Buscar

ATIVIDADE ESTRTURADA - EAD - CARGOS E SALÁRIOS - 2015.1

Prévia do material em texto

Gestão de Recursos Humanos
	NOME DA DISCIPLINA:
	ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	 
	CÓDIGO:
	 GST0068
	
TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS
	ATIVIDADE: 
 Existem vários métodos para análise e descrição de cargos, a saber: observação direta, questionário, entrevista direta, métodos mistos. A utilização dos resultados da análise de cargos é ampla: ela constitui a base para o recrutamento e seleção de pessoal, levantamento de necessidades de treinamento, definição de programas de treinamento, planejamento da força de trabalho,avaliação de cargos para efeito de faixas salariais, projeto de equipamento e métodos de trabalho. Quase todas as atividades de RH baseiam-se em informações proporcionadas pela análise dos cargos. 
	OBJETIVO:
	- Capacitar o corpo discente a descrever e analisar um cargo. Em outras palavras identificar o conteúdo do cargo (aspectos intrínsecos) e analisar o cargo em relação aos requisitos que ele impõe ao seu ocupante (aspectos extrínsecos). Enquanto a descrição se preocupa com o conteúdo do cargo (o que o ocupante faz, quando faz, como faz e por que faz), a análise estuda e determina todos os requisitos qualitativos, responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo para o seu adequado desempenho.
	
	
	
	
	COMPETÊNCIAS/HABILIDADES: 
	
COMPETÊNCIAS 
- Compreender as fases de análise e descrição de cargos. 
HABILIDADES 
- Agir com rapidez, inovação, criatividade e pro atividade no desenvolvimento de ações que estão relacionadas com os aspectos ligados ao Plano de Cargos e Salários, especialmente a descrição e análise de cargos. 
- Identificar as áreas de requisitos e seus fatores de especificação.
	
	
	
DESENVOLVIMENTO:
	Descrição de Cargos 
 A fase de descrição dos cargos envolve a redação das funções segundo determinados critérios. Descrever um cargo, em linhas gerais, significa definir o escopo ou abrangência deste cargo, bem como os requisitos básicos de qualificação. A descrição dos cargos representa a fase em que se dá visibilidade ao conjunto de funções componente de cada cargo da Empresa. Atualmente as descrições estão focadas, predominantemente, nos objetivos do cargo e não mais nos detalhes das funções (o que, como e para que). A descrição contém ainda o título e a síntese do cargo, os requisitos básicos de qualificação (escolaridade, formação, experiência, idioma, cursos e conhecimentos adicionais, entre outros), o CBO (código brasileiro de ocupação) e a classificação interna do cargo. 
Análise de Cargos
 A análise de cargos é a atividade que envolve observar se as funções, componentes de um determinado cargo, são relativamente homogêneas entre si, particularmente quanto aos aspectos ligados à responsabilidade, complexidade e requisitos básicos. Esta fase se destina a analisar as funções identificadas na fase anterior, buscando-se a compreensão das atividades levantadas, as interfaces entre os diversos segmentos internos, os níveis de responsabilidade e autonomia, as hierarquias definidas internamente, entre outras questões. 
O aluno deverá escolher um dentre os diversos cargos administrativos existentes em uma empresa e realizar a descrição e análise deste cargo, utilizando o modelo de formulário que consta no item PRODUTO / RESULTADO.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
PRODUTO/RESULTADO: Análise e Descrição de cargos.
	
Modelo:
Descrição de Cargo e Análise de Cargo
TÍTULO DO CARGO Recepcionista 
DATA
15/09/2015
CBO:
4221-05
SETOR / SEÇÃO GEADM
 
PARTE I – Descrição Sumária:
Executar serviços de recepção de pessoas, correspondências e documentos, verificando sua origem ou pretensão, carimbando ou anotando dados fornecendo o atendimento ou o tratamento adequados, visando prestar ou obter informações, transmitir recados ou encaminhar pessoas, papeis ou pequenas encomendas aos locais ou as pessoas procuradas. 
PARTE II – Descrição do Cargo:
 
Atender as pessoas que se dirigem a empresa, procurando identificá-los, averiguando suas pretensões, para prestar-lhes as informações convenientes, ou encaminhá-los as pessoas ou aos locais procurados;
Manter controle sobre a entrada ou saída de visitantes, documentos, encomendas, materiais ou equipamentos de escritório, anotando e/ou conferindo dados pessoais ou comerciais pertinentes, observando as autorizações cabíveis, para fins de registros ou comprovação;
Receber e distribuir correspondências e transmitir recados, aproveitando-se do trânsito de pessoas pela portaria, visando atender estas necessidades;
Receber e transferir ligações e recados, quando dos impedimentos da telefonista;
Exercer funções de vigilância na portaria, mantendo fechada a entrada principal, observando e informando a movimentação de pessoas suspeitas, manejando ou acionando dispositivos de segurança (fechaduras, alarmes, etc), para manter a ordem e a segurança nas dependências da empresa;
Manter controle de registros diversos, anotando informações de rotina, observando normas internas ou instruções recebidas, para atender as necessidades;
PARTE III – Análise do Cargo:
Requisitos Mentais: Trabalho rotineiro, exigindo de seu ocupante presteza, cortesia, percepção acurada e boas condições de relacionamento com o público.
Requisitos Físicos: Sexo Feminino
Responsabilidades Envolvidas: Executar outras tarefas de mesma natureza e complexidade, a critério de seu superior. 
Condições de Trabalho: Trabalha internamente, em horário comercial, em ambiente de Portaria.
Elaborado por: Rachel Fraia Marques de Oliveira
Aprovado por:

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes