Buscar

DIREITO PENAL I simulado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Simulado Direito Penal I
	
	 1a Questão (Ref.: 201504346895)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Acerca dos princípios norteadores, garantidores e limitadores do Direito Penal assinale a afirmação correta:
		
	 
	A nova lei penal que cria um novo delito de natureza permanente se aplica aos fatos cuja permanência iniciou-se antes de sua entrada em vigor, ainda que a conduta típica tenha persistido já na sua vigência.
	 
	Segundo o princípio da legalidade, a elaboração das normas incriminadoras e das respectivas sanções constitui função exclusiva da lei e da jurisprudência.
	
	o princípio da insignificância está expressamente previsto em lei penal.
	
	é possível a criação de crimes e estabelecimento de penas através de medida provisória, basta que seja aprovada pelo congresso nacional
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201504346152)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca do significado dos princípios limitadores do poder punitivo estatal, assinale a opção correta: (38 º Exame OAB/CESPE-UNB 2009.1)
		
	
	De acordo com o princípio da fragmentariedade, o poder punitivo estatal não pode aplicar sanções que atinjam a dignidade da pessoa humana ou que lesionem a constituição físico-psíquica dos condenados por sentença transitada em julgado.
	
	Segundo o princípio da ofensividade, no direito penal somente se consideram típicas as condutas que tenham certa relevância social, pois as consideradas socialmente adequadas não podem constituir delitos e, por isso, não se revestem de tipicidade.
	 
	O princípio da intervenção mínima, que estabelece a atuação do direito penal como ultima ratio, orienta e limita o poder incriminador do Estado, preconizando que a criminalização de uma conduta só se legitima se constituir meio necessário para a proteção de determinado bem jurídico.
	
	Segundo o princípio da culpabilidade, o direito penal deve limitar-se a punir as ações mais graves praticadas contra os bens jurídicos mais importantes, ocupando-se somente de uma parte dos bens protegidos pela ordem jurídica.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201504346877)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As normas penais que determinam a licitude ou a impunidade de certas condutas típicas são denominadas:
		
	 
	permissivas.
	
	complementares.
	
	incriminadoras.
	
	finais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201504924131)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Alberi falsificou um documento (CP, art. 298) para praticar o crime de estelionato (CP, 171), sendo condenado apenas pelo crime de estelionato, pois o juiz aplicou a súmula 17 do STJ, a qual estabelece que: quando o falso se exaure no estelionato, sem mais potencialidade lesiva, é por este absorvido. Assinale abaixo a alternativa que corresponda ao princípio aplicado pelo juiz para resolver o conflito aparente de normas.
		
	
	Alternatividade.
	
	Subsidiariedade.
	
	Especialidade.
	 
	Consunção.
	
	Insignificância.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201504346592)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿É preciso que não sejam suficientes para sua adequada tutela outros meios de defesa menos lesivos. Do exposto, ressai que a ingerência penal deve ficar adstrita aos bens de maior relevo, sendo as infrações de menor teor ofensivo sancionadas, por exemplo, administrativamente. A lei penal, advirta-se, atua não como limite da liberdade pessoal, mas sim como seu garante¿ (PRADO, Luiz Regis, Bem jurídico-penal e Constituição, p.92). A partir dos estudos realizados sobre o Controle Social Penal e suas missões no Estado Democrático de Direito, assinale a opção correta acerca do(s) princípio(s) limitador(es) do poder estatal mencionado(s) no trecho transcrito pelo eminente penalista:
		
	
	intervenção mínima, culpabilidade e proporcionalidade das penas.
	 
	intervenção mínima, lesividade e fragmentariedade.
	
	intervenção mínima, culpabilidade e irretroatividade da lei penal.
	
	intervenção mínima, legalidade e individualização das penas.

Outros materiais