Buscar

Portifolio Individual2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
análise e desenvolvimento de sistemas
Rayanne layslla gomes giacomini
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Governador Valadares-MG
2015
RAYANNE LAYSLLA GOMES GIACOMINI
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Trabalho interdiciplinar Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Interação Humano-Computador, Sistemas de Computação e Informação, Segurança da Informação e Ética, Política e Sociedade.
Prof. Merris Moze
Marco Hisatomi
Adriane Loper
Tiaraju Dal Pozzo Pez
Governador Valadares-MG
2015
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO.................................................................................. 4
2 OBJETIVO ....................................................................................... 5
3 PESQUISA....................................................................................... 6
3.1 Balaio de Gato .............................................................................. 6
3.1.2 Rede Social dos Livros .............................................................. 6
3.2 Medidas de Segurança ................................................................. 7
3.3 Temas para Criação de uma Empresa ......................................... 8
3.3.1 Humanização ............................................................................. 8
3.3.2 Relacionamento Interpessoal .................................................... 8
3.3.3 Ética ........................................................................................... 9
3.4 Como o sistema irá atender todos os níveis da organização ....... 10
4 CONCLUSÃO................................................................................... 12
5 REFERENCIAS ............................................................................... 13
1 INTRODUÇÃO
Nesta atividade, definiremos como deve ser o sistema que atenderá a uma empresa de locação de livros online. Este sistema deverá estar compatível com certos princípios dos tempos atuais que tratam de como a tecnologia deve levar em consideração o fato de que atenderá seres humanos, logo, a relação interpessoal, ética e humanização devem ser levadas em consideração, assim como a segurança dos dados do cliente e da empresa.
2 OBJETIVO 
Deveremos através de pesquisa em dois sites existentes na web, definir o que funciona e o que não funciona para este determinado ambiente. Descobriremos os pontos fracos que devemos evitar e também os pontos fortes que devemos levar em consideração enquanto exemplo quando desenvolvendo nossa própria solução para nossa locadora online. Esses pontos, tanto negativos, quanto positivos serão analisados levando em consideração a segurança de dados, técnicas de IHC e a relação entre a tecnologia e os princípios da humanização, ética e relacionamento interpessoal. 
3 PESQUISA
3.1 Balaio de Gato
 A primeira locadora de livro a ser avaliada, foi a Balaio de Gato,
http://www.balaiodegatolivros.com.br . Balaio de Gato foi a primeira locadora de livros de Sorocaba. Inaugurada 13/01/2006 por Juliana e Maria Helena, iniciaram suas atividades com um acervo de 250 títulos, e hoje tem mais de 2.000 títulos. Balaio de Gato Livros - (15) 3023-3220 - Sorocaba/SP
 O site conta com um sistema de pesquisa de fácil acesso, que permite pesquisar por título, gênero, autor e editora. Ao abrir um livro o site mostra sua sinopse, autor e código do livro. Também tem avaliações dos usuários de cada livro, sendo isso um ponto muito importante nas “compras web” hoje em dia. Outro ponto muito interessante no Balaio de Gato são as notícias, o site disponibiliza as ultimas noticias relacionadas aos autores, títulos e prêmios. 
 O site da Balaio poderia ter um layout mais agradável, utilizando novos recursos de design, também poderia mostrar o valor da locação dos livros.
3.1.2 Rede Social dos Livros
 A segunda locadora selecionada foi a Locadora de Livros Colaborativa - Rede Social dos Livros. http://www.locacaodelivros.com.br Essa locadora e bastante interessante Todos os livros da Locadora de Livros são de propriedade dos leitores que, de forma livre e espontânea, colaboram e compartilham os seus livros particulares para serem divulgados e alugados entre os leitores cadastrados na Locadora de Livros. A Locadora de Livros não compra e nem vende livros, apenas gerencia o compartilhamento dos livros alugados de propriedade dos próprios leitores. O mais interessante dessa locara e que facilita a vida dos amantes dos livros, além de poderem locar livros de diversos segmentos por um preço bem bacana, a pessoa cadastrada também pode colocar seus livros para locação, e gerando um ganho extra. 
 Um dos pontos negativos da Locadora de Livros Colaborativa, e a aparência e desorganização do site. Sem contar com um sistema de busca acaba sendo complicado encontrar seus títulos favoritos. 
3.2 Medidas de Segurança
A segurança visa proteger ativos de uma empresa ou indivíduo, com base na preservação de três princípios básicos: a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações. Uma Locadora de Livros online, é um ambiente virtual que lida com dados pessoais de clientes e empresas relacionadas, por tanto não há dúvida de que precisamos de segurança deve ser uma preocupação. Tomar medidas de segurança para o servidor desse ambiente virtual onde está hospedado o site, medidas físicas como um local climatizado e seguro, com plano de combate a incêndio. Também medidas de segurança na parte do software como por exemplo um bom firewall, antivírus de boa qualidade que o proteja de maneira constante e continua.
3.3 Temas para Criação de uma Empresa
3.3.1 Humanização
 No dicionário formal, Humanização é a ação ou efeito de humanizar, de tornar humano ou mais humano, tornar benévolo, tornar afável.
 A humanização é um processo que pode ocorrer em qualquer empresa. Quando adotado a humanização, cria-se condições melhores para os trabalhadores de uma empresa ou utilizadores de um serviço ou sistema.
 O processo de humanização implica na evolução do ser humano, pois tentamos aperfeiçoar as nossas aptidões através da interação com o seu meio envolvente. A boa comunicação e paciência são as ferramentas de grande importância na humanização.
3.3.2 Relacionamento Interpessoal 
 No dicionário formal, Relacionamento interpessoal é um conceito do âmbito da sociologia e psicologia que significa uma relação entre duas ou mais pessoas. Este tipo de relacionamento é marcado pelo contexto onde ele está inserido, podendo ser um contexto familiar, escolar, de trabalho ou de comunidade. O conceito de relação social, da área da sociologia, foi estudado e desenvolvido por Max Weber.
 Relacionamento interpessoal no trabalho, é de extrema importância. Um relacionamento positivo com todos os envolvidos na organização, contribui para um ambiente agradável, resultando em aumento de produtividade. Esse relacionamento saudável e alcançado quando as pessoas conhecem a si mesmas, quando são capazes de se colocar no lugar do próximo, quando são reconhecidas pelo serviço prestado, quando suas opiniões são levadas em consideração.
 
3.3.3 Ética
 
 No contexto filosófico. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”.
 Ser ético e agir dentro dos padrões, proceder conforme as leis, e não prejudicar o próximo. Ter ética é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade que se vive. Ética profissional é cumprir todas as atividades de sua função, seguindo os
princípios e politicas da empresa e sociedade. Cada organização tem seu próprio código de ética, que pode variar de empresa para empresa. No entanto existem elementos da ética profissional que são fundamentais para qualquer ramo de atividade. Sendo elas, honestidade, responsabilidade e competência. 
3.4 Como o sistema irá atender todos os níveis da organização 
Após o levantamento das informações do cenário Nossa Locadora de Livros, podem ser aplicados esses dois tipos de sistemas: SIO (sistema de informação operacional) e SIG (sistema de informação gerencial).
	De acordo com o site Team Software, o SIO é:
Um sistema formado por operações rotineiras; normalmente trabalha com um grande volume de operações de entrada e saída.
Exemplos: formulários de cadastros, relatórios de conferência de dados, listagens, consultas e modificações de dados.
	Sendo assim, para uma melhor realização de todos os trabalhos rotineiros da locadora, tais como, formulários, cadastros de clientes, cadastro de livros, lançamento de notas, controle da biblioteca, entrada e saída de títulos, entre outros, se faz necessária à implantação do SIO.
 Para auxiliar na tomada de decisões da locadora se faz necessária a implantação do SIG. Esse sistema transforma os:
Dados provenientes dos sistemas de informação operacional da organização, agrupando-os para facilitar a tomada de decisão pelo corpo gerencial. Proporcionam aos gerentes relatórios e acessos on-line para verificação do desempenho atual e registros históricos da empresa. (Perini, Luís Cláudio – 2010)
	Com o levantamento e agrupamento dos dados torna-se mais fácil na hora da organização tomar determinadas decisões.
 Levando em consideração que Nossa Locadora de Livros está abrindo uma filial em outro estado. Sendo assim, podemos notar a importância de um SIO para a locadora. Como gerenciar todas filiais? Com um sistema de informação operacional. Pois, todas as informações necessárias para a empresa estarão disponíveis e organizados de modo a auxiliar seus trabalhos. Para isso ela utilizará o sistema de informação gerencial (SIG). Com a implantação desse sistema a locadora poderá analisar todos os dados obtidos pelo SIO e tomar decisões voltadas para a melhoria de seus trabalhos.
Estratégico: Os conceitos chave na gestão estratégica de empresas são: Estabelecer objetivos estratégicos específicos que possam melhorar a posição da companhia, em oposição a objetivos genéricos, como o aumento de lucro ou redução de custos. Avaliação da performance em termos dos objetivos estabelecidos, e disponibilização da informação a quem toma as decisões estratégicas. 
Neste sentido podemos afirmar que o sistema de informação gerenciais podem, sob determinadas condições, trazer alguns benefícios para as empresas:
Redução dos custos das operações;
Melhoria no acesso às informações, propiciando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço;
Melhoria de produtividade, tanto setorial quanto global;
Melhor interação com seus fornecedores;
A nível operacional, a maioria dos sistemas neste nível são característicos pela existência de muitos formulários de cadastros, relatórios e outras operações rotineiras. 
 
4 CONCLUSÃO
Vivemos em um mundo onde a tecnologia deve andar sempre lado a lado com os princípios humanos. Ao se planejar um sistema de automação empresarial, precisamos manter em mente o fato de que seres humanos estarão interagindo com esse sistema, logo, um sistema deve permitir um bom relacionamento interpessoal e não se esquecer da importância da ética e segurança de dados.
Um sistema apenas tecnicamente eficaz não mais atende o empreendedor ou o cliente dos dias de hoje. Uma experiência agradável aos olhos, de fácil entendimento e que passe para o usuário a sensação de conforto e segurança é o que se deve buscar em um sistema para os dias de hoje.
5 REFERENCIAS 
Ética, política e sociedade/ Fabio Roberto Tavares, Marcia Bastos de Almeida, Sergio de Góes Barboza. – Londrina: Editora e distribuidora Educacional S.A., 2014. 192p.
Gestão de sistemas de informação/ Luis Claudio Perini, Bruno Cezar Scaramuzza, nadia Brunetta.- São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. 177p.
Interação Humano-Computador / Everson Matias da Morais; Adriane Aparecida Loper – Londrina: Unopar, 2014, 160p.
Segurança da Informação / Erika Coachman. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. 177 p.
Site de Significados acessado várias vezes durante o desenvolvimento. Disponível em: http://www.significados.com.br
Site portal da Educação. Acessado em 05/11/2015
http://www.portaleducacao.com.br/iniciacao-profissional/artigos/62916/alguns-principios-sobre-etica-profissional 
Trabalho sobre engenharia de requisitos. Autor Ricardo de Almeida Falbo. Acessado em 02/11/2015. 179 p. Disponível em:
http://www.inf.ufes.br/~falbo/files/Notas_Aula_Engenharia_Requisitos.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais