Buscar

EXERCICIOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201202401863)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O tipo de auditoria governamental que consiste no exame dos registros e do- cumentos, e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto é auditoria:
	
	
	
	de Acompanhamento da Gestão.
	
	Especial.
	
	Operacional.
	 
	Contábil.
	
	de Avaliação da Gestão.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202389223)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Quando eventuais distorções, por fraude ou erro, afetarem as demonstrações contábeis de forma relevante, cabe ao auditor independente
	
	
	
	Solicitar uma segunda auditoria independente aos contratantes para confirmar os resultados apontados na primeira auditoria.
	 
	Demonstrar que seus exames foram conduzidos de forma a atender as normas de auditoria independente das demonstrações contábeis
	
	Informar imediatamente aos meios de comunicação sobre os resultados da auditoria independente.
	
	Denunciar os responsáveis pela entidade auditada aos órgãos competentes para evitar a acusação de omissão.
	
	Consultar os responsáveis pela entidade auditada sobre a conveniência de tornar públicos os resultados da auditoria.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202382693)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Um dos principais objetivos do auditor interno é:
	
	
	
	Verificar a necessidade de aprimorar as normas internas vigentes;
	 
	Emitir parecer de auditoria sobre os controles internos.
	
	Descobrir todas as irregularidades e emitir relatório sobre o fato.
	 
	Examinar os controles internos e emitir sua opinião via relatório.
	
	Examinar a demonstração do resultado do exercício e emitir seu parecer.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202382698)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Qual das alternativas completa a lacuna de forma adequada. A ____________________________ compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.
	
	
	
	Auditoria de qualidade
	 
	Auditoria interna.
	
	Auditoria governamental.
	
	Auditoria independente.
	
	Auditoria externa.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202389212)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O auditor externo que estava realizando o processo de auditoria na empresa Erfra S.A., constatou um desvio no processo de pagamento de funcionários. Funcionários demitidos continuavam na folha de pagamentos com contas bancárias de outras pessoas, para as quais eram efetuados os créditos. Neste caso, deve o auditor:
	
	
	
	Relatar em seus papéis de trabalho, informando a administração no encerramento do processo de auditoria e dependendo da relevância do desvio emitir parecer com ressalva ou adverso.
	
	Encerrar os trabalhos, emitindo parecer com abstenção de opinião fundamentada no desvio, incluindo parágrafo no parecer identificando os desvios e o montante estimado.
	
	Suspender os trabalhos por tratar-se de ponto de auditoria que limita a conclusão dos trabalhos, impedindo que o auditor externo possa emitir parecer ou opinião.
	 
	Comunicar a administração da entidade e sugerir medidas corretivas, informando sobre os possíveis efeitos no seu parecer, caso elas não sejam adotadas.
	 
	Informar os responsáveis pela área para avaliação e verificação do processo, de forma a identificar os responsáveis pelo desvio, que deverão constar dos papéis de trabalho, sendo providenciado os procedimentos legais.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202387600)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	O principal objetivo da Auditoria Externa é:
	
	
	
	Examinar o Balanço Patrimonial
	 
	Verificar se as normas internas estão sendo seguidas pelos empregados em geral.
	
	Verificar os controles internos dos setores operacionais.
	
	Verificar o objetivo de novas normas.
	 
	Examinar as demonstrações contábeis e emitir seu parecer.
	pós completar os trabalhos na empresa cliente, o auditor guardou toda a documentação comprobatória, na forma de papéis de trabalho, em um local seguro e sigiloso, agindo em total conformidade com a norma técnica relativa a:
	
	
	
	Profissional
	
	Parecer de auditoria
	 
	Execução dos trabalhos de auditoria
	
	Relatório de auditoria
	
	Instrução CVM
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202401871)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Está de acordo com o código de ética dos contadores o seguinte procedimento de um profissional de auditoria:
	
	
	
	anunciar, em qualquer modalidade ou veículo de comunicação, conteúdo que resulte na diminuição do colega, da Organização Contábil ou da classe, em detrimento aos demais, sendo sempre admitida a indicação de títulos, especializações, serviços oferecidos, trabalhos realizados e relação de clientes.
	
	renunciar à liberdade profissional quando houver quaisquer restrições ou imposições que possam prejudicar a eficácia e a correção de seu trabalho.
	
	renunciar às funções que exerce, logo que se positive falta de confiança por parte do cliente ou empregador, a quem deverá notificar com trinta dias de antecedência, tornando públicos os motivos da renúncia.
	
	valer-se de agenciador de serviços, mediante participação desse nos honorários a receber.
	 
	guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional lícito, inclusive no âmbito do serviço público, ressalvados os casos previstos em lei ou quando solicitado por autoridades competentes, entre estas os Conselhos Regionais de Contabilidade.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202401860)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	É regra e princípio, em relação à profissão do auditor independente, conforme as normas Brasileiras de Contabilidade:
	
	
	 
	A rotação dos responsáveis técnicos pelos trabalhos na entidade auditada possibilita renovação da objetividade e do ceticismo do auditor
	
	O auditor pode exercer funções gerenciais na entidade auditada.
	
	O fato de o membro da entidade de auditoria atuar como diretor da entidade auditada não caracteriza perda de independência, todavia é aconselhável a recusa da realização do trabalho.
	
	O auditor pode promover interesses da entidade auditada.
	
	O auditor pode auditar seu próprio trabalho.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202382257)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	As Normas de Auditoria dizem respeito a:
	
	
	 
	À pessoa do auditor, Ao trabalho e Ao relatório
	
	A execução da auditoria
	
	À pessoa do auditor
	
	À emissão do relatório
	
	À empresa auditada
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202389037)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	De acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, assinale a alternativa correta.
	
	
	 
	As práticas contábeis adotadas no Brasil compreendem a legislação societária brasileira, as Normas Brasileiras de Contabilidade, emitidas pelo Conselho Federal de Contabilidade, os pronunciamentos, as interpretações e as orientações emitidos pelo CPC e homologados pelos órgãos reguladores, e práticas adotadas pelas entidades em assuntos não regulados, desde que atendam à Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis emitida pelo CFC e, por conseguinte, em consonância com as normas contábeis
internacionais.
	
	O parecer do auditor independente emitido na modalidade sem ressalvas representa garantia de viabilidade futura da entidade, atestando a eficácia da administração na gestão dos negócios.
	
	Os princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis estão implícitos no Código de Ética Profissional do Contabilista e na NBC PA 01, que trata do controle de qualidade. O cumprimento desses princípios não é exigido dos auditores.
	
	A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que têm por objetivo a emissão de parecer sobre a sua adequação, consoante os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente, a legislação específica. Na ausência de disposições específicas, prevalecem as normas emitidas pelo Corecon.
	
	A fim de que a opinião da entidade de auditoria seja isenta, imparcial, deve ela ser independente (quando externa) ou autônoma (quando interna), emitindo sua opinião de forma isenta. Isso significa que não deve ser vinculada à entidade auditada. Se, por algum motivo, pairarem dúvidas acerca desse atributo, o ideal é que se publique, em jornal de grande circulação, a relação dos sócios da empresa de auditoria.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202871743)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O auditor foi indicado para auditar uma grande empresa multinacional, com filiais em todas as capitais brasileiras, porém, recusou a indicação por não se considerar capacitado em razão do alto grau de especialização requerida para executar o trabalho. Dessa forma o auditor agiu de acordo com:
	
	
	
	Com as normas técnicas do IBRACON
	 
	Código de ética de auditoria
	
	Com os pronunciamentos do CPC
	
	Com as normas técnicas da CVM
	 
	Código de ética do contador
	O Planejamento da Auditoria (PA) é a etapa do trabalho na qual o auditor independente estabelece a estratégia geral dos trabalhos a executar na entidade a ser auditada. Com relação ao PA, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	O PA é elaborado a partir da contratação dos serviços
	 
	O PA, corretamente elaborado, permite desempenhar uma auditoria mais rápida e eficaz
	
	O PA deve abranger todas as áreas a serem examinadas pelo auditor
	 
	O PA é preparado no final dos trabalhos de auditoria
	
	O PA é um guia e instrumento de controle para a execução do trabalho do auditor
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202401852)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	No planejamento dos trabalhos de auditoria independente, a possibilidade de o auditor emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre demonstrações contábeis significativamente incorretas é denominada risco:
	
	
	
	moral.
	
	de detecção interna.
	
	de controle externo.
	
	de erro doloso.
	 
	de auditoria.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202389178)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	A atividade de planejamento é fundamental em qualquer atividade, revelando-se a etapa mais importante do ciclo administrativo (planejar, organizar, coordenar e controlar), segundo Henry Fayol (Teoria Clássica da Administração). Isso ocorre em função de o planejamento considerar a definição de um objetivo, dos caminhos alternativos para atingi-lo, da escolha (processo decisório) e da formulação de um plano de ação. Sobretudo na auditoria, tendo em vista o número de transações a serem validadas, de áreas a serem testadas, de saldos a serem verificados, o planejamento bem elaborado contribui para a otimização da aplicação dos recursos materiais e humanos (evitando desperdícios) e para minimização dos riscos de auditoria. Dessa forma, embora não seja garantia de sucesso, o planejamento, quando bem elaborado, minimiza o risco de o trabalho ser ineficaz e ineficiente. O planejamento na auditoria é dinâmico, ou seja, uma vez elaborado, deve ser revisado sempre que surgirem novas circunstâncias ou os resultados apontarem para uma direção diferente da leitura feita inicialmente. Nesse sentido, o planejamento deverá ser revisto, por exemplo, quando os testes substantivos revelarem uma quantidade de erros superior àquela prevista quando do levantamento do controle interno. Quando da auditoria pela primeira vez, alguns cuidados especiais de planejamento devem ser observados, tais como os listados a seguir, À EXCEÇÃO DE UM. Assinale-o.
	
	
	 
	leitura dos relatórios de auditoria anteriores (como mecanismo de ¿conhecimento¿ da auditada)
	
	uniformidade de critérios contábeis (uma vez que pode ter havido alterações de um exercício para o outro, tais como mudança no método de avaliação de estoques, uso de reavaliação, mudança no critério de tributação ¿ lucro presumido para real, por exemplo)
	 
	valor da cotação da ação investida na bolsa de valores, se companhia aberta
	
	levantamento das principais alterações ocorridas no sistema de controle interno
	
	identificação de relevantes eventos subsequentes ocorridos após a data-base do exercício, revelados ou não
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202382293)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	O Planejamento da Auditoria é realizado objetivando, EXCETO:
	
	
	
	Obter cooperação do pessoal da empresa
	
	Planejamento de horas de trabalho
	 
	Aumentar os custos com o serviço a ser realizado
	
	Adquirir conhecimento sobre natureza das operações, negócios e da organização
	
	Determinar natureza, amplitude e data-base da auditoria
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202382712)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (1 de 1)
	
	O planejamento da Auditoria deve ser realizado de tal maneira que dois aspectos importantes sejam avaliados, para que se determinem a natureza, a extensão e as datas dos testes detalhados ou procedimentos de auditoria para as diversas contas do balanço patrimonial e da demonstração do resultado do exercício. Tais aspectos são:
	
	
	
	Critério de avaliação de estoques e imobilizado
	
	Políticas de aplicações financeiras e empréstimos obtidos
	
	Sistema de processamento de dados da contabilidade e tesouraria
	 
	Controle interno e revisão analítica
	
	Políticas estratégicas e operacionais
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202982539)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (1)
	
	É a possibilidade de o auditor vir a emitir uma opinião tecnicamente inadequada sobre as demonstrações contábeis significativamente incorretas.
	
	
	
	Risco de Análise
	
	Risco de Erro
	 
	Risco de Auditoria
	
	Risco de Percurso
	
	Risco de Fraude
	A atividade de auditoria interna deve avaliar a adequação e a eficácia dos controles, abrangendo a governança, as operações e os sistemas de informação. Esta avaliação deve assegurar que os controles internos garantam uma série de medidas, EXCETO:
	
	
	 
	integridade dos diretores executivos.
	
	confiabilidade e integridade das informações financeiras e operacionais.
	
	eficácia e eficiência de operações.
	 
	salvaguarda dos ativos.
	
	conformidade às Leis, aos regulamentos e aos contratos.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202541807)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Quando a empresa auditada possui controles internos de qualidade o auditor externo pode:
	
	
	 
	Efetuar menor volume de testes
	
	Dispensar a realização de testes
	
	Relatar a situação por escrito aos administradores da empresa auditada
	
	Aumentar os procedimentos de auditoria
	
	Efetuar, obrigatoriamente, maior volume de testes
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202966257)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	UNIVAP (Exame de Suficiência
¿ CRC) Quanto ao Controle Interno, marque a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	São exemplos de confronto de ativos com os registros contábeis, a contagem de caixa e comparação com o saldo do razão geral, as conciliações bancárias e inventário físico de bens confrontado com os registros contábeis de cada um
	
	A conferência independente dos cálculos, a conferência da classificação contábil de todos os registros finais e a conferência independente do registro das transações contábeis são exemplos de amarração de sistema.
	
	Os testes de observância consistem em o auditor confrontar os manuais internos com a prática existente na empresa, podendo assim trabalhar com segurança na observância de documentos e registros contábeis.
	 
	Segregação de funções consiste em estabelecer que uma mesma pessoa pode ter acesso aos ativos e aos registros contábeis, pois essas funções são compatíveis.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201203008053)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Representa um dos principais objetivos da auditoria interna:
	
	
	
	Emitir opinião sobre as demonstrações financeiras
	
	Preparar as normas internas da empresa
	
	Autorizar as despesas para pagamento
	
	Observar se os funcionários são competentes
	 
	Verificar se as normas internas estão sendo seguidas
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201203008052)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O responsável pela implantação do sistema de controle interno é:
	
	
	 
	Administração executiva da empresa
	
	Auditor externo
	 
	Auditor interno
	
	O gerente de auditoria
	
	Contador da empresa
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202434698)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O sistema de contyroles internos em uma empresa é de fundamental importância para o processo de fechamento do Balanço Patrimonial, pois um dos seus objetivos principais é:
	
	
	
	testar a exatidão do volume registrado no Patrimônio Líquido.
	
	monitorar o resultado de exercícios futuros.
	
	calcular os índices de Balanço.
	 
	verificar a exatidão e a fidedignidade dos dados contábeis.
	
	mensurar a capacidade financeira da empresa.
	Em relação aos procedimentos de auditoria, assinale a opção correta.
	
	
	 
	O objetivo dos procedimentos da auditoria é aumentar o grau de segurança do auditor para a emissão do relatório de auditoria.
	
	A auditoria, por seu caráter altamente especializado, exime a administração da empresa cliente de quaisquer responsabilidades
	 
	As normas técnicas de auditoria impõem responsabilidades também à administração da empresa auditada
	
	As demonstrações contábeis da empresa cliente devem ser elaboradas pela auditoria, para fiquem garantidas a sua correção e transparência.
	
	As normas técnicas de auditoria se sobrepõem a legislação.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202387582)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Na auditoria, quando da execução dos trabalhos de campo, o processo de verificação, conhecido como circularização, comumente utilizado nas áreas relativas a direitos e obrigações da empresa com terceiros, que sejam em quantidade e valor julgados relevantes, é de aplicação do procedimento básico de auditoria:
	
	
	 
	Observação
	
	Cálculo
	 
	Investigação e confirmação
	
	Inspeção
	
	Entrevista
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202871398)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Durante o processo de auditoria em determinada empresa, o auditor percebeu uma divergência entre a guia de recolhimento de impostos sobre salários e o valor do pagamento efetuado da guia, assim, para eliminar o problema o auditor deve efetuar o procedimento de:
	
	
	
	Entrevista com o setor de pessoal
	 
	Conferencia dos cálculos,
	
	Exame físico
	
	Exame dos registros auxiliares
	
	Análise da conta no livro razão
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202387579)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Os procedimentos de auditoria a serem utilizados pelo auditor para a obtenção dos objetivos são dependentes da avaliação de controle interno e da materialidade envolvida, com relação à folha de pagamento os procedimentos podem ser:
	
	
	
	Exame Físico, Observação, Investigação, Variação.
	 
	Cálculo, Exame, Investigação, Correlação.
	
	Cálculo, Exame, Investigação, Variação.
	
	Cálculo, Observação, Entrevista, Revisão Analítica
	
	Exame Físico, Observação, Intuição, Correlação.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202871523)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Após examinar os registros do livro razão referentes a uma operação de compra de matérias-primas, o auditor solicitou, para conferência, as notas fiscais de compra originais relativas a compra, realizando um procedimento conhecido por:
	
	
	
	Circularização positiva
	
	Investigação
	
	Exame físico
	 
	Exame dos Documentos Originais
	
	Circularização negativa
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202982537)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Procedimento utilizado com o objetivo de confirmar, por meio de carta, bens de propriedade da empresa, direito e obrigações:
	
	
	 
	Circularização
	
	Exame.
	
	Analítico.
	
	Verificação
	
	Diligência
Simulado 1
	1a Questão (Ref.: 201202541773)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A auditoria ganhou grande destaque mundial a partir:
	
	
	
	Das grandes navegações portuguesas e espanholas
	 
	Da criação da SEC, Security and Exchange Commission, nos Estados Unidos, em 1934
	
	Da criação do cargo de auditor do Tesouro da Inglaterra, em 1314
	
	Com a promulgação da lei das S.A.´s, em 1976
	
	Da criação do CFC, Conselho Federal de Contabilidade, no Brasil, em 1946.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202434680)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Nas empresas, falhas que ocorram no sistema de controles internos podem facilitar o aparecimento das fraudes internas, como as mostradas a seguir: I. Atraso no pagamento dos salários. II. Inexistência ou ineficiência das normas internas. III. Plano de auditoria burocrático e repetitivo. IV. Atraso nas conciliações. V. Ausência de afinidade entre a alta administração e a equipe de auditoria. São falhas ligadas ao aparecimento de fraudes internas APENAS as apresentadas em:
	
	
	 
	II, III, IV e V.
	
	I, II, e III.
	
	I, II, III e V.
	 
	II, III e IV.
	
	I, IV e V.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202382277)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a independência do auditor na execução dos trabalhos de auditoria, assinale a alternativa FALSA:
	
	
	
	Requerida a rotação dos responsáveis técnicos pelos trabalhos na entidade auditada
	
	A prestação de outros serviços não pode criar ameaça à independência
	 
	Na emissão dos relatórios deve ser levado em consideração a posição do sócio majoritário
	
	É fundamental e óbvia para o exercício da atividade
	
	As obrigações ou os interesses da auditoria são isentos dos interesses das entidades auditadas
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202401861)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"As normas de auditoria se aplicam em ...... auditorias efetuadas e os procedimentos con- forme o ...... e a ...... das operações." As lacunas da frase acima serão corretamente preenchidas por:
	
	
	
	parte das - contrato - tipo
	 
	todas as - tamanho - complexidade
	
	algumas das - tamanho - natureza
	
	todas as - contrato - form
	
	parte das - tamanho - complexidade
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202982539)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	É a possibilidade de o auditor vir a emitir uma opinião tecnicamente
inadequada sobre as demonstrações contábeis significativamente incorretas.
	
	
	
	Risco de Erro
	 
	Risco de Auditoria
	
	Risco de Análise
	
	Risco de Percurso
	
	Risco de Fraude
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202382307)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As demonstrações financeiras a serem auditadas, com emissão de parecer, são:
	
	
	 
	Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração do Resultado Abrangente, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstrações do Fluxo de Caixa, Demonstrações do Valor Adicionado e Notas Explicativas.
	
	Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício e Demonstrações do Fluxo de Caixa.
	
	Balanço Patrimonial, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Notas Explicativas.
	
	Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstrações do Fluxo de Caixa e Notas Explicativas.
	
	Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido e Demonstrações do Fluxo de Caixa.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202434698)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O sistema de contyroles internos em uma empresa é de fundamental importância para o processo de fechamento do Balanço Patrimonial, pois um dos seus objetivos principais é:
	
	
	 
	verificar a exatidão e a fidedignidade dos dados contábeis.
	
	testar a exatidão do volume registrado no Patrimônio Líquido.
	
	monitorar o resultado de exercícios futuros.
	
	calcular os índices de Balanço.
	
	mensurar a capacidade financeira da empresa.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202434691)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A atividade de auditoria interna deve avaliar a adequação e a eficácia dos controles, abrangendo a governança, as operações e os sistemas de informação. Esta avaliação deve assegurar que os controles internos garantam uma série de medidas, EXCETO:
	
	
	
	eficácia e eficiência de operações.
	
	salvaguarda dos ativos.
	 
	integridade dos diretores executivos.
	
	confiabilidade e integridade das informações financeiras e operacionais.
	
	conformidade às Leis, aos regulamentos e aos contratos.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202387579)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os procedimentos de auditoria a serem utilizados pelo auditor para a obtenção dos objetivos são dependentes da avaliação de controle interno e da materialidade envolvida, com relação à folha de pagamento os procedimentos podem ser:
	
	
	
	Exame Físico, Observação, Investigação, Variação.
	
	Cálculo, Observação, Entrevista, Revisão Analítica
	 
	Cálculo, Exame, Investigação, Correlação.
	
	Exame Físico, Observação, Intuição, Correlação.
	
	Cálculo, Exame, Investigação, Variação.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202871523)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Após examinar os registros do livro razão referentes a uma operação de compra de matérias-primas, o auditor solicitou, para conferência, as notas fiscais de compra originais relativas a compra, realizando um procedimento conhecido por:
	
	
	
	Exame físico
	
	Investigação
	 
	Exame dos Documentos Originais
	
	Circularização negativa
	
	Circularização positiva
	
SIMULADO 2
	1a Questão (Ref.: 201202382693)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um dos principais objetivos do auditor interno é:
	
	
	 
	Examinar os controles internos e emitir sua opinião via relatório.
	
	Examinar a demonstração do resultado do exercício e emitir seu parecer.
	
	Descobrir todas as irregularidades e emitir relatório sobre o fato.
	
	Verificar a necessidade de aprimorar as normas internas vigentes;
	
	Emitir parecer de auditoria sobre os controles internos.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202401863)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O tipo de auditoria governamental que consiste no exame dos registros e do- cumentos, e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto é auditoria:
	
	
	
	de Avaliação da Gestão.
	
	Operacional.
	
	de Acompanhamento da Gestão.
	 
	Contábil.
	
	Especial.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202871743)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O auditor foi indicado para auditar uma grande empresa multinacional, com filiais em todas as capitais brasileiras, porém, recusou a indicação por não se considerar capacitado em razão do alto grau de especialização requerida para executar o trabalho. Dessa forma o auditor agiu de acordo com:
	
	
	
	Com as normas técnicas do IBRACON
	
	Com as normas técnicas da CVM
	 
	Código de ética do contador
	
	Código de ética de auditoria
	
	Com os pronunciamentos do CPC
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202382724)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para o exercício da profissão, o auditor deve ter acesso a todos os documentos, fatos e informações da empresa. Assim, o sigilo deve ser mantido em diversas situações, exceto:
	
	
	
	Na relação entre o auditor e os demais terceiros.
	 
	Na relação entre o auditor e a Justiça.
	
	Na relação entre os auditores.
	
	Na relação entre os auditores e os órgãos fiscalizadores.
	
	Na relação entre o auditor e a entidade auditada.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202382253)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A utilização da auditoria traz vários benefícios para as entidades, exceto:
	
	
	 
	Redução de custos
	 
	Aplicação de sanções legais
	
	Reduzir erros e evitar fraudes
	
	Utilização racional dos recursos disponíveis
	
	Treinar as pessoas envolvidas nos processos
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202382293)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Planejamento da Auditoria é realizado objetivando, EXCETO:
	
	
	
	Adquirir conhecimento sobre natureza das operações, negócios e da organização
	
	Planejamento de horas de trabalho
	
	Determinar natureza, amplitude e data-base da auditoria
	 
	Aumentar os custos com o serviço a ser realizado
	
	Obter cooperação do pessoal da empresa
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202966257)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	UNIVAP (Exame de Suficiência ¿ CRC) Quanto ao Controle Interno, marque a alternativa INCORRETA:
	
	
	
	Os testes de observância consistem em o auditor confrontar os manuais internos com a prática existente na empresa, podendo assim trabalhar com segurança na observância de documentos e registros contábeis.
	
	São exemplos de confronto de ativos com os registros contábeis, a contagem de caixa e comparação com o saldo do razão geral, as conciliações bancárias e inventário físico de bens confrontado com os registros contábeis de cada um
	 
	Segregação de funções consiste em estabelecer que uma mesma pessoa pode ter acesso aos ativos e aos registros contábeis, pois essas funções são compatíveis.
	
	A conferência independente dos cálculos, a conferência da classificação contábil de todos os registros finais e a conferência independente do registro das transações contábeis são exemplos de amarração de sistema.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201203008052)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O responsável pela implantação do sistema de controle interno é:
	
	
	
	Auditor externo
	
	Auditor interno
	
	Contador da empresa
	
	O gerente de auditoria
	 
	Administração executiva da empresa
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202871756)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ao realizar, manualmente, uma contagem dos valores constantes no caixa da empresa cliente, para verificar uma possível inconsistência, o auditor executou um procedimento muito utilizado para as contas
do ativo. Esse procedimento chamado de:
	
	
	 
	Correlação de informações
	
	Teste de detalhes
	
	Investigação
	 
	Exame físico
	
	Observação
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202871758)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O auditor não obteve segurança suficiente em seus testes dos controles internos, assim, ele fez uma série de perguntas aos colaboradores da empresa auditada, visando auxiliar no esclarecimento das suas dúvidas. Ele aplicou o seguinte procedimento:
	
	
	
	Identificação
	
	Correlação de informações
	 
	Averiguação
	
	Autenticidade
	
	Exame dos registros auxiliares
SIMULADO 3
	1a Questão (Ref.: 201202401850)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São princípios contábeis enunciados pela Resolução CFC no 750/93, do Conselho Federal de Contabilidade:
	
	
	
	continuidade, prevalência da essência sobre a forma e tempestividade.
	 
	prudência, oportunidade e continuidade.
	
	registro pelo valor atualizado, regime de caixa e materialidade.
	
	entidade, competência e reavaliação de ativos.
	
	ajuste de bens ao valor de mercado, recuperação de despe- sas e uniformidade.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202389212)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O auditor externo que estava realizando o processo de auditoria na empresa Erfra S.A., constatou um desvio no processo de pagamento de funcionários. Funcionários demitidos continuavam na folha de pagamentos com contas bancárias de outras pessoas, para as quais eram efetuados os créditos. Neste caso, deve o auditor:
	
	
	 
	Comunicar a administração da entidade e sugerir medidas corretivas, informando sobre os possíveis efeitos no seu parecer, caso elas não sejam adotadas.
	
	Suspender os trabalhos por tratar-se de ponto de auditoria que limita a conclusão dos trabalhos, impedindo que o auditor externo possa emitir parecer ou opinião.
	
	Encerrar os trabalhos, emitindo parecer com abstenção de opinião fundamentada no desvio, incluindo parágrafo no parecer identificando os desvios e o montante estimado.
	
	Informar os responsáveis pela área para avaliação e verificação do processo, de forma a identificar os responsáveis pelo desvio, que deverão constar dos papéis de trabalho, sendo providenciado os procedimentos legais.
	
	Relatar em seus papéis de trabalho, informando a administração no encerramento do processo de auditoria e dependendo da relevância do desvio emitir parecer com ressalva ou adverso.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202382283)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre o sigilo profissional do auditor, é correto afirmar:
	
	
	
	Quando solicitado, mesmo que informalmente, pelo CFC / CRC, o auditor deve exibir as informações obtidas durante o seu trabalho
	 
	Quando autorizados, por escrito, pela entidade auditada, os auditores devem fornecer as informações solicitadas para o auditor independente que o suceder
	
	Não é necessário que exista sigilo profissional na execução dos trabalhos
	
	A pasta com as informações obtidas na realização dos trabalhos deve ser mantida na empresa auditada para que possa ser utilizada pelo auditor independente que o suceder
	
	Podem ser reveladas informações obtidas em função da realização dos trabalhos
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202541776)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação a auditoria operacional, indique a afirmativa incorreta:
	
	
	
	Efetua uma revisão minuciosa dos segmentos operacionais da organização
	
	Avalia os riscos inerentes as atividades da organização
	
	Avalia os sistemas de controles internos da organização
	 
	Atua para corrigir desperdícios ou atos de improbidade ou omissão
	
	Apresenta recomendações para melhorar a eficiência e eficácia da organização
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202382707)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que NÃO corresponde aos principais objetivos do Planejamento da Auditoria:
	
	
	 
	Obter conhecimento das atividades da entidade, para identificar eventos e transações relevantes, desde que NÃO afetem as demonstrações contábeis.
	
	Garantir o cumprimento do cronograma de serviços contratados com a entidade dentro dos prazos e compromissos previamente acordados.
	
	Identificar os problemas potenciais da entidade.
	
	Conhecer seus processos e normas referentes a sua atividade.
	
	Assegurar que as áreas importantes da entidade e os valores relevantes contidos em suas demonstrações contábeis recebam a atenção requerida.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202382262)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a organização das equipes de trabalho, é correto afirmar:
	
	
	
	A revisão do controle de qualidade do trabalho executado deve ser feito pelo auditor trainee durante a execução das atividades
	
	A equipe de trabalho não precisa incluir pessoa especialista em contabilidade ou auditoria para realizar procedimentos de auditoria para o trabalho
	
	Não é necessário que exista um responsável pelo trabalho e sua execução e pelo relatório de auditoria ou outros relatórios emitidos em nome da firma, qualquer pessoa que trabalhe na firma de auditoria pode ser esse responsável
	 
	Escolha das pessoas mais qualificadas para a realização do trabalho, com competência e habilidades apropriadas para: executar trabalhos de auditoria de acordo com as normas técnicas, exigências legais e regulatórias aplicáveis e possibilitar a emissão de relatório apropriado nas circunstâncias
	
	É o quadro técnico envolvidos na realização do trabalho, assim como qualquer pessoa contratada pela firma de auditoria ou uma firma da rede para executar procedimentos de auditoria no trabalho. Isso exclui especialistas externos contratados pela firma ou por uma firma da rede e os sócios
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201203008053)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Representa um dos principais objetivos da auditoria interna:
	
	
	
	Emitir opinião sobre as demonstrações financeiras
	
	Observar se os funcionários são competentes
	
	Autorizar as despesas para pagamento
	 
	Verificar se as normas internas estão sendo seguidas
	
	Preparar as normas internas da empresa
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201203008051)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O principal objetivo do auditor independente na avaliação do controle interno é:
	
	
	
	Observar se os empregados seguem as normas internas da empresa
	 
	Estabelecer a extensão dos testes de auditoria
	
	Verificar se a empresa já foi auditada em anos anteriores
	
	Determinar se a empresa é lucrativa
	 
	Verificar se não há fraudes
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202871512)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação aos procedimentos de auditoria, assinale a alternativa incorreta:
	
	
	
	Permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião
	
	Cabe ao auditor definir a extensão e a profundidade da sua aplicação
	 
	Não estão previstos no planejamento de auditoria
	
	São importantes ferramentas de trabalho para o auditor
	
	A escolhas de quais serão utilizados variam de acordo com as características do trabalho.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202871762)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Durante o processo de auditoria em determinada empresa, o auditor percebeu uma divergência entre o total constante no documento de rescisão de um colaborador da empresa auditada e o valor de pagamento constante na conciliação bancária. Para a eliminar o problema o auditor refez os cálculos do documento de rescisão, em um procedimento conhecido como:
	
	
	
	Averiguação
	 
	Exame físico
	 
	Conferencia dos cálculos,
	
	Exame dos registros auxiliares
	
	Inspeção dos
documentos
Aula 6
	1a Questão (Ref.: 201203016771)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Elementos utilizados pelo auditor no registro das as evidências, mediante observação, inspeção, indagação e investigação, obtidas ao longo da execução do serviço de Auditoria:
	
	
	
	Procedimentos de auditoria
	
	Testes de observância
	 
	Papéis de trabalho
	
	Programa de trabalho
	
	Testes de substantivos
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201203016769)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Assinale a alternativa incorreta sobre os papéis de trabalho da auditoria:
	
	
	 
	São preparados antes do planejamento de auditoria
	 
	Por serem confidenciais são de propriedade da empresa auditada
	
	Constituem a evidência do trabalho do auditor
	
	Contém provas e informações levantadas pelo auditor
	
	Devem ser arquivados por, pelo menos, cinco anos
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201203016947)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Assinale a opção que NÃO se constitui em regra básica que deve ser observada na elaboração dos papéis de trabalho:
	
	
	
	Os papéis de trabalho devem ser limpos, claros e evidenciar a obediência às normas de auditoria
	
	Os papéis de trabalho devem ser concisos, limpos, claros e sem erros matemáticos e objetivos
	 
	Os papéis de trabalho devem incluir todos os dados pertinentes, inclusive os irrelevantes
	
	Os papéis de trabalho devem ser limpos, claros, corretos e sem erros matemáticos
	
	Os papéis de trabalho devem ser limpos, claros, corretos e elaborados de forma sistemática e racional
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201203016763)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Um dos principais objetivos dos papéis de trabalhos de auditoria é:
	
	
	 
	Fornecer prova documental da opinião do auditor independente
	
	Fornecer dados para a empresa elaborar as demonstrações financeiras.
	
	Atender às exigências da CVM
	
	Ajudar a empresa na maximização de seus lucros.
	
	Determinar o grau de envolvimento da auditoria interna, se existente.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201203016767)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em relação aos papéis de trabalho de auditoria é correto afirmar:
	
	
	
	Não são colocados à disposição da empresa auditada sob nenhuma hipótese
	
	Só podem ser arquivados em forma de papel
	
	Não são relevantes para fundamentar a opinião do auditor independente
	 
	É decisão do auditor quais os documentos da empresa auditada comporão os papéis de trabalho
	 
	A Carta de Responsabilidade da Administração não é um papel de trabalho
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201203016945)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Assinale a opção que NÃO se relaciona com os papéis de trabalho utilizados pelo auditor independente no transcorrer dos seus trabalhos:
	
	
	
	Os papéis de trabalho são confidenciais
	 
	Os papéis de trabalho devem ser mantidos em arquivos, no máximo, por 2 anos
	
	Os papéis de trabalho são o conjunto de documentos e apontamentos do auditor
	
	Os papéis de trabalho constituem a evidência do trabalho executado pelo auditor
	
	Os papéis de trabalho contêm informações e provas levantadas pelo auditor independente
Aula 7
	1a Questão (Ref.: 201202965348)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Para reduzir as suas despesas a empresa Boas Vendas Ltda. extinguiu o Depto. de Contas a Pagar e os pagamentos das compras passaram a ser efetuados diretamente pelo depto. de compras. Esse procedimento está em desacordo com a medida de eficácia do controle interno chamada de:
	
	
	
	Evidenciação
	
	Atribuição
	 
	Segregação
	
	Confirmação
	 
	Repartição
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202965357)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Os testes de observância tem a finalidade de:
	
	
	
	Estabelecer as normas para a implantação dos controles internos na empresa
	
	Garantir que os administradores da empresa estejam implantando os sistemas de controles internos
	
	Assegurar que as demonstrações contábeis sejam apresentadas a todos os usuários
	
	Confirmar se as normas e procedimentos da empresa foram estabelecidos e previstos em seus manuais
	 
	Evidenciar se os procedimentos estabelecidos pela empresa estão funcionando e sendo cumpridos na prática
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202965339)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Para a realização da contagem de caixa, o auditor deve tomar todos os cuidados necessários para que o resultado seja válido. Qual a opção que representa falta de cuidado do auditor:
	
	
	
	A Realização de contagem sem prévio aviso
	
	Certificar-se do número de caixas existentes na empresa
	
	Obter declaração formal de devolução dos numerários contados
	
	Anotações da contagem em papel de trabalho
	 
	Dispensar a presença do responsável pelo caixa, no ato da contagem
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201203016865)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Durante uma auditoria do ativo imobilizado, móveis e utensílios, em uma empresa industrial, o auditor constatou que a taxa de depreciação utilizada para depreciação dos bens, que deveria ser de 5% ao ano, foi cadastrada como 10% ao ano. Assim o auditor concluiu:
	
	
	
	A conta de Depreciação Acumulada, no período, está subavaliada
	
	A Despesa de Depreciação, no período, está zerada
	
	A Depreciação Acumulada está com o saldo acumulado correto
	 
	A Despesa de Depreciação, no período, está superavaliada
	
	A conta de Estoque de Produtos Acabados, no período, está subavaliada
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201203016869)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O procedimento de auditoria chamado inspeção física é realizado por meio da contagem de numerário. Este é um procedimento básico de auditoria aplicável à verificação em conta do:
	
	
	 
	Ativo Circulante
	 
	Ativo Imobilizado
	
	Passivo Exigível a Longo Prazo
	
	Ativo Realizável a Longo Prazo.
	
	Passivo Circulante
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201203016884)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A circularização é um procedimento de auditoria que, quando aplicado à área de contas a receber, visa confirmar:
	
	
	
	A existência física do documento gerador do fato
	 
	O saldo apresentado pela empresa no cliente
	 
	A existência física do bem da empresa
	
	Os cálculos efetuados pelo auditor
	
	A existência de duplicatas descontadas
Aula 8
	1a Questão (Ref.: 201203016892)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A amostragem em auditoria está dividida em dois tipos:
	
	
	
	Por julgamento e não estatística
	
	Experimental e não experimental
	 
	Estatística e não estatística
	
	Subjetiva e experimental
	
	Probalística e amostral
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201203016900)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Quando seleciona uma amostra, o auditor não leva em consideração:
	
	
	
	A aleatoriedade
	
	A casualidade
	
	A sistematização
	 
	A experiência
	 
	A materialidade
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201203016908)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Risco de amostragem em auditoria é o risco de que a conclusão do auditor, com base em amostra, pudesse ser diferente se toda a população fosse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria. Uma das conclusões erradas às quais o risco de amostragem
pode levar é:
	
	
	
	Avaliar os estoques por meio de inventário, onde não seja identificada distorção relevante, quando, de fato, ela não existe
	
	Desconsiderar fatos e circunstâncias não significativos
	
	Julgar desnecessária a permissão ao auditor pela administração, para se comunicar com a consultoria jurídica externa da entidade
	
	Considerar o registro de informações, no qual a relevância não seja comprovada
	 
	Considerar os controles mais eficazes do que realmente são, em razão de não ser identificada distorção relevante, quando, na verdade, ela existe
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201203016901)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Na aplicação da técnica de amostragem estatística em testes substantivos é correto afirmar que: quanto menor o tamanho da amostra:
	
	
	 
	Maior será o erro tolerável
	 
	Menor será a taxa de desvio aceitável
	
	Maior será a taxa de desvio aceitável
	
	Menor será a quantificação do erro tolerável
	
	Menor será o erro tolerável
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201203016898)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Qual das alternativas abaixo não está relacionada a determinação da amostra em auditoria:
	
	
	
	População
	 
	Sequencia
	
	Tamanho
	
	Erro tolerado
	
	Erro esperado
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202401869)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O risco de auditoria é uma função dos riscos de
	
	
	
	materialidade e de independência profissional.
	
	julgamento e de confidencialidade.
	
	detecção e de controle acionário.
	
	fraude e de formação profissional.
	 
	distorção relevante e de detecção.
Aula 9
	1a Questão (Ref.: 201203016941)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Durante a revisão final dos trabalhos de auditoria devem ser considerados os seguintes pontos, EXCETO:
	
	
	
	Análise das contas
	
	Ajustes propostos
	 
	Elaboração do relatório da auditoria independente
	
	Abrangência dos programas
	
	Conclusões anotadas
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201203016942)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	As indicações básicas necessárias aos procedimentos utilizados na revisão final de auditoria estão estabelecidas:
	
	
	
	Nos relatórios auxiliares de auditoria
	
	Na carta de responsabilidade da administração
	
	No relatório da auditoria independente
	 
	No programa de auditoria
	
	No planejamento de auditoria
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201203016943)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A carta de responsabilidade da administração é:
	
	
	
	Um instrumento que isenta o auditor de quaisquer responsabilidades sobre informações não prestadas pela empresa ou por sua administração, inclusive com relação ao tratamento das contingências
	 
	Uma confirmação das informações e dados fornecidos ao auditor, as bases de preparação, apresentação e divulgação das demonstrações contábeis submetidas à auditoria
	
	Uma declaração de responsabilidade sobre os processos e procedimentos da empresa, garantindo que as operações executadas pela empresa estão dentro das normas de auditoria geralmente aceitas
	 
	A certificação pela administração que a auditoria foi realizada adequadamente e que as demonstrações representam a posição financeira e econômica da empresa
	
	A aprovação pela empresa de que todos os princípios contábeis foram atendidos e que a responsabilidade dos controles internos e sua aplicação é de responsabilidade da auditoria interna
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202965396)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Descreve, em detalhes, os procedimentos de auditoria a serem aplicados durante os trabalhos de campo:
	
	
	
	Papéis de trabalho
	 
	Programa de auditoria
	
	Carta de responsabilidade
	
	Plano de trabalho de campo
	
	Contrato de prestação de serviços de auditoria
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202965451)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A carta de responsabilidade da administração deve ser emitida com a data:
	
	
	
	Do último dia do trabalho de campo do auditor independente
	
	Da entrega do relatório dos auditores independentes à administração
	
	Da publicação das demonstrações contábeis
	
	Do período findo a que se referem as demonstrações contábeis
	 
	Do relatório dos auditores independentes
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202382314)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O objetivo da ______________________ é detectar e analisar situações anormais e significativas constatadas nas Demonstrações Contábeis, mais precisamente no Balanço Patrimonial e na Demonstrações do Resultado do Exercício
	
	
	
	Papéis de Trabalho
	
	Procedimentos de Auditoria
	
	Programas de Auditoria
	
	Planejamento da Auditoria
	 
	Revisão Analítica
10
	1a Questão (Ref.: 201203016941)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Durante a revisão final dos trabalhos de auditoria devem ser considerados os seguintes pontos, EXCETO:
	
	
	
	Análise das contas
	
	Ajustes propostos
	 
	Elaboração do relatório da auditoria independente
	
	Abrangência dos programas
	
	Conclusões anotadas
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201203016942)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	As indicações básicas necessárias aos procedimentos utilizados na revisão final de auditoria estão estabelecidas:
	
	
	
	Nos relatórios auxiliares de auditoria
	
	Na carta de responsabilidade da administração
	
	No relatório da auditoria independente
	 
	No programa de auditoria
	
	No planejamento de auditoria
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201203016943)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A carta de responsabilidade da administração é:
	
	
	
	Um instrumento que isenta o auditor de quaisquer responsabilidades sobre informações não prestadas pela empresa ou por sua administração, inclusive com relação ao tratamento das contingências
	 
	Uma confirmação das informações e dados fornecidos ao auditor, as bases de preparação, apresentação e divulgação das demonstrações contábeis submetidas à auditoria
	
	Uma declaração de responsabilidade sobre os processos e procedimentos da empresa, garantindo que as operações executadas pela empresa estão dentro das normas de auditoria geralmente aceitas
	 
	A certificação pela administração que a auditoria foi realizada adequadamente e que as demonstrações representam a posição financeira e econômica da empresa
	
	A aprovação pela empresa de que todos os princípios contábeis foram atendidos e que a responsabilidade dos controles internos e sua aplicação é de responsabilidade da auditoria interna
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202965396)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Descreve, em detalhes, os procedimentos de auditoria a serem aplicados durante os trabalhos de campo:
	
	
	
	Papéis de trabalho
	 
	Programa de auditoria
	
	Carta de responsabilidade
	
	Plano de trabalho de campo
	
	Contrato de prestação de serviços de auditoria
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202965451)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A carta de responsabilidade da administração deve ser emitida com a data:
	
	
	
	Do último dia do trabalho de campo do auditor independente
	
	Da entrega do relatório dos auditores independentes à administração
	
	Da publicação das demonstrações contábeis
	
	Do período findo a que se referem as demonstrações contábeis
	 
	Do relatório
dos auditores independentes
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202382314)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O objetivo da ______________________ é detectar e analisar situações anormais e significativas constatadas nas Demonstrações Contábeis, mais precisamente no Balanço Patrimonial e na Demonstrações do Resultado do Exercício
	
	
	
	Papéis de Trabalho
	
	Procedimentos de Auditoria
	
	Programas de Auditoria
	
	Planejamento da Auditoria
	 
	Revisão Analítica

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais