Buscar

simulado sociologia II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno(a): BEATRIZ MATOS 
	
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 27/09/2015 13:18:46 (Finalizada)
Sociologia Jurídica e Judiciária – Simulado.
	
	 1a Questão (Ref.: 201505025420)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Constitui elemento integrante do objeto da Sociologia Jurídica e Judiciária:
		
	
	o processo de elaboração e validade da norma;
	
	os princípios que estão na base do direito, sejam como fundamento, seja como valor ou norma;
	 
	a eficácia das normas jurídicas e os efeitos que tais normas produzem no meio social.
	
	a origem histórica das normas consuetudinárias.
	
	os múltiplos aspectos da realidade, em sua interação com os demais fatores culturais;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504351447)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma convivência harmônica entre indivíduos de uma sociedade é algo utópico: conflitos de interesses entre grupos e indivíduos ocorrem com frequência e cabe ao Direito poder atuar de forma que possa visualizar o futuro, criando normas que venham a antecipar e impedir os conflitos. Quando isso não é possível, cabe ao Direito solucioná-los. Nesse sentido, podemos atribuir então ao Direito duas funções principais:
		
	
	Função Arbitrária e Preventiva
	
	Função Repressiva e Compositiva
	
	Função Compositiva e Dogmática
	
	Função Preventiva e Repressiva
	 
	Função Preventiva e Compositiva
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504920787)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A solução de conflitos não é monopólio estatal. Existem meios autônomos e heterônomos de resolver os litígios existentes na sociedade. No que diz respeito às formas alternativas de composição de conflitos, podemos afirmar:
		
	
	D- Não existe diferença entre mediação e conciliação uma vez que são formas alternativas de composição de conflitos que se realizam no âmbito da justiça pública.
	
	A- a negociação é um instrumento estatal por excelência para solucionar conflitos. Ela pode ocorrer na pendência de um processo judicial ou extrajudicialmente.
	
	E- O juízo arbitral se insere no âmbito da justiça privada, mas a sentença arbitral depende de homologação do Poder Judiciário.
	 
	C- a mediação, a conciliação e o juízo arbitral são formas de composição voluntária simples uma vez que o conflito é dirimido diretamente entre os envolvidos no conflito.
	 
	B- a negociação é um instrumento autônomo por excelência para solucionar conflitos. Ela pode ocorrer na pendência de um processo judicial ou extrajudicialmente.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505020269)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"Os conflitos são fenômenos naturais à sociedade, podendo-se até dizer que lhe são imanentes. Quanto mais complexa a sociedade, quanto mais se desenvolve, mais se sujeita a novas formas de conflito e o resultado é o que hoje se verifica, como alguém afirmou, em que o maior desafio não é o de como viver e sim o da convivência" (Paulo Nader). Assim sendo, entende-se que o objetivo da composição dos conflitos é:
		
	
	Pacificar eternamente a sociedade.
	 
	Solucionar os conflitos
	
	Potencializar os conflitos.
	
	Eliminar os conflitos.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505003637)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Meu corpo, minhas regras: O noticiário em torno da posse de Dilma Rousseff, em 1º de janeiro de 2015, não se restringiu a análises políticas. Abriu espaço também para comentários sobre sua roupa. Para além dos elogios e das críticas ¿ como a que comparou seu traje a uma ¿capa de botijão de gás¿ ¿ a questão é: toda essa discussão sobre a aparência da presidenta reeleita se deve ao fato de ser uma mulher na Presidência? É puro machismo? Costumeiramente se exige elegância, beleza e juventude das primeiras-damas da nação e das mulheres da elite. Muita coisa mudou para as mulheres a partir da segunda metade do século XX, graças à chamada ¿segunda onda¿ do feminismo. Mas nem todas as pautas foram alcançadas. Desde meados dos anos 1960 nos Estados Unidos (e em outros países a partir de 1970) ressurgiram movimentos sociais formados por mulheres. Muitos se diziam feministas, outros se autodenominavam ¿Movimentos de Libertação das Mulheres¿. Tinham entre as principais pautas o direito ao corpo e ao prazer. Surgida no início dessa década, a pílula anticoncepcional garantia, de forma mais segura, a separação entre procriação e sexualidade, sob o pleno controle das mulheres. Os outros métodos contraceptivos disponíveis não ofereciam tanta segurança e discrição. No mesmo ambiente formaram-se os primeiros ¿grupos de consciência¿. Eram constituídos somente por mulheres, frequentemente casadas e já com filhos crescidos. Começaram a se reunir nas casas umas das outras, em cafés ou outros locais públicos. As reuniões costumavam começar com poucas integrantes, mas cada participante deveria trazer na próxima sessão uma convidada, a quem chamavam de ¿irmã¿. À medida que os grupos cresciam, eles se dividiam e tinham que criar outros núcleos em lugares diferentes. A ideia era formar redes, numa irmandade que reunia apenas mulheres porque acreditavam que a presença de homens inibiria sua espontaneidade. Eram chamadas de ¿feministas radicais¿. Neste início do século XXI, as jovens feministas ainda reivindicam o direito ao corpo, denunciam a violência, o estupro e a acusação de que elas o provocam com suas roupas e comportamentos. As ferramentas, claro, mudaram. Já não há mais movimentos em bloco como nos anos 70 ¿ hoje elas criam páginas de internet, realizam performances, aprendem diferentes formas de defesa pessoal. Mudanças de padrões culturais antigos, porém, são difíceis e demoradas de se concretizarem. A roupa da presidente da República ainda é notícia. (http://www.revistadehistoria.com.br/) Analisando o texto acima, a partir da perspectiva dos difusores da Escola Pluralista do Direito (Wolkmer, Reale etc), não podemos afirmar que:
		
	 
	Diferentes ordenamentos jurídicos coexistem e interagem no interior de uma mesma forma de vida cotidiana. A organização e luta do movimento feminista revela múltiplas e diversas manifestações normativas não estatais.
	
	A sociedade atual, e a brasileira em particular, pluralista em todos os seus aspectos (político, econômico, cultural e social), marcada pela convivência de conflitos e diferenças, propicia uma outra legitimidade embasada nas necessidades fundamentais de sujeitos coletivos insurgentes, que, com suas práticas, relações e reivindicações, passam a ser encaradas como fontes de produção jurídica não-estatal.
	
	O texto revela a convivência contraditória, por vezes consensual e por vezes conflitante, dos vários observatórios numa mesma sociedade. O texto nos revela, ainda, a pluralidade das ordens jurídicas, que essa pluralidade é fruto da busca de nova legitimidade e que a ação participativa das mulheres podem e deve garantir essa legitimidade.
	 
	Diante do fenômeno social narrado no texto, podemos afirmar que, refletir sobre o pluralismo no contexto da sociedade atual, é pensar em um ordenamento jurídico unívoco de novo tipo, marcado por uma perspectiva individualista e monodisciplinar contemplando poucos agentes sociais, prevalecendo a ideia de Estado como única fonte do direito.
	
	Que, através das normas impostas pelo movimento social, a sociedade organizada cria seu próprio ordenamento jurídico, paralelo ou complementar aquele garantido pelo próprio Estado, através de produção pacífica ou de processo de luta.

Outros materiais

Outros materiais