno do corte com água e sabão. Não aplique sabão diretamente no corte.
Se o corte contiver vidro, sujeira ou pedregulhos, remova-os com uma pinça que tenha sido mergulhada em álcool.
Aplique gaze ou um pano limpo sobre o corte e mantenha-o no local até o sangramento parar.
Em seguida, aplique loção antibiótica no corte e cubra-o com um curativo ou emplastro.
Se tiver dor, tome uma aspirina ou outro analgésico. 
b) Interrompa a corrente
Ligue para a emergência
Se a vitima estiver inconsciente, tente verificar se está respirando e se tem pulso
Não tente mover a vitima, a menos que ela esteja em perigo extremo.
Cubra a vitima com cobertores e fique por perto até a ajuda chegar
c) 1. remova a fonte de calor abafando com pano se houver chama ou jogando água
2. resfrie imediatamente a área queimada com água fria corrente da torneira, por alguns minutos (este procedimento é fundamental pois a área queimada está aquecida e continua a lesar a pele, podendo aprofunda-se, formando bolhas; quanto mais rapidamente for resfriada, menos grave será a queimadura)
3. retire, se possível, anéis nas queimaduras das mãos e objetos que possam armazenar calor como colares, brincos, cinto, objetos de metal ou de couro nos bolsos, etc.
Capítulo 17
Ex.1- Acidentes ampliados ou desastres são situações em que os recursos locais disponíveis não atendem a demanda de resgate, gerando a necessidade de resposta em graus variados, de acordo com sua magnitude.
Ex.2- À medida que aumentam as preocupações com a manutenção e a melhoria da qualidade do meio ambiente e com a proteção da saúde humana, organizações de todos os tamanhos vêm crescentemente voltando suas atenções para os impactos ambientais potenciais de suas atividades, produtos ou serviços. O desempenho ambiental de uma organização vem tendo importância cada vez maior para as partes interessadas internas e externas. Atingir um desempenho ambiental adequado requer o comprometimento da organização com uma abordagem sistemática e com a melhoria contínua do seu sistema de gestão ambiental (SGA).
NBR ISO 14004
O objetivo geral desta Norma é fornecer assistência a organizações na implementação ou no aprimoramento de um SGA. Ela é coerente com o conceito de desenvolvimento sustentável e compatível com estruturas culturais, sociais e organizacionais diversas. É recomendado que uma organização implemente um sistema de gestão ambiental eficaz para ajudar a proteger a saúde humana e o meio ambiente dos impactos potenciais de suas atividades, produtos ou serviços, e para ajudar a manter e aprimorar a qualidade do meio ambiente.
NBR ISO 14004
Esta Norma provê orientação para o desenvolvimento e a implementação de princípios e sistemas de gestão ambiental e sua coordenação com outros sistemas de gestão. As diretrizes nesta Norma são aplicáveis a qualquer organização, independentemente do porte, tipo ou grau de maturidade, que esteja interessada em desenvolver, implementar e/ou aprimorar um sistema de gestão ambiental.As diretrizes são de aplicação voluntária e constituem uma ferramenta gerencial interna, não sendo previsto seu uso como critério de certificação/registro de SGA.
Ex.3- elementos de Classificação e Comunicação do GHS são as bases dos programas para garantir o uso seguro de produtos químicos, conforme mostrado na figura 2.1. Os primeiros dois passos, em qualquer programa para o uso seguro de produtos químicos, é a identificação dos perigos intrínsecos (classificação) e a comunicação dessas informações. O projeto dos elementos de comunicação do GHS reflete diferentes necessidades dos vários públicos-alvo, como trabalhadores e consumidores. Alguns sistemas também incluem o gerenciamento de riscos como parte de um programa maior de gestão segura de produtos químicos. O objetivo desses sistemas é minimizar a exposição, resultando em riscos reduzidos. Os focos dos sistemas variam e incluem o estabelecimento de limites de exposição, métodos de monitoramento da exposição e controles de engenharia. No entanto, os públicos-alvo desses sistemas são geralmente limitados aos expostos aos locais de trabalho. Com ou sem sistemas formais de gerenciamento de riscos, o GHS é projetado para promover o uso seguro de produtos químicos.
Ex.4- Para a elaboração de um Plano de emergência contra incêndio é necessário realizar uma análise preliminar dos riscos de incêndio, buscando identificá-los, relacioná-los e representá-los em Planta de risco de incêndio. Deve ser elaborado por escrito por profissional habilitado (engenheiros, técnicos ou especialistas em gerenciamento de emergências). O profissional habilitado deve realizar uma análise dos riscos da edificação com o objetivo de minimizar e/ou eliminar todos os riscos existentes, recomendando-se a utilização de métodos tais como:
What if;
HAZOP;
Check list; 
Diagrama Lógico de Falhas;
Árvore de Falhas
Localização:
Urbana ou Rural
Características da vizinhança;
Distâncias de outras edificações e/ou riscos:
Distância da unidade do Corpo de Bombeiros;
Existência de Plano de Auxílio Mútuo-PAM, etc..
Construção:
Alvenaria;
Concreto;
Metálica;
Madeira, etc.
Aspectos a serem observados
População:
Fixa;
Flutuante;
Características;
Cultura, etc.
Característica de funcionamento:
Horários e turnos de trabalho;
Os dias e horários fora do expediente. Deve ser prevista a interface do PECI com outros planos da planta, por exemplo: 
Explosões;
Inundações;
Atentados;
Vazamentos, etc.
O PECI deve ser referendado por escrito pelo responsável pela ocupação da planta. Para a implantação do PECI devem ser atendidos os seguintes requisitos:
Divulgação e treinamento;
Exercícios simulados;
Procedimentos básicos nas emergências.
 A representação gráfica contida no PECI, com destaque para as rotas de fuga e saídas de emergência, deve estar afixada na entrada principal e em locais estratégicos de cada edificação, de forma a divulgar o plano e facilitar o seu entendimento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais recentes

Perguntas Recentes