Buscar

eti aula 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ética
Aula 10
O Projeto Ético-Político do Serviço Social
Nesta aula, vamos realizar uma reflexão sobre o Projeto Ético  Político do Serviço Social. 
 
Onde podemos encontrar o Projeto Ético-Político do Serviço Social? Em qual documento ele está escrito ? 
 
Muitas pessoas pensam que o Projeto Ético-Político é algum documento, o que é um grande equívoco, pois ele deve ser compreendido como o projeto profissional do Serviço Social, ou seja, uma proposta mais ampliada para a profissão.
O professor e assistente social Marcelo Braz Moraes dos Reis (2008, p. 79)  nos apresenta a seguinte reflexão: 
“Mas, afinal o que é o Projeto ético – político profissional do Serviço Social ? Qual a sua posição diante da  ordem social ”
“Não há dúvidas que o Projeto ético – político do Serviço Social brasileiro  está vinculado a um projeto de transformação da sociedade. Esta vinculação se dá pela própria exigência que a dimensão política da intervenção social impõe. Ao atuarmos no movimento contraditório das classes, acabamos por imprimir uma direção social às nossas ações profissionais que favorece a um ou outro projeto societário”.
É importante você saber, como afirma o autor, que: 
“Os interesses particulares  escolhas de determinados grupos sociais, como o dos assistentes sociais não existem independentemente dos interesses mais gerais  que movem a sociedade. Os projetos societários estão presentes na dinâmica  de qualquer  projeto coletivo, inclusive no Projeto ético – político do Serviço Social”.
Você percebeu a relação que existe entre um projeto profissional e os projetos societários?
Mas, o que são projetos societários ?
PROJETOS SOCIETÁRIOS 
• Apresentam maior abrangência;
• Estão presentes na dinâmica do Projeto Ético  Político da profissão;
• Compreendem aqueles projetos que apresentam uma imagem de sociedade a ser construída, que reclamam determinados valores para justificá-la e que privilegiam certos meios (matérias e culturais) para concretizá-la.
“Em sociedade como a nossa, os projetos societários são, simultaneamente, projetos de classe, ainda que refratando mais fortemente determinações de outra natureza (de gênero, culturais, étnicas, etárias etc.) As transformações atualmente em curso na ordem capitalista não tem reduzido o peso das classes sociais e seu antagonismo na dinâmica da sociedade, como constataram, entre outros”. (ANTUNES (1995); HARVEY (1996).
Os Projetos Societários Envolvem uma dimensão política, isto é, relações de poder:
ATENÇÃO: Não confundam dimensão política com política partidária.
Dimensão política refere-se às relações de poder entre classes em disputa. Esta dimensão não pode ser diretamente identificada a posicionamento partidário, ainda que se leve em conta que os partidos políticos sejam instituições indispensáveis para a organização democrática da vida social.
Agora que você já sabe o que são projetos societários, vamos estudar  o que são os projetos profissionais?  
PROJETOS PROFISSIONAIS 
ETHOS PROFISSIONAL – tomada de posição em relação aos projetos societários/ethos social.
• Expressa o posicionamento e compromisso político da categoria profissional com determinados valores e princípios  assentados em referências teóricas que fundam a vontade política dos agentes profissionais.
• Projetos coletivos que dizem respeito às profissões – não a quaisquer profissões, mas aquelas que reguladas juridicamente, supõem uma formação teórica e/ou técnico-interventiva, em geral de nível acadêmico/superior. 
• São dinâmicos e mudam conforme as manifestações das questões sociais objeto sobre o qual o Serviço Social intervém.
• Variam de acordo com as mudanças sociais, políticas, históricas e culturais.
• O projeto profissional é um universo heterogêneo – as pessoas que integram a categoria profissional são diferentes.
O que determinou a ruptura do Serviço Social com um projeto conservador de sociedade?
Desde a sua gênese até os anos 70, o Serviço Social manteve-se atrelado a um projeto conservador de sociedade. Foi somente a partir da década de 70 que a categoria profissional começa a explicitar  a sua opção pela classe trabalhadora, o que se consolidará nas décadas seguintes.
Neste momento do estudo, é importante você conhecer aspectos sociais, históricos e políticos que foram determinantes para a construção do Projeto Ético-Político do Serviço Social.
Construção se inicia no final da década de 70 
• A recusa e crítica ao conservadorismo profissional.
• Ruptura com o monopólio do conservadorismo.
“ A luta contra a ditadura e a conquista da democracia possibilitaram o rebatimento, no interior da categoria profissional, da disputa entre projetos societários diferentes – projetos que se confrontavam no movimento  das classes socais . As aspirações democráticas  e populares, irradiadas  a partir dos interesses dos trabalhadores, forma incorporadas e até intensificadas pelas vanguardas do Serviço Social. Pela primeira vez, no interior da categoria profissional, rebatiam projetos  societários distintos daqueles  quer atendiam aos interesses das classes e camadas dominantes. Não é preciso dizer também que este rebatimento não foi idílico: acarretou polêmicas e diferenciações na categoria – o que aliás, é uma própria e saudável implicação da luta de ideias” (NETTO,1999, p.101).
• Cursos de pós-graduação (acumulação teórica).
• Redemocratização (conquistas de direitos cívicos e sociais).
• Ressignificação das modalidade práticos-interventivas tradicionais
• Movimento de Reconceituação. 
• Mudanças nos paradigmas teóricos e metodológicos do Serviço Social.
• Aproximação do Serviço Social com o Materialismo Histórico e Dialético (Teoria social de Marx).
Avanço nos anos 80 
• Código de Ética de 1986.
• Avanço na produção teórica.
• CFAS – Conselho Federal de Serviço Social, hoje CEFESS. 
• Constituição de 1988
Consolidação nos anos 90
• O novo ethos profissional  conquistam hegemonia no interior da categoria profissional.
• Envolvimento de segmentos cada vez maiores da categoria nos fóruns de debate, nos espaços de discussão, nos eventos profissionais (Congressos Brasileiros de Assistentes Sociais).
• Sintonia com os (movimentos das classes sociais) da sociedade brasileira.
1993 - Código de Ética
PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL 
A UNIDADE NA DIVERSIDADE
A partir de quais aspectos os profissionais do Serviço Social podem ser considerados diferentes?
• Eles são diferentes, porque possuem condições intelectuais distintas, comportamentos e preferências teórico, ideológicas e políticas variadas.
CATEGORIA PROFISSIONAL
   
A UNIDADE NA DIVERSIDADE
UM ESPAÇO PLURAL 
  
Projetos diferentes no interior da categoria profissional.
Sobre as diferenças teóricas e metodológicas, não se esqueça do 7º. princípio do Código de Ética profissional:
“Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual”.
Como equacionar as divergências entre projetos societários e projetos profissionais em confronto?
A categoria profissional  uma unidade não – indenitária, uma unidade  de elementos diversos, nelas estão presentes projetos individuais e societários  diversos e, portanto, ela é um espaço plural do qual podem surgir  projetos   profissionais diferentes” (NETTO,1988, p. 96 ).
Nesta discussão sobre a posição que os projetos profissionais ocupam na ordem social, é preciso  que você compreenda que o Projeto Ético-Político do Serviço é um projeto que nega o conservadorismo, a neutralidade profissional e busca o envolvimento  da categoria profissional com a transformação social.
“Nosso projeto ético-político é bem claro e explícito quanto aos seus compromissos. Ele tem em seu núcleo o reconhecimento da liberdade como valor ético central – a liberdade concebida historicamente, como possibilidade de escolher  entre as alternativas  concretas;
daí um compromisso com a autonomia, emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais.  Consequentemente, o projeto profissional vincula-se a um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social, sem dominação e /ou exploração de classe, etnia e gênero” (Netto, 1999, p. 104-105).
ESTRUTURA
 
• Flexível sem descaracterizar-se – processo – incorpora novas questões, assimila problemáticas diversas (NETTO,1999, p. 104)
• Liberdade como valor central
 
“O projeto profissional vincula-se a um projeto societário  que propõe  a construção  de Uma nova ordem social sem dominação e ou exploração de classe , etnia e gênero” (NETTO, 1999, p. 105).
• Dimensão  política – equidade e justiça social (garantia de direitos)
• Compromisso com a competência, preocupação com a (auto)formação permanente  e uma constante postura investigativa
 
    Os projetos societários podem ser, em linhas gerais, transformadores ou conservadores. Entre os transformadores há varias posições que tem ver com as formas(as táticas e as estratégias) de transformação social. 
    Assim, temos um pressuposto fundante do projeto ético-político: a sua relação ineliminável com os projetos de transformação ou de conservações de ordem social.
    O Código de Ética de 1993 consolida a relação do Serviço Social com um projeto de transformação da sociedade brasileira.
Segundo Reis (2008:81-83) o entendimento dos elementos constitutivos que emprestam materialidade ao Projeto Ético do Serviço Social pode se dar através das seguintes  dimensões articuladas entre si:
• Dimensão da produção de conhecimentos no interior do serviço social: 
   
É a esfera de sistematização das modalidades praticas da profissão, na qual se apresentam os processos reflexivos do fazer e especulados e prospectivos em relação a ele. Esta dimensão investigativa da profissão tem como parâmetro a afinidade com as tendências teórico-críticas do pensamento social.
Não cabem no projeto ético-político contemporâneo postura teóricas conservadoras, presas que estão aos pressupostos filosóficos cujo horizonte é a manutenção da ordem.
Discussão da práxis política dos seus agentes especializados: suas formas de responder praticamente aos desafios postos pela realidade que lhes é contemporânea na ótica de realização dos valores assumidos pela categoria e que expressam o acúmulo e o amadurecimento intelectual e político da profissão.  
Fóruns de deliberação quanto às entidades representativas da profissão. Fundamentalmente, o conjunto CFESS/CRESS (conselho federal e regional em serviço social) a ABEPSS ( associação brasileira de ensino e pesquisa em serviço social) e as demais associações político-profissionais, além do movimento estudantil. É através dos fóruns consultivos e deliberativos dessas entidades representativas que são tecidos os traços gerais do projeto, quando são reafirmados (ou não) determinados compromissos e princípios. Assim, subentende-se que o projeto ético-politico pressupõe, em si mesmo, em espaço democrático, aberto, em construção e em permanente tensão e conflitos. Esta constatação indica a coexistência de diferente concepções do pensamento crítico, ou seja, o pluralismo de ideias no seu interior.
Dimensão jurídico-político da profissão:
 O aparato jurídico-político e institucional da profissão que envolve um conjunto de leis e resoluções, documentos e institucional da profissional: o atual Código de Ética profissional, a Lei de Regulamentação da profissão (lei 8662/93) e as novas diretrizes curriculares recentemente aprovadas pelo MEC.
DESAFIOS DA MATERIALIZAÇÃO DOS PRINCÍPIOS ÉTICOS NA COTIDIANIDADE DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL
Superação da visão abstrata da ética profissional.
Compreensão de seus fundamentos sócio–históricos que determinam a ética profissional.
Viabilização da ética profissional  através  da práxis ético-política consciente pautada  em projetos sociais voltados para a liberdade.
Existência de uma base de sustentação política para realização do Projeto Ético-Político.
Materialização dos princípio éticos  na cotidianidade do trabalho do assistente social para que não se transformem em indicativos abstratos, descolados do processo social.
Para finalizar a aula gostaria que você refletisse sobre a seguinte afirmação de Iamamoto (1999, p. 78): 
“O princípio constantes no Código de Ética são focos que vão iluminando os caminhos a serem trilhados, a partir de alguns compromissos fundamentais acordados e assumidos coletivamente pela categoria. Então ele não pode ser um documento que se ‘guarda na gaveta’:  é necessário dar- lhe vida por meio dos sujeitos que, internalizando o seu conteúdo, expressam–no por ações que vão tecendo o novo projeto profissional no espaço ocupacional cotidiano”.
ORGANIZANDO O ESTUDO
PROJETO PROFISSIONAL E SUA DIREÇÃO SOCIAL NA CONTRACORRENTE DA CONJUNTURA
Ruptura com o conservadorismo;
construção de uma cultura profissional democrática;
contraposição a hegemonia política do capital;
baseado no compromisso com os valores fundantes dos movimentos progressistas da sociedade.
PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL POSSIBILIDADE CONCRETA DE ESCOLHER ENTRE ALTERNATIVAS
Ethos Libertário
Liberdade
Valor Ético Entral
Autonomia
Emancipação
Plena Expansão dos Indivíduos Sociais
Ética
Aula 10
Marque a opção que caracteriza corretamente projetos societários:
Apresentam uma dimensão política, envolvendo relações de poder.
Sobre o Projeto Ético-Político do Serviço Social é CORRETO afirmar que compreende :
Na discussão sobre a posição que os projetos profissionais ocupam na ordem social, é preciso que se compreenda que o Projeto Ético-Político do Serviço é um projeto que: 
I.Nega o conservadorismo. 
II.Mantém a neutralidade profissional. 
III.Busca o envolvimento da categoria profissional com a transformação social. 
IV.Apresenta o reconhecimento da liberdade como valor ético central. 
Estão corretas, apenas, as afirmativas
I,III e IV.
O assistente social, ao se deparar com conflitos de interesses, deve, de acordo com o atual Código de Ética, em seus Princípios Fundamentais, posicionar-se em favor da democracia, da cidadania, da eqüidade, da justiça social, dos direitos humanos e da liberdade como valor ético central. Neste quadro, o assistente social deve optar por um projeto profissional vinculado à construção de
Uma nova ordem societária, sem dominação-exploração de classe, gênero e etnia
Projeto ético ¿ político do Serviço Social brasileiro está vinculado a um projeto de transformação da sociedade. Esta vinculação se dá pela exigência da dimensão: 
Política da intervenção social.
Desde o final da década de 1970, o Serviço Social vem construindo um projeto profissional comprometido com os interesses das classes trabalhadoras. Acerca desse processo , é correto afirmar: 
I- Esse processo teve seu marco no III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), em 1979. 
II- O movimento de reconceituação somado ao processo de redemocratização no Brasil formaram o alicerce para o Serviço Social renovado. 
III-Pode-se considerá-lo como, a gênese do projeto ético-político, na segunda metade da década de 1970.
Estão corretas I, II e III

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais