Buscar

Direito empresarial e tributário 5 a 8

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito empresarial e tributário - Aula tema 5
1 - O principal preceito norteador da Lei de Falências é o princípio:
RESPOSTA CORRETA: da preservação da empresa.
COMENTÁRIO: Parabéns! O principal preceito norteador da nova Lei de Falências é o da “preservação da empresa”, objetivo que o legislador visou alcançar por meio da recuperação judicial e extrajudicial de empresas.
2 - O prazo para extinção das obrigações do falido condenado por crime falimentar é de:
RESPOSTA CORRETA: dez anos, contados do trânsito em julgado da sentença de encerramento da falência.
COMENTÁRIO: Parabéns! O prazo de extinção das obrigações do falido varia entre cinco, se não houver condenação por crime falimentar, e dez anos, se tiver havido condenação por crime falimentar. O prazo sempre é contado do trânsito em julgado da sentença de encerramento da falência.
3 - O descumprimento de qualquer obrigação assumida no plano de recuperação judicial acarretará:
RESPOSTA CORRETA: a decretação da falência do devedor.
COMENTÁRIO: Parabéns! Nos termos do artigo 73, inciso IV da Lei 11.105/2005, o descumprimento de qualquer obrigação assumida no plano de recuperação judicial acarretará a decretação da falência do devedor.
4 - A Lei 9.276/96 regula os direitos e obrigações relativos à propriedade industrial, compreendendo a proteção:
RESPOSTA CORRETA: das marcas e patentes.
COMENTÁRIO: Parabéns! A Lei 9.276/96 protege quatro bens imateriais, quais sejam: a patente de invenção, a patente de modelo de utilidade, o registro do desenho industrial e a marca.
5 - O ato inventivo, em nova forma ou disposição, que resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação, denomina-se:
RESPOSTA CORRETA: patente de modelo de utilidade.
COMENTÁRIO: Parabéns! Nos termos do artigo 8º da Lei 9.276/96, o ato inventivo, em nova forma ou disposição, que resulte em melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação, denomina-se patente de modelo de utilidade.
6 - Não constitui requisito para registro de marcas:
RESPOSTA CORRETA: a novidade absoluta.
COMENTÁRIO: Parabéns! Não é exigido que a marca seja uma novidade absoluta para ser registrada. Basta que seja uma novidade relativa, isto é, o que deve ser nova é a utilização daquele sinal para a identificação do produto ou serviço.
Direito empresarial e tributário - Aula tema 6
1 - É correto afirmar ser o tributo uma prestação:
RESPOSTA CORRETA: instituída em lei.
COMENTÁRIO: Parabéns! “Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada” (CTN, art. 3º).
2 - O imposto é um tributo:
RESPOSTA CORRETA: de natureza não vinculada.
COMENTÁRIO: Parabéns! O imposto é um tributo de natureza não vinculada, pois não depende de uma atividade estatal relativa ao contribuinte. Além disso, por expressa previsão constitucional, não admite a destinação específica do produto de sua arrecadação.
3 - Assinale a alternativa que contém apenas fatos geradores de impostos federais:
RESPOSTA CORRETA: importação e exportação.
COMENTÁRIO: Parabéns! Os impostos de competência federal incidem sobre importação, exportação, renda e proventos de qualquer natureza, produtos industrializados, operações financeiras, propriedade territorial rural e grandes fortunas (CF, art. 153).
4 - O tributo que envolve uma prestação específica do estado em relação ao contribuinte, cobrado em razão da prestação de serviço ou exercício regular do poder de polícia, denomina-se:
RESPOSTA CORRETA: taxa
COMENTÁRIO: Parabéns! A taxa é tributo cuja obrigação tem por fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição (CTN, art. 77 e CF, art. 145, II).
5 - A contribuição de melhoria é:
RESPOSTA CORRETA: cobrada em razão do binômio obra pública–valorização imobiliária.
COMENTÁRIO: Parabéns! É competência concorrente dos entes federativos instituir contribuições de melhoria decorrentes da valorização de obras públicas (CF, art. 145, III), cobrando o referido tributo para fazer frente ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, com limite total nas despesas realizadas e individual no acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado (CTN, art. 81).
6 - Assinale a alternativa que não constitui um regime de apuração do imposto de renda das pessoas jurídicas:
RESPOSTA CORRETA: Lucro Estimado.
COMENTÁRIO: Parabéns! A apuração do imposto de renda da pessoa jurídica é feito de acordo com o montante do lucro real, arbitrado ou presumido.
Direito empresarial e tributário - Aula tema 7
1 - A competência tributária nunca poderá ser:
RESPOSTA CORRETA: delegada
COMENTÁRIO: Parabéns! A competência tributária atribuída aos entes federativos é plena para legislar sobre tributos. Pode ser privativa ou concorrente, mas nunca poderá ser delegada, não podendo ser transferida de um ente federativo para outro.
2 - A cobrança de um tributo com base em lei revogada e fundamento em fato gerador ocorrido depois da revogação constitui:
RESPOSTA CORRETA: ofensa ao princípio da irretroatividade.
COMENTÁRIO: Parabéns! Da mesma forma que, pelo princípio da irretroatividade, é vedada a cobrança de tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado, uma lei só produz efeitos até a sua revogação, de modo que um fato gerador ocorrido após a revogação da lei impositiva de tributação não pode ensejar a cobrança do tributo.
3 - Não constitui ofensa ao princípio do não confisco:
RESPOSTA CORRETA: o aumento de 100% na alíquota de um tributo, que passa de 1% para 2%.
COMENTÁRIO: Parabéns! Não é o percentual de aumento de um tributo que viola o princípio do não confisco, mas sim a alíquota ou carga desproporcional, que torne o tributo insuportável para o contribuinte, obrigando-o a se desfazer de seu patrimônio ou inviabilizando-lhe a atividade econômica.
4 - A possibilidade de alterar, por decreto do Poder Executivo, a alíquota do imposto de importação constitui exceção ao princípio da:
RESPOSTA CORRETA: legalidade
COMENTÁRIO: Parabéns! Pelo princípio da legalidade (CF, art. 150, I), somente a lei (emanada do Poder Legislativo) poderá criar ou aumentar tributos. Excepcionalmente, o artigo 153, § 1º da Constituição prevê impostos federais que poderão ter suas alíquotas alteradas pelo Poder Executivo, entre eles, o imposto de importação.
5 - A chamada imunidade cultural compreende a exoneração tributária:
RESPOSTA CORRETA: prevista na Constituição Federal para o livro, o jornal, o periódico e o papel destinado à sua impressão.
COMENTÁRIO: Parabéns! A imunidade é uma exoneração tributária prevista na Constituição, nunca na lei infraconstitucional. A chamada imunidade cultural exonera de tributação o livro, o jornal, o periódico e o papel destinado à sua impressão, conforme previsto no artigo 150, inciso VI, alínea “d” da Constituição Federal.
6 - A exoneração tributária que não depende de expressa previsão legal ou constitucional denomina-se:
RESPOSTA CORRETA: não incidência.
Parabéns! A não incidência diz respeito justamente aos fatos ocorridos que não estão abrangidos pela hipótese legal de incidência tributária. Logo, não constitui uma previsão legal, mas sim o não enquadramento de uma situação na lei de tributação.
Direito empresarial e tributário - Aula tema 8
1 - A obrigação tributária principal tem por objeto:
RESPOSTA CORRETA: O pagamento do tributo.
COMENTÁRIO: Parabéns! A obrigação surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente (CTN, art. 113, §1º).
2 - A modalidade de lançamento também conhecida como autolançamento
é o lançamento:
RESPOSTA CORRETA: Por homologação.
COMENTÁRIO: Parabéns! O lançamento por homologação ou autolançamento, como prefere parte da doutrina, é peculiar aos tributos cuja legislação atribua ao sujeito passivo o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa (CTN, art. 150). Por isso, também é conhecido como autolançamento.
3 - Assinale a alternativa que contém apenas hipóteses de extinção do crédito tributário:
RESPOSTA CORRETA: pagamento, compensação e decadência.
COMENTÁRIO: Parabéns! Pagamento, compensação e decadência são hipóteses de extinção do crédito tributário previstas no artigo 156 do CTN. Já o parcelamento é causa de extinção da exigibilidade do crédito tributário (CTN, art. 151, VI). 
4 - O depósito do montante integral do tributo é uma forma de:
RESPOSTA CORRETA: suspensão do crédito tributário.
COMENTÁRIO: Parabéns! O depósito do montante integral do tributo é uma forma de suspensão da exigibilidade do crédito tributário (suspensão do crédito tributário) prevista no artigo 151, inciso II do CTN.
5 - A certidão positiva com efeito de negativa será expedida quando houver:
RESPOSTA CORRETA: débitos ainda não vencidos.
COMENTÁRIO: Parabéns! A certidão de débitos será positiva com efeito de negativa quando houver débitos ainda não vencidos. Em outras hipóteses, para a sua expedição, não basta ajuizamento de execução, mas deve o débito também estar garantido por penhora. E quando há extinção do crédito tributário, a certidão é negativa.
6 - Assinale a alternativa que melhor caracteriza a opção do contribuinte para o Simples Nacional:
RESPOSTA CORRETA: obrigatoriamente irretratável para todo o ano-calendário.
COMENTÁRIO: Parabéns! A forma de opção pelo Simples Nacional foi estabelecida pelo Comitê Gestor (Resolução CGSN nº 4, de 30/2007), sendo obrigatoriamente irretratável para cada ano-calendário. A alternativa “c” não está incorreta, mas a que melhor a caracteriza é a letra “d”.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais